Ir para conteúdo

3 meses pelo sudeste asiático


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Olá, galera!

Pretendo fazer uma viagem para o sudeste asiático entre janeiro a abril de 2026. A ideia inicial é passar pelos seguintes países:

Vietnã 

Camboja 

Laos

Malásia 

Cingapura 

Tailândia 

Indonésia 

Ainda não tenho roteiro, estou na fase de planejar os vôos, aceito dicas!

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Muito obrigada pelas informações!!!! 

Eu estive sem mexer nessa ideia de roteiro nos últimos dois meses, voltei a ver isso hoje e me deparei com suas ricas informações!!! Valeu msm!

  • Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado

Creio que não será lugar para estar já que a maioria dos países do Sudeste Asiático exigem visto (seja e-visa, visa-on-arrival ou mesmo ida ao consulado) ou algum tipo de ETIAS.

Mas sempre se encontra algum lugar para ir...

  • Membros
Postado

Olá, pessoal, olá @pmichelazzo !

Falando com alguns mochileiros me indicaram fortemente a Filipinas também, olhando no mapa acredito que um roteiro circular seria o seguinte:

Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Indonésia e Filipinas.

Alguma dica sobre essa ordem de países?

Quantos dias vocês recomendariam em cada país?

Sobre voos, o mais barato até agora seria ida e volta da Tailândia (R$6.040,00), porém sei que devo considerar um voo para voltar da Filipinas para Tailândia caso siga esse roteiro que coloquei acima.

Sobre mochila, a ideia é viajar com uma mochila de 40 litros e uma outra mochila pequena.

 

Desde já, agradeço imensamente as dicas!

 

  • Colaboradores
Postado

@Letícia210691

Penso que a sequência está coerente em relação as conexões entre aeroportos. Entretanto, pode ser que precise fazer ajustes dependendo do que deseja ver em cada um dos países. Por exemplo: se você não deseja ir para o norte da Tailândia (Chiang Mai/Rai), você poderia ir para Kuala Lumpur, depois Cingapura e ir subindo, que seria mais lógico. Mas aí vem um "problema"que são as praias. Se você quer conhecer o norte e também as praias, inevitavelmente terá que transitar pelo país OU dividir a estada em duas. Exemplo: na ida você faz Bangkok e arredores, vai para o norte, entra no Laos, entra no Vietnã por Hanói, vai descendo até Ho Chi Minh. De lá, faz uma curva para ir ao Camboja e, de Siem Reap, vai para Cingapura ou Kuala (aqui só depende do valor do voo entre as duas). Feito isso, entra na Indonésia (via Jacarta, por exemplo) , faz o rolê e sai para as Filipinas por Bali. Chega nas Filipinas, faz o paranauê e, seja de Cebu ou Manila, voa para Phuket, onde então pode fazer as praias. Terminou? Volta para BKK e volta para casa. Este é somente um exemplo das "n" variáveis possíveis para seu roteiro.

Estou planejando uma viagem para a mesma região em época próxima, porém algumas coisas ficarão de fora, que são:

  • Laos - já fui, quebrei um dente, não vi nada por ter pouco a ver, comprei uns CD's bacanas. Não preciso voltar.
  • Indonésia - não gosto de Jacarta. É uma mistura de São Paulo + Rio de Janeiro com duas pitadas bem fortes de Nova Déli e mais uma boa dose de Porto Alegre em tempo de chuva, mas iremos para Bali e ilhas próximas por questões pessoais.

Eu já fiz dezenas de simulações de voos e, em meu caso, a melhor relação custo-benefício está num voo de Bruxelas para Hong-Kong, ida e volta, mesmo não ficando em HK pois já conhecemos bastante. O "problema" (pelo menos em meu caso) é que, como planejo voltar entre dias 20 e 25 de Abril, ainda não tenho essa opção de data no Flights e outros agregadores (mas nas companhias você encontra) e por isso estou deixando para "mais adiante" a fim de simular um open jaw chegando em HK e voltando pelas Filipinas a fim de ter certeza que BRU-HKG-BRU é melhor que BRU-qualquer buraco-qualquer buraco-BRU ou qualquer outra opção.

