Ir para conteúdo

Attencione,prego,ho camminato por il sud Itália


Posts Recomendados

  • Membros
Postado (editado)

Sorrento

Capri é bonito,talvez não como dizem,porém 4 dias estava ótimo. Nova travessia de barco rumo ao continente e fui a Sorrento. Cheguei por volta das 14h,peguei um taxi no porto e pedi para ir ao mosteiro onde já havia conversado e sabia que esse local é lindo,porém o mosteiro está localizado em ruas super movimentadas.O experto taxi disse que ele me levaria a entrada da rua e teria que o resto fazer caminhando, pois o governo fascista não permite a entrada de carros grandes nessa rua.Na Itália muitos taxi são van,esse era um.O bobo aqui aceitou,pois 200m são fáceis de caminhar, mesmo com peso Não sabia da novidade que veria.Fui apresentado a uma rua em que passa até caminhão,mas não tem calçada Ou seja,só na Itália,gente e carros juntos e,MENTIRA dele.Tem uma placa na rua dizendo não poder entrar carro maior. Ninguém respeita,afinal essa é a terra da máfia. 

Demorei meia hora ou mais para levar o peso da mala ao hotel. Chegando lá fui muito bem recebido por 2 irmãs e apresentado a um grupo de brasileiros que estavam lá rezando, claro, o que sabem fazer. Eles foram de ônibus,nenhum problema, só com o taxi poderia dar.Já eram quase 17h e eu não tinha comido nada aquele dia, pois os BeB do sul não tem nada e viajei na hora do almoço.As irmãs indicaram ir a praia, pega um elevador e vai, pois o hotel fica acima da falésia, em um lugar muito bonito. Surpresa, o elevador cobra 1 euro.E não achei comida fechado.

Próximo dia seria um domingo e o centro estaria fechado.Pensei eu,que vou fazer?Pompeia me veio a cabeça. Andei até a estação de trem e,por 27 euros pagos a uma agência, tive direito ao trem até uma estação na porta mesmo (Pompeia tem 2,essa é a POMPEIA SCAF),a entrada e a um áudio guia sensacional em espanhol.Mas para isso entreguei o meu passaporte como garantia. Passei a tarde por 3 setores da cidade vendo as casas e os mortos mumificados há 2k anos. As fotos são uma pequena amostra de que vi.É sensacional.Deu 19h,a cidade fechou, hora de pegar o passaporte, devolver o áudio guia e voltar ao mosteiro feliz.

No outro dia, fui conhecer Sorrento. Contratei um passeio de barco que iria me mostrar toda a costa,mas foi cancelado devido a um vento que apareceu. Então, já que o museu que há é longe, fiquei vendo igrejas no centro mesmo.Estava feliz com a visita a Pompeia e com o mosteiro. Quem dera que todos os hotéis da cidade fossem assim. 

20250519_164004.jpg

20250518_181356.jpg

20250518_181208.jpg

20250518_180513.jpg

20250518_180228.jpg

20250518_163616.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado

Salerno e Costa Amalfitana

Passei 3 dias ali,deveria ter passado 4,mas não fui a cidade menor,Ravello,mas achei muito movimento e pouco interessada. Tem lugares, na própria Itália, que merecem muito mais uma visita que está Costa amada pelos brasileiros,ou melhor, paulistas,que encontrei vários por lá na baixa temporada, imagino na alta.

Cheguei em Sorrento de trem em uma tarde,A mulher do BeB,só fala italiano como sempre, mas é adorável. Tem pontuação 9,5 no site de reservas e quem não gosta dela.Seu BeB tem 3 quartos, nesses dias não apareceu ninguém,então só comigo ela ofereceu limpeza inclusive e eu dispensei.Aí já marca a diferença de tratament.Combinamos que chegaria as 14h e ela me informou que ficava a metros(acho que uns 700m)da estação e que dava tempo de ir a Amalfi nessa tarde.Foi o que fiz,peguei o ônibus das 15h,começou a chover no caminho,mas passou ao chegar. Fui na igreja medieval sem chuva e voltei quando chovia novamente. 

Dia seguinte,um sol para cada um,dia de ir a Positano.Fui no ônibus das 11h,mas ônibus passa por fora com destino a Sorrento. Quando vi,pedi a parada.Ja havia passado um pouquinho do centro, mas o motorista não entendeu nada,por só falar italiano.Desci em Amafi e peguei outro bus,como o 1 tinha falado, esse 2 que fez a confusão. Mas,contornável.Já contei acima que não existe calçada no sul da Itália, então o cara me deixou ao lado de muitos carros.Mas,os motoristas são acostumados, eu é quem não estou, então me meti no primeiro beco que encontrei após andar um pouco devagar.

