Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Vou tentar resumir para vocês minha última viagem a Europa que durou quase 3 meses,o máximo, e passei por cerca de 30 cidades ficando,em média 3 dias em cada(1 semana nas capitais Paris e Berlim),sendo algumas desprezíveis para mim ou outras que faltou muita atração para ir.Espero contribuir com o presente relato para vocês planejarem futuros tour.

20230831_110626.jpg

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Chegada a Paris 

Fiz o novo voo da Azul,embora tivesse Air France do Galeão, fui a Campinas e tomei o novo voo devido a esse ser a Orly,que achei uma ótima escolha,ao contrário do outro ser a um aeroporto gigante, o que odeio. 

Sai daqui a noite,já havia jantado e a Azul serve jantar de madrugada. Cansado como estava, dormi e acordei com fome no meio da madrugada, já manhã na Europa. Serviram o café,mas já era 13h.Foi metade de um dia praticamente sem comer,mas estou acostumado. Chegamos a Orly pouco antes das 16h.Pensava em ir conhecer o Sena no passeio de barco naquele dia, mas como sempre digo, não comprem nada antecipado, já me daria mal na chegada. 

Nunca tinha ido a Paris e só fui passar aquela noite.Fui indicado o péssimo Orly Bus. Comprei a passagem por mais de 12 euros e não pude usar. A parada de Orly não é a final. Quando ele passa ali já vem super lotado e eu não ando em ônibus lotado. Passaram 2,com intervalo de 15 minutos entre os dois. Desisti e fui tomar o tran 7,passando a passarela. 1 dica que dou-Chegando a Orly siga as placas de sortie e de tran.Ali sim,parada final, sai vazio e fiz a linha toda até o metro linha 6,também final. Tomei o metro e estava no centro, próximo ao hotel. Eram mais de 19h,dia claro,porém cansado e com fome, fui jantar e dormir para entrar no fuso. Deixei o barco para a volta,quando passaria 1 semana na cidade e ai sim conheceria Paris. 

20230906_144335.jpg

• Membros
Postado (editado)

Rennes e Mont Saint Michel 

Fiquei somente 1 noite em Paris saindo no outro dia em trem bala para Rennes.Poderia ter ido de flixbus do terminal Bercy, mas como queria conhecer o trem bala francês,pois adorei o suíço, resolvi pagar mais e lá fui em metro a estação erradas Coisas de iniciante.Paris te, várias estações  e simplesmente me confundi com os seus nomes. Aproveitei aonde tinha descido erroneamente para comer algo,pois há um bom centro comercial na gare Saint Lázare.Peguei o metro novamente e fui a de Montparnasse,a certa, aonde estava a saída do TGV a Rennes.2,10 euros cada passagem de metro e um dia perdido. Cheguei ao fim do dia a Gare de Rennes.Era uma sexta e pensa a em ir a Saint Michel no domingo.Fiquei em frente a moderna estação e tinha todo o sábado livre.Entao descobri que havia uma vila turística por perto e decidi passar o sábado lá. Saint Malo o seu nome.

No sábado, então, atravessei a rua,peguei o trem e em pouco mais de 1h estava em Saint Malo.Caminhei o dia todo pela cidade medieval muito histórica e lotada de turistas,muitos em bate e volta como eu.Saint Malo é atualmente uma cidade normal,mas a parte antiga e turística é muito visitada,ao menos na temporada. Tem tudo, inclusive um trenzinho turístico que a percorrer e faz conhecer.Porém,o principal atrativo é o Fort de France com um museu dentro. Vi ao lado de fora, pois tinha poucas horas na cidade e não entrei em nenhum museu.Sain Mali ainda preserva a muralha medieval que separa a parte histórica da moderna.Este forte está na água, é do tempo da Guerra das 2 rosas,ou seja, mais de 700 anos. Terminando essa visita, fui almoçar e depois ver a réplica de uma caravela, pois saiu dali a frota que tomou posse de aonde hoje é o Canadá. Em frente tem a roda gigante de Saint Malo. Pouco visitada no dia, não sei o porque, só que apenas vi ao longe. Isso está antes da muralha e perto do bus,que dessa vez tomei e paguei 2 euros ao condutor que me deixou em frente a estação,pois na ida tinha ido a pé e é longe,mas o bus demora muito, e errei. 

