Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Comecei meu périplo pela Europa deste ano,no qual irei conhecer mais de 10 países pela França,já que vôo por pontos LATAM só a Península Ibérica, CDG,Frankfurt e Milano(as 2 últimas sempre mais de 100 mil pontos).Já conhecia,pois há poucos meses fiz o vôo da Azul para Orly e,agora,podemos comparar e não seibo que veem nessa coisa.Só tem preço e fama,pois o voo da Latam é muito melhor.Só que ele sai de GRU,cidade e aeroporto que detesto,mas fazer o que?Economizar no avião para poder ficar meses andando, senão eu iria de Air France do Galeão, claro.

O que acho ruim nós 2 aeroportos franceses é a distância de Paris, lembra Confins.Para melhorar a minha vida,chegaria às 9.30h e comprei TGV direto a Avignon para as 13h.Se o vôo atrasarem eu me daria mal.O vôo chegou antes,mas o que demorou foi a mala.Nao tenho costume de despachar,mas desde que ganhei status Platinum na empresa, e consequentemente, o despacho vai grátis.Só tenho que ter medo é de virar mula do PCC.Para isso,fotografar e etiqueta na mala é o que podemos fazer.Mas,a de varios outros viajantes demoraram como a minha.Deve ser devido a origem maldita desse voo que podem estar inspecionando minuciosamente as bagagens.

Mas tinha tempo sobrando,sai do desembarque e fui a estação de trem que fica ao lado,caminhada de 5 minutos. Ajudei uma brasileira que teria problemas com a língua a embarcar a Lille(cidade que fui ano passado)e fiquei esperando a hora de meu embarque.Vamos ao relato nos próximos capítulos. 

20240501_141401.jpg

  • Membros
Postado (editado)

Avignon

Avignon é conhecida por ter sido a sede do papado nos anos 1300.Tantos séculos depois,pouca gente do Brasil se interessa em conhecer. Em 3 dias que passei lá, só vi duas senhoras de BH.Ninguém mais no feriado de 1 de maio.

A velha direita no Brasil tem o costume de dizer que aqui é o país dos feriados. Feriado é na França.3 em 15 dias,começando pelo 1 de maio, feriado no mundo todo.Na França nem transporte tem.Só intermunicipal.Ao chegar,dia 30.4,recorri ao pouco de francês que não esqueci, para entender isso. Há vários cartazes espalhados pelas cidades. 1 de maio só restaurantes, que cobram ao menos 10 euros por prato. Como adoro comida de supermercado, fui logo ao chegar ao Carrefour e comprei 3.Lá também havia um cartaz avisando do fechamento no outro dia.Como o hotel, também com a recepção fechada, nada de trabalhador em seu dia.

E esse outro dia foi de tempestade. A 1 que peguei no ano.Frio e chuva, parecia 1 ano antes. Vesti meu casaco,quando diminuiu um pouco e fui para a rua.Tudo fechado, claro,mas já havia visto na net que o Palácio dos Papas estaria aberto. Minha intenção era essa,porém ao chegar de taxi,pois escolhi um hotel que dizia ser perto do TGV, mas é longe de tudo e não tinha outra forma de chegar a praça que o mantém me surpreendi como petit train que faz parada ali.Paguei 10 euros e dei uma volta com comentários gravados em espanhol pela cidade.Como chovia nesse dia e fazia frio!

Hora de gastar mais 15 euros e entrar no Palácio. Enquanto estava lá dentro,a chuva deu um tempo. Vi o monumento, porém é pouco cativante a história. Os 3 papas que ali viveram  lá estao sepultados.O Palácio está em reforma, não imagino o que vão fazer. Chegou a noite,pensei em ir a igreja ao lado e conhecer.Mas,estava fechada.Então,não tinha mais nada a fazer. Comida comprada e a grande maioria dos lugares também fechados.Tomar outro taxi e ir para o hotel  era o que restava,apesar da chuva ter passado. 

Outro dia,2.5 abriu tudo,mas lá perto do hotel,era só residência,e na verdade a estação do TGV fica a cerca de 1 km.Sai de taxi,como na véspera, pois ia a uma área desconhecida até então, a zona de museu. Há 4,o primeiro fica na av principal e a entrada é gratuita. Uma antiga igreja com objetos egípcios.Logo de onde.Um lugar que havia ido há 3 meses. Para quem conhece a fonte,muito fraca a exibição. 

