Ir para conteúdo

Travessia Serra fina barraca de parede única


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, em maio/24 pretendo fazer a travessia da Serra Fina e gostaria de comprar um barraca de parede única a naturehike vik 1 ou a lanshan por serem leves, mas lendo em foruns da internet soube que este tipo de barraca pode vir a ter problemas de condensação, assim gostaria de saber se vale a pena utilizar este tipo barraca, ou qual barraca leve que vcs recomendam para esta travessia?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo vamos por partes.

Toda barraca seja single ou double wall vai condensar na mantiqueira em vários momentos. E física básica. No momento que o tecido da barraca chegar a temperatura de orvalho irá ocorrer isso. As barracas de parede simples são piores por dois motivos:

Primeiro e mais óbvio e que a transição de temperatura e mais abrupta e isso leva a uma condensação em maior volume porém a meu ver isso não é o pior. Pior é o fato dela ocorrer direto dentro do habitáculo e ter mais chances da água avançar dentro da barraca e molhar mais coisas. Nas barracas de parede dupla e mais raro água molhar a tela e os tecidos internos. Embora ocorra sim.

Segundo e que se a barraca for pequena, vc ser muito alto tiver um sono agitado ou usar um isolante muito alto ou saco de dormir com loft muito alto e mais provável que esbarre o saco na parede e deixe ele mais úmido.

Isso é um impedimento absoluto? Não nem de perto. O Tiago Korb a pessoa que mais fez transmantiqueiras em estilo ultraleve usa uma barraca de bastão central single wall em todas as viagens dele e sem problemas.

O problema é sempre o COMO! Como vai usar a barraca. Onde vai montar. Seu comportamento ao usar. E uma barraca cuja curva de aprendizado e mais longa.

Pessoalmente acho que se pensa em se aventurar no montanhismo leve de forma mais séria e uma ótima opção MAS eu não iria na vik e sim na lanshan ou se tiver chance pegar até até um modelo mais leve. Mas aí o problema é o preço.

Recomendo também usar antes em um ambiente mais controlado para pegar os detalhes de montagem e seus truques.

Outro ponto é rever seu kit completo e ver os melhores pontos de redução de peso. Provavelmente vai conseguir reduzir seu peso na mesma quantidade que trocando de barraca abordando seu kit de cozinha e saco de dormir isolante.

Tem uma aula minha no CÉU que pode ser útil 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...