Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

SÃO LUÍS - BARREIRINHAS - TUTOIA- JERI - PARNAÍBA- FORTALEZA


Posts Recomendados

  • Membros

Pretendo fazer uma viagem de São Luis até Fortaleza de carro.

Minha ideia é parar em:

Lençol maranhense

Delta do PArnaiba

Jeriquaquara

Fortaleza.

 

Esqueci algum lugar????

 

Minha ideia é tb alguar um carro comum (tipo um palio adventure) em sào luis e chegar até fortaleza de carro...

 

ouvi falar q em jeriquaquara so de 4x4, é verdade? Se eu tiver mesmo com o carro o q não daria p/ fazer isso...

 

E tb fiquei sabendo q as estradas do MAranhão são bem perigosas... Essa parte do litoral se inclui nessas estradas perigosas?

 

obrigado...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Pretendo fazer uma viagem de São Luis até Fortaleza de carro.

Minha ideia é parar em:

Lençol maranhense

Delta do PArnaiba

Jeriquaquara

Fortaleza.

 

Esqueci algum lugar????

 

Minha ideia é tb alguar um carro comum (tipo um palio adventure) em sào luis e chegar até fortaleza de carro...

 

ouvi falar q em jeriquaquara so de 4x4, é verdade? Se eu tiver mesmo com o carro o q não daria p/ fazer isso...

 

E tb fiquei sabendo q as estradas do MAranhão são bem perigosas... Essa parte do litoral se inclui nessas estradas perigosas?

 

obrigado...

 

...

-Olá fssand.

Vamos as respostas:

Tem como sim fazer este roteiro de carro. Contudo eu sugiro as seguintes colocações:

 

Em São Luís

Ao chegar em São Luís, reserve ao menos dois dias para conhecer a área. Visite o Bairro Revier (centro hístórico, vá do café/bar estrela, convento das merces, praça dos amores/namorados). O outro dia reserve para ir a alcantara ( acesso somente de barco, através do terminal marítimo da ponta da areia -bairro reviver-). em alcântara, visite o pelourinho, com seus casarões antigos, e a praia da baronesa).

 

São Luís para Lençóis Partindo de São Luís em carro alugado, siga pela BR 135 ( rumo sul) até o entrocamento da Bacabeira, onde pegarás a MA-110, rumo leste, em direçao a Barreirinhas. Esta MA está bem conservada e não apresenta perigos de assalto. Contudo tomar cuidado com animais na pista ( coisa comum nas estradas do maranhão).

 

Em Barreirinhas:

Reserve uns 3-4 dias para fazer passeios pelas diversas lagoas dos Lençóis. Os passeios somente poderão ser feitos através de carros 4x4. Várias ageências de turismo fazem tais passeios( Dica: Insista em descontos, infelizmente a cultura local se voltou muito a exploração do turista, e não caia no conto '' se não reservar agora o passeio vai não vai conseguir mais'' . Várias são as agencias que fazem passeios aos lençois, e diversos ainda é o número de carros disponíveis para tal.).

Recomendo também o passeio de barco pelo rio Preguiças ( que passa pelso povoados de Vassouras, Mandacarú e seu famoso farol, e Caburé. ao chegar em caburé, provavelmente vais estar faminto, corra para uns dos 3 e únicos restaurantes locais, todos careiros mas com bons pratos, e reserve logo seu almoço, e paciência para esperar, outra peculiaridade local é o ritmo lento para tudo na vida, ::mmm: ) .

Se tiver com grana dsponível, há a opção de fazer o sobrevoo pelos lençois( 30 min, e dependendo da estaçao e o tanto que insistires em desconto, sai por 150 a 300 reais por pessoa, mas vale a pena).

 

Rumo Leste em direção ao Piaui.

Até tem como ir de Barreirinhas para Parnaíba, contudo não recomendado em carro sem tração, várias serão as estradas não asfaltadas, verdadeiros labirintos, com direito a areia, e areia, e AREIA ( provavelmente esta viagem será onde verás mais areia em sua vida, ::hahaha:: ), além dos vários rios e barcas que terias que pegar para atravessar com o carro.