Sai dali,quem voltou?A chuva,não o temporal da véspera.Como choveu naquele início de tarde.Debaixo de chuva fui a 2 museus.Na rua de trás hâ um e a entrada é cara para o que exibe ou melhor,nada(8 euros).Voltei a andar,a chegada parecia que não teria mais fim.E fui parar no 3 museu do dia(animais empalhados-o assunto),entrada 10 euros e,praticamente ao lado,outro de 10 euros,uma super coleção de pintura do tempo do Renascimento. Até para mim,que não gosto e não entendo de nenhuma arte foi interessante conhecer. Esses foram os 3 dias em Avignon.Agora era pegar o trem a noitinha e ir para Marseille, dar inicio aos pontos turísticos de lá. 20240501_170058.jpg

20240501_165743.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Marseille 

Cheguei a Marseille as 21h,começava a anoitecer, pois o dia já é mais longo e fui para o hotel que está atras da estação. É mais caro?Sim,mas economizei transporte e fica só a poucos passos. Nos outros dias,quando já sabia o caminho,o fiz em 5 minutos ou nem isso. E ali tem um 4 estrelas muito bom da rede Ibis.

No outro dia, era hora de conhecer a cidade tão falada por causa do Olimpique,clube aonde jogou meu idolo Nenê e,mais recentemente, Payet de hop on hop off.Uma pena ele não passar no estádio Velodrome,ficou na vontade de ir lá com a musiquinha na cabeça  "Payet,Payet,Payet,Payet  é é é Gooooollll.Marseille tem muito a visitar,em 3 dias não dá,e tem gente que diz conhecer um lugar em 2 dias. Mais um exemplo está aqui que isso é mentira.

O bus turistico levou a igreja de Notre Dame de Marseille que fica em um monte aonde se vê a cidade como um todo(foto 1).O dia estava ótimo, fiquei maravilhado em ver a cidade.Um outro dia em que estive na cidade fui ao Parque Nacional Maritimo Calanques.É muito bonito, mas não desce do barco.Custa cerca de 33 euros e,no sábado,vai lotado.A formação rochosa que está na foto 3 é repetida,porém são belas,mas subsequentes. A saída do passeio é na orla,perto da do bus turistico e também do trenzinho que faz 2 roteiros pelo centro histórico por 10 euros cada uma.Fui ali 3 dia antes de ir a Cannes,pois nesse dia passei toda a tarde no passeio de barco. 

Também fui a um museu no começo da orla.É grátis,um castelo totalmente piratizado aonde não há móveis ou itens históricos, mas com um visual belíssimo. Fecha as 18h.O calçadao, por sua vez,aonde ficam todas as saídas desses passeios,é muito movimentado nos fim de semana de verão. 

Foram 3 dias de passeio, só tive tempo de conhecer a porção central de Marseille e não tive tempo de ir ao Velodrome,que fica longe.Mesmo sem tempo, pois não sou mágico, fico sonhando com os gols de Nenê e Payet. 

20240503_143422.jpg

20240503_130855.jpg

20240504_155525.jpg

20240505_151006.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Cannes

A tão famosa Cannes,tterra o cinema, me decepcionou no quesito turismo. Cheguei a noite de trem e fui ao hotel em uma avenida que liga a estação a praia. Ainda fazia frio e não era temporada.No outro dia conheci tudo, ficando o último dia disponível para ir a um dos pontos altos da viagem, Mônaco. 

Porém, Cannes conheci em poucas horas seus pontos turísticos. La tem um trenzinho, que se paga 13 euros em efetivo e ele te leva por toda a orla da cidade tão famosa. A parada são 10 minutos em uma igreja situada em uma colina.Dei azar,pois quando chegou lá, a chuva caia forte,mas é o que tinha. 

O Palácio dos festivais estava sendo preparado para os artistas. Não há visitas. Vi pelo lado de fora e fiquei andando por ali até o dia terminar. Não há nem museu, nem nada,a cidade é uma decepção. No outro dia ia a Mônaco, mas isso, conto abaixo. 

