Ir para conteúdo

Saint Martin-Sint Marteen Uma bela e desconhecida ilha dos brasileiros


Posts Recomendados

  • Membros

Estive passando o fim do ano na Ilha de Saint Martin, uma das pequenas Antilhas,com ida e volta a Curaçao que sairá em relato separado pela boa empresa Jet Air Caribbean.Foi uma viagem decidida faltando pouco tempo, pois graças ao Smiles e a bagunça que é,a vinda a Curaçao se tornou um caos e não há vôos diretos do Brasil a Saint Martin. Quem sabe,motivo, desse pequeno lugar cercado por outras belas ilhas,San Barth e Anguilla não ser conhecido no país. 

A ilha foi descoberta pelos espanhóis há séculos, mas abandonadas,pois nela não havia riqueza para explorarem.Então,a terra abandonada foi ocupada por holandeses e franceses,em sua maioria piratas, que além de conquistar, tornaram-na base de suas expedições. 

A divisão vem desde essa época, uma parte foi ocupada por holandeses(Sint Marteen) e outra por franceses(Saint Martin).E tais povos aprenderam a conviver e viveram em paz até os dias atuais. A parte holandesa integrou as Antilhas Holandesas até 2010,quando tiveram uma semi-emancipaçao da metrópole, mas os habitantes continuam com direito a passaporte holandês, visitas a Europa quando querem,educação em universidades holandesas,enfim uma série de benefícios. A parte francesa, por sua vez,continua como integrante da França. A moeda na parte holandesa é o florim,mas todos querem dólar e na francesa o euro. A língua é inglês e francês. mas vamos ao relato que é o interessante?

20231229_172513.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sint Marteen-A chegada e a acolhida 

Primeiro dia era de muita expectativa de ir aí desconhecido. Procurei aqui,nada,procurei no youtube, poucos e curtos vídeos. Minha garota também não conhecia, então era ir a um lugar praticamente sem informações. Isso me dá muito mais vontade de desbravar.E assim foi.Sabia que desceria o avião no aeroporto da pista mais curta do mundo. Se é,não sei, mas a infraestrutura do Princess Juliana Airport é muito boa, mesmo com a reforma incompleta devido aos estragos do furacão Irma em 6/9/17.Dizem ser o motivo da Jet Air usar o Foker 70 na rota,porém a KLM,empresas yanki e COPA Airlines descem seus Boeing lá.Não sei até aonde vai a verdade,apenas que o vôo vindo de Curaçao leva 1h50 e o embarque é desembarque é feito na pista, mas os das outras empresas é por finger.

Cheguei no dia 26.12,feriado em todas as Antilhas Holandesas e eu nem sabia de feriado. Não dava para fazer passeio longo mesmo,pois o vôo,só há 1 horário por dia e por volta das 12h. Fui direto ao hotel da Sra Sandra,um doce de senhora. Me tratou como filho durante todos os 11 dias que estive lá.Unico defeito,e é da região, não dela, é falta de limpeza diária no quarto. Aqui eles limpam quando querem.

Fui,então, almoçar. Tudo fechado. Só chinês aberto. E que comida boa,pena que esse restaurante fica em meio caminho entre o hotel e a rua da praia (calçadao),tornando longa a distância a percorrer a pé mais vezes.Depois do almoço, fiquei vendo o cair do dia no mar e planejando o dia seguinte quando iria começar o itinerário de verdade. 

20231227_155503.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Phillsburg

A capital do lado holandês,aonde me hospedei,parece uma cidade do interior do Brasil. suja,com esgoto a céu aberto, mosquitos, falta de calçamento,trânsito caótico,enfim,um caos.Mas a pequena parte turística está em boas condução. De preferência a área do porto de cruzeiros e da Marina,uma praticamente ao lado da outra.

Para começar a conhecer sempre tomo o bus turistico, mas o de lá aprontou comigo.Só levam quem comprou dias antes pela net,senão fica na vontade, como foi o meu caso. Tive que conhecer em um city comum,mas que o condutor só falava ìngĺes.Falar a língua eu falo,mas não misturada com papiamento e gírias do Império.Aí não se entende nada.Porém esse senhor deu uma volta na ilha toda, inclusive mostrou a praia de nudismo que há em Marigot e os caras desfilam por lá como vieram ao mundo. Depois, já de volta ao lado holandês, parou em Maho Beach,ou simplesmente, praia do avião,lotada de yanki para ver a chegada de horários de Boieng,por volta das 14h.Há um restaurante em frente, com um painel de aeroporto, atualizado a cada instante. 