No outro dia, domingão, era chegada a hora de ver o Monte Saint Michel. É outro caminho desde Rennes e só há bus,aqui chamado de nave-espacial.Fui a rodoviária, que é ao lado da moderna estação, e tomei esse bus.O percurso também dura cerca de 1h.Só que ao descer na cidade do Monte há que entrar em uma fila imensa para um bus gratuito. Ele leva todos a passarela sobre a Baea de Saint Michel, inclusive quem vai de carro é obrigado a pagar estacionamento ali.Estava um dia claro.excelente para fotografar, mas meu Tablet estava com problemas.Foi sensacional,após uma caminhada reta estava na ilha histórica. O portão abre todas as manhãs e o fica até a noite Por ele é o acesso gratuito à cidade. Há tudo de turistico,inclusive 4 museus caça níquel. Fui a eles e perdi tempo,pois a atração principal, que é a igreja, está bem acima.chegando lá há que pagar a entrada é comprar o áudio guia.Pronto!Vai conhecer o 2 ponto turístico da França, ouvindo muita história. A igreja fecha as 17h. Mas,terminei a visita antes e fiquei mais um pouco vendo o comércio na descida,para depois voltar a parada da navete que me traria ao bus a Rennes com saída as 19h.Que dia!!!!!

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Rennes e Lisieux com atraso a RouenN

Infelizmente, não tive tempo de conhecer Rennes,ó a estação de trem e os restaurantes e hotéis ao redor. Teria tambm museu,mas não abre na segunda, então tive que seguir a Rouen.Comprei uma passagem de tre, com 3 conexão e várias horas de viagem. Porque não quis comprar o flixbus no sábado, achei caro pagar 50 euros e demorado.Fiquei de ver o trem, era parando e mais caro ainda Fui a Daint Malo.Quando voltei a bilheteria estava fechaa  no domingo não tinha mais.Nao teve jeito. A sugestão é o que aprendijamais deixem para depois a compra de passagem, sobretudo de ônibus. Estava bom até a última troca.Como sempre, o trem atrase uado cheguei o último trem de Lisieux a Rouen já havia saído.

Resultado foi que perdi 3 diárias e, Rouen,pois um hotel chamado Brit Rouem,não aceitou o adiamento Ofereci ir no outro dia,e cobraram no ato .Fato que jamais aconteceu,só nessa coisa mesmo ANOTEM O NOME BRIT ROUEN.Fiquei no prejuizo mesmo em Lisieux.Minha garota também nunca viu um hotel proceder dessa forma e vou ter exemplo nesta semana mesmo.

Lisieux é uma pequena cidade com um bom hotel que me recebeu muito bem aonde ficam as excursões Então, falta dizer que é uma cidade como Aparecida. Aonde o que há é o turismo religioso. Já que estava na terra de Santa Teresinha tão falada por minha tia resolvi conhecer no outro dia. Pela manhã fui a Catedral. E a tarde ao convento das freiras aonde há um pequeno museu.

Rouen, terra de Joana D Arc,não conheci.Em seu lugar,fiquei em Lisieux, terra de Danta Teresinha. Todas as 2 respiram religião e mais uma lição para mim.Jamais corarultimo horário de trem.pois pode acontecer um imprevisto e não ter outro horário.

