Ir para conteúdo

Água de Trilhas - Como obter e purificar?


rjquel

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi pessoal

 

gostei da dica da Jgmiguel. Hidrosteril vem num frasquinho bem pequeno, conta-gotas, q fecha bem. Nao faz volume, nao da trabalho p/ dosar, eh otimo p/ carregar na mochila.

Qto ao prazo d validade, qdo vc voltar da viagem pode usar p/ lavar as verduras (alface, agriao ...), como foi dito pela nossa colega mochileira, entao nao vai perder.

Qto ao preco, pode ser + caro q cloro, iodo, agua sanitaria e outros citados, mas ainda acho a relacao custo/beneficio melhor, por ser eficiente e pratico: vc enche uma garrafa d agua d 1/2 litro, poe 1 gota (se nao me engano, olhar instrucoes) e pronto!

 

dependendo do lugar q vc for, eh bom tomar vacina contra hepatite A, q pode ser adquirida por agua contaminada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Olá,

 

Vocês poderiam me dar algumas sugestões para purificar água durante trilhas ou mesmo em acampamentos?

Vc´s acreditam que vale apena desenvolver um purificador portátil caseiro, por exemplo utilizando um filtro de carvão,

iodo e cloro? Vc´s conhecem os produtos da Katadyn? Sabem se são vendidos no Brasil? Pastilhas purificadoras de água, onde posso encontra-las?

 

Agradeço, antecipadamente a todas as sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu nunca usei esses filtros de trilha, devem ser legais coisa e tal... o que eu uso bastante e nunca tive problema é o Hidrosteryl, vc encontra em qualquer supermercado normalmente na seção de frutas e verduras, é super barato e dá pra muitos litros de água. Ahhh ! é claro que o produto não é milagroso o importante mesmo é saber de onde pegar a água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, mas eu estou procurando algo mais seguro do que simplesmente usar cloro e água sanitária. Os filtros portáteis que encontro são todos importados e com taxas e tal ficam muito caros. Por isso estou procurando algumas dicas. Tenho pensado em construir um purificador portátil usando um filtro de carvão e uma bomba de água manual. Acho que isso e cloro ou iodo deve resolver quase qualquer problema. Vou fazer um protótipo e depois fazer alguns testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

vc pode montar um filtro usando o elemento filtrante (uns chamam de vela) de um filtro normal.

 

compre o menor elemento filtrante que encontrar e arraje um pedaço de nylon impermeável ou mesmo de um plástico grosso.

 

corte um círculo grande. ao redor do círculo presilhas pra depois vc pendurar. no centro, um pequeno buraco pra encaixar o elemento filtrante. amarre bem aí pra não vazar água que não passe pela vela.

 

depois é pendurar e colocar água, que a gravidade fará o serviço, como num filtro normal de barro. e claro, botar uma caneca embaixo, ou memso uma garrafa pet, pra recolher a água filtrada. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hehehe, essa idéia não é minha, quem uma vez publicou foi o sérgio beck na revista dele.

 

eu tava há algumas horas pensando em um filtro de pressão. o problema é que vc vai precisar de material muito mais resistente, por conta da própria pressão. e daí, isso vai implicar em peso tb....

 

pq vc vai ter que montar uma espécie de seringa gigante pra pressionar a água a passar pelo filtro.

vai ter que montar algo parecido com isso:

http://www.msrgear.com/watertreatment/miniworks.asp

 

naum sei se é muito fácil não.... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Ogum

 

eu não sei se seria tão complicado assim... Eu pensei em utilizar dois compartimentos, um feito com um cano de pvc, onde iria o filtro de carvão e um segundo onde aplicaria a pressão, entre os dois uma válvula para impedir que a água retorne... ainda preciso pensar nas dimensões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

quando eu era criança, meus pais mudaram-se pra recife (e eu junto, claro!) e lá eu lembro que no carnaval havia uma verdadeira guerra de água.

 

faziam umas seringas gigantes de tubo de pvc. com uma tampa com um buraco num lado. do outro lado, o êmbolo era feito com um cabo de vassoura e a borracha pra dar vedação era recortada de sandália havaiana.... o que vc precisa é de um modo de pressionar essa água dentro desse tubo de pvc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Iodo é um ametal. É adicionado Iodo no sal de cozinha, então creio qu'ele não deva ser acumulativo no organismo, ou senão já estariamos bem mal... hehe

A Wikipedia fala algo sobre Tintura de iodo (iodo + Kl) que é entiséptica e utilizada para purificação de agua, alguem sabe algo a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...