Membros D FABIANO Postado Setembro 27, 2023 Membros Postado Setembro 27, 2023 Vou tentar resumir para vocês minha última viagem a Europa que durou quase 3 meses,o máximo, e passei por cerca de 30 cidades ficando,em média 3 dias em cada(1 semana nas capitais Paris e Berlim),sendo algumas desprezíveis para mim ou outras que faltou muita atração para ir.Espero contribuir com o presente relato para vocês planejarem futuros tour. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 28, 2023 Autor Membros Postado Setembro 28, 2023 Chegada a Paris Fiz o novo voo da Azul,embora tivesse Air France do Galeão, fui a Campinas e tomei o novo voo devido a esse ser a Orly,que achei uma ótima escolha,ao contrário do outro ser a um aeroporto gigante, o que odeio. Sai daqui a noite,já havia jantado e a Azul serve jantar de madrugada. Cansado como estava, dormi e acordei com fome no meio da madrugada, já manhã na Europa. Serviram o café,mas já era 13h.Foi metade de um dia praticamente sem comer,mas estou acostumado. Chegamos a Orly pouco antes das 16h.Pensava em ir conhecer o Sena no passeio de barco naquele dia, mas como sempre digo, não comprem nada antecipado, já me daria mal na chegada. Nunca tinha ido a Paris e só fui passar aquela noite.Fui indicado o péssimo Orly Bus. Comprei a passagem por mais de 12 euros e não pude usar. A parada de Orly não é a final. Quando ele passa ali já vem super lotado e eu não ando em ônibus lotado. Passaram 2,com intervalo de 15 minutos entre os dois. Desisti e fui tomar o tran 7,passando a passarela. 1 dica que dou-Chegando a Orly siga as placas de sortie e de tran.Ali sim,parada final, sai vazio e fiz a linha toda até o metro linha 6,também final. Tomei o metro e estava no centro, próximo ao hotel. Eram mais de 19h,dia claro,porém cansado e com fome, fui jantar e dormir para entrar no fuso. Deixei o barco para a volta,quando passaria 1 semana na cidade e ai sim conheceria Paris. Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 28, 2023 Autor Membros Postado Setembro 28, 2023 (editado) Rennes e Mont Saint Michel Fiquei somente 1 noite em Paris saindo no outro dia em trem bala para Rennes.Poderia ter ido de flixbus do terminal Bercy, mas como queria conhecer o trem bala francês,pois adorei o suíço, resolvi pagar mais e lá fui em metro a estação erradas Coisas de iniciante.Paris te, várias estações e simplesmente me confundi com os seus nomes. Aproveitei aonde tinha descido erroneamente para comer algo,pois há um bom centro comercial na gare Saint Lázare.Peguei o metro novamente e fui a de Montparnasse,a certa, aonde estava a saída do TGV a Rennes.2,10 euros cada passagem de metro e um dia perdido. Cheguei ao fim do dia a Gare de Rennes.Era uma sexta e pensa a em ir a Saint Michel no domingo.Fiquei em frente a moderna estação e tinha todo o sábado livre.Entao descobri que havia uma vila turística por perto e decidi passar o sábado lá. Saint Malo o seu nome. No sábado, então, atravessei a rua,peguei o trem e em pouco mais de 1h estava em Saint Malo.Caminhei o dia todo pela cidade medieval muito histórica e lotada de turistas,muitos em bate e volta como eu.Saint Malo é atualmente uma cidade normal,mas a parte antiga e turística é muito visitada,ao menos na temporada. Tem tudo, inclusive um trenzinho turístico que a percorrer e faz conhecer.Porém,o principal atrativo é o Fort de France com um museu dentro. Vi ao lado de fora, pois tinha poucas horas na cidade e não entrei em nenhum museu.Sain Mali ainda preserva a muralha medieval que separa a parte histórica da moderna.Este forte está na água, é do tempo da Guerra das 2 rosas,ou seja, mais de 700 anos. Terminando essa visita, fui