20231227_132420.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Phillsburg pelo mar e o museu pirata

No outro dia,acordei pensando em ir a Gustavia, capital de Sain Barth.Mas não contava com catamara lotado. E pensar que ele deve levar por volta de 300 pessoas.  Não havia mais vaga.Entao que fiz?Troquei para outro dia,o dia 31.12.Mais uma vez esta provado o motivo de não comprar tours com antecedência. Fui obrigado a ir ao museu dos piratas, ubicado dentro da réplica de um navio pirata de capitão pirata morto pela marinha espanhola há séculos. 

O museu é novo,mas muito bom e fica próximo ao atracadouro municipal antes de chegarmos ao pier dos cruzeiros.Lá eu encontrei o único brasileiro na ilha,ele é guia.Conversamos um pouco sob a calamidade que está no país. E comprei o tão procurado bilhete a Saint Barth, o que conto no próximo tópico. 

Sem ter o que fazer e debaixo de um ca,or infernal,fui a outro museu.O da cidade de Philisburg .Pequeno, mas interessante. Fica no centro há duas ruas do cais e em uma transversal do calçada da praia.Fiquei por ali olhando o comércio de bugiganga para turistas gastadores e quando deu 17h fechou tudo.Essa para mim é novidade,deu 17h fecha tudo e as 18h,quando anoitece,todos já foram para as suas respectivas casas.Abertos apenas cassino e os melhores restaurantes. Eu também fui descansar.

No outro dia(29.12) tinha passeio de catamara comprado para conhecer a cidade pelo mar.Embarque as 9h no pier municipal, no centro. Foi muito divertido e a comida a bordo deliciosa.Passei 1 dia feliz, a única coisa que tenho a reclamar é que minha garota estava de plantão, não podendo vir comigo.

20231229_102641.jpg

20231228_162833.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marigot

É a capital do lado francês. aqui você se sente "na França".É bem mais desenvolvida que a outra colada,se fala francês e predomina o euro.Alem disso, tem mania espanhola,14h fecha tudo,mas não é siesta,sim fim de expediente. Ao menos nos dias de fim do ano que passei por lá. A ligação com Philisburg é pr micro ônibus velhos coreanos. Tem a toda hora,menos em domingos e feriados quando só passam de meia em meia hora e os que vão aos bairros não rodam.

Conheci Marigot no último dia útil do ano,então tudo aberto. Tinha visto vídeos no YouTube que no centro estava a principal atração da cidade,o velho forte Louis.Fui perguntar a informações turística que está na praça, em frente ao cais e ao mercado de artesanato. A menina indicou que era atravessar a rua e subir as escadas coloridas(se parecem com a escadaria Selaron).Chegando lá após subir um pouco, fiquei boquiaberto com o visual de um dia claro em Marigot.

Outra vez que fui ali,foi no dia 1.1,para matar tempo. Philisburg estava tudo fechado e lá só o mercado de artesanato funcionava. Esse mercado tem uma praça de restaurante muito boa e a preços normais. Então, tinha mesmo a intenção de comer e foi uma das poucas vezes que comi carne na viagem, pois como em outras ilhas,Saint Martin importa quase tudo que necessita a peso de ouro e carne é item supérfluo para eles.

20231228_120024.jpg

20231228_115416.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 15/01/2024 em 21:34, D FABIANO disse:

Marigot

É a capital do lado francês. aqui você se sente "na França".É bem mais desenvolvida que a outra colada,se fala francês e predomina o euro.Alem disso, tem mania espanhola,14h fecha tudo,mas não é siesta,sim fim de expediente. Ao menos nos dias de fim do ano que passei por lá. A ligação com Philisburg é pr micro ônibus velhos coreanos. Tem a toda hora,menos em domingos e feriados quando só passam de meia em meia hora e os que vão aos bairros não rodam.

Conheci Marigot no último dia útil do ano,então tudo aberto. Tinha visto vídeos no YouTube que no centro estava a principal atração da cidade,o velho forte Louis.Fui perguntar a informações turística que está na praça, em frente ao cais e ao mercado de artesanato. A menina indicou que era atravessar a rua e subir as escadas coloridas(se parecem com a escadaria Selaron).Chegando lá após subir um pouco, fiquei boquiaberto com o visual de um dia claro em Marigot.

Outra vez que fui ali,foi no dia 1.1,para matar tempo. Philisburg estava tudo fechado e lá só o mercado de artesanato funcionava. Esse mercado tem uma praça de restaurante muito boa e a preços normais. Então, tinha mesmo a intenção de comer e foi uma das poucas vezes que comi carne na viagem, pois como em outras ilhas,Saint Martin importa quase tudo que necessita a peso de ouro e carne é item supérfluo para eles.

