Ir para conteúdo

GPS - Smartphone e Palm


Posts Recomendados

  • Membros

Em 2006 adquiri um Palm T5 de segunda mão que tinha apenas 6 meses de uso. Usei como um assistente de dados e muitas outras aplicações até que em 2009 soube que a Garmin havia criado softwares para rodar seus mapas nas plataformas Palm OS e Pocket PC.

 

Estava pesquisando por GPS automotivo e acabei descobrindo essa verdadeira maravilha. No site da Garmin baixei os programas:

 

Garmin Mobile XT para Palm OS.

Garmin Training Center

Garming Mapsource (estes últimos para tratar os mapas no meu PC antes de lança-los no PDA)

 

Baixei os mapas do Brasil inteiro no http://www.tracksource.org que possue os mapas roteaveis de todas as capitais brasileiras e mais dezenas de outras cidades. Tudo de graça e atualizado mensalmente.

 

Comprei no mercado livre, um suporte automotivo para meu PDA, carregador automotivo e um GPS bluetooth com painel solar e chip Nemerix. Custo total R$ 162,00.

 

O resultado foi um GPS que pode ser usado a pé ou no carro, muito preciso e um excelente programa com mapas gratuitos atualizados constantemente pela metade do preço dos xinglings.

 

É claro que não foi fácil, mas se alguém tiver um Palm ou Pocket e quiser transforma-lo em um GPS, é só perguntar que eu posto aqui como fazer. Por enquanto fica a menságem:

 

É possível e custa QUASE NADA!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Pati,

 

Na verdade eu baixo os mapas do Tracksource www.tracksource.org

Apenas mapas do Brasil que são atualizados mensalmente e são gratuitos. Caso queira mapas internacionais, procure qualquer mapa que funcione nos softwares da Garmin, mas não sei se são pagos.

 

Também não sei se funciona no Zire. Eu usava no T5, mas de vez em quando haviam travamentos, assim, comprei um LifeDrive usado para transferir meus arquivos inclusive o GPS.

 

Por fim, ele recalcula as rotas quando perdemos as entradas... é show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Boa noite caros andarilhos!

 

 

Acho que todos nós já nos perguntamos se os modernos smartphones – que já há alguns anos possuem bons (às vezes até ótimos!) receptores GPS embutidos - não poderiam fazer o serviço de um (caro) GPS outdoor dedicado como os garmin Etrex, linha 60, Dakota, Oregon, etc.

 

 

Pois é, para fazer frente a um GPS dedicado, um aparelho precisa cumprir alguns (se não todos) os aspectos abaixo:

 

1. Ter uma boa base de mapas seja para compra e/ou permitindo downloads de mapas prontos e/ou mesmo aceitando custom mapas. Isto inclui Topo e Aerial mapas

2. Ler, gera e exportar tracklogs completos no formato .gpx - comum à maioria dos GPSs. Formato .kml tb é bem vindo

3. Capacidade de edição e adição ilimitada (dependendo apenas da memória instalada) de POIs, waypoints, tracks, rotas, etc

4. Gravar um tracklog ao mesmo tempo que segue uma rota, mostrando uma ou mais “shadow track”, tudo ao mesmo tempo

5. Boa duração da bateria

6. Ser pelo menos resistente a água

7. Comunicação fácil c/ computador (USB)

8. Receptor de alta sensibilidade

9. Boa memória interna p/ mapas

10. Bussola eletrônica

11. Altímetro barométrico

12. Informações sobre o sol e a lua

 

Dessas virtudes desejadas acima somente a resistência à água (que pode ser resolvida facilmente) e o altímetro barométrico são ausente nos smartphones (apenas a altitude do GPS esta disponível)... porém, os smartphones agregam dezenas de outras funções só disponíveis nos GPSs de última geração que costumam ser bem caros p/ nós brasileiros, entre elas:

 

- visualização de imagens,

- compartilhar dados on–line

- geocahing

- tela sensível ao toque,

- memória farta

- facilidades de edição

- tela de alta resolução c/ 16 milhões de cores

 

Os smartphones têm também outras funções exclusivas que ampliam o uso do GPS outdoor:

 

- possibilidade de acompanhamento de sua rota em tempo real pela internet

- envio de email, sms, e mms em tempo real a qq momento ou durante o tracklog c/ suas coordenadas p/ fins de segurança e que podem ser serem vistas no Google Earth por exemplo.