almoçar e depois ver a réplica de uma caravela, pois saiu dali a frota que tomou posse de aonde hoje é o Canadá. Em frente tem a roda gigante de Saint Malo. Pouco visitada no dia, não sei o porque, só que apenas vi ao longe. Isso está antes da muralha e perto do bus,que dessa vez tomei e paguei 2 euros ao condutor que me deixou em frente a estação,pois na ida tinha ido a pé e é longe,mas o bus demora muito, e errei. No outro dia, domingão, era chegada a hora de ver o Monte Saint Michel. É outro caminho desde Rennes e só há bus,aqui chamado de nave-espacial.Fui a rodoviária, que é ao lado da moderna estação, e tomei esse bus.O percurso também dura cerca de 1h.Só que ao descer na cidade do Monte há que entrar em uma fila imensa para um bus gratuito. Ele leva todos a passarela sobre a Baea de Saint Michel, inclusive quem vai de carro é obrigado a pagar estacionamento ali.Estava um dia claro.excelente para fotografar, mas meu Tablet estava com problemas.Foi sensacional,após uma caminhada reta estava na ilha histórica. O portão abre todas as manhãs e o fica até a noite Por ele é o acesso gratuito à cidade. Há tudo de turistico,inclusive 4 museus caça níquel. Fui a eles e perdi tempo,pois a atração principal, que é a igreja, está bem acima.chegando lá há que pagar a entrada é comprar o áudio guia.Pronto!Vai conhecer o 2 ponto turístico da França, ouvindo muita história. A igreja fecha as 17h. Mas,terminei a visita antes e fiquei mais um pouco vendo o comércio na descida,para depois voltar a parada da navete que me traria ao bus a Rennes com saída as 19h.Que dia!!!!! Editado Setembro 30, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 30, 2023 Autor Membros Postado Setembro 30, 2023 (editado) Rennes e Lisieux com atraso a RouenN Infelizmente, não tive tempo de conhecer Rennes,ó a estação de trem e os restaurantes e hotéis ao redor. Teria tambm museu,mas não abre na segunda, então tive que seguir a Rouen.Comprei uma passagem de tre, com 3 conexão e várias horas de viagem. Porque não quis comprar o flixbus no sábado, achei caro pagar 50 euros e demorado.Fiquei de ver o trem, era parando e mais caro ainda Fui a Daint Malo.Quando voltei a bilheteria estava fechaa no domingo não tinha mais.Nao teve jeito. A sugestão é o que aprendijamais deixem para depois a compra de passagem, sobretudo de ônibus. Estava bom até a última troca.Como sempre, o trem atrase uado cheguei o último trem de Lisieux a Rouen já havia saído. Resultado foi que perdi 3 diárias e, Rouen,pois um hotel chamado Brit Rouem,não aceitou o adiamento Ofereci ir no outro dia,e cobraram no ato .Fato que jamais aconteceu,só nessa coisa mesmo ANOTEM O NOME BRIT ROUEN.Fiquei no prejuizo mesmo em Lisieux.Minha garota também nunca viu um hotel proceder dessa forma e vou ter exemplo nesta semana mesmo. Lisieux é uma pequena cidade com um bom hotel que me recebeu muito bem aonde ficam as excursões Então, falta dizer que é uma cidade como Aparecida. Aonde o que há é o turismo religioso. Já que estava na terra de Santa Teresinha tão falada por minha tia resolvi conhecer no outro dia. Pela manhã fui a Catedral. E a tarde ao convento das freiras aonde há um pequeno museu. Rouen, terra de Joana D Arc,não conheci.Em seu lugar,fiquei em Lisieux, terra de Danta Teresinha. Todas as 2 respiram religião e mais uma lição para mim.Jamais corarultimo horário de trem.pois pode acontecer um imprevisto e não ter outro horário. Editado Outubro 1, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 1, 2023 Autor Membros Postado Outubro 1, 2023 (editado) Lille e Bruges Sai em trem de Lisieux e em 1h estava finalmente em Rouen.a parte da viagem não feita 3 dias antes, mas