Membros Maira Postado Maio 30, 2011 Membros Postado Maio 30, 2011 Olá Pessoas, Com um promoção da GOL, eu consegui ir para Salvador com a minha mãe por somente R$260,00 ( com tarifas inclusas), eis o nosso relato com fotos das 28h que estivemos ali. > Hospedagem: HOSTEL COBREU - (localização: Centro Histórico do Pelourinho) - Custo : R$60,00 para 2 pessoas > Translado Aeroporto / Hostel - R$ 75,00 Nós chegamos lá por volta de 00:10Vista do Hostel De manhã: Quando levantamos de manhã, fechamos um pacote com o mesmo motorista que nos levou do aeroporto até o hostel, e fizemos um taxi tour pela cidade com ele - Custo R$ 100,00 reais - tempo do passeio - 4h 30min - Todo o Centro Histórico + Itapuã, foi bem legal e seguem as fotos: Rumo a igreja de Santo Antônio ... Sem deixar de pedir um marido, aproveitando que já estava ali Vista de parte da cidade na frente da Igreja de Santo Antônio: Vista de frente da Igreja Sr. Bonfim: Igreja Sr. do Bonfim Forte Monserrat Praia da Barra ... Rumo ao Farol da Barra Passa uma tarde em Itapuã .. Fala de amor em Itapuã .... Sem deixar de comer o famoso Acarajé da Cida ali em Itapuã, super famoso!! E eu que nunca gostava nem do cheiro do acarajé, comi e muito e descobri que não tem nada haver com os que são vendidos aki no Rio com um cheiro horrível e pra lá de enjoativos ... Fomos ao mercado Modelo e Elevador Lacerda... Como eu não consegui um mapa do Pelourinho por estar em falta, eu consegui tirar uma foto do quadro: Sem deixar de fazer um tererê no cabelo e ir a um show de olodum .. muito legal para fechar a noite ! Quanto voltamos para o Hostel, eis que damos de cara com a lenda urbana chamada Jaime que perambula por Salvador ... muitooooooooooooo sinistroooo fora o susto!!! Foi bem legal pessoas .. em um dia e algumas horas a mais que valeu a pena !!! Custo total (souvenirs + comida + translado etc...) R$ 750,00 Até uma próxima Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Maio 30, 2011 Membros de Honra Postado Maio 30, 2011 Olá!! Muito legal seu Táxi Tour!!! Ainda mais pelo tempo tão curto que ficaram!!! O taxista é torcedor do Bahia!!! ahuahuahuahua Ainda bem, chega de rubro negro por aqui!! Menina, vc deu de cara com o Jaime Figura!! Ele é artista plástico, gente finíssima, a príncipio dá medo mesmo mas basta conversar um pouco com o cara que vc percebe que é um "cabeça". Tem um post no site overmundo que faz uma comparação entre o Jaime Figura e Jean-Michael Basquiat, artista de rua de NY City. “Eu vivo aqui pensando como sobreviver, Enquanto o mundo vai girando”Jaime Figura Quem avista a primeira vez aquela figura exótica, com máscara de ferro, vestes que lembram os orixás Exu e Oxóssi e apetrechos espalhados pelo corpo, caminhando pelas ruas do Comércio, nem imagina que por trás de toda aquela parafernália existe um ser humano sensível e intelectualizado. Jaime Figura, como é conhecido e prefere ser chamado, é o tipo de artista que provoca inquietações por onde passa. “Eu comecei a me vestir assim por conta da minha trajetória de vida, os sentimentos em si, que me fizeram fazer um trabalho que vestisse meu corpo através do tempo para violência. Quando surgiu o movimento punk eu era visto como marginal e as pessoas insistiam em olhar em meus olhos e dizer que eu era cínico, marginal, diante disso eu peguei e escondi o rosto para que vissem só a minha obra”, disse Jaime. Aos 53 anos, o