Ir para conteúdo

Raly Dakar 2009 será na América do Sul


MGazzoni

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultimas/2008/02/11/ult4366u433.jhtm

 

Rali Dakar 2009 será disputado na Argentina e no Chile

Das agências internacionais

Em Paris (FRA)*

 

A organização do Rali Dakar informou nesta segunda-feira que a competição, cancelada neste ano devido a ameaças terroristas na Mauritânia, mudará de continente no ano que vem. A edição de 2009 deixará a África e será disputada na América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, entre os dias 3 e 18 de janeiro.

 

A notícia do cancelamento da 30ª edição do Rali Dakar caiu como uma bomba no colo dos competidores e investidores de uma das maiores competições da modalidade. Entretanto, o cenário já está praticamente arrumado e agrada à equipe brasileira. Isso porque a edição de 2009 deixará a África e será disputada na América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile.

 

Para o piloto da equipe brasileira, Klever Kolberg, a transferência foi excelente. "Há um tempo estou batalhando para trazer o rali para o Brasil e sabia que ia ser difícil incluí-lo logo de cara, mas já facilita muito para que o Brasil esteja no percurso".

MUDANÇA AGRADA KOLBERG

 

LEIA MAIS

HEXACAMPEÕES APROVAM

NOTÍCIAS DE VELOCIDADE

Segundo as primeiras informações, tanto a largada quanto a chegada serão em Buenos Aires. Todos os detalhes do rali serão apresentados na terça-feira na capital argentina por Patrice Clerg, presidente da empresa que organiza a prova. Adiantou-se, porém, que a aventura e o deserto serão conservados como principal ingrediente do Rali.

 

Os competidores irão ao Sul da Argentina até entrar na Patagônia, atravessarão a fronteira com o Chile para cruzar o deserto do Atacama, circularão pelo país e voltarão a Buenos Aires. Está prevista uma rodada de descanso na cidade chilena de Valparaiso.

 

Foram anunciados, também, dados referentes à inscrição dos pilotos. "Os participantes do Dakar-2008 serão prioritários na hora de se inscrever a partir de 15 de maio no Dakar Argentina Chile 2009", afirmou o diretor do Rali, Etienne Lavigne. Os pilotos sul-americanos, por sua vez, pagarão uma tarifa especial.

 

O transporte dos veículos vindos da Europa terá início no final de novembro. A travessia pelo Atlântico deve se prolongar por três semanas.

 

"Estamos propondo um Dakar a um preço interessante, em um continente novo e com novas dificuldades, como as mudanças de clima, altitude, terreno. Acredito que vamos atrair muita gente", apostou Lavigne.

 

Em 2008, o Rali Dakar, que teria largada em Lisboa, foi cancelado pela primeira vez desde sua criação, em 1979. Atentados terroristas na Mauritânia a grupos de turistas na semana anterior à competição e ameaças de novos atentados levaram a organização a suspender definitivamente a edição deste ano, a 30ª da história. Deste então, vários países se candidataram a receber o Rali, mas nenhum havia sido confirmado como novo palco da prova.

 

Etienne Lavigne admitiu que um retorno à África não deve acontecer tão cedo. "Não nos esquecemos da África, vamos estudar a situação política do continente. O Dakar voltará à África, mas agora é prematuro. Na Mauritânia não se está seguro de nada. Esperamos que as coisas melhorem em breve

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...