como havia reservado com capitalista insensível que só quer para si não conheci a cidade,muito menos a história de Joana Darc.A estação de Rouen também é grande. Troquei de linha e fui esperar o trem para Lille.Demorou mais de 1h e quando chegou só fez metade do caminho até Amiens.Outra vez,mesmo problema em 3 dias.Só que em Lille compreenderam e adiaram a minha reserva para o dia seguinte. Amigos parece não ter turismo, só vi a estação, jantei ao lado dela e fui embora na outra manhã com a constatação que andar em trem nessa região é uma @%&#%. Cheguei a Lille em um dia chuvoso. A senhora do hotel recebeu-me muito bem e me ensinou a andar na,hoje,pequena cidade. Sai a conhecer na chuva.Fui apenas a Catedral e dei uma volta pela avenida principal e deixei o bus turistico para o outro dia. Aqui não há o sistema hop onhop off que adoro.Voce tem direito a dar um giro guiado na cidade em horário pré definido. Combinei,não comprei,para a outra manhã,se continuar a chuva não vou,pensei.Porem, a chuva passou e fui.Foi bem revelador sobre uma cidade medieval destruída por nazis e agora totalmente nova,mas sem a importância de tempos antigos. Todo o tempo que passei em Lille foi de tempo ruim e,esperei dar um tempo na chuva e fui a Bruges,que fica ali perto. Sábado pela manhã, tempo nublado, fui a estação e Bélgica, o 2 país visitado,aí vou eu.Fiquei 2 noites em Bruges,essa da chegada é a próxima. Foi muito pouco e não tive tempo para ir em diversos museus.Por isso que sempre fico ao menos 3 dias no local, mas ali,o hotel só ti há 2. Cheguei e logo após as 15h começou a chover.Passei na Catedral que o hotel fica perto e fui a praça. Lá escolhi o belíssimo museu histórico para visitar e esperar a chuva passar.Ao lado tem um museu de arte,o que detesto e não me arrependida escolha.A noite, já sem chuva, fui a um conserto ao ar livre de gaita de fole.Apesar do frio que fazia foi interessante e valeu o quanto paguei. No domingo, havia o tour de Flandres,região em que houve batalhas na I e II guerra Paguei 70 euros a getyourguide.com e as 9h estava esperando o bus recolher quem iria em um ponto.O tour anda muito, visita 4 cemitérios e 2 museus,além de terminar em uma pequena apresentação de gaita de fole(a mesma banda do dia anterior, mas faz em 20 minutos, o que no show pago são várias que se apresentam por 2h).Já conhecia, então fui jantar com uma belga e já as 22h estava de volta no hotel para,no dia seguinte, ir a Ghent. Editado Outubro 2, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 2, 2023 Autor Membros Postado Outubro 2, 2023 (editado) Genth Segunda, tempo firme finalmente, já que o passeio foi sob nuvens, deixei minha mala com o sr do hotel e sai a ver mais algumas coisas na cidade.Em Bruges, nas férias, os museus trabalham todos os dias e claro eu não poderia perder.De manhã fui dar uma volta no trenzinho turístico,aqui não tem hop on hop off pelas ruas do tempo medieval, tenho que ir de trenzinho, mas o passeio fica igual.Sai na praça até as 17h. Eu estava no historium, ali em frente, mas não deu tempo no sábado.Como na prefeitura, há que marcar a visita no seu idioma. Espanhol era às 20h,hora que tinha o show. Também não fui.Mas depois do trenzinho fui a Basílica do Sangue Sagrado, almocei no museu da batata frita aonde encontrei um casal de paraibas(únicos brasileiros que vi na Bélgica)e fui ao museu do chocolate, ali perto. Esses 2 museus são dispensáveis e não tem novidades. 17h,passei no hotel para pegar as coisas e fui a estação. 