Melhor mesmo é retornar pela MA 110, até o entrocamento da Bacabeira, pegar a BR 135 uma vez mais, e seguir rumo sul até o entrocamento da MA 230. Siga rumo Leste, seguindo a MA-230, e MA- 034, passando pelas cidades de Itapecuru, Bachadinha, São Bernado. (Curiosidade: Observe neste percurso os famigerados latifundios de soja que estão tomando conta do estado... ::hein: ).

A partir de São Bernardo, dê adeus a estrada boa, e paciência com os vários buracos, é um trecho de 30 km aproximadamente de estrada ruim, mas trafegável normalmente em carro pequeno.

Pela MA-034 sentindo nordeste, passarás pela fronteira do MA-PI, e fique aliviado que de agora em diante é so estrada boa.

 

No Piauí, siga pela BR 402, rumo leste, até o entroncamento com a BR 343. Siga rumo norte em direçao a Parnaiba.

 

Em Parnaíba

Reserve 3-4 dias para visitar as praias da Pedra do Sal ( famoso por do sol), e fazer o Passeio do Delta. ( as agencias ficam embaixo da pronte que d[a acesso a cidade).

Siga pela BR 343 rumo a Luís Correia, em seguida pegue a PI 315 ( estrada nova, deserta, e ótima de trafegar). Visite as praias do coqueiro e outras vizinhas, vale a pena. (obs, ao passar pelo lugarejo coqueiro, preste atençao ao seu lado esquerdo , verás a famosa ''árvore torta''. Um secular tamarineiro que pela ação do vento ficou curiosamente inclinado para o lado. Virou até atracão turística local).

 

Parnaíba -Ceará

Atente ao entroncamento da PI 116, e siga rumo sul , até a PI-210, tome rumo leste, indo até a fronteira com o Ceará, passando por Chaval CE, já na CE 085 e suas curiosas formações rochosas. De Chaval, se tiveres tempo, reserve um dia para conhecer Camocin, e suas falésias de areias coloridas.

Caso não, siga rumo sul pela CE 364.

 

Ceará

Pela CE 364, informe-se como chegar a Jeri e se terminaram as obras da CE 085 que liga a CE 364 até Jijoca de Jericoacora. Na época que fui não tinha como trafegar e fiz uma baita de uma volta, indo para Massape, de la para br 403, Santana na do Acarau, CE 85, e finalmente Jijoca de Jericoacora.

 

Jeri

Jericoacoara, ou simplesmente Jeri( a praia) é um distrito da cidade de Jijoca de Jericoacora. De Jijoca a Jeri não tem como ir sem ser com tração 4x4. As estradas não são sinalizadas, mal marcadas, sem indicação, e se perdem por entre o labirinto de Dunas. Mesmo se estiveres com um carro tracionado, terias que ter a ajuda de um guia ou GPS para se chegar a Jeri. Como o risco de se perder ou atolar ( mesmo com tração 4x4) é grande, recomendo que deixes o veículo em algum estacionamento em Jijoca. Desta, há transportes diários, 3 vezes ao dia, para Jeri. Como este roteiro é muito procurado, recomendo que assim que chegar lá reserve suas passagens.

Chegando em Jeri, assegure logo sua volta.

Reserve de 2-4 dias para Jeri. Sugiro os passeios da Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Lagoa Paraiso, e Mangue Seco e ah, por do sol na pedra furada.

Nota: As dicas que citei sobre Barreirinhas, no tocante pedir desconto em tudo, é ainad mais válida aqui. Jeri o pessoal realmente explora... :twisted:

 

Jeri-Fortaleza

 

Bem, por aqui eu fico, pois não sei como andam as estradas pra Fortaleza, saindo de Jijoca . Mas praticamente é um retão só rumo a fortaleza( inicialmente seguindo a CE 085). Procure-se se informar com a policia rodoviária a melhor rota, pois são várias CEs que podes pegar, umas mais conservadas, outras mais distantes... Informe-se sobre a via litorânea norte que estava sendo construída, esta prometia ser a melhor rota para Fortaleza...

