Ir para conteúdo

de viagem parte 2: Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz um relato de uma viagem recente em 2 partes... espero que as informações sejam úteis aos colegas :)

 

POST LONGUÍSSIMO!

 

(a viagem foi dividida em 2 partes, Uruguai e Argentina; a parte uruguaia está neste link e a argentina aqui neste post).

 

Fui pela 1a vez à Argentina em 2001, 10 antes do "argentinazo", "corralito", e demais mazelas. Naquela época, quase não haviam turistas brasileiros lá (era caro demais), ou mesmo de outras nacionalidades. Voltei lá agora esse mês.

 

Cheguei com a minha namorada em BsAs dia 7/2 e começou a minha decepção: o aeroporto. Na área de desembarque, pra acessar o (único) restaurante, é necessário subir escadas, mesmo que vc esteja com malas (tem um elevador... de serviço... com moscas... que é de serviço apenas). E, o restaurante é caro. Na parte de baixo tem um "boteco" onde a comida não é tão cara mas também não é boa e o atendimento é péssimo.

 

Saindo de lá fui pro porto, e esperei até perto das 19h pra embarcar no barco pra Colonia (fui de Colonia Express, 74 pesos). Entrei no barco (que balançava bastante), era pequeno, mas parecia ok. Tinha um pequeno free shop (na verdade um stand) e uma pequena cafeteria. O tempo tava meio feio, mal sabia o que me esperava...

 

(daqui em diante o relato continua em http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=26453 :) )

 

No dia 12/2 voltamos a BsAs, via Buquebus. Infinitamente melhor: o barco é excelente, grande, quase não balança, tem um freeshop decente, lanchonete boa (mas caríssima), e tudo corre muito bem. A vista da chegada em BsAs é muito bonita (Puerto Madero e o skyline de BsAs). O serviço da Buquebus, seja o onibus que nos levou de Punta a Colonia, seja o barco, é impecável. Colonia Express nunca mais!!!

 

Chegando ao terminal, fomos pegar um taxi até o hotel. Me ferrei: na pressa peguei um taxi exploitation que tem no terminal, paguei 30 pesos numa corrida que custaria no maximo 8... paciência. Fica a dica pras pessoas, não percam tempo com os pilantras que ficam pescando passageiros e peguem um taxi na rua!

 

Chegamos ao hotel... bem... eu fiquei meio decepcionado. A rua, escura, suja e estreita, é como a Sta. Ifigenia em SP: rua de aparência desagradável, cheia de lojas de eletrônicos/informática. Ok. O hotel... ah o hotel... não é ruim (o atendimento é sen-sa-cio-nal, o staff é simpatico e extremamente solícito) mas tá longe de ser bom. Paguei 110 pesos por uma suite c/ar e tv a cabo (nota: o ar é controlado pela recepção e a TV controlada por um painel na parede... mas o banheiro é otimo e novo, e limpavam o quarto todo dia, e, tinha desayuno), e numa localização muito boa a 100m da Corrientes, 200m do subte, 300m do Obelisco. O nome do hotel é Gran Via. Pensei em mudar, mas fiquei pela localização, limpeza, e principalmente pelo staff do hotel.

 

Depois de fazer o check-in fui dar uma volta e comer, por volta das 23h. Fui até a Florida, o centro tava cheio cheio cheio de gente, acabei comendo no Free da Corrientes (se tá com a grana curta procure um Free por lá, na Corrientes tem 2, um perto da uruguay e outro mais pro lado da Montevideo).

 

No dia seguinte, fui andar pelo centrão... abarrotado de gente, andei muito e mostrei praticamente tudo que tem de interessante pra namorada (Casa Rosada, Plaza de Mayo, Catedral, Puerto Madero, etc), voltei ao hotel, no dia seguinte fomos à Recoleta de ônibus (diga-se de passagem o melhor meio de transporte em BsAs de loooonge): BsAs Design, cemiterio - túmulos dos notaveis (incluindo a Evita) - comida (não muito cara mas boa no La Continental), voltamos pro hotel e depois fomos ver o Sr. Tango.

 

Vieram no Hotel nos buscar, chegamos ao show, o lugar por dentro é muito bonito. Era dia de São Valentim, e, como eu estava com a namorada, ganhamos um vinho extra :D . O Show foi melhor que eu esperava, os dançarinos e a orquestra mandam muuuito bem, só o Fernando Soller não ajuda muito, mas, deve ter gente que gosta dele (claro).

