Ir para conteúdo

GPS erra e casal se perde por 48 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Esta vai pra aqueles q confiam cegamente nos numeros e equacoes matematicas do aparelhinho chamado de GPS.. e sequer tem nocao de como usar uma carta, bussola ou tecnicas basicas de navegacao visual em casos emergenciais.

 

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5128076-EI12882,00-GPS+erra+e+casal+se+perde+por+dias+homem+segue+na+mata.html

 

GPS erra e casal se perde por 48 dias; homem segue na mata

13 de maio de 2011 • 16h10 • atualizado às 18h49

 

Viajantes no oeste dos Estados Unidos não devem confiar somente em tecnologias como o GPS para navegação, disseram autoridades depois que um casal canadense se perdeu na selva de Nevada por 48 dias.

 

Albert Chretien, 59 anos, e sua mulher Rita Chretien, 56, buscaram uma rota mais curta entre Boise, em Idaho, e Jackpot, no Nevada, durante uma viagem entre a Colúmbia Britânica e Las Vegas. Rita Chretien bebeu água de um córrego e racionou escassos suprimentos até que caçadores a encontrassem na última sexta-feira (6). Albert Chretien está desaparecido desde 22 de março, quando deixou a mulher e foi procurar ajuda.

 

O casal mapeou a rota em seu GPS de mão, um aparelho portátil conectado a satélites globais e usado para navegação. Autoridades jurídicas e de equipes de buscas afirmaram que muitos viajantes estão deixando a tecnologia lhes transmitir um falso sentimento de segurança. "Algumas vezes você precisa deixar o GPS de lado e olhar pela janela", disse Howard Paul, veterano da Equipe de Buscas e Resgates do Colorado, organização voluntária que coordena as missões de busca no Estado.

 

Autoridades de locais remotos de Idaho, Nevada e Wyoming afirmam que os últimos dois anos apresentaram um crescimento no número de viajantes guiados por GPS saindo de estradas sinalizadas e asfaltadas que acabaram tendo problemas. Tal crescimento fez com que o Parque Nacional de Death Valley, na Califórnia, alertasse em seu site que "a navegação por GPS para localizações remotas como o Death Valley são, conhecidamente, não confiáveis". 1880164-3378-atm14.jpg

 

Rita Chretien foi encontrada, mas o marido, Albert, segue desaparecido

Link para o comentário
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Dias com mais postagens

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

"(...) muitos viajantes estão deixando a tecnologia lhes transmitir um falso sentimento de segurança (...)"

 

Sei lá... nao tenho gps (mas já caminhei muito na cia de quem tem) e e sou apenas uma '"curiosa" a respeito de navegação "a moda antiga... mas o que tem de gente por ai que mal consegue apontar de que direção veio nos ultimos minutos achando que todos seus problemas estao resolvidos porque tem um gps na mão... rs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

"Algumas vezes você precisa deixar o GPS de lado e olhar pela janela", disse Howard Paul,

 

Essa expressão é a pura verdade.

 

O GPS é um equipo a mais para auxiliar na navegação.

 

Confiar cegamente é um ato de "falta de inteligência" que leva a algumas colnclusões equivocadas como a mencionada aqui:

"a navegação por GPS para localizações remotas como o Death Valley são, conhecidamente, não confiáveis".

 

Essa frase leva a crer que o GPS não é confiável em regiões remotas. E isso não é verdade. A confiabilidade do aparelho é a mesma. A falta de informações sobre o local é que leva à não confiabilidade.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Em um dos tópicos relatei que um amigo descobriu que o GPS dele havia dado uma diferença de 1,5 km dentro da mata. Isso pq. a pessoa que estava com GPS conhecia muito bem a redondeza que estava andando, mesmo sem o auxílio do aparelho. Acharam que eu estava falando "abobrinhas", mas esse tipo de ocorrência , acontece, como foi o tema da reportagem acima.

As pessoas que gostam de ter a liberdade de andar em locais remotos, têm que ter no mínimo, um senso de direção que dê a condição de saber localizar-se através das posições das estrelas. Além desse mínimo, que deverá ter por dom, existe no mercado "N" aparelhos que poderão auxiliar na navegação e meios de pesquisas que poderá roteirizar e tornar as andanças mais segura.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É aquilo... tem Zé Ruela que vê GPS portátil como “guia”.

Uma solução prática para sua preguiça em estudar o básico de cartografia. Afinal ficar seguindo as direções pra onde aquela setinha na tela aponta é fácil. O ”esperto” desliga o cérebro e liga o GPS. Até o momento que ele toma na tarraqueta por confiar apenas nesta ferramenta.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu acho difícil o GPS errar!! isso ta me cheirando um mapa mal feito do local ou, o que me parece mais sensato, o cara nao sabia usar o aparelho corretamente para orientação, ou mais ainda, ele ficou sem pilhas...