Já em segurança, comecei a descer rumo a praia.No meio do caminho parei para almoçar numa sanduicheria,mas era vegetariana,como gosta minha amiga @Vegana11.Que posso fazer?Como folha,mas não como massa.E fui descendoPositano parece um semi círculo em meio de cidade. Tem 3 igrejas no caminho que fiz,só a matriz estava aberta, mas não tem muito.Antes das 18.30h,horas do barco, estava na beira da praia. Depois há outro, as 19.30h,mas dura 2h e ao chegar Salerno estava indo dormir e a noite chegando, pois já ia dar 21h.Janta aquele dia foi boa,em um self service a europeia que serve carne(obaaaa).

Última manhã entreguei minha mala a senhora conforme havia combinado na véspera pela net e fui ao centro da cidade ver a catedral que ela me disse ser imperdível. Verdade, igreja tem mais de 2000 anos e diz que guarda São Mateus morto.Engraçado e pergunta de milhões. Como foi que ele chegou ali???E o dia terminou no começo da tarde quando viajei a Reggio di Calábria com mais uma surpresa da senhora. Ela ficou me esperando, como a de Gênova,para se despedir de mim. Todos gostam de mim,por onde quer que eu passe, menos nesse site. 

 

20250523_123920.jpg

20250522_192246.jpg

20250521_161931.jpg

20250521_184314.jpg

20250522_135731.jpg

  • Gostei! 1
  • Membros
Postado

Tropea

Nunca havia ouvido falar na cidade, afinal é italiano para lá e eu para cá,mas descobri em minhas pesquisas que ela é considerada a mais bela cidade da Calábria, porta de entrada da Sicilia.Foi aqui que descobri a existência do arrancino,essa coisa ruim me atormentou enquanto não deixei o país.Mas,vamos falar em Tropea.Havia reservado um hotel 3 estrelas perto da estação, então sem sobressaltos, certo?Errado, cheguei eram antes das 16h e o hotel estava fechado. Fiquei na porta tentando chamar quem ouvisse.

Só que quem ouviu foram 3 belas italianas que estavam chegando ao centro para assistir a corrida de rua que aconteceria mais tarde.Elas ligaram para a mulher(também só fala italiano) e conseguiram que ela saísse de casa.Segundo disse, estava com medo, pois a cidade estava cheia de gente estranha por causa da corrida e não tem funcionários. Ou seja, esse hotel nem seria registrado em um país um pouquinho mais sério. Mas,na terra da Cosa Nostra e Dragueta Vale tudo.O hotel é razoável, passei 4 noites ali,mas com o estilo BeB só apareceu 1 casal no período. 

A senhora me registrou e sumiu,depois comunicação só pela net e nada de limpeza. Fui ver a corrida também e encontrei duas brasileiras, mãe e filha. Comprei também um passeio de barco para o outro dia a tarde. Na manhã fiquei a conhecer a cidade. Não tem muito, o forte são os passeios mesmo. Nesse dia aconteceu uma piada.3 meninas feias e gordas estavam procurando homem e cismaram comigo,pois os outros todos estavam acompanhados.Inventaram de pedir punk ao DJ do barco e tomavam todas e dançavam bem o ritmo carioca, que não sei onde descobriram que eu era. Totalmente bêbadas, uma delas,caiu por cima de mim.Aí acabou a saliência, ficaram sentadinhas até o passeio terminar. Quando cheguei ao hotel, era hora de contar a minha que enquanto ela trabalhava, tentaram me conquistar. 

Mais um dia?Mais passeio.Dessa vez fui andar pelos museus do centro. Não tem nenhum destaque, apenas a igreja é do sec XI.Eles usam o litoral da Sicília e os vulcões que há em litoral alheio para divulgarem o lugar. Porém, o horário é ruim e cansativo 7 as 7.Eu os conheci,de Millazzo,não confundir com aquele que gosta de positivaçao por aqui.

Tinha úm 3 dia sobrando, foi dia de combinar com um guia de ir a terra dele de trem,Pizzo Calábria o nome. Foi a 1 vez que senti calor nesse ano.É uma cidade da Idade Média aonde criaram o tartufo.No Brasil conhecemos como bolo de sorvete.Dei 7 euros para experimentar e que decepção, conhecia demais. 