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Lille e Bruges 

Sai em trem de Lisieux e em 1h estava finalmente em Rouen.a parte da viagem não feita 3 dias antes, mas como havia reservado com capitalista insensível que só quer para si não conheci a cidade,muito menos a história de Joana Darc.A estação de Rouen também é grande. Troquei de linha e fui esperar o trem para Lille.Demorou mais de 1h e quando chegou só fez metade do caminho até Amiens.Outra vez,mesmo problema em 3 dias.Só que em Lille compreenderam e adiaram a minha reserva para o dia seguinte. Amigos parece não ter turismo, só vi a estação, jantei ao lado dela e fui embora na outra manhã com a constatação que andar em trem nessa região é uma  @%&#%.

Cheguei a Lille em um dia chuvoso. A senhora do hotel recebeu-me muito bem e me ensinou a andar na,hoje,pequena cidade. Sai a conhecer na chuva.Fui apenas a Catedral e dei uma volta pela avenida principal e deixei o bus turistico para o outro dia. Aqui não há o sistema hop onhop off que adoro.Voce tem direito a dar um giro guiado na cidade em horário pré definido. Combinei,não comprei,para a outra manhã,se continuar a chuva não vou,pensei.Porem, a chuva passou e fui.Foi bem revelador sobre uma cidade medieval destruída por nazis e agora totalmente nova,mas sem a importância de tempos antigos. 

Todo o tempo que passei em Lille foi de tempo ruim e,esperei dar um tempo na chuva e fui a Bruges,que fica ali perto. Sábado pela manhã, tempo nublado, fui a estação e Bélgica, o 2 país visitado,aí vou eu.Fiquei 2 noites em Bruges,essa da chegada é a próxima. Foi muito pouco e não tive tempo para ir em diversos museus.Por isso que sempre fico ao menos 3 dias no local, mas ali,o hotel só ti há 2.

Cheguei e logo após as 15h começou a chover.Passei na Catedral que o hotel fica perto e fui a praça. Lá escolhi o belíssimo museu histórico para visitar e esperar a chuva passar.Ao lado tem um museu de arte,o que detesto e não me arrependida escolha.A noite, já sem chuva, fui a um conserto ao ar livre de gaita de fole.Apesar do frio que fazia foi interessante e valeu o quanto paguei. No domingo, havia o tour de Flandres,região em que houve batalhas na I e II guerra Paguei 70 euros a getyourguide.com e as 9h estava esperando o bus recolher quem iria em um ponto.O tour anda muito, visita  4 cemitérios e 2 museus,além de terminar em uma pequena apresentação de gaita de fole(a mesma banda do dia anterior, mas faz em 20 minutos, o que no show pago são várias que se apresentam por 2h).Já conhecia, então fui jantar com uma belga e já as 22h estava de volta no hotel para,no dia seguinte, ir a Ghent.

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Genth

Segunda, tempo firme finalmente, já que o passeio foi sob nuvens, deixei minha mala com o sr do hotel e sai a ver mais algumas coisas na cidade.Em Bruges, nas férias, os museus trabalham todos os dias e claro eu não poderia perder.De manhã fui dar uma volta no trenzinho turístico,aqui não tem hop on hop off pelas ruas do tempo medieval, tenho que ir de trenzinho, mas o passeio fica igual.Sai na praça até as 17h. Eu estava no historium, ali em frente, mas não deu tempo no sábado.Como na prefeitura, há que marcar a visita no seu idioma. Espanhol era às 20h,hora que tinha o show. Também não fui.Mas depois do trenzinho fui a Basílica do Sangue Sagrado, almocei no museu da batata frita aonde encontrei um casal de paraibas(únicos brasileiros que vi na Bélgica)e fui ao museu do chocolate, ali perto. Esses 2 museus são dispensáveis e não tem novidades. 

17h,passei no hotel para pegar as coisas e fui a estação. 1h após o trem estava em Ghent,estação de Sint Peters,pois há outra.O lugar que reservei fica em frente, mas o booking me mentiu e não é um hotel. Sim,um turco que aluga quartos, mas não tem anúncio na porta. Fiquei a procurar. Um vizinho me disse aonde era e ê muito bom.Quem gostou foi minha namorada, descendente de turco,adora essas figuras.Descansei o resto da noite,pois tudo fecha nas 2.