20240506_125150.jpg

20240508_133750.jpg

20240508_131059.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Monaco

Quem que cresceu na década de 80 não sonhou em estar um dia em Monte Carlo,lugar de inúmeras vitórias de Alain Prost e que um fdp paulista,de nome Gavião Bueno,publicitou para todo o pais,pela Tele Montecarlo,na época pertencente a rede Globo?Cresci vendo esse GP,todo ano torcendo contra o Gavião e seus gostos, afinal, quem torce,distorce e esse sujeito sempre foi muito chato querendo que todos tivessem o gosto dele.Como sonhei em um dia conhecer Monte Carlo.E chegou o dia!!!

Fui de Cannes pela manhã. Já que lá já teria visto tudo,sai no trem das 9h e as 11h estava no principado. Há um longo túnel que liga a parada do trem a cidade.Voce sai no centro. Eu parecia não acreditar quando vi os preparativos para o GP deste ano que aconteceria em 2 semanas por toda a cidade. Aqui teria necessidade do hop on hop off pelo pequeno espaço de tempo que teria na cidade,pois hotéis só por muito, mas muito dinheiro mesmo e teria que retornar no fim do dia.

Mas ele não demora,passou rapidamente e tem de 15 em 15 minutos.Para começar o dia,fui dar uma pequena voltinha por Mônaco.A 1 parada foi no Palácio do Príncipe.Há 1 ala em que se pode visitar e estava lotado.A família do príncipe mora do outro lado. Vi muitas obras de arte, salões de alto luxo e muita história do porquê ser um país tão pequeno que sobrevive até hoje.

Dali,fui almoçar em frente, para depois voltar ao bus turistico e ir ao gigante Museu Oceanográfico.É muito bom,embora custe caro a entrada(35 eurosentrada conjuntado palacio com o museu).Não deu tempo de ir a todo museu ou a outros.Peguei o bus turistico e desci no porto.Ali,há um pequeno passeio de barco de 5 minutos incluso no bilhete, só mesmo para tirar fotos e,ao voltar,era hora de seguir os guard rails e proteções de pneus para percorrer o túnel de ponta a ponta,como diria o Gavião,lembrando de toda a juventude e GPs que vi há décadas.

Não acredito ainda,o que faz a vida e me levou aquele túnel tão conhecido pela TV,mas nunca pensei em percorrer.Vi as entradas dentro dele, que são estacionamentos,e entendi o que via na juventude. Acabou o túnel,voltei e fiz a última parada.O cassino. Não tive tempo de visitar, apenas o contemplei pelo lado de fora e fui caminhando, ainda pela pista de F1,a estação do trem. Esperei o das 20h e as 22h estava de volta a Cannes,muito feliz com o dia, mas querendo ter um outro dia na cidade,pois o bus turistico é 24h e faltou ver uma parte de Monte Carlo. 

20240507_124809.jpg

20240507_163251.jpg

20240507_174329.jpg

20240507_183413.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Toulon

No dia seguinte,tive que escolher entre ir a Nice ou a Toulon.Optei pela 2 por ter encontrado um hotel barato em frente a estação. Será que acertei?Dali poderia ir a famosa Saint Tropez,mas fiquei sabendo de feriado olimpico em 2 dias.

Mas era tarde,deixemos isso para depois.Naquela noite fui impedido de entrar em um restaurante ao lado do hotel. Não entendi,talvez por não falar francês fluente.Sem problemas, jantei ao lado. No outro dia,véspera da chegada da tocha olimpica,já era feriado. Só entretenimento funcionava e o transporte. Aproveitei para ir ao museu nacional da marinha, ao lado da base naval de Toulon.Entrada a 10 euros e a exposição é muito boa.Fiquei ali até as 17h quando fui tomar o trenzinho turístico e dar uma volta pela praia, o que não é imperdível.Custo 10 euros. Terminado o passeio, terminou o dia e não soube que o outro dia seria feriado total,então tive que conhecer Toulon em apenas 1 dia.

20240509_133756.jpg

20240509_173342.jpg

20240510_120111.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Saint Troppez

Como já contei acima,feriado total para passagem da tocha olimpica as 10h na praia de Toulon.Esperei dar 12h para sair, mas não havia nada,nem onibus,nem gente na rua.Feriado total que descobri na parada do ônibus que, na estação de trem,estava vazia e não tinha bus. 

