Ir para conteúdo

Distorção no código de trânsito brasileiro


Sandro

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigos!

O Código de Trânsito Brasileiro traz uma grande distorção no inciso V do art. 143 (LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997), pois proíbe os condutores habilitados na categoria "B" de transportar trailers, embora permita que reboque carretas diversas de até 6.000kg.

Há na Câmara, em tramitação e aguardando apenas sua colocação na pauta para votação em plenário, o Projeto de Lei 7127/2002 buscando corrigir isso. Dêem uma lida no preciso artigo publicado pela Macamp no endereço:

http://macamp.com.br/mat-lei7127.htm

 

Eu enviei ao meu deputado o e-mail que vai adiante pedindo que coloque o projeto na pauta para votação.

Não falta mais nada. O projeto passou pelo Senado e tem parecer favorável unânime da Comissão de Constituição e Justiça. Quando for lei, essa questão não só vai corrigir a distorção, como incentivará a criação de novas fábricas de trailers gerando inúmeros novos postos de trabalho, além de incrementar o turismo independente pelo país afora!

 

Se vocês puderem, copiem e colem o texto abaixo e mandem e-mail para o seu deputado. Não custa nada e vai ajudar muito.

Para ver o e-mail do seu deputado vá ao endereço:

http://www2.camara.gov.br/deputados

 

E-MAIL

===========================

 

Prezado Deputado: (NOME DO DITO CUJO)

 

O PROJETO DE LEI Nº7127/2007 tem por objetivo dar nova redação ao Código de Trânsito Brasileiro, permitindo que Trailers possam ser transportados por condutores com CNH da categoria "B".

O processo legislativo foi todo cumprido já tendo sido aprovado pelo Senado e tendo parecer favorável da CCJ da Câmara, como pode ser verificado no endereço:

 

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=66143

 

Há nesse projeto o intuito de corrigir distorção gerada pelo Código de Trânsito, já que os condutores com categoria "B" estão autorizados a dirigir veículos rebocando carretas com até 6.000 kg, conforme o inciso V do mencionado art. 143 daquela norma, estando inexplicavelmente impedidos de conduzir trailers, que pesam, no máximo, 2.500kg (LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997).

 

Além de corrigir a distorção, o PL, quando transformado em Lei incrementará não só o turismo interno, como o internacional, além de propiciar que a única fábrica existente amplie sua linha de produção, além de incentivar a instalação de novas empresas, criando inúmeros novos postos de trabalho, seja nas próprias fábricas, seja nas de auto peças e outras de manutenção dos equipamentos.

 

Assim, como eleitor e cidadão, peço a V.Exa. que envide esforços no sentido de colocar o projeto na pauta para votação em plenário o mais urgentemente possível, com o que estará prestando inestimável serviço à nação, como é de seu costume.

 

No aguardo,

 

(SEU NOME COMPLETO E ENDEREÇO)

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Salve salve amigos campistas mochileiros!

 

Foi aprovado na quarta-feira 29 de junho, no Senado Federal, o PLS 168/99 que regulamenta a habilitação de motoristas de motor homes e veículos que tracionam trailers.

 

O projeto original continha dois artigos, um sobre os trailers e outro sobre motor homes. Na Câmara dos Deputados foi aprovado um substitutivo que incluía outros dispositivos. Essas emendas foram rejeitadas na votação de hoje e permaneceu o texto do projeto original.

O projeto de lei segue agora para a sanção presidencial e vamos trabalhar para que não haja qualquer veto.

Há anos foi travada a luta pela ABRACAMPING que pode ser conferida na íntegra e com detalhes no link postado acima pelo nosso amigo Sandro!

 

Agora só falta a sanção presidencial!!!

 

link:

http://www.senado.gov.br/senadores/senador/rjuca/detalha_noticias.asp?codigo=97596

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

SANCIONADO!

http://correiodobrasil.com.br/publicada-lei-que-disciplina-habilitacao-de-condutores-de-combinacoes-de-veiculos/272912/

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/07/habilitacao-para-dirigir-motorhomes-e-trailers-passa-ser-da-categoria-b.html

 

A partir de hoje, quem quiser rebocar trailers ou dirigir motorhomes com carteira B (como no resto do mundo) está liberado!

Finalmente! 13 anos de espera para correção deste erro grotesco que acabou com o campismo no Brasil, espero que possamos ver a fênix ressurgir das cinzas com esta nova lei!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...