 

Bem é isso,

Ufa, ::mmm:

::hahaha::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Obrigado pela ajuda.

Pelo o que eu entendi o grande problema é ir de lençol até parnaiba e de parnaiba até jeri.

Esse caminha de lençol até parnaiba me pareceu grande, é isso mesmo ou é impressão? Quanto tempo da de lençol a parnaiba, ou melhor KM?

E de parnaiba até jeri?

Em Parnaiba é asfalto ou é igual a Jeri.

Quanto a Jeri eu terei q deixar o carro em jijoca e so voltar a pegar o carro quando for seguir rumo a fortaleza?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra
Obrigado pela ajuda.

Pelo o que eu entendi o grande problema é ir de lençol até parnaiba e de parnaiba até jeri.

Esse caminha de lençol até parnaiba me pareceu grande, é isso mesmo ou é impressão? Quanto tempo da de lençol a parnaiba, ou melhor KM?

E de parnaiba até jeri?

Em Parnaiba é asfalto ou é igual a Jeri.

Quanto a Jeri eu terei q deixar o carro em jijoca e so voltar a pegar o carro quando for seguir rumo a fortaleza?

 

 

...

-Sim, de Lençois( Barreirinhas) para parnahíba é complicado por dentro, é complicado. Mas indo por fora, pela rodovia, é tranquilo. De Barreirinhas até Parnaiba, indo por fora, pela rodovia, dá umas 6-8 horas. KM eu n me recordo mas qualquer coisa vai no site do guia 4 rodas e lá tem simuladores de tempo, distancia, consumo e até gasto com combustive, simuladores de roteiros e tal...

 

De Parnaíba a Jijoca de Jericoacora é complicado apenas por ter que fazer uma volta enorme, mas se as obras da CE 085 tiverem sido comcluidas é bem mais perto.

 

Em parnaiba é asfalto sim.

 

Sim, lembrando que terás que deixar o carro em Jijoca, pois de Jijoca a Jeri ( a praia) so com carro tracionado com gps, ou guia.

Daí, quando fores para fortaleza, pegar o carro em Jijoca, e seguir...

 

::cool:::'>

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

Olá fassand,beleza,vou dá um pitaco breve,Ram_Allen conhece tudo e um pouco mais destas estrada,mas posso te adiantar que carro alugado é desgaste e dinheiro jogado fora desnecessariamente,aqui em São Luis tem ônibus saindo pra Barreirinhas todo dia manhã e tarde sem contar com vans que é o dia todo,tambem de Barreirinhas sai carro todo dia indo pra tutoia,de lá pra parnaiba é um abraço,na boa,não vale a pena alugar carro,caso queira para em algum lugar pra conhecer,desça em Morros,procure a pousada pedra grande,é shom de bola,chalé,rio lindo,tudo de bom.

Aí Ram_Allen,quando tiver um tempo disponivel em Santa Inês avisa pra gente descer até Pindaré,tem uma turma boa por lá,flutuante,shom ão vivo,peixe na grelha,tudo de bom.

Abraços.

 

::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

vc ta dizendo que eu tenho que ir de

barreirinhas p/ tutoia

de tutoia p/ parnaiba?

 

Isso é feito de 4x4?

 

Eu estarei em um grupo de 4 pessoas. Da p/ fechar um carro p/ me levar de barreirinhas ate parnaiba? é facil achar alguem p/ fazer esse caminho?