No outro dia,foi chuva o dia todo.Fui ao ponto do ônibus ao lado da estação e tomei ao centro. Demora uns 10 minutos e estava nas igrejas centrais. Visitei-as e fui almoçar. Dali,fui caminhando ao Castelo Medieval hoje museu da cidade. É sensacional. Ao sair,fui dar um passeio pelo rio.Não fiz em Bruges,então teria que fazer em Ghent. E acabaram os pontos turísticos. Decepcionado,fui passar a 2 noite na espelunca(ops!)no hotel do turco para na outra manhã, ir me a capital, Brussels. 

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Brussels 

Fui,então, a capital, local em que passei 4 noites. Foi muito bom,mas para 1 vez,pois a cidade não tem muito a ver.Na primeira tarde caiu um temporal.Primeiro fui comprar o Brussels Card para 72h no escritório de turismo na praça mesmo.Eu me escondi no museu da cidade e,depois,fui a uma outra construção medieval na Praça Central tombada pela UNESCO. Muito bonita a praça,todos os dias passei por ali e com atrações gratuitas para quem tem o cartão que tedá direito a entrar em 40 museus gratuitamente. No 2 e 3 dia fui dar uma volta no hop on hop off que tem parada ali perto.Há 2 linhas até as 18h,desconto para o cartão.Fiz 1 cada dia.Sao muito grandes e eu achei com poucas opções de parada.Por exemplo, parei no Atomium,que é a atração principal.Subi e, para decepção minha,é só a construção futurista mesmo.Paguei com desconto do Brussels Card,para não gostar do lugar. Incluso,tem o museu de design. Devia vender separado cada museu, mas ao que sei não vende. Tive que andar toda uma rua para ver casa e decoração. Que programa ruim.E ficou faltando a mini Europa, que é ali perto.O lugar tem todos os países da UE em miniatura, fazendo pensar o quão lindo é o continente e como eu ainda o conheço pouco. No outro dia fiz a outra linha com destaque a parada do museu dos instrumentos musicais com o Grot Markt ao lado.Explico:o museu tem instrumentos bem antigos que não interessam muito a mim,mas o Grot Markt pode ser o lugar mais fotografado da cidade.Cheio de flores,e, um dia ensolarado como esses 2(finalmente)é muito bom. Tudo coberto pelo Brussels Card.Sai dali e fui a roda gigante. Lá tem que pagar 10 euros,mas a vista é linda. Ðepois do almoço fui ao sensacional Museu de Armas,lá pagaria 12 euros, mas tenho o Brussels Card,entro também gratuitamente. Cheguei na parada final do bus, a Catedral estava aberta ainda.Vamos ver como é?Nada demais, mas fui ver para não passar em branco. 

O último dia, antes de ir ao trem,fui ver o bairro europeu,para mim,o mais importante da cidade,aonde estão os prédios da administração da UE.Era um domingo, fui de propósito para encontrar tudo fechado. O metro para na porta e ao sair dele fui vendo o imenso prédio do governo da UE e do outro lado da rua o escritório da sra Ursula,presidente da comissão europeia. Lógico que ninguém no local. Caminhei um pouquinho e fui a um centro de interpretação aonde falam várias línguas e fiquei conversando com o recepcionista/guia sobre o funcionamento da UE e eleições. Ali,há várias telas interativas que vão conversando contigo, em espanhol, e também explicam muito.Sai dali,e nenhuma surpresa, o tempo fechou.Fui almoçar ali em frente e depois fui ver o sensacional Museu da UE,aonde mostra o bloco desde a formação até os dias atuais. Não custa nada essas visitas. Depois, já a noite e sem chuva,me encaminhei a Luxemburgo, chegando por volta de 23.30h.

