Ir para conteúdo

Água de Trilhas - Como obter e purificar?


rjquel

Posts Recomendados

  • Membros

Aeee Pessoal!!!!

 

BrenoGMR, valeu cara, ótima idéia para post!!!!!!

 

Eu moro no Pantanal, e quando eu fazia biologia, várias vezes fiquei sem água no campo... e apesar de aqui ter MUITA água disponivel, raramente ela é limpa, transparente. Assim, geralmente levo uma "bombilha" daquelas de chimarrão e um pouco de Erva Mate (tereré). O pessoal que trabalha nas comitivas e os ribeirinhos usam-na como se fosse um filtro. Ela tira o particulado mais grosso, mas o fino vc bebe, não tem jeito. E se ferver tá de boa. Já vi gente bebendo água de salina cheia de coisa assim. ::tchann::

Eu não uso muito o cloro, pois ele reage com a matéria organica da água e pode formar Trihalometanos, que são cancerígenos. É claro que o cancer vai surgir se vc beber isso durante um bom tempo, mas... Eu prefiro usar o cloro quando não há possibilidade de ferver a água e/ou quando encontro nascentes ou cursos d'água mais transparentes. Aquela água de rio escura, com cor de chá, nem pensar em usar cloro.

O Clorin parece ser mais seguro q o hipoclorito, mas mesmo assim é bom ter cuidado.

Ferver a água em garra ou reservatório de plástico: Nada q um cantil ou garrafa de alumínio não resolvam. Não são pesados e só um pouco mais caros.

Obtenção de água: o que é sempre bom fazer é ver se não há animais mortos no entorno ou acima de onde vc irá pegar água, e ao coletar em um rio ou córrego, ponha a boca da garrafa contra a correnteza, de forma q a água não passe pela sua mão antes de entrar na garrafa. Na trilha, geralmente a higiene das mãos deixa a desejar, e todo cuidado é pouco pra não contaminar ainda mais a água.

 

Desculpem o texto grande

 

Valeu!!!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Opa. Dale galera, como meu primeiro post vou trazer uma informação bem importante:

 

http://dicasinteressantes.com/2008/11/24/purificacao-de-agua-apenas-com-garrafas-pet-e-luz-do-sol-tecnica-sodis/

 

O método, segundo Dunlop, é caracterizado por uma grande simplicidade: consiste em depositar água em garrafas PET, que são colocadas sob o sol por um período de cerca de 6 horas, normalmente sobre os telhados das casas, antes do consumo. Estudos anteriores mostraram, por exemplo, que crianças com menos de 6 anos que utilizaram água submetida à desinfecção solar tiveram sete vezes menos probabilidade de contrair cólera.

 

“O Sodis proporciona uma ação efetiva contra uma ampla gama de patógenos, com um processo muito simples e custo praticamente nulo. Por outro lado, alguns patógenos ainda são resistentes e há problemas para garantir a qualidade e as condições da garrafa”, disse.

 

O sistema SODIS, desenvolvido no brasil, é um método para desinfecção de água desenvolvido para a região semi árida brasileira.

Trata de uma maneira confiável de desinfecionar a água, deixando-a potável, com a resalva de não eliminar os contaminantes químicos, apenas biológicos.

 

Observação o SODIS não elimina contaminação química da água, somente a biológica (em quase 100% dos microorganismos).

Mas, em casos de calamidades ou ausência de estrutura de saneamento, deve ser considerado como alternativa barata e viável.

 

Fica a dica, só pensando por um lado montanhes, nem sempre temos sol suficiente para tratar a água em tempo hábil, sendo que pode demorar até 12horas para um desinfeção apropriada em tempo nublado! Mas mesmo assim, em caso de falta de equipamento!!!

 

Somente lembrando que eu vi isso no Cidade e Soluções, e usei um link da internet para embasar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá.

 

O hidrohall é um sanizante. Seu uso é indicado em água para consumo humano após a utilização do desinfetante (cloro).

Em síntese, ele pode ser considerado como uma desinfecção secundária. Uma espécie de "ajuste fino" após o uso do cloro.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não recomendaria o uso desse hidrosan por vários motivos.

A pastilha é muito concentrada (segundo o fabricante 1 pastilha deve ser usada p/ 10 litros de água) e fica complicado vc ter de ir cortando em pedaçinhos p/ adicionar a agua que vc vai tomando na trilha.

E ter de esperar quase 30 minutos p/ o produto fazer efeito também não dá.

 

Olhando no google, os depoimentos que recomendam o produto são p/ serem usados em piscinas e caixas d`água.

 

E o que eu achei mais grave sobre esse produto foi uma própria recomendação do fabricante:

"EM CASO DE ACIDENTE:

Em caso de contato com a pele ou com os olhos, lave as partes atingidas com água corrente em abundância por pelo menos 15 minutos e procure um médico. Em caso de ingestão procure um médico levando a embalagem ou rótulo do produto."

 

Depois dessa é que não dá p/ levar um produto desse de jeito nenhum numa trilha.

 

 

O hisdrosteril ainda é o melhor.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá.

 

O hidrohall é um sanizante. Seu uso é indicado em água para consumo humano após a utilização do desinfetante (cloro).

Em síntese, ele pode ser considerado como uma desinfecção secundária. Uma espécie de "ajuste fino" após o uso do cloro.

 

Abraços

 

Olá Piacitelli!

 

O Hidrosan - fabricado pela Hidroall (não hidrohall) possui cloro ativo em sua composição, então não vejo como uma desinfecção "secundária"...

 

Composição do produto Hidrosan: dicloroisocianurato de sódio, dicloro-s-triazinatriona de sódio, composto clorado anidro. Plenamente potabilizante na minha opinião, apesar de não ser químico.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...