homem-figura diz já ter sido agredido várias vezes e a maneira como ele responde essas agressões é utilizando os apetrechos que transformam o ex-boêmio num personagem que desperta a curiosidade dos que transitam pelo Bairro Comércio de Salvador. O artista misterioso diz não se importar com o medo e o preconceito que algumas pessoas têm da sua corporatura, uma vez que ele não se vê. “Eu não me olho no espelho para não ver o que as pessoas estão vendo, por que se eu sair de casa e me olhar no espelho eu irei ver que estou realmente diferente do ser humano. Quando alguém se assusta comigo eu digo que não sou aquilo que a pessoa está vendo, me olhar é ver a imagem que a ordem faz”, falou Jaime. Jaime Figura é um autodidata do Comércio, um andarilho que inspira poesia e inteligência e ainda assim o menino que não se conhece até hoje fala com tristeza da rejeição familiar. Segundo ele, por ser um homem negro que vestia roupas exóticas, a família não lhe dava crédito. Entretanto, Jaime possui vários filhos, já teve várias mulheres e amantes. Atualmente ele vive com a última família. O artista diz que por ser um boêmio, ele teve várias mulheres, mas não se casou com nenhuma, pois o que ele queria é ter filhos. Apesar de ser um bom vivant, diz ser a própria morte por não desfrutar da vida como antes, vida que ele define como gostosa. O ser vivo, não ateu, que dorme em caixão, não esconde certa melancolia ao falar de uma das suas amantes, que morreu. Segundo Jaime o amor não vingou por conta das diferenças sociais, ela era uma dama da sociedade e ele um artista marginalizado. “A morte dela foi horrível, apesar de não poder ficar com ela por causa das famílias que também não permitiam uma imagem dessas se relacionando com uma mulher da sociedade”. Durante a entrevista, crianças passam e mexem com Jaime, que tem uma reação inesperada e diz que as crianças são a sua morte, pois ele não pode abrir mão delas. “As crianças me adoram, mas eu não posso deixar, pois eu não sou palhaço e se eu fizer sintonia com elas eu perco minha essência”. Jaime, que em breve vai inaugurar seu atelier com obras sobre as peripécias de Hitler, afirma ter pouco estudo e já ter vivido de renda, entretanto, no período de crise do governo Collor, ele caiu na miséria. Assim como Jean-Michael Basquiat, artista que viveu em Nova York, que vivia pelas ruas fazendo arte nos muros, Jaime constrói sua arte. Ambos frutos do contexto urbano, Jaime Figura reproduz sua ambiência em seu corpo e nas paredes do mercado modelo. VANESSA BARROSO Citar
Membros Maira Postado Maio 30, 2011 Autor Membros Postado Maio 30, 2011 Oi Frida e Pessoas, Gostei demais de Salvador, algumas coisas me chamaram muito a atenção: - Os negros realmente tem orgulho de serem negros, a maioria dos homens em salvador que eu percebi por onde andei, sempre com os cabelos com rastafari ou tranças, minoria dos homens com cortes curtos. - O acarajé dá de 1000000000 x 0 nos acarajés vendidos aqui no Rio, os daqui quando eu vejo uma "baiana" vendendo eu mudo de calçada pq meu organismo faz intolerância ao cheiro do dendê que tem nele. - Indo em uma próxima vez, com certeza comprarei quadros, os que são vendidos em Salvador ( mercado modelo), tem preços muitooooooo em conta fora que são lindíssimos !!! - Os termos utilizados pelas pessoas também me impressionou, vendo os adolescentes falando imposssível de entender alguma