Ir para conteúdo

Natal em Recife


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Natal em Recife

 

  • Tradição. Essa palavra é respeitada no mundo inteiro e no Recife sua função fica clara na época do Natal. Na hora das apresentações dos grupos folclóricos, entre outras coisas, são relembradas batalhas dos portugueses e árabes desde os séculos da Idade Média.
     
    Os pastoris têm jornadas e suas cores são encarnado e azul. As meninas dançam uma, duas horas e é bem provável que dancem por mais tempo, caso o clima da platéia seja de euforia. O público aparece também para ver o reisado. O tema que eles apresentam merece atenção, fala de um passado quando existia rei em Portugal. E o próprio soberano está ali com sua coroa e espada para enfrentar o inimigo árabe. Então, os turistas menos informados veriam nele um samurai ocidental? Já a realização do folguedo da Nau Catarineta implica na história de uma tripulação que é dada por perdida no mar, durante sete anos e um dia. Duas violas acompanham a dança dos marinheiros e a agonia é mostrada através dos textos recitados, cantados e encenados. Segundo o grupo, a nau catarineta de Canguaretama do Rio Grande do Norte se configura como a única do Brasil. A apresentação foi vista com toda magia no Sítio da Trindade na capital pernambucana.
     
    Os espetáculos do ciclo natalino são entrelaçados pelas luzes ornamentais que já fazem parte do cartão postal. Quem atravessa as pontes à noite no corre-corre das compras de final de ano vê um caleidoscópio multicolorido nos quatro cantos do centro do Recife.
     
    Mesmo que a cultura popular esteja sendo atropelada pela novela da globalização, ela continua forte. Deixar de admirá-la, jamais!

Edmilson Vieira é artista plástico e escreve crônicas. [email protected]


Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...