Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roteiro e Dicas Santiago e Pucon agosto 2024

Postado
  • Membros

Salve galera!

Como sempre, o fórum me ajudou pra caramba e portanto venho trazer o que descobri no Chile pra quem tiver se programando pra ir pra lá. A Viagem acabou de acontecer entre o dia 7 e 17 de agosto de 2024. Fomos a Pucón e Santiago.

1ª Coisa - Muitos influêncers, principalmente do tiktok e instagram têm divulgado o Chile desde o ano passado, e por isso saiba, esse ano e acredito que até 2026 o Chile vai estar bombando muito. Todo mundo decidiu ir pra lá. As cias aereas tem feito promoções, e a galera vai na onda. Mas fica o alerta: As coisas lá no Chile são caras pra kct. Não vai achando que é cambio Blue da Argentina que tu vai se ferrar. Na conversão atual, a comida em Santiago e Pucon, no jantar pra duas pessoas vai sair numa média de 200 a 400 reais.

Sabendo disso, o air bnb ou hostel com cozinha pode te salvar em uma viagem de 10 ou mais dias.
Mas saiba que mesmo o mercado pode ser caro. Claro que melhor do que restaurante.

Não inventa moda de querer levar comida na bagagem pra lá, tipo arroz ou qualquer coisa assim, pq eles são chatos pra kct com entrada de comida, nozes, sal, pimenta e etc. Não pode.

Se você pesquisou um pouco, viu que tem muita gente sendo roubada no Chile. Santiago é uma metrópole, e roubam lá, como roubam em Paris, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York, etc.
Galera, não quer ser roubado? Bolsa pra frente, celular e carteira nos bolsos de dentro do casaco. Se tiver zipper, melhor ainda. Fica de olho em quem tá ao redor, e se for tirar foto e gravar na rua, principalmente no centro, usa o cordão na capa do celular(se você não tem uma, vende em todos os camelôs, do Chile à França). Tivemos essas precauções e deu tudo certo de boa, com fotos em tudo que quisemos, até no centro.

Minha viagem durou 10 dias e fui com minha esposa, sem criança. Temos um Canal no Youtube sobre cervejas artesanais (Chamado No dos Outros... É cerveja!)  então a gente tem uma tendência a procurar pubs com cervejas diferenciadas, mas tirando isso nossas dicas podem servir pra ajudar a viagem de qualquer um.

De forma geral, o Chile é um país diurno. As paradas abrem entre 9h e 10h e fecham entre 18h e 20h, então se você curte vida noturna, esquece. Meia noite, a capital fica um deserto. Poucas coisas ficam abertas. Até 2h tem o Patio Bellavista (caro e hipervalorizado). Até 1h tem o Oculto Beergarden em Providência (Disparado o melhor lugar pra jantar/tomar uma breja que conhecemos.)

Vou colocar o roteiro que fizemos entre Pucon e Santiago e as dicas que posso dar nos passeios. Vou fazendo dia a dia. Espero que possa ajudar quem tá se organizando pra ir pra lá.

Roteiro Geral:
 

07/08/2024 (4ª Feira) – Chegada Santiago - Ida pra pucon

08/08/2024 (5ª Feira) – Pucon Centro

09/08/2024 (6ª Feira) – Cerro Pillán para Ski + Jantar

10/08/2024 (Sábado) Termas Indomito + Jantar

11/08/2024 (Domingo) – Rolé na cidade + Cassino + Volta pra Santiago

12/08/2024 (2ª Feira) – chegada em Santiago + Jantar No Costanera

13/08/2024 (3ª Feira) – Cerros: Sta. Lucia e San Cristobal + Jantar no Brewpub intrinsecal

14/08/2024 (4ª Feira) –  Vinicula – El Principal Tour Sunset

15/08/2024 (5ª Feira) – Parque Safari em Rancagua / Jantar no Oculto Beergarden.

16/08/2024 (6ª Feira) – Passeio pelo centro historico: Paris-Londres, Plaza Moneda com Palacio, passeo bandeira, Plaza de armas: Catedral, municipalidad, correos. Mercado Central. Emporio Zunini pra comer uma empana de pino. Mercado pra brejas e vinhos pra trazer: Jumbo pra breja, Santa isabel pra vinho.

