Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia, mochileiros!

Montei meu roteiro para o Peru em 2026 e gostaria muito da opinião de vocês. O roteiro está em anexo e qualquer sugestão, dica ou crítica será bem-vinda!

Observação: não incluí nesta viagem Machu Picchu, Vale Sagrado, Maras Moray, Salineras, Sacsayhuamán e Ollantaytambo, pois já os visitei em uma viagem anterior.

Resumo de Experiências Incluídas:

• Lima: cultura e gastronomia

• Paracas: Islas Ballestas + Reserva

• Ica / Huacachina: dunas, buggy, sandboard

• Linhas de Nazca: vôo ou mirante

• Arequipa: Convento Santa Catalina, Museu Juanita, Mirador dos Vulcões ou Laguna Salinas, cultura local

• Cânion del Colca: paisagens, vôo dos condores, águas termais

• Puno: Ilhas flutuantes, pernoite com familia local, pôr do Sol no lago

• Cusco: caminhadas, montanha, vale, lago e cultura andina

• Litoral e deserto (Ica e Paracas)

• Mistérios arqueológicos (Nazca e Pachacámac)

• Vulcões e cidade colonial (Arequipa)

• Natureza bruta (Colca Canyon)

• Cultura andina original e natureza (Puno e Cusco)

• Gastronomia, arte e vida urbana (Lima e Barranco)

Cronograma Peru 1.jpg

Cronograma Peru 2.jpg

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

Acho que tá bacana o roteiro, mas ano passado eu fiz um pouco diferente a parte de ica/paracas/huacachina...

Acho (acho) que ficaria melhor a base ser em huacachina. Então de lima pra ica (e logo para huacachina) no dia 4, e deixa esse dia oara o buggy nas dunas no por do sol. Dia 5 passeio islas ballestas e reserva de paracas (e acho que daria até pra colocar algo mais aqui). E dia 6 a hacienda tacama, canion dos perdidos, etc. Ficando em huacachina como base quem sabe rola até uma caminhada nas dunas pra pegar o nascer do sol, parece ser muito legal, mas não fiz quando fui lá kkk

Aí dia 6 à noite sairia de ica para nazca, chega perto de meia noite, que vc consegue aproveitar melhor pra dormir ali e faz o sobrevoo das linhas no outro dia cedo (lembra de não comer nada antes e tomar um dramim, hehe). Aqui é importante não engessar o itinerário, pois pelo que vi lá os voos vão saindo sem muito controle de ordem e horário, às vezes vc voa logo, às vezes demora. E passa o dia 7 em Nazca e sairia no à noite para Arequipa, igual vc já colocou lá. 

Ah, em arequipa acho que esse mirador dos vulcões do dia 9 é o mesmo que vc passa indo para o canion do colca (mas acho, não sei qual agência que vc vai fazer). Se for o mesmo, talvez possa ser interessante deixar esse tour das lagunas salinas e mirador de lado e ir para a ruta del sillar. Mas aqui é questão de gosto mesmo.

Arequipa é linda! O por do sol no convento santa catalina é maravilhoso, mas ali vc demora umas boas horas pra passar em tudo. É bacana tbm subir na Catedral, e passear na praça à noite. Quando fui tinha uma feira de livros na rua na parte esquerda (olhando a Catedral de frente). E em arequipa tem unidade da rede la lucha, de sanduíche, maravilhoso!

• Membros
Postado (editado)
4 horas atrás, FernandoBS disse:

Acho que tá bacana o roteiro, mas ano passado eu fiz um pouco diferente a parte de ica/paracas/huacachina...

Acho (acho) que ficaria melhor a base ser em huacachina. Então de lima pra ica (e logo para huacachina) no dia 4, e deixa esse dia oara o buggy nas dunas no por do sol. Dia 5 passeio islas ballestas e reserva de paracas (e acho que daria até pra colocar algo mais aqui). E dia 6 a hacienda tacama, canion dos perdidos, etc. Ficando em huacachina como base quem sabe rola até uma caminhada nas dunas pra pegar o nascer do sol, parece ser muito legal, mas não fiz quando fui lá kkk

Aí dia 6 à noite sairia de ica para nazca, chega perto de meia noite, que vc consegue aproveitar melhor pra dormir ali e faz o sobrevoo das linhas no outro dia cedo (lembra de não comer nada antes e tomar um dramim, hehe). Aqui é importante não engessar o itinerário, pois pelo que vi lá os voos vão saindo sem muito controle de ordem e horário, às vezes vc voa logo, às vezes demora. E passa o dia 7 em Nazca e sairia no à noite para Arequipa, igual vc já colocou lá. 