 

e depois de parnaiba p/ jeri?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

isso mesmo meu jovem,o Ram_Allen disse pra você retornar até bacabeira e depois pegar a BR 135 até entrocamento e seguir viagem pra parnaiba certo(isso se tiver de carro alugado)?ok,te digo que se optar ir de ônibus pra barreirinhas tem sim carro 4x4 até tutoia,lá o carro te deixa na rodoviaria,pega outro ônibus pra parnaiba,de parnaiba tem N opções pra jeri,moleza,grupo de 04 pessoas,beleza,em barreirinhas fica mais fácil negociar preço pra tutoia,só te informa em barreirinhas os horários de bus saindo de tutoia pra parnaiba,dá uma lida no relato de Karen que tá nos lencois maranhenses(clica maranhão,depois lencois maranhenses),lá tem horário de bus saindo de são luis,carro pra tutoia,valores,tudo,tá completaço,qualquer coisa pergunta aí,estarei esses dias só na moleza.

Abraços. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra
vc ta dizendo que eu tenho que ir de

barreirinhas p/ tutoia

de tutoia p/ parnaiba?

 

Isso é feito de 4x4?

 

Eu estarei em um grupo de 4 pessoas. Da p/ fechar um carro p/ me levar de barreirinhas ate parnaiba? é facil achar alguem p/ fazer esse caminho?

 

e depois de parnaiba p/ jeri?

 

 

...

-fssnad

Este roteiro que queres seguir não é complicado. Dá uma lida junto com um mapa no roteiro que te passei acima, está a sequência de uma por uma das rodovias que terás que seguir e das condiçoes das estradas, tá uma mão na roda. ::cool:::'>

Ademais, novidade quentinha, concluiram o acesso a ce 085 ã ce 364, na altura da cidade de Granja, portanto tem como agora ir de Parnaíba a Jijoca, sem maiores arrodeios...

 

outra coisa, faz como o Billy falou, realmente fica bem mais interesante e mais barato também, se fizeres esta viagem como ele indicou, ou seja, fazer a maior parte de bus mesmo:

 

São luiís para Barreirinhas ( transportes diários, ônibus viação Cisne Branco, ou vans, de 3 a 5 vezes ao dia...)

 

De Barreirnhas Tutoia: Transporte 4x4 ou barco( de 2 vezes ao dia)

 

Tutóia Parnaíba: Barco ou Onibus, ( duas vezes ao dia, viação Boa Esperança, Guanabara)

 

Parnaíba: Alugaria um carro, pois as praias são distantes e vale a pena conhecer ( cerca de 15 -20 km da cidade, Pedra do Sal, Luís Correia, Lagoa do Portinho, Coqueiro, Maramá, Macapa, Barra Grande.)

 

Entao, de Parnaiba para Jijoca poderias ir de carro, ou de Onibus.

 

Jijoca Jeri: Poderias deixar o carro em Jijoca e seguir de jardineira para Jeri, de transporte 4x4 tipo jardineira ( 2-3vezes ao dia).

 

Jijoca Fortaleza: POderias seguir de carro, ou ainda, Onibus ( empresa redenção, 2 vezes ao dia. De Jeri mesmo podes comprar a passagens para Fortal, é uam venda conjunta da jardineira até jijoca e onibus com ar até Fortal).

 

Em fortaleza: Podes alugar um carro somente aqui, ( assim como parnaiba) para conhecer as praias locais, todas a 15 -30 km distantes, ( praia das fontes, canoa quebrada, Pecem, etc...) contudo, em fortaleza, na Beira Mar ou na Praia de Iracema, tem dezenas de agencias que fazem passeios diários do tipo bate e volta ( passeios de um dia). Entao, mesmo em fortaleza alugar carro é meramente opcional. So em parnaiba mesmo que recomendo alugar um carro. ( para rodar pelas praias locais, ou para seguir viagem a Jijoca, e Fortaleza...)

 

Maiores duvidas, veja links abaixo:

 

[linkbox]http://www.mochileiros.com/maranhao-f129.html

lencois-maranhenses-t10709.html

ceara-f130.html

dicas-de-viagem-jericoacoara-e-lencois-t31754.html

ceara-f130.html

aluguel-de-carro-t28868.html

dicas-de-fortaleza-t13837.html

praias-recomendadas-no-ceara-t35208.html[/linkbox]

 

Valeu a ajuda Billy... ::cool:::'>

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...