Ir para conteúdo

Viagem de carro de São Paulo a Prado/BA


Posts Recomendados

  • Membros

Pretendemos ir de carro a Prado/BA saindo de São Paulo/Capital, gostaríamos de passar por Capitólio/BH/cidades históricas de Minas/ Vitoria e sul da Bahia, gostaríamos de  um roteiro, com sugestões de hospedagens/ passeios/restaurantes e condições de estrada(nossa maior preocupação), qual a melhor época para ir, etc. Somos um casal de mais idades portanto roteiro bem light. Agradeço a colaboração

Link para o comentário
  • Membros

Se sai de SP a Prado,que é um lugarejo lá no extremo sul aonde só a praia, o caminho mais fácil é pela Dutra,e depois atravessando os estados do Rio e ES,não por Minas.Se for por aí,terá uma volta daquelas e irá entrar em Nanuque,onde a estrada sempre esteve ruim,não sei atualmente, pois decidi não andar mais pelo Brasil há alguns anos.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Em 14/01/2024 em 13:46, Ajulia disse:

Pretendemos ir de carro a Prado/BA saindo de São Paulo/Capital, gostaríamos de passar por Capitólio/BH/cidades históricas de Minas/ Vitoria e sul da Bahia, gostaríamos de  um roteiro, com sugestões de hospedagens/ passeios/restaurantes e condições de estrada(nossa maior preocupação), qual a melhor época para ir, etc. Somos um casal de mais idades portanto roteiro bem light. Agradeço a colaboração

Vamos lá:

Para chegar em Capitólio (estive lá no começo do mês) você terá que ir até Mococa pela SP-340 e depois, São Sebastião do Paraíso, Passos e Furnas. O trecho dentro de SP, sem problema nenhum (afinal pagam pedágio caro para isso). Já em Minas, até Passos vai bem, obrigado, porém depois começa a ficar mediano.

De Capitólio para BH, MG-050 via Divinópolis, pedagiada e uma porcaria. Pista simples, bons buracos e um monte de caminhões. Quando chega no anel de BH (região metropolitana) vira um saco. Evite o fim da tarde ou começo da manhã. Fica parecendo as marginais Tietê e Pinheiros na hora do rush. Este trajeto dá para fazer em 5 horas e meia. Já fiz em 4:40 mas sentando o sarrafo as 5 da manhã num domingo.

Em Capitólio indico fortemente a pousada Solar Dona Dora. São 13km de estrada de terra que valem a pena. Fiquei nela logo depois do ano novo. É uma pousada antiga, simples mas funciona pelo valor (o que vimos estava MUITO acima do preço). A diária inclui café da manhã e jantar (ótimos por sinal) e fica na beira do lago. Se for para descansar, é um ótimo lugar, PORÉM, não vá se estiver chovendo (o que em Minas acontece até fins de Março). A estava vai dar problema se não tiver um SUV ou caminhonete. https://pousadasolardonadora.com.br/

Cidades históricas de Minas... aqui vai ser complicado. Elas estão em todos os lugares e distantes entre elas. Porém, acredito que esteja falando da parte sul das cidades históricas: Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Barbacena, São João Del Rey, etc. Se forem essas, creio que deve se limitar as 3 primeiras que ficam mais próximas entre si. Assim, BR-040 (Fernão Dias) de BH para Congonhas e de lá a 443 para Ouro Preto. Mariana fica ao lado. A 040 é pedagiada e segue bem. A 443 tem buraco.

Pousada em Ouro Preto... não sugiro nenhuma que não seja no centro da cidade. Ouro Preto é uma cidade prá lá de complicada. Ruas estreitas, ladeiras que judiam das pessoas e toda de paralelepípedos (o centro antigo). É preferível pegar um lugar no centro da cidade que tentar achar um estacionamento ou querer andar. Melhor época é quando a turma da UFOP está sem aula :) Já fiquei na Pousada Clássica e também no Solar da Opera. Ambos no centro, ambos bons.

Para Vitória... o caminho é para Rio Casca pela MG-262 que depois se conecta na famigerada BR-262 que te levará a Vitória. Esse trecho é realmente ruim. A estrada está muito esburacada, muito caminhão, muita neblina na serra, pista simples, um terror completo. Este trajeto vocês vão gastar pelo menos 8 horas se tudo correr bem na estrada. Já fiz em 7 como já fiz em 12, ou seja, uma roleta.

Em Vitória, vão para um hotel para descansar de verdade e aproveitar a cidade (prato de peixe é o que não falta). Onde ja fiquei e indico sem problemas: Golden Tulip Porto, Ibis da praia de Camburi e no Quality Suites de Vila Velha. Em Serra conheço uma pousada a beira-mar show de bola, mas em Serra, que fica a 40km de Vitória.

De Vitória para o sul da Bahia não tem o que fazer. É BR-101 e pronto. Está trafegável pelo que me consta (pelo menos o trecho entre Vitória e Linhares está ok). Deste trecho para cima, pouco posso falar mas se precisar em Minas, é só avisar.

Sobre quando ir... Entre meados de Maio e começo de Junho. Não está aquele calor infernal, não está chovendo horrores (o que ajuda em Capitólio e principalmente nas estradas) e as pousadas/hotéis estão mais baratos. Em Minas até Março "chove leras", daquelas que quando vê a previsão dizendo "pancada de chuva", bem... fica parecendo o Anhangabaú. Deu para entender né ;)

Editado por pmichelazzo
add new info
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...