Ah, em arequipa acho que esse mirador dos vulcões do dia 9 é o mesmo que vc passa indo para o canion do colca (mas acho, não sei qual agência que vc vai fazer). Se for o mesmo, talvez possa ser interessante deixar esse tour das lagunas salinas e mirador de lado e ir para a ruta del sillar. Mas aqui é questão de gosto mesmo.

Arequipa é linda! O por do sol no convento santa catalina é maravilhoso, mas ali vc demora umas boas horas pra passar em tudo. É bacana tbm subir na Catedral, e passear na praça à noite. Quando fui tinha uma feira de livros na rua na parte esquerda (olhando a Catedral de frente). E em arequipa tem unidade da rede la lucha, de sanduíche, maravilhoso!

Sobre a diferença dos Tours em Arequipa, verifiquei e são diferentes os locais, inclusive as fotos dos tours são bem diferentes.

O Tour Salinas e Mirador de los Volcanos, visita o seguinte:  Excursão à Lagoa Salinas e à Reserva Nacional em Arequipa | GetYourGuide

Mirador de los Volcanes em Chiguata

Planície de sal da Reserva de Salinas

Lagoa Salinas (espelhos d'agua)

Reserva de Camelídeos e Aves dos Altos Andes

Opcional mini poços termais

O Tour ao Cãnion de Colca de 2 dias, visita o seguinte: De Arequipa: Excursão de 2 dias ao Canyon Colca | GetYourGuide

Dia 1:

Mirador da Cruz del Cóndor (vôo dos condores)

Pampas de San Miguel caminhada de 3h

Almoço em San Juan de Chuccho

Caminhada de 2,5km em Cosñirhua e Malata

Pernoite em Sangalle com piscina

Dia 2:

Caminhada de 3h até Cabanaconde

Viagem a Chivay

Mirante de Antahuilque e Maca

Fontes termais de Yanque

Almoço Chivay

Translado a Puno, chegada 19:00 na praça principal

Sobre a logística de Lima seguir para Huacachina e ficar como base lá para fazer o Day Tour a Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas pode ser uma boa alternativa. Pernoitar em Paracas é muito sem graça?

O ônibus saindo de Lima a Paracas chega depois das 8hs, infelizmente não sendo possível fazer neste dia os 2 Tours (Reserva Nacional de Paracas e Isla Ballestas), então coloquei 1 dia e meio em Paracas para fazer os 2, como pôde conferir no roteiro.

Não havia adicionado o tour do Canion de Los Perdidos, pois não tinha achado nada demais, mas vi que o tour é de dia inteiro e caso adicionasse teria que adicionar um dia a mais em Haucachina, sendo que neste tour passa em uma vinícola para degustação de Piscos e vinhos artesanais, porém não sei se é tão top quanto a mais famosa da região (Hacienda Tacama).

De Ica | Huacachina : Canyon de Los Perdidos | Dia inteiro | GetYourGuide

Outras questões:

Saindo de Lima, Tour Palomino Island (nada pertinho dos leões marinhos) pode ser substituído pelo Tour Islas Ballestas em Paracas (vê de longe os leões marinhos e outras paisagens bonitas)?

Huaca Pucllana em Lima substitui Pachacamac que é mais distante e menos turístico?

Pensei em adicionar 4 dias em Huaraz para fazer os Day Tours:  Laguna Rocotuyoc, Laguna Paron, Glaciar Pastoruri e Laguna Llanganuco, porém ficaria fora de rota neste roteiro por ser ao Norte do Peru.  Acha que valeria a pena este encaixe ou talvez seje melhor deixar para outra oportunidade fazer o Trekking Huayhuash (vi um Trekking de 17 dias que inclui estes pontos e outros, incluindo a subida ao Nevado Mateo de 5150m no último dia) ?

Editado por igorilas
  • Membros
Postado

@igorilasOutro?Quantos você já perguntou aqui e não fez ainda?Ecuador,Dominicana,México,Japão, Império do Mal,sei lá mais o que...

Nesse aqui conheço todo o Peru, inclusive discordo totalmente deste povo que pensa ser o sul o principal. Para mim,é o norte,Casa arca aonde viveu e foi morto o último inka,os museus dos senhores de Sican e Sipan en Chiclayo e Chan Chan em Trujillo são muitas vezes melhor que essa grande favela chamada Arequipa.Estive 3 vezes lá e só vi pobreza,muita pobreza nos arredores.

Outro lugar que odiei foi Huacachima.Nao há nada para se fazer ali,é apenas um oásis no meio do deserto com uma lagoa. Esse tour pelo deserto pode fazer de Paracas,esse sim vale a pena.Tem que dormir 2 noites lá,porque o bote ao parque nacional sai 7h e a tarde faz o buggy a Huacachima ou vai fazer o parque por terra.Eu fiz e recomendo. 