1h após o trem estava em Ghent,estação de Sint Peters,pois há outra.O lugar que reservei fica em frente, mas o booking me mentiu e não é um hotel. Sim,um turco que aluga quartos, mas não tem anúncio na porta. Fiquei a procurar. Um vizinho me disse aonde era e ê muito bom.Quem gostou foi minha namorada, descendente de turco,adora essas figuras.Descansei o resto da noite,pois tudo fecha nas 2. No outro dia,foi chuva o dia todo.Fui ao ponto do ônibus ao lado da estação e tomei ao centro. Demora uns 10 minutos e estava nas igrejas centrais. Visitei-as e fui almoçar. Dali,fui caminhando ao Castelo Medieval hoje museu da cidade. É sensacional. Ao sair,fui dar um passeio pelo rio.Não fiz em Bruges,então teria que fazer em Ghent. E acabaram os pontos turísticos. Decepcionado,fui passar a 2 noite na espelunca(ops!)no hotel do turco para na outra manhã, ir me a capital, Brussels. Editado Outubro 3, 2023 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 3, 2023 Autor Membros Postado Outubro 3, 2023 (editado) Brussels Fui,então, a capital, local em que passei 4 noites. Foi muito bom,mas para 1 vez,pois a cidade não tem muito a ver.Na primeira tarde caiu um temporal.Primeiro fui comprar o Brussels Card para 72h no escritório de turismo na praça mesmo.Eu me escondi no museu da cidade e,depois,fui a uma outra construção medieval na Praça Central tombada pela UNESCO. Muito bonita a praça,todos os dias passei por ali e com atrações gratuitas para quem tem o cartão que tedá direito a entrar em 40 museus gratuitamente. No 2 e 3 dia fui dar uma volta no hop on hop off que tem parada ali perto.Há 2 linhas até as 18h,desconto para o cartão.Fiz 1 cada dia.Sao muito grandes e eu achei com poucas opções de parada.Por exemplo, parei no Atomium,que é a atração principal.Subi e, para decepção minha,é só a construção futurista mesmo.Paguei com desconto do Brussels Card,para não gostar do lugar. Incluso,tem o museu de design. Devia vender separado cada museu, mas ao que sei não vende. Tive que andar toda uma rua para ver casa e decoração. Que programa ruim.E ficou faltando a mini Europa, que é ali perto.O lugar tem todos os países da UE em miniatura, fazendo pensar o quão lindo é o continente e como eu ainda o conheço pouco. No outro dia fiz a outra linha com destaque a parada do museu dos instrumentos musicais com o Grot Markt ao lado.Explico:o museu tem instrumentos bem antigos que não interessam muito a mim,mas o Grot Markt pode ser o lugar mais fotografado da cidade.Cheio de flores,e, um dia ensolarado como esses 2(finalmente)é muito bom. Tudo coberto pelo Brussels Card.Sai dali e fui a roda gigante. Lá tem que pagar 10 euros,mas a vista é linda. Ðepois do almoço fui ao sensacional Museu de Armas,lá pagaria 12 euros, mas tenho o Brussels Card,entro também gratuitamente. Cheguei na parada final do bus, a Catedral estava aberta ainda.Vamos ver como é?Nada demais, mas fui ver para não passar em branco. O último dia, antes de ir ao trem,fui ver o bairro europeu,para mim,o mais importante da cidade,aonde estão os prédios da administração da UE.Era um domingo, fui de propósito para encontrar tudo fechado. O metro para na porta e ao sair dele fui vendo o imenso prédio do governo da UE e do outro lado da rua o escritório da sra Ursula,presidente da comissão europeia. Lógico que ninguém no local. Caminhei um pouquinho e fui a um centro de interpretação aonde falam várias línguas e fiquei conversando com o recepcionista/guia sobre o funcionamento da UE e eleições. Ali,há várias telas interativas que vão conversando contigo, em espanhol, e também explicam muito.Sai dali,e nenhuma surpresa, o tempo fechou.Fui almoçar ali em frente e depois fui ver o sensacional Museu da UE,aonde mostra o bloco desde a formação até os dias atuais. Não custa nada essas visitas. Depois, já a noite e sem