20250525_191951.jpg

20250525_192324.jpg

20250527_151149.jpg

20250526_183943.jpg

  • Membros
Postado (editado)

Reggio di Calábria 

E lá fui eu para o pior BeB da viagem, riscando de vez esse tipo de hospedagem da minha lista de viagem e aprendendo a prestar atenção em detalhes dos hotéis. Por exemplo, há muitas dessas coisas que se dizem 3 ou 4 estrelas,mas que na verdade, são essas coisas que nem hotel é.Se a foto for de um quarto muito bom,mas se só tem uma,desconfie.Porém,ao chegar nesse,fui em busca da rua pelo lado errado. A mulher havia dito na outra rua da estação, mas não falou o lado. Fui para o direito, enquanto o certo é o esquerdo. Mas achei pela numeração, porque estou acostumado com placas,não ficar em lugares que um nordestino nunca viu.

Enfim,cheguei no BeB,parecia ser muito bom.Eram 3 quartos novos e só eu de cliente.A dona não apareceu mais,como sempre,zero para a limpeza. Nesse fim se tarde andei pelo centro,vi um casamento de elite,tudo para matar hora.

No outro dia,fui conhecer a cidade que é pequena e sem turismo.Entrei na igreja e no museu anexo.Lá o horário da siesta é sagrado. Então vou almoçar também, pois ali tem supermercado que  endereço uma comida muito apetitosa,E depois,quando as atrações reabr8ram para o período da tarde,fui ao castelo. ALI PAGA 5 EUROS.E acabaram as atrações turistas da cidade.É o que tem e estava satisfeito. 

Mas, veio a surpresa. Quando cheguei havia em email para mim da senhora proprietária. Pediu para,no outro dia,eu liberar o quarto antes das 10h.Reclamei de sair na "madrugada",e consegui mais 30 minutos. A alegação dela é que uma amiga chegaria cedo e não podia ficar ma mais. Peraí,tem 3 quartos e a amiga é uma só e viria fora de hora?

No dia ela não quis conversa,deu 10.30h,um sujeito entrou no meu quarto e retirou a minha mala jogando no corredor. Ela estava pronta,ia cumprir o trato, se o sujeito não tivesse aparecido. Disse milhões de palavras "educadas"a ele,porém quando eu ainda falava, quem chegou?Uma véia.rs

Serviu para eu aprender que hotel tem quese apresentar como tal e ter várias boas avaliações, pois sendo assim,é uma garantia que tenho e,além do que, o dinheiro do hotel está em lugar separado e seguro. 

20250529_125523.jpg

20250529_124401.jpg

20250529_163836.jpg

20250528_181208.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Millazzo 

Sair pela manhã de hotel não é comigo, principalmente porque a véia ia chegar e chegou mesmo, porém eram 11h e eu já estava na rua.Caminhei até a estação(30m)e ia fazer uma viagem no calor que já estava a Itália e tomei o trem até aonde ele se conecta com o ferry. Esse de péssima qualidade,mas o importante,é que ele me levou em segurança. 

2 parte da viagem a Millazzo propriamente dita.Desci do ferry em Messina,onde só fiquei o tempo de ir a estação tomar a 2 parte do trajeto de trem.Messina merece ser explorada com mais calma, mas já estava com o tempo contado e resolvi não parar ali.O trem tem de hora em hora e leva 1 hora até Millazzo e mais 90 minutos até Palermo, que conheci depois. 

Mas,o que interessa para esse post é Millazzo,que usei como base para ir as 7 irmãs que são sensacionais. São às ilhas que descobri a existência delas lá atrás, em Tropea.Como é no país da ideologia inimiga, nunca ouvi falar.Mas,lá,é muito famoso o conjunto de ilhas.Era uma tarde de sábado quando cheguei e fui comprar os passeios em seguida. No domingo fui a Vulcano(conhecida pelo cheiro de enxofre causado por um vulcão dormido)e depois a Panarea(sem muito para ver,apenas a beleza do mar).Na segunda, feriado nacional, dia da República, fui a sensacional Stromboli e seu vulcão em erupção permanente. Subi um morro, faz tempo que não subo assim, e cansei. Porém o visual é sensacional, sempre com o ruído das explosões do vulcão. Ao entardecer, vimos do barco a Sciara del Fuego que é a lava saindo(foto 1)e Lipari com uma cidade antiga com castelo e igrejas na hora do almoço. Como era feriado a entrada foi gratuita. No 3 dia fui andar de ferry a uma pequena ilha pouco turística(Salina)aonde fiquei no centrinho sem muito a fazer. Faltaram as 2 menores(Alicudi e Fisicudi)também não turística e pobres.Foram 3 dias intensos, as saí dali feliz. 

