Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Multa no Chile

Postado
  • Membros

Gente, pra falar a real eu não sei nem onde postar isso kkkkkkkkkkkkk

Em maio fui para Santiago e aluguei um carro, e hoje recebi uma cobrança no cartão de crédito de uma multa de estacionamento em local proibido de, pasmem, SETECENTOS REAIS, perguntando se eu reconhecia ou não a compra.

Alguém sabe se rola não pagar a multa? O que acontece se eu não pagar multas no Chile?

Heeeeeeeeeeellllllllppppppppppppppppp

Featured Replies

Postado
  • Membros
14 horas atrás, pmichelazzo disse:

Certamente isso aconteceu por ser um bom motorista e não ter levado multa 👍

Em 2016 o CBT foi alterado para prever o pagamento de multa aos estrageiros antes da saída da fronteira e, inclusive, com previsão de recolhimento do veículo. Porém, como depende de fiscalização na fronteira...

Deveria, mas não na prática.  O Chile utiliza o mesmo sistema dos EUA, onde o motorista deverá comparecer à juízo para responder pela multa.  Há pouco tempo atrás eles disponibilizaram o pagamento via internet para multas de baixa gravidade.  No caso de estrangeiros, os Carabineros tem a obrigação de parar o veículo para entregar a multa pessoalmente e instruir ao infrator, e quase sempre procederão à retenção de algum documento justamente para obrigar a que este compareça ao juizado para efetuar o pagamento.  

Há muitos pontos da cidade onde há pórticos eletrônicos de cobrança, até dentro do casco urbano, como na Av. Pres. Kennedy entre Las Condes e Vitacura, essa avenida que os turistas pegam para ir até o shopping Parque Arauco, Alto Las Condes e Mall Sport, além da Costanera (aquela subterrânea que circula a cidade de Santiago).  Quem é de fora, não tem a mínima ideia, mas estes pórticos são legalmente considerados pedágio, e o estrangeiro tem até 20 dias corridos para efetuar o pagamento via Pase Diario, mas na prática não se gera multa para patetes estrangeiras (o site de pagamento geralmente nem funciona se acessado de fora do país, caso alguém o queira pagar a posteriori).  Já aos nacionais...  Já paguei uma multa de mais de R$ 11.000 por ter ido de Pucón a Santiago e voltado sem ter lembrado de pagar o Pase Diario. 

Ah...  Esqueci de falar sobre a problemática da fronteira.  Se uma multa for expedida na presença do infrator e este tentar sair do país sem o pagamento da mesma, sim o problema será gigante, cabendo até prisão em alguns casos mais graves, principalmente se estiver vencido o prazo de comparecimento no juizado.

Editado por LeoRJ

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros
Em 20/07/2024 em 13:56, LeoRJ disse:

Flavio, eu respondo pelo Chile, país que morei mais de 10 anos e onde trabalhei em mesas legislativas municipais, onde estão incluídas contas, multas, condonaciones e outras coisas mais.  Já outros países, realmente cada um terá sua própria orgânica. 

Só pra complementar, também trabalhava com turismo e em nosso grêmio de empresários também haviam sócios proprietários de rentacar, inclusive um deles é meu melhor amigo no país.  Eles cansam de pagar multas de arrendatários porque estes bloqueiam o cartão de crédito para não arcar com seus compromissos, e digo, a maioria é brasileiro.   Pode ter certeza que não emitiria minha opinião se esta não estivesse fundamentada no que é a prática neste país. 

@LeoRJ então quem bloqueia o cartao e não paga, nao sofre nenhuma consequencia?

Postado
  • Membros
Em 19/07/2025 em 18:55, DgsAzv disse:

@LeoRJ então quem bloqueia o cartao e não paga, nao sofre nenhuma consequencia?

Infelizmente não haverá consequências, pois se trata de um contrato comercial entre o cliente e o rent a car, não do poder público diretamente com o indivíduo locatário.  

Sob a égide da ética, é algo que não se deve fazer, pois o rent a car terá que arcar com uma despesa que foi ocasionada por culpa exclusiva do locatário. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.