coisa .. tipo - SACINZEIROS (não sei se escreve assim - termo dado para os moleques que usam Crack, outro foi BOLO DOIDO (amante, "rolo" como dizemos no Rio) e descobri que PIRIGUETE (tem outro sentido em salvador é a cerveja ou refri em lata pequena que o normal) - Uma coisa que me assustou foi a persistência dos moleques que vivem nas ruas, eles ficam persistindo .. torrando o saco pedindo dindin... - Nos becos a cerca do Pelourinho, o quantitativo de gente usando crack seja qual horário for é assustador, lembra akela rua do crack em SP. Chao, Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Maio 30, 2011 Membros de Honra Postado Maio 30, 2011 Olá!! Esses 28h foram bem aproveitadas, visto que vc conheceu os principais pontos turísticos, deu até pra ter contato com o vocabulário pitoresco do baiano... Volte mais vezes pra conhecer mais de Salvador e da Bahia, como a Chapada Diamantina, Península de Maraú, Itacaré, Costa dos Coqueiros etc... vai uma lista pra vc ir treinando pra próxima vez que vier!!! abraços!!!!! ALALAÊ - Espantar para longe uma coisa maldita.Usado quando se fala uma má notícia. Exemplo: Já pensou em passar mal no dia do caruru de Santa Bárbara? Alalaê!!! ARREGAÇAR - Agir rudemente. Botar pra quebrar. Bagunçar. Exemplo: Hoje eu vou arregaçar na festa!!! AXEZEIRO - Termo depreciativo para designar quem gosta de Axé Music. BALA - Coisa muito boa. Exemplo: a festa estava bala!!! BARBIE - Gay que tem o corpo musculoso, definido e que não apresenta trejeitos efeminados. BARCA - 1. Automóvel. Os mais possantes são chamados de nave em oposição a arabaca (carro velho). 2. Festa, muvuca. O frequentador assíduo destes eventos e chamado de barqueiro. BICHINHA QUAQUAQUA: Gay sem valor. Aquele que fica procurando encrenca com os outros. BOCA DE SULAPA: Boca muito grande . Larga. BUNDA DE NOVELO: Bunda pequena, murcha. CABEÇA DE MAMÃO MACHO - Indivíduo desprovido de inteligência. Cabeça vazia. CALÇOLUDA: Moça estudada. Acadêmica. C.D.F. Pouco feminina. CAPETA: Bebida feita de Leite condensado, Rum ou Vodka, Guaraná em pó ou Xarope de guaraná, Chocolate em pó e Frutas cítricas. Vendido em festas de largo. Na variação mais popular só entra o Rum ou Vodka e Chocolate em pó. CARA DE EXU - Pessoa feia. Alguém que irrita. Exemplo: Lá vem aquele cara de exu. CARA REMOSA - Feio, mal encarado. 2. Também utilizado para rosto coberto por acne. CATITA - Mulher feia. CÊ - Você. CEDER O MARQUÊS DE RABICÓ 1. Fazer sexo anal 2. Virar homessexual. CHEIO DE CANJIBRINA - sUJEITO COMPLETAMENTE EMBRIAGADO. COBREIRO - Cobrador de ônibus. COCÓ - Pessoa falsa. Traiçoeira. O mesmo que Cobra Criada. COLONDINA - A mulher do diabo. Utilizado como xingamento. Exemplo: Lá vem aquela colondina. COMER COM A TESTA - Desejar alguma coisa impossível. Quando você vê, quer, e a ação fica só no pensamento. COTICHI - Ânus. Forma invertida da palavra chicote que é sinônimo de ânus. CRUACA -Cachaça. CRUANA - Mulher feia. DAR O NINJA - Sair de fininho, sem que n inguém perceba. EMBAÇAR - Atrapalhar. Ficar no caminho. EM VEREME - Indeciso. Não saber que posição tomar diante de uma determinada situação. FILHA DE ZÉ DA MANGA - Namorada fictícia de um solteirão, cuja masculinidade é colocada em dúvida. Exemplo: A namorada de Betinho? Só se for a filha de Zé da Manga. FUÊN - Fanho. Pessoa que fala de forma anasalada. GALINHA - Homem ou mulher que namora todos que