 

No outro dia, fomos à Boca fazer o circuito normal que envolve o Caminito, Bombonera, andar na beira do rio... e depois mais tarde pegamos um ônibus de volta ao hotel e depois o subte até a estação Federico Lacroze em busca do outlet da Puma, Fila e Nike. Aí a viagem azedou. Eram 15h, fomos pro subte, tomando todo cuidado do mundo... pensei que ia estar vazio, mas tava lotado - gente empurra daqui, esbarra dali... descemos, fomos no outlet da Puma, e fomos comprar água, ai eu pego e coloco a mão no meu bolso pra pegar a carteira da minha namorada, e cadê? cadê!?! sumiu! e junto sumiu o meu passaporte. Pensando, chegamos à conclusão: fui roubado no subte, pois foi a única vez em que eu não confirmei se as coisas tavam ok no meu bolso (eu sempre ia vendo...). Pra mim a viagem tinha acabado... fiquei muito chateado, e a minha namorada perdeu todos os cartões, RG, CNH, dinheiro... e eu perdi o meu passaporte. Depois fomos à Comisaria de Turismo, e nos explicaram que o subte é o lugar mais perigoso de BsAs depois da Boca, que tem gangues de peruanos e bolivianos que ficam roubando o pessoal. Nessa hora caiu a ficha: tava mesmo cheio de peruanos (ou similares) no subte, inclusive depois eu estive outras vezes no subte e sempre tinha uns zanzando e vendo o que o povo fazia, aliás, no centro inteiro tá cheio disso... e enquanto estávamos fazendo o BO na delegacia iam chegando mais brasileiros vítimas de roubo ali no microcientro, e de novo: peruanos. Isso mesmo com o centro cheio de policiais. Que diferença pra outra vez que eu estive lá! Depois fui tentar continuar a minha viagem, indo comer no Siga La Vaca. Lugar legal (mas num pedaço meio ermo de Puerto Madero), mas não consegui comer muito. Mas achei que vale a pena: a carne é boa, a salada idem, e cada pessoa ainda tem direito a 1 sobremesa (bem-servida) e 1L de bebida - ou seja, 2 pessoas, 2 litros!

 

No sábado, fui andar de Tren de La Costa. Peguei um bus até a estação Retiro e notei que a região em volta da estação está ainda pior do que em 2001... e peguei um trem da linha que vai pra Bartolomé Mitre. Trem bem detonado (podia se chamar Tren de La Bosta), mas com pouca gente, a maioria turistas, viagem de quase 1h, tranqüila. O trem passa por lugares feios (dá pra ver a Villa 31 p/ex) e uns bonitos. Chegando à estação final, há uma integração com a estação Maipu do Tren de La Costa. O TDLC já teve dias mais "brilhantes" mas ainda é um passeio legal. Algumas estações precisam duma reforma. Desci em San Isidro e fui comer e depois tomar um sorvete no Freddo (mais barato que em Punta!!). Fomos pegar o trem de novo, que demorou muito, e quando veio estava lotado. Ok. Já houveram dias melhores. Chegando ao Delta, fomos passear de barco, e depois voltamos. A noite, fomos ao Shopping Abasto, muito bonito por sinal. Tem um McDonald's Kosher lá!! Mas como era sábado, estava fechado :)

 

No domingo, fomos tomar café da manhã no Tortoni... meu... sen-sa-cio-nal. Lugar lindo, atmosfera bacana, comida ótima, atendimento excelente. Saímos de lá e pegamos o subte até Palermo, fomos no Zoo, Jd. Japonês (não gostei muito) e depois no Rosedal (bonito), e voltamos ao hotel.

 

Já hoje, fiz o checkout, fomos andar até o Once, o tal bairro das compras, estilo Bom Retiro. Achamos uma farsa. Explico: tem umas roupas baratas, mas muitas lojas colocam o preço bem baixo nas vitrines só que sem o IVA e pra pagamento apenas em dinheiro. Ok. Andamos (bastante) até o Abasto, comemos (no Mc Kosher mesmo não sendo judeus!), voltamos e fomos pro aeroporto. A minha decepção com Ezeiza só piorou. Se puder, não vá de Gol. O check-in deles ficam do lado do desembarque internacional, ou seja, do outro lado do aeroporto. Ok. Fizemos o bendito check-out e voltamos pro Brasil depois de passar pelo (ótimo) freeshop portenho.

 

Conclusão sobre BsAs (e em parte sobre a Argentina): a TV faz muito marketing; o país tá desmoronando. Desemprego, criminalidade assustadora, não tem nem 10% do glamour de 7 anos atrás: não tem mais tanta gente bem vestida como antes (nem na Recoleta/Palermo), não é o mesmo clima, enfim, isso me entristece, mas fazer o quê né? Tentei aproveitar, fazendo coisas que não faço aqui como andar no centro da cidade a noite com tranquilidade muito maior que em SP apesar das centenas de ladrões à solta. Tá rolando uma "brasilização" lá, as coisas pioraram muito, muito mais do que eu imaginava. As coisas estão baratas, mas, menos do que eu pensava. Um exemplo: eu ia comprar pilha recarregável lá. Liguei dias antes de viajar numa loja e a mulher me jurou que custava 15 pesos o par. Chegando lá, era 15 pesos a unidade. Sim, mesmo vendendo cartelas lacradas de 2 pilhas, eles cobram por unidade. Não sei qual a graça disso, podiam falar o preço do par, mas enfim... ah, e povo tá mais mal-humorado e menos simpático no geral, mas, depois de conversar um pouco são gente boa. Mas perdem de muito longe em amabilidade pros uruguaios. Aliás, em quase tudo a Argentina perde pro Uruguai, não é a toa que nota-se que há uma quantidade muito maior de turistas estrangeiros no Uruguai do que em BsAs. Compensa muito mais viajar ao Uruguai, país que adorei e não vejo a hora de voltar a visitar ou mesmo morar. Já a Argentina, só volto lá se precisar, indo a trabalho por exemplo, coisa que dificilmente aconteceria.