20250601_203402.jpg

20250601_195733.jpg

20250601_162714.jpg

20250602_164215.jpg

20250602_162832.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)

Palermo 

Cidade que ronda os sonhos de quem gosta de tiroteio,tinha que conhecer,mesmo que saindo um pouco da rota para Malta.Palermo está ao norte da ilha,então tive que enfrentar 90 minutos de trem para chegar na Estação Central,porém há outras.Desci do trem e para começar o ambiente no entorno da estação é pesado, sobretudo para mim,sobrevivente da máfia ES,aonde impera a pistolagem e o crime de mando.

Mas,deixemos o crime para lá,pois todos sabem que Sicília é terra dele.Claro,crime,pastor e políticos desonestos de direita,vivem lado a lado.Naquela tarde,vi outra coisa que detesto, mas é Egito.A falta de sinalização de trânsito e o descumprimento do básico no governo dali,lembraram muito o caos que vi en todo o Egito. 

Pedi informações no hotel aonde poderia pegar o bus turístico. Indicaram a parada da Rodoviária.Fui lá conferir,ia comprar 24h,dava uma volta completa de reconhecimento aquele dia e teria todo o próximo.O bus estava no ponto quando ia chegando,e lógico o perdi.Mas,também tem uma empresa local que opera.Logo veio o yellow bus.Nada a reclamar.Dei a volta e,no outro dia,desci no Palácio do antigo rei das duas Sicilias.Compra a entrada no jardim (16 euros)e vai. Não tem muita coisa exposta,muito pelo contrário,é bem sem graça. Tem uma Capela patrimônio da UNESCO dentro e algumas ruínas.Tinha outra linha de bus as 14h. Essa vai a uma cidade vizinha, lá sim o centro histórico merece ser visto. O bus faz uma parada de 90 minutos e você pode visitar.Ha uma igreja barroca e,o centro em si,compensa. Voltando a Palermo, toma se novamente a linha 1 para acabar o tour. Eu aproveitei e parei no teatro(12 euros)que tem uma boa visita guiada.

No outro dia o 3 dia,era hora de ir conhecer o outro lado da Sicília. Aproveitei que estava ao lado da estação e peguei a Agrigento,ao sul.Aqui a siesta é indispensável. Na hora que cheguei,a cidade dormia.Meu objetivo do dia eram ver as ruínas do tempo das guerras punicas, mas não vi nada.Sao 17 euros mais 12 de taxi.Porém,sempre faço esses tours com áudio guia.Pronto,estava dada a senha para a briga. Foi só eu tentar comprar o áudio,que a mulher exigiu minha carteira de nacional, dizendo que a lei diz para não aceitar passaporte. Disse tudo a ela,que se entendeu, que entendesse.Paguei mais 12 euros a outro taxi me trazer de volta.E fiz outro tour histórico também.Neste por 6 euros entrei a uma velha igreja,fui ao museu arquidiocesano e terminei o dia na bonita Catedral.

20250606_162103.jpg

20250606_190146.jpg

20250606_181849.jpg

Editado por D FABIANO
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Você comentou q nunca tinha ouvido falar da ilhas eólias, eu tbm tinha ouvido falar de tudo q é parte da Italia, menos de lá e do Stromboli! Infelizmente eu não pude conhecer as outras ilhas, falo um pouco disso no meu livro, mas achei Stromboli incrível. Você chegou a fazer a trilha no final da tarde, inicio da noite, conseguiu ver as erupções à noite?? desde de 2019, só estavam com acesso liberado dois mirantes, a 290 metros, e outro a 400 metros, mas qdo eu fui só o de 290 estava liberado. A trilha estava em boas condiçoes, estava liberada até qual mirante?

Em 06/07/2025 em 20:21, D FABIANO disse:

Millazzo 

Sair pela manhã de hotel não é comigo, principalmente porque a véia ia chegar e chegou mesmo, porém eram 11h e eu já estava na rua.Caminhei até a estação(30m)e ia fazer uma viagem no calor que já estava a Itália e tomei o trem até aonde ele se conecta com o ferry. Esse de péssima qualidade,mas o importante,é que ele me levou em segurança. 

