Ir para conteúdo

Água de Trilhas - Como obter e purificar?


rjquel

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

.. Realmente devemos evitar sujar a água...

No que diz respeito ao Hipoclorito de calcio, andei me informando que sua concentração em nesta solução é muito baixa mesmo, tendo pequeno efeito definfectante, e oxidande redutor de ph; Contudo, ele é adicionado nesta solução para regular o proprio hipoclorito, algo como efeito tampão, sengundo informa um amigo bioqímico.

Ou seja, na água mesmo ele n teria efeito regulador de ph.

 

No mais, eu não confiaria tanto assim em água de trilha posto que muitas cepas de amebas e outros protozoários fazem parte da flora constituinte de muitos regatos e nascentes d´água.

 

Ademais, aqui por estas latitudes temos esta danadinha: Burkholderia pseudomallei. Bactéria raríssima que pode estar presente na água de nascentes, cachoeiras e etc.

 

Olha estes sites que falam mais desta:

 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=527309

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/cebacteria-mortal-volta-a-contaminar-na-capital-fortaleza-57690.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melioidose

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Eu uso clorin mesmo (clor-in 1).

 

Acho bem prático, a cartela vem com 30 pastilhas e cada uma purifica 1 litro.

 

Ultima vez que comprei a cartela saiu por uns R$10,00...

 

*achei bem útil a dica de pegar água 20 cm abaixo da linha da água.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Galera, sou totalmente newbie nesse lance de purificacao.

Lendo o topico inteiro, o hidrosteril pareceu mais vantajoso que esse clorin, porém parece-me que a grande maioria aqui usa o clorin. Algum motivo pra isso?

E qual a diferença na eficácia de cada um?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hidrosteril é mais vantajoso porque vc pode colocar em garrafinhas de 500 ou 600 ml, já que é só pingar algumas gotas.

Mas tem o problema de vc não encontrá-lo em qqer lugar.

Em farmacia é bem dificil.

Quem mora em cidade grande, só encontra ele em Carrefour ou no Extra, na seção de legumes e frutas.

 

 

Abcs

 

Galera, sou totalmente newbie nesse lance de purificacao.

Lendo o topico inteiro, o hidrosteril pareceu mais vantajoso que esse clorin, porém parece-me que a grande maioria aqui usa o clorin. Algum motivo pra isso?

E qual a diferença na eficácia de cada um?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Bio Cloro, Hidrosteril são todos produtos semelhantes.

 

Seus preços estão na faixa de $7,00 ou um pouco menos, dependendo da quantidade do frasco.

Vc encontra eles em qqer hipermercado: Carrefour, Pão de Açúcar, Extra, Wal Mart.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Alguém já usou algum sistema de filtragem portátil? Como medida de filtrar particulas sólidas e macroscópicas.

Pois na falta de algo melhor, já tive de beber água de coloração duvidosa, apenas tratada com cloro. ::mmm: Creio que um filtro ajudaria bastante em algumas situaçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...