17/08/2024 (Sábado) - Volta pra casa 5h da manhã.

IMG_20240807_155754.jpg

Editado por Marcelo Carpenttiere

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

16/08/2024 (6ª Feira) – Passeio pelo centro historico: Paris-Londres, Plaza Moneda com Palacio, passeo bandeira, Plaza de armas: Catedral, municipalidad, correos. Mercado Central. Emporio Zunino pra comer uma empana de pino. Mercado pra brejas e vinhos pra trazer: Jumbo pra breja, Santa isabel pra vinho.

1ª Dica - O Centro da Cidade é disparado onde mais se ouve história de gente que foi roubado. Em Santiago as modalidades de assalto mais comuns são os famosos mão leve e mão grande. No metro, os mão leves (mulheres, homens e idosos, tem de todo tipo) enfiam a mão no seu bolso, na mochila etc e tiram sua carteira e seu celular sem vc nem sentir. Pra se proteger, coloque bolsas pra frente, e carteiras e celular no bolso interno do casaco e feche o casaco. Na rua, principalmente no centro, o mais comum é o mão grande: Você tá ali com o celular na mão tirando foto da de algum lugar, vem alguém puxa o celular da sua mão e sai correndo, ou pedalando pq é muito comum eles estarem de bicicleta e até patinete. Novamente, carteira no bolso do casaco ou grana na doleira dentro da calça. Pra proteger o celular, em qualquer camelô de esquina em Santiago, você acha uns cordões que tem uma plaquinha que você coloca por dentro da capa do celular, aí você enrola o cordão no pescoço ou no pulso, e se algum trombadinha tentar arrancar da sua mão, não vai conseguir e só vai sair correndo sem nada. Compra logo um cordão bem colorido, pq aí o trombadinha já vai ver de longe que nem adianta tentar se dar bem em você.

2ª Dica - Comece descendo na estação Universidad de Chile, fica perto do cruzamento das ruas Paris e Londres que é muito bonito de fato. Ali perto tem também uma La Mondial pra você comprar chocolate nos melhores preços de Santiago.

3ª Dica - Dali dá pra ir andando até a Plaza Constituicion, onde tem a sede do governo no palácio de La Moneda. Tem tour mas tem que marcar antes, e tem uns horários para você ver a troca da guarda na frente do palácio. Eu particularmente não gosto de dar esse tipo de prestigio pra milico então não fiz questão de ver.

4ª Dica - De lá é pertinho pra ir no Passeo Bandeira, e de lá pra Plaza de Armas, onde você vê a Municipalidad, uma bela agencia de correios, e a Catedral de Santiago, que diga-se de passagem, é lindíssima. Mesmo que você não seja religioso, as artes da catedral são muito bonitas e leva um bom tempo pra ver tudo lá dentro.

 

5ª Dica - De lá dá pra ir até o mercado central conhecer. Lá tudo é muito caro, principalmente pra comer as tais centollas e as pessoas ficam enchendo muito o seu saco pra você ir comer nos restaurantes deles, então prepare sua bazuca de "no gracias" e vá em frente. 

6ª Dica - Essa é muito boa: na esquina do Mercado central, tem o Emporio Zunino. É um lugar onde os locais vão comer empanadas. A mais tradicional é a de Pino e é uma delicia. Um desses sabores locais que vale muito a pena provar. o preço é bem acessível, e tem fila saindo até na rua. Não se assuste! A fila anda rapidinho e te garanto que vai valer a pena.

7ª Dica - Tire um tempo para visitar a galeria Drug Store em Providência. Não é lá muito barata, mas se quiser comprar um mimo especial de presente pra alguém, lá você vai achar. São lojas com produtos originais, diferentosos, moda autoral, etc.

8ª Dica - Os melhores preços pra comprar vinhos é o Mercado Diez, principalmente se você quer comprar em quantidade. Mas as vezes o Santa Isabel e o Jumbo fazem ótimas promoções especificas. Se você quer comprar cerveja artesanal no mercado, só vai encontrar variedade no Jumbo. Nem sei se em todos, as melhores achei no Jumbo do Costanera shopping.