aparecem. GAZUMBA - Grupo reunido para farra. GUENTAR - Suportar uma situação difícil. Roubar. Exemplo: O vagal guentou minha carteira. HORA DE RELÓGIO - Uma forma de ressaltar que se passou muito tempo envolvido em determinada atividade. Exemplo: A reunião durou seis horas de relógio. INCHA PÉ - Cachaça ruim. JACARÉ - Homem que fica masturbando-se na praia, dentro da água, enquanto olha as mulheres de biquini. LASCADOR - Homem sedutor. Galinha. O cara que ganha todas as mulheres. MACACA - Maconha. MADERAR - Fazer sexo. Transar MARESIA - Vontade de não fazer nada. Lezeira. Preguiça. Falta de disposição. MAESTRO - Gay. Utilizada no interior da Bahia. Tem como expressão equivalente: "cebolado". MEIA PEDRA - MEIO TIJOLO - Mais ou menos. METER A DISGRAÇA - Bater. Esmurrar. MINHA COR - Conhecido. Alguem a quem se pode pedir um favor especial. O mesmo que corrente. Tratamento afetuoso que hoje é bem mais frequente que o antigo "meu nêgo" ou "meu preto". MISERAVONA -Femme fatale. Poderosa. também usado para as meninas que se destacam nos shows de pagode. Mulher sedutora, que deixa os homens babando e não leva desaforo para casa. MIXOXO. Zanga. NA GODERA - Beber às custas de alguém. exemplo: João só bebe na godeira. NHANHÁ - Fazer amor. NA MANHÃ - Conseguir algo facilmente. ODOBRÓ - Comida ruim. Dificil de engulir. OLHAR DE CURURU DE PÉ DE SERRA - Homem paquerador. Aquele que tem capacidade de sedução. Conquistador. OS LORO - Definhar até um estado preocupante. Ficar que só o couro e o osso. Exemplo: Joana tá só os loro. OUVIDO DE TEIÚ - Pessoa que tem boa audição. PARICEIRA - Estar em pé de igualdade com alguém. porém é bem mais usado para rejeitar a comparação. Exemplo: Está pensando que sou sua pariceira? PEQUENAS DE EULÁLIA - Situação financeira ruim. PERIGUETE -Mulher saliente, coquete, namoradeira. Também chamada de ninja. PEREPERÊ - Confusão. Agonia. PIPIO - Pessoa míope. PLANTADO - Ligado. Atento. PIRIGUETAR - Namorar - Paquerar - Galinhar. POCADO - Rapaz que malha e tem músculos volumosos e bem definidos. QUAL É DE MERMO? - Forma de se inteirar sobre um acontecimento ou de perguntar como alguém está passando. RANCÁ - Tirar do lugar, arrancar, subtrair. Bastante utilizado em fofocas, tipo: "Ele só queria rancar dinheiro dela" RAPÁ - Uma forma de tratamento. É a corruptela de rapaz. Exemplo: Rapá, cê nem imagina como aquela praia é massa! ROXINHA - Tratamento carinhoso para mulheres. O equivalente a neguinha. SACI LAMBÃO - Homem feio que nenhuma mulher quer. SENTIDA - Carne em início do processo de deterioração. Aquela que já tem gosto ruim. TRANSAR - Fazer sexo. TRESONTONTE - Tem hoje, ônte, antonte, e também tresontonte. URUVANGA - Mulher de má conduta e feia. VAI CHORAR NO PÉ DO CABÔCO - Utilizada para situações onde não se tem o que fazer a não ser reclamar. Recriminação a quem está reclamando. VARIADO NOS SEISCENTOS - - Rápido, objetivo. Pessoa Prática. XIBIATAGEM - Frescura. fita. equivalente a "fazer doce". Exemplo: Aquela moça é cheia de xibiatagem. XIBIU - Vagina. XURUPITAR - Fazer sexo. ZIGNAL - Enrolar. Engabelar alguém. Exemplo: Vou dar um zignal naquele cara que não sai do meu pé. [creditos](Publicado no Jornal A TARDE de 22 de janeiro de 2003, como colaboração dos Professores Roberto Albergaria, Maria de Lourdes Siqueira, Edvaldo Rebouças e o Jornalista José Castro.[/creditos] Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.