Editado por D FABIANO
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Luxemburgo 

Sai da Bélgica para Frankfurt aonde iria encontrar uma pessoa,mas com tempo de conhecer o pequeno país em 3 dias. Fui bem a noite, explorei Brussels ao máximo e,cheguei ao principado perto de meia noite.Tinha hotel reservado em frente. O porteiro estava me esperando. O hotel surpreendeu, foi um dos mais baratos da viagem toda e muito bom.Luxemburgo,nesses dias, mostrou-se muito mais barato que os vizinhos. 

Na outra manhã, fui conhecer a cidade, aonde não há muito a ver.Como sempre, fui ao hop on hop off,que também não faz grandes paradas.Ele sai de perto da Catedral protestante, mas para chegar a essa há que atravessar a Ponte principal da cidade, aquela que é o cartão postal de Luxemburgo com as casa matas,que visitei antes de ir embora no 3 dia.Lá sim,patrimônio da humanidade, lugar muito bom e visita principal. Esse lugar é aonde os habitantes da cidade se esconderam dos nazis que invadiram o país. 

Mas,nesse 1 dia,parei pela 1 vez em um parque muito bonito aonde os cidadãos locais vão caminhar na hora do almoço,depois fiz uma parada no centro comercial em frente a justiça, que funciona em prédios separados entre si e modernos com arquitetura futurista. Almocei ali.Quase não há museu, então depois que desci do hop on hop off,fui caminhando a Catedral e depois a Praça Central aonde há o Palácio do Rei, aberto para o turismo na 2 quinzena de julho, mas fui lá na 1.Em frente,está o centro de informações turística.Passei lá e peguei informações para o dia seguinte ir ao castelo de Vianden.

Nesse dia, saí cedo, atravessei a rua e peguei o trem. Dá 1h de viagem até uma cidade perto. De lá peguei um bus que dá mais 1h até a vila de Vianden.A vila é praticamente 2 ruas com o castelo reconstruido no alto. Almocei logo em um restaurante de uma portuguesa e depois subi a colina rumo ao castelo. Paguei a entrada que não é cara e visitei-o detalhadamente, com destaque a antiga igreja da idade média e da sala aonde o rei concedia audiência.Como já disse acima,o castelo foi reconstruido para turismo, pois o original foi abandonado com a morte da família proprietária e saqueado pelo abandono de décadas Quando saí,lembrei da Suíça e tudo estava fechado às 18h.Peguei o bus das 18.30h até o trem e voltei ao hotel na capital. 

O detalhe é que toda essa locomoção no país é grátis. Não há mais cobrança de passagem, só nos trens internacionais. 

• Membros
Postado

Frankfurt 

Realizei mais um sonho.Pisar no país que se diz da raça superior, Alemanha. Fui muito bem tratado por tudo aonde andei e fiz várias amizadea.E iniciou o passeio por Frankfurt. Tomei o trem após o almoço em Luxemburgo e cheguei ao final da tarde a cidade. Vim correndo e perdi o dia de passeio, pois tinha um jantar a noite com gente da Bolsa de Frankfurt e nem poderia ter ido ao principado.Cheguei e fui ao hotel, saindo em seguida. No outro dia,fui conhecer o centro histórico de muitos séculos,mas reconstruido pela destruição dos nazis. As igrejas de São Paulo e São Nicolau são, para mim que amo história,sem graça alguma e,a Catedral e de 1950.Nao dá.Mas,como sempre, andei no hop on hop off que tem 2 linhas que começam ali.Com a outra linha, fui ao Museu de História Natural que é muito bom. 

No outro dia, sábado,havia uma passeata dos 24.Ruas interditadas, aonde vou?Não estava nos meus planos, mas gostei do passeio de barco pelo rio que divide a cidade. Depois, passei o resto da tarde no museu que conta a história da cidade. Caiu um temporal quando estava lá e,não sei se foi a responsável, mas ao sair do museu as 18h,as ruas estavam praticamente desertas.