 

IMG_20240816_112941_1.jpg

Editado por Marcelo Carpenttiere

Postado
  • Autor
  • Membros

Dicas finais:
1ª Dica: Em Santiago já me hospedei no Centro e agora em Providência. Providência é um bairro bem agradável e muito mais seguro. Alguns Airbnb's em Providência podem sair mais em conta do que hoteis do centro. Outros bairros legais são Lastarria e BellaVista.

2ª Dica: A água(de garrafa) no Chile é muito salgada. A melhor marca é a Benedictino, ou a da coca cola que vem escrito bajo sódio.

3ª Dica: Evite o Costaneira Shopping sexta, fim de semana. Fica insuportavelmente cheio. No nível "não dá pra andar".

4ª Dica: Os Chilenos, em geral, tem o desagradável hábito de andarem colados em quem está a sua frente. Eles não passam você até que você pare totalmente. Isso em um lugar onde a onda de criminalidade está em alta é bem desconfortável. Principalmente se você tem o "sentido aranha" de um carioca. Não se irrite, apenas desvie da frente e ceda espaço para que eles passem por você.

5ª Dica - Tanto em Pucón quanto em Santiago existem lojas inteiras de roupas de frio e de neve de segunda mão mas em ótimas qualidades. Se você aluga roupas usadas de neve, talvez valha a pena ver algumas dessas lojas, na "rebaja", que são as promoções, as vezes por 20, 30 reais a mais você compra ao invés de alugar. E algo até em melhor estado.

6ª Dica - Se for ficar em hostel ou airbnb pra economizar na comida, vai precisar ir ao mercado. No Chile eles não te dão sacola no mercado, por isso, se possível, leve aquela sacola de compras retornável daqui, ou leve sua mala de mão vazia para colocar as compras.

7ª Dica - Leve todos os seus itens de higiene daqui porque lá é caro. Pasta de dente, shampoo, condicionador, sabonete, creme de barba, gilete etc.

8ª Dica - Farellones tá  bombando pelo mesmo efeito tiktok que falei nas dicas. As filas estão gigantes, em media 1h ou mais pra cada atividade. Pela hiper procura, as agencias saem cedo, mas perdem muito tempo no aluguel de roupas e equipamento, e foram orientadas a voltarem as 15h30... Tem caso de gente dizendo que entrou no parque e conseguiu descer na boia uma vez e olhe lá. Acho absurdo pelo preço que se paga de entrada mais aluguel de roupas e tranfer. Por isso achei melhor não ir. Já tinha curtido neve em Pucón.

9ª Dica - Se apesar disso você quiser ir, alugue sua roupa na A loja de neve na rua constituicion 256 (mas chegue cedo pq uma hora antes de abrir já tem fila, e as melhores roupas são pegas cedo).

10ª Dica - Pra subir sem agencia tem que chegar as 7h no Mini Shopping Omnium, na avenida Apoquindo 4900, a três quadras da estação Escuela Militar do metrô (linha 1). De lá saem vans do próprio complexo El Colorado (a 16.000 pesos por pessoa. Tem também a ski total, um pouco mais carinha.) Durante a temporada os Buses sobem de 7:30 até 9:30 continuamente. Compre ida e volta. Eles passam em Farellones. A volta é entre 16h e 17:30, o que te permite aproveitar um pouco a mais depois que as agencias levarem a maior parte das pessoas embora.

Editado por Marcelo Carpenttiere

Postado
  • Autor
  • Membros

No mais é isso, galera. Espero ter podido contribuir um pouquinho pra quem tá indo agora e nos próximos anos pro Chile. O fórum sempre me ajuda muito nas minhas viagens e me sinto com vontade de dar minha colaboração também. O país é incrível, com visuais sensacionais, e um povo muito gentil e educado. Seja com filhos, com amigos ou seu companheiro amoroso é uma trip que vale muito a pena! Tamo junto e até a próxima viagem!

  • 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Respondendo atrasado... parabéns e obrigado pelo tópico. Já conseguirei antecipar e evitar várias coisas com suas dicas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.