chuva,me encaminhei a Luxemburgo, chegando por volta de 23.30h. Editado Outubro 14, 2023 por D FABIANO 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 5, 2023 Autor Membros Postado Outubro 5, 2023 Luxemburgo Sai da Bélgica para Frankfurt aonde iria encontrar uma pessoa,mas com tempo de conhecer o pequeno país em 3 dias. Fui bem a noite, explorei Brussels ao máximo e,cheguei ao principado perto de meia noite.Tinha hotel reservado em frente. O porteiro estava me esperando. O hotel surpreendeu, foi um dos mais baratos da viagem toda e muito bom.Luxemburgo,nesses dias, mostrou-se muito mais barato que os vizinhos. Na outra manhã, fui conhecer a cidade, aonde não há muito a ver.Como sempre, fui ao hop on hop off,que também não faz grandes paradas.Ele sai de perto da Catedral protestante, mas para chegar a essa há que atravessar a Ponte principal da cidade, aquela que é o cartão postal de Luxemburgo com as casa matas,que visitei antes de ir embora no 3 dia.Lá sim,patrimônio da humanidade, lugar muito bom e visita principal. Esse lugar é aonde os habitantes da cidade se esconderam dos nazis que invadiram o país. Mas,nesse 1 dia,parei pela 1 vez em um parque muito bonito aonde os cidadãos locais vão caminhar na hora do almoço,depois fiz uma parada no centro comercial em frente a justiça, que funciona em prédios separados entre si e modernos com arquitetura futurista. Almocei ali.Quase não há museu, então depois que desci do hop on hop off,fui caminhando a Catedral e depois a Praça Central aonde há o Palácio do Rei, aberto para o turismo na 2 quinzena de julho, mas fui lá na 1.Em frente,está o centro de informações turística.Passei lá e peguei informações para o dia seguinte ir ao castelo de Vianden. Nesse dia, saí cedo, atravessei a rua e peguei o trem. Dá 1h de viagem até uma cidade perto. De lá peguei um bus que dá mais 1h até a vila de Vianden.A vila é praticamente 2 ruas com o castelo reconstruido no alto. Almocei logo em um restaurante de uma portuguesa e depois subi a colina rumo ao castelo. Paguei a entrada que não é cara e visitei-o detalhadamente, com destaque a antiga igreja da idade média e da sala aonde o rei concedia audiência.Como já disse acima,o castelo foi reconstruido para turismo, pois o original foi abandonado com a morte da família proprietária e saqueado pelo abandono de décadas Quando saí,lembrei da Suíça e tudo estava fechado às 18h.Peguei o bus das 18.30h até o trem e voltei ao hotel na capital. O detalhe é que toda essa locomoção no país é grátis. Não há mais cobrança de passagem, só nos trens internacionais. Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 6, 2023 Autor Membros Postado Outubro 6, 2023 Frankfurt Realizei mais um sonho.Pisar no país que se diz da raça superior, Alemanha. Fui muito bem tratado por tudo aonde andei e fiz várias amizadea.E iniciou o passeio por Frankfurt. Tomei o trem após o almoço em Luxemburgo e cheguei ao final da tarde a cidade. Vim correndo e perdi o dia de passeio, pois tinha um jantar a noite com gente da Bolsa de Frankfurt e nem poderia ter ido ao principado.Cheguei e fui ao hotel, saindo em seguida. No outro dia,fui conhecer o centro histórico de muitos séculos,mas reconstruido pela destruição dos nazis. As igrejas de São Paulo e São Nicolau são, para mim que amo história,sem graça alguma e,a Catedral e de 1950.Nao dá.Mas,como sempre, andei no hop on hop off que tem 2 linhas que começam ali.Com a outra linha, fui ao Museu de História Natural que é muito bom. No outro dia, sábado,havia uma passeata dos 24.Ruas interditadas, aonde vou?Não estava nos meus planos, mas gostei do passeio de barco pelo rio que divide a cidade. Depois, passei