Membros Sabrina Silvaaa Postado Julho 14 Membros Postado Julho 14 Eu estive na Bolívia por cerca de 1 mês e queria que alguém tivesse me avisado sobre isso O país está em uma situação atípica e isso tem afetado a economia, o ponto positivo é que para os turistas o que já era barato ficou ainda mais. Durante viagens internacionais costumo usar o cartão nomad, pela praticidade mas atente-se a isso. O câmbio referente a compras no cartão e saques é o câmbio oficial, que é o que conferimos na internet e que as casas de câmbio brasileiras usam. Porém estando lá notei que estava muito diferente, enquanto na minha cotação o real estava a 1,87bob nas casas chegou a estar até 2,80. O dólar estava oficialmente a $6,93 mas lá eles estavam pagando 14bob para cada 1 dólar Por isso, eis a recomendação: não use cartões, porque eles utilizam a cotação real e isso dá mais ou menos 1 a mais por cada boliviano na compra. Ninguém me informou sobre isso, então fiz um saque de 900 bob pela conta nomad e a cotação utilizada foi U$D 6,85 para cada 1 boliviano, se eu tivesse o dinheiro em espécie trocaria por lá. Justamente por conta dessa "bagunça" não se encontra caixas eletrônicos que fazem saque em dólar. Opte por levar dinheiro em espécie (dólar e real) e cambiar por lá. Alguns comércios em La paz aceitam Pix e trocam por Bolivianos, ou até mesmo algumas pessoas que possuem contas no Brasil fazem essa transação. O aplicativo Airtm usa essa cotação não oficial. É possível enviar o dinheiro para a conta lá em dólar e tranferir em Bolivianos. Para isso, precisa ter os dados da conta em um banco da Bolívia de um terceiro e assim a pessoa faz um saque. Fiz dessa forma, no hostel que fiquei em La paz uma pessoa aceitou me ajudar, então eu enviei o dinheiro pra sua conta, ele retirou e me entregou. Espero que as pessoas que forem viajar pra lá saibam disso e se previnam! 2 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.