O único lugar que tinha era na gare routiere.Nao tive escolha, vou a região metropolitana, Saint Tropez com um passeio de 2h pela Riviera francesa. O que vi aqui já valia os 6 euros da passagem.É lindo o caminho,mas cheguei encantado e fiquei mais encantado ainda com a beleza da mentora de Búzios.

Só deu tempo de visitar o centrinho de Saint Tropez,ruas da Idade das Trevas, cheias de boutiques,carros caríssimos e muita patricinha linda.Cresci com essa gente embora no ES, mas adoro esse ambiente de elite.

Me juntei a eles e fiz uma visita a um forte,que hoje funciona como museu e tinha apenas 1h para subir o morro em que está localizado.É lindíssimo(fotos 2,3).A visita foi rápida,mas fiquei feliz.O sol caia.Poderia ter saído no barco que faz toda a orla as 17h,preferi o forte e acertei. De mar estou farto,afinal,ao contrário dos paulistas,nasci em frente. 

Voltei no último bus,saí as 20h e chega as 22h na gare routiere,em frente a estação e ao restaurante, consequentemente ao hotel, muito feliz com o dia.

20240510_160103.jpg

20240510_175256.jpg

20240510_175201.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Nimes

Nunca tinha ouvido falar na cidade e vi que existia pois um trem de Nice a Paris demorava(cascata de quem diz ser rápido) e tinha passagem comprada há meses para Copenhagen, que sai em outro relato.Descobri que o TGV parava em Nimes,que é uma cidade grande e medieval também, embora desconhecida dos brasileiros, como sempre viciados em mesmices de roteiros prontos  da CVC ou semelhantes. 

Tomei o TGV em uma manhã ensolarada de sábado,porém em Toulon.Em pouco mais de 1h cheguei. Fui almoçar a espera da hora de entrar no hotel Ibis, que fica atrás da estação. Muito bem atendido,fui conhecer a cidade a tarde no petit train que faz parada em frente a arena romana.Paguei 10 euros e dei uma volta pelo centro de reconhecimento da cidade. 

No outro dia, um domingo, fui a Arena que dizem ser conservada original há 2000 anos.Fiz um tour guiado por fone em espanhol ali.Fiquei impressionado.A tarde,caminhei pela avenida principal, parei no fórum romano,que é pequeno, antes de ir ao movimentado parque.Lá tem uma subida a torre de observação(também romana)na qual consegui chegar e subir suas escadas.Nao há o que ver acima,só chegar abaixo está bom,mas os turistas querem ver o que não há. 

Mais uma cidade conhecida em seu principal, outro dia,teria que chegar a Paris e Orly era minha próxima parada.

 

20240513_185932.jpg

20240512_195733.jpg

20240512_121300.jpg

Editado por D FABIANO
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Paris

O trem me deixou em Saint Lazare aonde tomei o metro.Fiz uma correspondência com a recém inaugurada linha 14 que tem como final o aeroporto de Orly. Tinha poucos dias para as Olimpiadas e,como recém inaugurada, gerava muitas dúvidas. É uma linha normal e a estação final novinha, mas aqui começam as novidades. 

Para quem nunca esteve vá preparado financeiramente, pois pagará a tarifa normal até a catraca de entrada. Ali,só passa se tiver um cartão especial Orly Aeroporto de custo de mais de 10 euros , vendido em bilheterias das estações ou em máquinas ali mesmo. Muito fácil, mas muito caro. E cheio de fiscal para conferir o uso dele,ou seja,ninguém pular.O usuário pagará pela construção da estação c9m essa taxa.

Chegando no velho e conhecido aeroporto, era comer alguma coisa comprada em um dos supermercados ali existentes para depois conhecer o atraso da Transavia, subsidiária de Air France,que opera por toda a Europa, mas você tem que ir ali,a base dela. Avião bom,mas antigo e sem nenhuma frescura, porém para um voo de 2h no máximo para que isso como na Iberia Express que me levou a Grécia?

Fim do relato da França, mas a viagem continua em um próximo, as belezas dos Países Nórdicos e Bálticos, pois embarquei para Copenhague. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...