- Câmera c/ possibilidade de link automático/POI no tracklog

- gravação de voz linkadas a POIs,

- navegação no carro (GPS automotivo) e depois navegação outdoor na trilha,

-BuddyBeacon, c/ navegação acompanhada pelos outros membros da equipe

-Possibilidade de emissão de sinal de socorro pela internet ou discagem (automatizado pelo seu aplicativo GPS)

- composição de preço mais acessível (afinal todos já temos um aparelho e plano celular)

- na maioria das vezes são mais leves.

- Fazem ligações!!! (Ah! Jura?) e ainda tantas outras aplicações (algumas inúteis, é verdade) inerentes aos smartphones.

 

====================================================

 

Ok. Depois de encher a bola destes miseráveis aparelhos agora só falta achar um bom aplicativo que faça tudo isto e que esteja disponível para o maior número de smartphones. Está foi a tarefa mais difícil: primeiro achar estes aplicativos, depois testá-los p/ ver se realmente funcionam a contento.

 

Após semanas googleando na net, lendo reviews, testando aplicativos finalmente encontrei o aplicativo perdido, o nirvana dos mochileiros antenados, o futuro mamão com açúcar dos mochileiros brasileiros:

 

ViewRanger ( http://www.viewranger.com ), realmente um aplicativo surpreendente, já usado pelos gringos há mais de cinco anos (e ninguém conhecia por aqui...), maduro, estável, completo. Os mapas topográficos disponíveis para a Europa e EUA são de cair o queixo.

 

threephonesDE.jpg

 

Tem vários reviews na mídia especializada em atividades outdoor; veja este aqui: OutdoorsMagic GPS Gear Test (April 2011) http://www.outdoorsmagic.com/gear-features/os-mapping-gps-units-tested/8123.html

 

E o melhor: está disponível para Iphone, Andróide e Symbian (Nokia) além de custar R$3,99 (isto mesmo: três reais e noventa e nove centavos) p/ sua ativação completa!!!

 

É usado até por equipes de resgate na Europa!! E agente aqui sofrendo prá poder comprar um GPS dedicado...

 

Eu tenho um Nokia 5800XM, aparelho de 2007, fiz vários testes outdoor nas ultimas semanas com o ViewRanger e posso dizer que o programa é tudo isso e mais um pouco. Nos aparelhos mais modernos ele é ainda melhor pois as cpus são mais rápidas e as telas ainda maiores. O meu Nokia não possui bussola eletrônica, mas os Nokias mais novos, Iphones e Androids a tem. Ah, esqueci de falar, possui visão 3D panoramica do ambiente a sua volta p/ mapas topo premium de qq lugar da trilha.

 

ViewRanger_Nokia5800Panorama.png

 

O problema da resistência à água é facilmente resolvido em campo c/ aquelas bolsinhas impermeáveis vendidas na decatlhon. A sensibilidade é ótima, a duração da bateria no meu Nokia foi de uma média de 18 horas em uso continuo e misto em tracklog/telefonia/sms c/ funções de screensaver, bem semelhantes aos melhores Garmin.

 

 

VRSnowShootDec2010-1-3.jpg

 

 

Algumas funções que merecem destaque:

 

1. Todas as fotos tiradas durante uma trilha podem ser adicionadas automaticamente como POIs e são totalmente editáveis.

2. Criação de POIs é muito fácil e a qq momento

3. Os ícones dos POIS são totalmente customizáveis, vc pode fazer os seus em qq soft no PC como .png, .ico, .jpg. Muito legal, vaquinha onde tem pasto, água onde tem água, cerca onde tem cerca, cachoeira onde tem cachoeira, etc!

3. O SMS c/ suas coordenadas são uma mão na roda. Minha mulher ficou super feliz em acompanhar onde eu e o filhão estávamos perambulando nas trilhas do fim de semana!

4. Mapas Premium (topo) p/ Europa e EUA são simplesmente demais, super detalhados

5. Para o Brasil não temos mapas Premium, porém o programa desce automaticamente o OpenStreet, OpenCycle (topo), Bing aerial (semelhante ao Google Earth) e outros e os guarda em cachê (forever se vc quiser), assim estarão sempre disponíveis em real time no seu celular – aqui a função wifi ou um bom planos de dados é bem vinda.

6. VC pode se filiar a vários sites de tracklogs e o programa procura sozinho pela rotas e trilhas, faz download e vc está pronto prá seguir!