o resto da tarde no museu que conta a história da cidade. Caiu um temporal quando estava lá e,não sei se foi a responsável, mas ao sair do museu as 18h,as ruas estavam praticamente desertas. E o 3 dia, como sempre, é hora de ir embora. Antes,fui para a fila da lindíssima Main Tower.Ninguem na rua, tudo fechado no domingo, mas aqui um monte de gente, principalmente locais. E, com razão, do alto da torre se vê a grande metrópole por completo, principalmente que era um dia ensolarado. Depois foi almoçar e partir a Düsseldorf. Há mais o que ver em Frankfurt, precisaria de mais tempo, para por exemplo, ir ao zoo e a Wurztburg. Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 7, 2023 Autor Membros Postado Outubro 7, 2023 (editado) Düsseldorf Saindo de Frankfurt após um almoço de domingo, o trem atrasou, mas cheguei a cidade em cerca de 1h.Como pensava,apesar do atraso, não fiz nada, pois a cidade tem muito pouco. Fiquei no pior hotel da viagem. Começa que booking diz que é em frente a estação. Mais uma mentira. Em frente a estação não há nada, é sim na rua de trás uma avenida movimentada,em que descobri perguntando a um taxista da estação. Mas o pior estava no outro dia. Na recepção uma senhora provavelmente a proprietária do lugar falava chinês e apenas chinês. DISSE QUE INGLES NÃO FALA.PERGUNTO SERÁ QUE É POSSÍVEL UM RECEPCIONISTA DE HOTEL NA ALEMANHA SÓ FALAR CHINES?Sem maiores informações sobre a cidade sai para a estação, mas lá também não tem informações turísticas.O que queria?Comprar passagem e saber qual ônibus vai ao zoo ou a Rheintower e como ir a Colônia, a 1h de trem, que fui no outro dia. Nesse dia, fui mesmo a Rheintower e gostei da bela vista do rio Reno,que já conhecia de Basílica,mas nunca havia andado nele. No outro dia,já que por causa dessa mulher não tive tempo de ir ao zoo,fui a Colônia e gostei muito da cidade. Tomei o hop on hop off ao lado da estação que fica,por sua vez ao lado da impressionante Catedral. A visita detalhada a essa levou uns 30 minutos, mas a arquitetura é totalmente gótica,claro que restaurada após a guerra. O ônibus levou ao passeio de barco em sua 2 parada,a de Altstadt,centro da cidade. O Reno é muito movimentado de barcos levando mercadorias para os portos de Rotterdam e Antuérpia, o passeio também é muito bom.Aproveitei para almoçar no centro e depois voltei ao ônibus para ir ao mundo do chocolate, ao lado da roda gigante de Colônia. Só fui a roda, pois no museu havia uma fila daquelas. Por isso que não gosto de bate e volta, não dá tempo de quase nada. Próxima parada do bus um museu infantil, em que as crianças tem muito a aprender. Valor da entrada para 2,sendo 1criança,quase 50 euros. Não ia entrar mesmo, imagina um preço desses. E acabou meu dia em Colônia, muito bom com tempo, mas para bate e volta não dá. Voltei a Düsseldorf, pois era a última noite lá. Na manhã seguinte encontrei uma chinesa bem mais jovem e falante de inglês na recepção. Deve ser filha da outra. Que menina simpática!Ensinou me ir ao Altstadt de Düsseldorf e a Konigsalle,de onde sai o bus turistico, É uma grande avenida reta da estação lá,muito próximo, mas a mulher não soube falar. O bus também tem 2 linhas, 1 hora vai para uma e 2h depois vai para a outra, ou seja,a volta completa nele são 3h.Ia embora na tarde noite e mão havia tempo de parar em canto algum,então fiz direto. Ao preço de 20 euros, sendo que passa na Rheintower, então são 4 euros a menos e outros pontos,sai muito barato. O problema foi falta de informação.Enfim,fui a Holanda e do pior hotel ao pior trem da viagem. Editado Outubro 14, 2023 por D FABIANO Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.