20231228_120024.jpg

20231228_115416.jpg

Tive uma impressão ao contrário da sua, achei Phillisburg bem mais desenvolvida que Marigot

O airbnb que fiquei era em Marigot, e a noite a sensação que eu tinha era de um lugar inseguro, mal iluminado e com bem menos turistas que Phillisburg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@FCRO Fiquei, como sempre,no centro ou próximo. No de Philisburg, por exemplo, Fiquei perto de um cassino e da lagoa. A avenida não tem nem acostamento,é só sujeira, típica de mundo subdesenvolvido.Ao contrário, o centro de Marigot é Ben urbanizado,daqui a pouco,vem o relato de Gran Case e suas deficiências. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Enfim,um dia em Saint Bartholomé

Pensei em ter esse dia antes e fui ao terminal de ferry quebrar a cara por não comprar antes,nesse caso a empresa nem vende com grande antecedência. Mas,em 31.12 tinha passagem.Acordei cedo e fui.O transporte é muito bom,mas a migração uma fila incrível. Quase meio dia me livrei disso.Podia ter feito o tour de táxi,que apreendi serem úteis nas pequenas ilhas em Anguilla, mas segui a pé.E a pé fui a praiaee do centro, após passar pelo comércio de elite realizado por ali.

Cheguei a praia, não há nada,só pedra e muita beleza. Não há passeios de barco na ilha,ou apenas iates de bilionários, e com tudo fechado, restou-me subir as escadarias do velho forte Carl já em ruinas e ir as duas igrejas (odeio igreja) que há no centro. No mais,é se revoltar com os iates de milhões sendo preparados para festas de reveillon,enquanto a esmagadora maioria da população mundial passará a virada de ano de forma simples.Posso falar do luxo, pois vivo nele,mas conheço a realidade dura do mundo,ao contrário de certas pessoas, que só olham para o próprio umbigo,sobretudo na hora de votar.

E fim,não dava tempo de fazer mais nada motivo de não gostar de bate e volta,pois voltava no início da noite.Conheci St Barth?Superficialmente, pois para conhecer de verdade teria que ter,no mínimo,feito o taxi tour.20231231_151539.thumb.jpg.5cbc71079657e8d977362768d82a2c5a.jpg20231231_125118.thumb.jpg.c5621b6b4a1ba9a8fa131d6d3dc454b5.jpg

20231231_125157.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

St barth é coisa de outro mundo mesmo 

Uma riqueza inimaginável para nós pobres mortais 

Quando estive lá vi Leonardo di Caprio e um rapper que nao sei o nome com uma modelo que tmb não sei o nome Haha

Sem contar que o bilionário russo roman abromovich também estava na ilha

Porém ainda assim tem como ficar na ilha por alguns dias 

E loucura é o aeroporto de st barth, não o de st. Maarten, que tem literalmente um morro antes da pista e o avião vai embicado pra pousar

 

 

Screenshot_20240118_224038_Chrome.thumb.jpg.0e4c815016da80aa974fbb330d19f94b.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Anguilla

Outro bate e volta,porém aqui não podia ser diferente, pois já me faltava tempo e com a pouquíspouquíssima informação que encontrei,até pensei em ficar 2 ou 3 dias,mas não sabia se há transporte na ilha diferente de tax8 e,mas horas que passei ali,não vi mesmo. 

São muitos resort,poucos hotéis mais em conta,porém existem.E vamos ao dia:Sai de Marigot em uma balsa que só cobra a passagem dentro dela,O QUE TORNA IMPOSSÍVEL COMPRA ANTECIPADA OU NO CARTÃO COMO ALGUNS GOSTAM,ao custo de 70 euros ou dólares. Lembrando que nestas ilhas o câmbio é 1 por 1.Como tenho 2 cartões da Cotação, quando era dólar,usava o de dólar,quando era euro,usava o de euro e quando era moeda,pagava na pedida, pois também andava com ambas.

Mas o que fiz em Anguilla?Dei uma volta na ilha com o taxi tour.80 euros por 2h de passeio. A menina da o preço é você paga ao motorista que ela chama.La os carros tem a direção do lado direito, então estilo britânico.O meu tour foi pelos resort,parou em um deles e vi uma paisagem já conhecida de todos.Ao ver,pensei,foi aqui que filmaram um comercial de loja de roupas há algum tempo, nem lembro o nome.Mas,o que interessa, é que Anguilla é um cenário único,especial, com um lindo mar e com preços mais convidativos que St Barth.Terminou o tour,não tinha mais nada a fazer na ilha sem transporte. Fiquei em um restaurante próximo ao ferry, almocei, o ferry tem a toda hora e cerca de 16h estava de volta a Marigot.Se pudesse e gostasse de mergulhar, seria outro táxi tour ,e claro,outro preço.Mas o que vi,me deixou encantado.Eu veria Anguilla pelo mar no outro dia.

20240102_105313.jpg

20240102_105236.jpg

20240102_113409.jpg

20240102_105640.jpg

20240102_112001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...