7. Sistema de alarme p/ waypoints e tb p/ quando vc se afasta da trilha, tudo totalmente customizável.

8. As rotas podem ser seguidas também no sentido inverso.

9. Tela de “viagem” c/ mais de 30 informaçoes customizáveis relativas a sua trilha como veloc, direção, médias, distancias, previsão de chegada, etc, etc., facilmente alternável entre o mapa e outras telas

10. Maturidade do software que tem mais de 5 anos de estrada: suporte, excelente manual, Wiki, comunidades, etc, tudo lá ao seu dispor.

 

Algumas coisas que o programa não faz:

 

1. Adição de mapas editados ou criados pelo próprio usuário. Sem dúvida a maior limitação do programa (principalmente p/ nós tupiniquins que não temos mapas dedicados). Porém no suporte me disseram que isto está no “to do list” dos desenvolvedores.

 

====================================================

 

Nas proximas semanas vou fazer o teste final na Serra Fina e nas travessias de itatiaia. Assim que possivel posto minhas novas impressões aqui.

A partir de agora nenhum mochileiro tem mais desculpas prá não se iniciar no mundo do GPS outdoor.

 

Saudações montanhista!

 

Adriano aka "Drico_sp".

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Drico

 

Mas a recepção de alta sensibilidade depende do aparelho e não do software.

 

Tem boas discussões sobre o assunto aqui no mochileiros.

 

Boa viagem e sucesso no teste. Aguardamos teus comentários.

 

Abraços

 

@piacitelli,

Claro , sei disso. Os modelos Garmin mais sensiveis usam o chipset Sirf III ou mais modernos os quais estão presente em vários smartphones tb (HTC e alguns outros androids c/ certeza). A nokia usa um chipset da Texas Instruments. Os mais novos são muito bom tb. Este meu Nokia fixa satelite até dentro de casa facilmente (há alguns metros de alguma janela) - aliás até dentro do banheiro que tem só aquela janelinha. :mrgreen:

 

Nos meus testes outdoor a recepção tem sido muito boa mesmo embaixo de arvores densas. O hdop e o vdop sempre estão apontando pelo menos uma boa recepção, abaixo de 3,00 freq entre 1 e 2,00 o que é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A título de update:

 

O Motorola Defy é o primeiro smartphone resistente a agua, quedas e riscos. Perfeito p/ uso outdoor, tem varios reviews em sites de atividades outdoor e claro sempre usando o ViewRanger. Achei novo no MercadoLivre por R$ 690,00!

Tem bussola eletronica, cpu de 800mhz, android 2.2, tela capacitiva de 3.7" e é bem leve (118g). Taí uma excelente opção p/ quem pensa em comprar um smartphone c/ um olho no uso outdoor. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tenho uma duvida sobre o viewranger.

 

Tem como criar tracklogs em rigiões não mapeadas, ou com mapas pouco detalhados?

Ex: estou querendo conhecer uma caichoeira meio escondida e quero marcar o caminho que vou usar. Para isso eu acesso o gps através do viewranger e seleciono o melhor mapa possível do local, ou na pior das hipoteses vou sem mapa. No início da trilha seleciono a tal função no Viewranger e boa, começo a andar e o programa vai gravando o meu trajeto, e/ou marcando as minhas coordenadas a cada "x" minutos. No final do trecho eu teria um mapa com uma linha/pontos indicando por onde passei, ou uma linha/pontos marcada na tela somente com as coordenadas.

Queria saber isso por dois motivos; primeiro para não me perder; segundo para voltar outro dia.

Então o programa oferece esse recurso?

 

Outra questão: Qual a vantegem de ter celulares com a-gps? se em atividades outdoor é comum não ter cobertura de redes de telefonia móvel. O correto para o uso para essa finalidade não seria um smartphone com conectividade gps via satélite, visto que é comum em celulares com gps já virem com a-gps (gps assistido), outra obstáculo é o valor da conectividade a-gps que é muito custosa, pois exige acesso a rede de telefonia móvel. Já a conectividade gps é via satélite que é gratuita, no máximo vc vai pagar por alguns mapas com maiores detalhes.

 

Se escrevi alguma coisa absurda desconsidere sou leigo se tratando de gps e smartphones.

 

Valeu aguardo a resposta.

 

 

valeu aguardo a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...