2 parte da viagem a Millazzo propriamente dita.Desci do ferry em Messina,onde só fiquei o tempo de ir a estação tomar a 2 parte do trajeto de trem.Messina merece ser explorada com mais calma, mas já estava com o tempo contado e resolvi não parar ali.O trem tem de hora em hora e leva 1 hora até Millazzo e mais 90 minutos até Palermo, que conheci depois. 

Mas,o que interessa para esse post é Millazzo,que usei como base para ir as 7 irmãs que são sensacionais. São às ilhas que descobri a existência delas lá atrás, em Tropea.Como é no país da ideologia inimiga, nunca ouvi falar.Mas,lá,é muito famoso o conjunto de ilhas.Era uma tarde de sábado quando cheguei e fui comprar os passeios em seguida. No domingo fui a Vulcano(conhecida pelo cheiro de enxofre causado por um vulcão dormido)e depois a Panarea(sem muito para ver,apenas a beleza do mar).Na segunda, feriado nacional, dia da República, fui a sensacional Stromboli e seu vulcão em erupção permanente. Subi um morro, faz tempo que não subo assim, e cansei. Porém o visual é sensacional, sempre com o ruído das explosões do vulcão. Ao entardecer, vimos do barco a Sciara del Fuego que é a lava saindo(foto 1)e Lipari com uma cidade antiga com castelo e igrejas na hora do almoço. Como era feriado a entrada foi gratuita. No 3 dia fui andar de ferry a uma pequena ilha pouco turística(Salina)aonde fiquei no centrinho sem muito a fazer. Faltaram as 2 menores(Alicudi e Fisicudi)também não turística e pobres.Foram 3 dias intensos, as saí dali feliz. 

20250601_203402.jpg

20250601_195733.jpg

20250601_162714.jpg

20250602_164215.jpg

20250602_162832.jpg

 

 

  • Membros
Postado

@DestinoVulcoes Não faço nenhuma trilha,mas mesmo que fizesse não dava tempo. Teria que ir dormir lá para fazer uma que há até os 400m de altitude e só é feita ao escurecer e volta bem tarde,essa é a que há liberada e vendem em diversas barracas no porto.Chama se Chiara del Fuego. 

Fui em tour e teria que voltar no mesmo dia.Nao gosto de aventuras, sim de história, acho que por isso, nunca ouvi falar em Stromboli, não é nenhuma cidade histórica. 

  • Membros
Postado

@D FABIANO, é, no esquema bate-volta realmente não deve dar pra pegar as erupções a noite... Mas eu diria q essa trilha nem é tão “radical” assim, é uma caminhada beeem tranquila de 1 a 1,5 hora (em condições normais). A trilha que era mais aventura, subindo horas até perto do cume, foi proibida em 2019 por causa de uma erupção maior. Apesar de ser famosa pela atividade vulcânica, a região também tem uma história muito interessante: os gregos acreditavam que as Ilhas Eólias eram o lar de Eólo e até as colocaram na Odisseia de Homero, sendo um dos locais que Ulisses desembarcou na sua viagem épica para voltar a Ítaca. Além disso, os gregos e romanos acreditavam que a forja de Hefesto, o deus grego do fogo, ficava no fundo da cratera de na ilha de Vulcano. Hefesto era um dos filhos do deus mais poderoso da mitologia grega, Zeus (Júpiter, para os romanos), e era conhecido como Vulcano pelos romanos, daí o nome atual da ilha, e que acabou batizando todos os vulcões do mundo.

O Stromboli, em particular, tem registros de erupções há pelo menos 2.500 anos e algumas erupções históricas. A ilha até apareceu em filmes como Viagem ao Centro da Terra (local onde personagens de Julio Verne voltam a superfície) e Pinóquio (era o nome do vilão). No fim, dá pra se divertir com aventuras e histórias do lugar, a região é muito legal...

  • Membros
Postado

@DestinoVulcoes Isso aí é para você que gosta.Eu não gosto de esforço físico, fui criado cercado de funcionários que me traziam tudo nas mãos. Cresci assim e,hoje,tive trombose na perna, nem mesmo podendo fazer esforço. Mas,nunca gostei mesmo. Meu esforço é com a cabeça e nem com ela posso fazer valer meus diplomas universitários, afinal de que adianta tê-los se não tenho saúde?O que resta a fazer na vida é conhecer o mundo,inclusive lugares como Stromboli, que normalmente,jamais perderia 1 segundo da minha ocupada rotina de gabinetes.

  • Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...