• Hahahaha! 1
  • Membros
Postado (editado)
37 minutos atrás, D FABIANO disse:

@igorilasOutro?Quantos você já perguntou aqui e não fez ainda?Ecuador,Dominicana,México,Japão, Império do Mal,sei lá mais o que...

Nesse aqui conheço todo o Peru, inclusive discordo totalmente deste povo que pensa ser o sul o principal. Para mim,é o norte,Casa arca aonde viveu e foi morto o último inka,os museus dos senhores de Sican e Sipan en Chiclayo e Chan Chan em Trujillo são muitas vezes melhor que essa grande favela chamada Arequipa.Estive 3 vezes lá e só vi pobreza,muita pobreza nos arredores.

Outro lugar que odiei foi Huacachima.Nao há nada para se fazer ali,é apenas um oásis no meio do deserto com uma lagoa. Esse tour pelo deserto pode fazer de Paracas,esse sim vale a pena.Tem que dormir 2 noites lá,porque o bote ao parque nacional sai 7h e a tarde faz o buggy a Huacachima ou vai fazer o parque por terra.Eu fiz e recomendo. 

Paracas tem 2 tours, Ilhas ballestas e Reserva nacional, conforme o roteiro achei melhor coolocar em 1 dia cada pois o ônibus de Lima chega depois das 8hs.

Chegou a ir em Huaraz e fazer a trilhas pelas Lagunas?

Canion de Los Perdidos (saindo de haucachina) não gostei, muito longe e muitos relatos de roubos no deserto, esse vou passar.

Equador eu fiz! Mexico e Guatemala tá marcado pra Dezembro!

Peru será ano que vem.

Editado por igorilas
  • Membros
Postado
4 horas atrás, igorilas disse:

Sobre a diferença dos Tours em Arequipa, verifiquei e são diferentes os locais, inclusive as fotos dos tours são bem diferentes.

Pode ser, falei anteriormente pelo que me lembrava das opções que olhei, mas olhava direto com as agências de arequipa, e não pelo get your guide. E o tour do Vale do colca que fiz foi diferente desse seu tbm, pode ser por isso.

4 horas atrás, igorilas disse:

Sobre a logística de Lima seguir para Huacachina e ficar como base lá para fazer o Day Tour a Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas pode ser uma boa alternativa. Pernoitar em Paracas é muito sem graça?

Não dormi em paracas mas pelo que vi passando por lá me pareceu meio sem graça. Fora que não é toda hora que temos a chance de dormir em um oásis hehehe.

Eu fiz o tour islas ballestras junto com a reserva de paracas saindo de huacachina, cedo, aí tinha parada pra almoço, etc. Chegou no meio da tarde de volta em huacachina. Não fiz canion de los perdidos, não deu tempo, mas era bem divulgado lá.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

@igorilasEu não faço nenhuma trilha. Gosto de tudo nas mãos, fui criado sem fazer esforços, com empregados fazendo tudo.E hoje em dia,desde a maldita Bolívia em 2013,ando muito pouco,então para mim é impossível fazer o que já não gostava.

Paracas é ótimo e Huacachuma é uma porcaria. Eu não perderia um segundo pensar nesse lugar.Conheço os dois,fiquei 2 dias em Paracas e em uma das tardes fiz esse tour que falam por aqui. Que coisa ruim,assim como Arequipa também é muito ruim.

• Membros
Postado (editado)
10 horas atrás, D FABIANO disse:

@igorilasEu não faço nenhuma trilha. Gosto de tudo nas mãos, fui criado sem fazer esforços, com empregados fazendo tudo.E hoje em dia,desde a maldita Bolívia em 2013,ando muito pouco,então para mim é impossível fazer o que já não gostava.

Paracas é ótimo e Huacachuma é uma porcaria. Eu não perderia um segundo pensar nesse lugar.Conheço os dois,fiquei 2 dias em Paracas e em uma das tardes fiz esse tour que falam por aqui. Que coisa ruim,assim como Arequipa também é muito ruim.

Paracas é uma cidade pequenina, beira mar, vi pelo video, então acho que vou acertar em deixar um dia e meio para Paracas e Haucachina.

Arequipa tem muito o que fazer, Tour das Laguna Salinas e Mirador dos Vulcões e depois o Tour de 2 dias ao Canion del Colca para ver o vôo dos Condores, uma pena que não gostou, muita gente fala bem.

Editado por igorilas
  • Membros
Postado
2 horas atrás, D FABIANO disse:

Esse tour que vai ver os condores é bem longe.Eu conheço os condores de Santiago, esqueceu que morei 5 anos lá?

Sim, por isso o Drop-off é em Puno, fica melhor com essa logística

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...