Tempo em cada país....

Essa pergunta é complicada e a resposta depende de cada pessoa, do que ela gosta, do que não gosta, quanto tempo tem para viajar e quão fundo é o bolso.

Eu quando fiz este "circuito" que está planejando, tinha somente duas semanas. Então fiquei um dia em BKK pois "estava de passagem" (BKK era "do lado" de onde eu morava e sabia que voltaria, então não tinha porque gastar tempo lá), fui para Udon Thani e de lá entrei via terrestre no Laos por Nong Khai. Perdi 3 dias em Vientiane e de lá fui para Luang Prabang. Fiquei mais 4 dias e fui para Hanói. Zanzei um pouco pelo norte, fui para Ho Chi Minh e fui para Cingapura só para comer um churrasco e fazer uma conexão para minha casa (o rodízio mais caro que já paguei na vida, US$ 195,00). Numa segunda vez, fiz Siem Reap, Phom Pehn, Malásia, Cingapura e um baita rolê em BKK. Preenchi a cartela e fui embora.

Desta vez estou reservando: 15 dias só para o Vietnã (Hanói, Hue, Da Nang, Ho Chi Minh, Can Tho), 5 dias no Camboja (só Siem Reap), 3 dias em Cingapura (não precisa mais que isso porque é um "bairro" de SP), 4 em KL e Putrajaya (voltaremos no futuro para Langkawi e ilhas Andaman & Nicobar), 7 dias em Timor-Leste, 10 a 15 dias em Bali e arredores e 15 dias nas Filipinas (pode até acontecer uma paradinha relâmpago no Sultanato de Brunei mas vai depender da minha boa vontade de ir até o consulado tirar o visto).

Uma ferramenta que uso para gerenciar toda a viagem que faço chama-se Trip-It. Nela comecei a colocar os voos atualmente abertos e estou ajustando aos poucos, acrescentando um dia aqui, tirando outro lá, vendo quanto custa voo X para lugar Y, simulando um ponto de partida diferente e assim por diante, dependendo de algumas respostas antes de bater o martelo, além de algumas datas que são fixas devido a comemorações de aniversários e ano novo vietnamita e hindu que "preciso" estar em lugar X na data X.

Fora isso, por quê não fechei meu roteiro? A United iniciará um voo de Hong Kong para Ho Chi Minh em Outubro. Este voo me interessa muito pois posso inverter minha viagem entrando no Vietnã "por baixo" e subindo, pagando a mesma coisa que voar pela Vietjet, com horário que posso chegar em Hong Kong e pegar o voo no mesmo dia, economizando nesta brincadeira 140 Euros de um hotel no aeroporto. O mesmo acontece com o voo para o Timor Leste. Hoje só existe de Bali e de Darwin (AU), porém diz a lenda que uma tal de Batik começará um voo de KL para Dili em Junho/Julho. Se acontecer, ótimo pois não preciso pagar duas vezes para entrar na Indonésia. Se não acontecer... such is life.

Então a resposta que tenho para sua pergunta é "depende de você". Eu morei em Bali por um ano e teve muita coisa que só conheci nas idas posteriores à ilha. O mesmo no Timor Leste que pouco conheci. Dessa forma vai depender muito do que você quer e do que você não quer conhecer, mas duas coisas são certas: 1) nunca terá tempo suficiente para ver tudo e 2) tudo vai continuar lá, de uma forma ou de outra (claro, com suas devidas vênias) e sempre terá a opção de "opa, voozinho bacana para a Tailândia... bora lá!"

Sobre as mochilas... precisa realmente de duas? :) Claro, sempre precisa de um batomzinho, uma escovinha para não sair na rua igual a bruxa do 72, remédio para cólica (importante ter remédios viu, o lugar não é como pinta Jason Bourne), lixa de unha e tals mas... evite ao máximo porque carregar peso é um "ó".

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...