Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Facas COLD STEEL

Postado
  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca COLD STEEL.

http://www.coldsteel.com/[/info]

Primeiras impressões do facão Cold Steel Kukri Machete: obviamente que quando falamos em facão o que salta aos olhos é seu desenho inusitado, já que estamos acostumados com os tradicionais facões “retos”.

598d9ef7227e1_ColdSteelKukri02.JPG.b89171cc530276299773d86a40be3fd3.JPG

Seu maior peso é bem distribuído, com seu centro de gravidade a exatos 9cm da lâmina a partir da empunhadura. Isto faz com que naturalmente ele penda à frente e tenda a aumentar a energia do golpe exatamente no meio de sua generosa “barriga”, seu ponto mais largo e normalmente onde se intenciona que o contato com o que vá ser cortado se dê.

O seu desenho recurvo, lembrando uma espada Kolpi tende a conduzir o que quer que esteja sendo cortado até sua “barriga”, onde se intenciona que os cortes sejam efetuados.

Sua empunhadura é muito anatômica e confortável, mas acredito que sua texturização que proporciona um excelente grip, deva judiar das mãos não protegidas por uma luva em trabalhos mais intensos.

Sua construção é full tang, o que é mandatório em um facão. Há um passador para lanyard.

A lâmina é revestida por uma pintura negra, que na verdade parece ter sido executada por uma criança no jardim de infância! :evil:::bad::::bad:: O absurdo maior é que esta pintura cobre até o fio! ::grr::::bad::::bad::::bad::

Não é que ela prejudique o fio, pois ele é inexistente! ::ahhhh:: Isso mesmo, o facão vem cego como um peixe de caverna! ::bad::::bad::::bad:: Há o desbaste secundário ( recoberto pela pintura ), mas o fio propriamente dito ou primário, é zero! ::bad::::bad::::bad::

Em uma lixadeira de cinta foi trabalho de praticamente um minuto para se resolver isto e depois mais uns 2 minutos nas hastes cerâmicas para fazer o fio primário de 25 graus. Fácil, mas já devia ter vindo de fábrica pronto para uso!

598d9ef729427_ColdSteelKukri03.JPG.1ffb0b1e5c8a9140cdfda2e5b2611b3a.JPG

A bainha não é “tragédia” que muitos clamam. É em cordura e revestida internamente de PVC e com uma proteção também em PVC em sua ponta. Na verdade cumpre bem sua função que é guardar e proteger a lâmina.

Por enquanto só cortou papel A4 para testar o fio ( está rapando cabelo! ). Seu teste será a poda da mangueira e da goiabeira, comparado com o meu antigo Paz&Pazzini.

Ah, e como podem ver nas fotos, foi muito fácil remover a etiqueta da Cold Steel que muitos juram ser impossível de remover. :mrgreen:

598d9ef71b96e_ColdSteelKukri01.JPG.0f8e51d2f603b6fdd78649c543865bd2.JPG

Peso: 500g

Bainha: 120g

Empunhadura:13cm

Lâmina:33cm

Espessura:2,8mm

Lâmina menor largura:3cm

Lâmina maior largura:7,2cm

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Também tenho 3 Cold Steel: A SRK, a Bushman e a Finn Bear.

A SRK e a Finn Bear eram minhas companheiras de trilha. A SRK eu ainda uso de vez em quando e a

Finn Bear eu mandei pra cozinha e substitui por uma Mora.

Mas eu gosto muito deste modelo de faca da Finn Bear, que é a tradicional puukko finlandesa.

Pagaria caro num modelo da finn Bear com aço melhor, meio milímetro a mais de espessura e o cabo idêntico, porém de madeira.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros
Também tenho 3 Cold Steel: A SRK, a Bushman e a Finn Bear.

A SRK e a Finn Bear eram minhas companheiras de trilha. A SRK eu ainda uso de vez em quando e a

Finn Bear eu mandei pra cozinha e substitui por uma Mora.

Mas eu gosto muito deste modelo de faca da Finn Bear, que é a tradicional puukko finlandesa.

Pagaria caro num modelo da finn Bear com aço melhor, meio milímetro a mais de espessura e o cabo idêntico, porém de madeira.

Mineirim,

Que tal uma Puukko de verdade?

Tipo aquela que tentei convencer o Cabral a comprar e ele resistiu!rs

• 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Alguem já teve a oportunidade de analisar o Spartan ? pelos videos promocionais parece ser um grande canivete.

att

Postado
  • Autor
  • Membros

Narciso,

Eu tenho um Spartan! Um excepcional canivete! Realmente de construção absurdamente robusta, entretanto, mesmo parecendo um tanque de guerra é um canivete cuja geometria da lâmina também privilegia a habilidade de corte, já que seu desbaste primário é um hollow ground bem acentuado.

Isso significa que se souber usar a lâmina, se valendo da porção com espessura de 4mm você consegue até desarticular uma coluna bovina; por outro lado, se fizer o mesmo com a porção do fio ( hollow ) irá deformá-lo e até causar uma fratura em meia lua.

Sua lâmina marcadamente recôncava faz com que aqueles que desejam uma arma tática defensiva de último recurso seja extremamente eficaz em lacerar e com marcada profundidade.

Apesar do tamanho é muito confortável na mão, com um grip extremamente seguro e literalmente quase impossível de escapar.

Pelo sistema de trava ( tri-ad-lock ), mola e formato da lâmina deve-se sempre tomar cuidado na hora de fechá-lo pois se pegar o dedão no caminho o estrago pode ser feio.

Quem não tiver muita habilidade em afiação e/ou não tiver um sistema pré-ângulado do tipo rods como Spyderco Sharpmaker ou um simples Smith de hastes cerâmicas pode ter muita, mas muita dificuldade em reafiá-lo mantendo íntegra sua lâmina recurva.

Mas é possível sim fazer a afiação até em pedra de bancada, mas ai é necessário técnica e um pouco de experiência. Se usar uma "tira" recortada da pedra, com não mais do que 2cm de largura, ai fica tudo mais fácil.

O Lawman e Voyager também são excepcionais canivetes, tendo ambos altíssima habilidade de corte; pelo preço, considero o Voyager FFG um dos melhores slicers do mercado. O Lawman é um pouco melhor neste quesito, mas se considerarmos o o preço, com o Voyager custando quase a metade, é difícil de ser batido.

Abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.