 

mas o que todos ai acima falaram é certo: saber se virar sem o GPS é crucial! imagina só voce com o melhor GPS do mundo, aquele que nao falha nunca e acaba as pilhas! não adianta nada..

 

eu sempre levo um mapinha impresso e uma velha e boa bússola comigo nas caminhadas.

Link para o comentário
  • Colaboradores

esqueci de mencionar... quando cai num buraco fazendo uma trilha na chapada diamantina em 2009, foi o GPS que me salvou..

meu pai estava comigo e se orientou pelo GPS para buscar o resgate. eu confio nele, mas como disse antes, confiro as infos no mapinha impresso e na bussola quando estou em dúvida.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Em um dos tópicos relatei que um amigo descobriu que o GPS dele havia dado uma diferença de 1,5 km dentro da mata. Isso pq. a pessoa que estava com GPS conhecia muito bem a redondeza que estava andando, mesmo sem o auxílio do aparelho. Acharam que eu estava falando "abobrinhas", mas esse tipo de ocorrência , acontece, como foi o tema da reportagem acima.

1,5 km de diferença? ::dãã2::ãã2::'>

Ou esse aparelho está com defeito ou sua manipulação foi feita de forma inadequada.

Para um receptor GPS determinar sua localização é necessário que receba sinal de pelo menos 4 satélites simultaneamente, menos que isso, qualquer valor de posição será questionável.

Aparelhos de GPS portáteis apresentam uma margem de erro (acurácia) mínima de 10 metros na horizontal (latitude/longitude) e de 50 metros na vertical (altitude). Fora destas escalas ou o equipamento apresenta um defeito ou estava sem receber sinal de no mínimo 4 satélites, e nisso o operador precisa ficar atento.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mirtes, é a segunda vez que voce comenta isso...

Se ele falasse em 100m ainda seria verossimil , mas 1,5km.... ñinguem disse que nao possa acontecer, mas tá mais pra falha de operação do que falha do aparelho... ou uma bela historia de pescador do seu amigo, que andou multiplicando 15 metros...rs

 

GPS tem suas muitas utilidades, não adianta ficar brigando contra o avanço da tecnologia. O problema é se escorar na tecnologia e 'desligar o cerebro' como disse o Piacitelli. Quem lembra desse caso aqui : homem-segue-gps-cai-em-barranco-e-e-preso-t33061.html ??? O GPS mandou que ele saisse da estrada , virando a direita em um barranco - e ele virou... Culpa de quem? Da má instrução do aparelho ou evidente mal funcionamento do operador???

Link para o comentário
  • Membros
Mirtes, é a segunda vez que voce comenta isso...

Se ele falasse em 100m ainda seria verossimil , mas 1,5km.... ñinguem disse que nao possa acontecer, mas tá mais pra falha de operação do que falha do aparelho... ou uma bela historia de pescador do seu amigo, que andou multiplicando 15 metros...rs

 

GPS tem suas muitas utilidades, não adianta ficar brigando contra o avanço da tecnologia. O problema é se escorar na tecnologia e 'desligar o cerebro' como disse o Piacitelli. Quem lembra desse caso aqui : homem-segue-gps-cai-em-barranco-e-e-preso-t33061.html ??? O GPS mandou que ele saisse da estrada , virando a direita em um barranco - e ele virou... Culpa de quem? Da má instrução do aparelho ou evidente mal funcionamento do operador???

 

 

Pois é, Negrabela....repeti, pois há muitas pessoas dando crédito total a esse aparelho de avanço tecnológico. Não digo que é ineficiente, pelo contrário, ajuda na orientação, bem como associação ao uso da bússola e da cartografica e outros recursos auxiliam e muito na orientação das caminhadas, sem grandes erros. Mas eu, não daria 100% de credibilidade somente ao GPS, como até agora não acredito em sorteiros de loterias, a partir do momento que o programador é um "ser humano".

O problema do GPS aconteceu há 2 anos, na Serra do Mar, mas sem prejuízos. Hoje, acredito eu, que a tecnologia tenha absorvido erros do passado, que foram motivos de imprevistos.

Outra coisa: dentro de uma mata fechada, sem visão para paisagem do entorno, a diferença de 100 metros é uma distância considerável, se levar em conta essa diferença em distância de raio (o que poderia ser para mais ou para menos).

Dependendo do local que está, acaba distanciando do local que poderia ser o ponto de transposição de paredões serranas, cânions, rios, etc...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...