 

Se alguém precisar de dicas ou sugestões sobre BsAs e o Uruguai, é só me escrever.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Poxa que tristeza esse epsódio do roubo em BsAS... No final do ano estivémos por lá e eu achei a cidade muito mais segura que nossa SP, mas nós não nos aventuramos em pegar transporte coletivo, já tinham me relatado sobre esses batedores de carteira e os taxistas desonestos...

 

Fica o aviso ao pessoal que está indo a BsAs...

 

Mas não pense que toda a Argentina é como BsAs, estivémos 30 dias viajando pela Patagônia (argentina e chilena), que é um lugar lindíssimo e merece sua visita !

 

 

abs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim e apesar do que eu passei digo: BsAs é muito menos perigoso que o Brasil - lá não virou moda (ainda) sequestro, sequestro relampago, assalto em semaforo... lá não tem essa coisa de "preciso de carro blindado", a situação em termos de segurança é muito melhor que aqui, porém... tá cheio de ladroezinhos mesmo. O negocio pro pessoal que tá indo pra lá é ficar esperto. Principalmente se for pegar taxi (peguem radio taxi, os com marca na porta traseira... os outros sao pilantras mesmo, e quem nos disse isso foram os portenhos!) ou subte (sinceramente, evitem. 4 pessoas dividindo um taxi cujo trajeto seja de 2km, sai quase o preço do subte).

 

E... usem money belt, deixando trocados no bolso. Com isso, resolve-se boa parte dos problemas.

 

E esqueci de dizer... Pra trocar dinheiro, evitem a empresa Metropolis... alem de cotacão ruim (cerca de 1,50 o real e 3,10 o dolar), tá cheio de ladrão nas redondezas, alias, foi saindo de uma dessas casas que 2 turistas foram assaltadas (e nos contaram na delegacia). Dá pra trocar na maioria das agências do Itau (no centro tem muitas), Banco La Nación, BB (tem um BB na Sarmiento, perto da Florida, região das casas de câmbio com taxas ótimas). Fora da área das casas de cambio na Sarmiento, tem empresas de cambio, em algumas como a Topaz dá pra negociar uma taxa melhor, nas demais, esqueça - tinha um kiosk de cambio no Shopping Abasto onde a cotacao ontem era 1,40 pra real, um absurdo, me pagaram 1,74 na 6a feira na Tutelar da Sarmiento... (no BB e Nacion tava na mesma hora a 1,73). OU MELHOR: levem só o essencial em reais mesmo, troquem no Banco La Nación logo que sairem do desembarque de Ezeiza (ignorem o kiosk de câmbio na área de desembarque antes de sair), e usem um cartão como o Visa Travel Money. Lá, é a melhor coisa. Dá pra sacar em praticamente qualquer lugar e todo mundo aceita pra pagamentos, exceto os moquifos onde só se paga em $$ vivo como os kiscos/locutórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah faltou dizer uma coisa importantíssima...

 

Quando forem fazer reservas em BsAs, atentem pra um fato importante: confirmem com o hotel se nas TVs do hotel dá pra sintonizar um canal chamado Cronica TV... meu... é um canal trash... é tipo um Aqui-Agora piorado e 24h por dia...

 

... é sempre assim: acontece algo bizarro (bandido que vai roubar uma casa e fica pendurado na árvore, motoqueiro atropelado por trem, etc., semana passada tinha uma mulher que teve 7 filhos, e o 7o ela tava pedindo pra que a Cristina Kirchner fosse madrinha da criança...), e eles colocam uma tela vermelha com o título da notícia em letras garrafais e fica tocando uma música que começa como música de suspense e depois vira música de circo... eu me cagava de rir quando assistia o canal... ah e tem um ancora também, sem cenário (fica a bandeira argentina tremulando atrás do cara.... meu, não tem cenário, nem CG nem nada) e rola apenas notícia trash 24h por dia... ah e quando tem reporteres... sao reporteres retardados e que tomam escaldos dos entrevistados ou falam apenas asneira...

 

Não dá pra ir a BsAs e não comer alfajor Havanna, churrasco e ver Cronica TV!

 

Um exemplo é esse video - http://www.youtube.com/watch?v=gVw1GZ3Z1Is - um cara sofreu acidente e tava no chão estirado, ai a reporter do canal foi lá falar com o cara enquanto ele tava aguardando atendimento......................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...