E o 3 dia, como sempre, é hora de ir embora. Antes,fui para a fila da lindíssima Main Tower.Ninguem na rua, tudo fechado no domingo, mas aqui um monte de gente, principalmente locais. E, com razão, do alto da torre se vê a grande metrópole por completo, principalmente que era um dia ensolarado. Depois foi almoçar e partir a Düsseldorf. Há mais o que ver em Frankfurt, precisaria de mais tempo, para por exemplo, ir ao zoo e a Wurztburg.

• Membros
Postado (editado)

Düsseldorf 

Saindo de Frankfurt após um almoço de domingo, o trem atrasou, mas cheguei a cidade em cerca de 1h.Como pensava,apesar do atraso, não fiz nada, pois a cidade tem muito pouco. Fiquei no pior hotel da viagem. Começa que booking diz que é em frente a estação. Mais uma mentira. Em frente a estação não há nada, é sim na rua de trás uma avenida movimentada,em que descobri perguntando a um taxista da estação. Mas o pior estava no outro dia. Na recepção uma senhora provavelmente a proprietária do lugar falava chinês e apenas chinês. DISSE QUE INGLES NÃO FALA.PERGUNTO SERÁ QUE É POSSÍVEL UM RECEPCIONISTA DE HOTEL NA ALEMANHA SÓ FALAR CHINES?Sem maiores informações sobre a cidade sai para a estação, mas lá também não tem informações turísticas.O que queria?Comprar passagem e saber qual ônibus vai ao zoo ou a Rheintower e como ir a Colônia, a 1h de trem, que fui no outro dia. Nesse dia, fui mesmo a Rheintower e gostei da bela vista do rio Reno,que já conhecia de Basílica,mas nunca havia andado nele.

No outro dia,já que por causa dessa mulher não tive tempo de ir ao zoo,fui a Colônia e gostei muito da cidade. Tomei o hop on hop off ao lado da estação que fica,por sua vez ao lado da impressionante Catedral. A visita detalhada a essa levou uns 30 minutos, mas a arquitetura é totalmente gótica,claro que restaurada após a guerra. O ônibus levou ao passeio de barco em sua 2 parada,a de Altstadt,centro da cidade. O Reno é muito movimentado de barcos levando mercadorias para os portos de Rotterdam e Antuérpia, o passeio também é muito bom.Aproveitei para almoçar no centro e depois voltei ao ônibus para ir ao mundo do chocolate, ao lado da roda gigante de Colônia. Só fui a roda, pois no museu havia uma fila daquelas. Por isso que não gosto de bate e volta, não dá tempo de quase nada. Próxima parada do bus um museu infantil, em que as crianças tem muito a aprender. Valor da entrada para 2,sendo 1criança,quase 50 euros. Não ia entrar mesmo, imagina um preço desses. E acabou meu dia em Colônia, muito bom com tempo, mas para bate e volta não dá. 

Voltei a Düsseldorf, pois era a última noite lá. Na manhã seguinte encontrei uma chinesa bem mais jovem e falante de inglês na recepção. Deve ser filha da outra. Que menina simpática!Ensinou me ir ao Altstadt de Düsseldorf  e a Konigsalle,de onde sai o bus turistico, É uma grande avenida reta da estação lá,muito próximo, mas a mulher não soube falar. O bus também tem 2 linhas, 1 hora vai para uma e 2h depois vai para a outra, ou seja,a volta completa nele são 3h.Ia embora na tarde noite e mão havia tempo de parar em canto algum,então fiz direto. Ao preço de 20 euros, sendo que passa na Rheintower, então são 4 euros a menos e outros pontos,sai muito barato. O problema foi falta de informação.Enfim,fui a Holanda e do pior hotel ao pior trem da viagem. 

Editado por D FABIANO

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...