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Visitei o antigo país do gen Tito em 40 dias.Fui a 4 novos paises,surgidos na década de 90,e simplesmente adorei São países voltados para o turismo, mas onde tem tudo, pois em seu tempo,Tito, o grande presidente que meu avô admirava,fez da antiga Yugoslavia, o 4 país da Europa em extensão, um país comandado por ele com mão de ferro e cujo crescimento com a economia socialista após ser arrasado pelos nazis impressionava.Depois que Tito morreu,veio a decadência, o fim da saudosa URSS,a divisão devido a ser tudo aglutinado em um só país e a guerra fratricida. Hoje,recomposta e recuperada,embora tenha virado mais uma colonia yanki, a antiga Yugoslavia fala inglês e recebe os seus visitantes com mulheres lindas e muitas histórias a contar como está abaixo no relato.

Divisão atual-Sérvia-Comportando a antiga capital da Yugoslavia,população eslava,religião ortodoxa e moeda o dinar sérvio;Bósnia-Arrasada pela guerra,teve a sua indústria destruída e vive hoje do turismo.A religião é muçulmana e a moeda é o marco bósnio,na época da criação era a réplica do alemão, país que permitiu a cópia da moeda e do valor.Aqui é tudo diferente da Sérvia;Montenegro-Foi parte da Sérvia até 2006,quando separou-se por um plebiscito. Usa o euro com autorização do BCE;Kosovo-Mais nova republica do mundo,tem a população predominante muçulmana e a língua árabe.Usa o euro também, é um país em reforma;Macedonia-Fiz apenas um bate e volta,vi que aqui também há eslavos ortodoxos,mas não tive tempo de conhecer o pais a fundo;Croácia e Eslovênia não fui neste ano devido ter entrado no espaço Schengen e na zona euro, sendo esta moeda a circulante.

Toda dividida,os yugoslavos tiram forças não sei de onde,para se manterem feliz e trabalhando. 

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Sérvia-Belgrado 

A antiga capital Yugoslava é hoje a capital da Servia e parece o Ocidente. A grande maioria fala inglês e,desde a chegada no pequeno aeroporto, fiquei louco pelas meninas daqui. Muito educadas e do meu tamanho,é difícil arranjar outro país no mundo que concentre mulheres tão lindas para o meu conceito, nada de pele escura,sim louras lindas como gosto. 

Belgrado, apesar de ser a capital,tem pouco a conhecer. Como meu interesse era a vida do Tito,depois de chegar em uma noitinha e ir ao hotel na Praça Slavja(a principal da cidade),acordei no 1 dia peguei um ônibus em frente ao hotel em que fiquei e fui passar a tarde no museu de Yugoslavia, cuja história é a vida dele.Lá tem a tumba e também histórias da vida do velho líder comunista.(600 dinares).Passei toda a tarde lá,após ter passado encrenca para encontrar devido ao alfabeto cirílico e,por perto, todos só falarem sérvio, o que se mostrou diferente para mim depois. 

No 2 dia era hora de conhecer o rio Danúbio, um dos principais da Europa,mas que eu não conhecia ainda,e fazer um passeio de barco por ele.Pela manhã, fui a Catedral ortodoxa de San Sava,um santo desconhecido no Ocidente,mas muito venerado na Sérvia.A igreja é imensa e muito visitada,e tem outra na parte de baixo e outra ao lado. Ou seja,são 3 igrejas,mas a principal é a das fotos. Depois fui almoçar a kilo(é,aqui tem)e arroz)aqui também tem.A tarde fui ao passeio de barco maravilhoso. As pessoas reservam antes pela net,e se reúnem as 17.30h no parque Kalemegdan.Claro,que dei uma conhecida nele antes,mas vi que não tem grande atração.Tem que descer o morro em que a fortaleza é localizada para pegar o barco. O passeio é muito procurado e o guia fala inglês. Passa por 14 pontes e vai a uma cidade dormitório próxima a Belgrado, mas não para,porém é recomendável gastar um dia para ir ali.

O 3 dia era um sábado e eu peguei um tour a Novi Sad.A terceira cidade do país tem a sua base na grande universidade que possui. O que tem de menina bonita nesta cidade nem é bom lembrar. Chegando lá,que está a uns 80km da capital,é hora de se conhecer a fortaleza da cidade que, foi atacada por Clinton e seus yankis na campanha de dominação da região em 1997.Depois,temos horário livre no centro que podemos almoçar e ir visitar uma Sinagoga(não fui).Voltamos às 15h sabendo que íamos encontrar Belgrado parada.Aqui,os estudantes sabem se revoltar contra o colonialismo e pela renúncia do governo de direita atual.Um mar de gente na rua e os carros só estavam indo perto da entrada da cidade. Claro, se é contra yanki,eu vou lá. Fiquei até as 21h,mas os baderneiros estavam esperando ficar mais tarde para agirem. Fiquei sabendo no outro dia,jogaram pedra nos canas e levaram paulada.Triste um dia tão bom,de tanto protesto, acabar dessa forma. 

No domingo, todos em ressaca e eu saí com um guia para entender o motivo da Servia ser hoje um país pobre.Ele me levou a um parque de onde se vê um prédio totalmente queimado. É o antigo prédio da TV estatal bombardeado por aviões yanki em 97.E também a um monumento às crianças mortas pelos desgraçados. Uma boneca com um ursinho representa os mortos em um hospital também bombardeado por yanki. Como são bonzinhos,pensei eu.Ele contou como era a vida neste tempo,inflaçao gigante,faltava tudo e o presidente Slobodan Milosevic não podia fazer nada. Morreu na prisão anos depois devido a guerra da Bósnia,que falo em seguida. 

Durante a tarde,fui ao museu Nacional, que é gratuito no domingo. O museu é sensacional,tem objetos do tempo da pré história e muita coisa deste tempo.E de outros também.Já na segunda, último dia meu na cidade,voltei ao parque da fortaleza para visitar. As vistas são incríveis,o Danúbio tem o encontro com outro rio ali em frente e o povo vai mesmo ao parque. Anoitecer é hora de shopping center,há um em frente.Aproveitei para jantar antes de iniciar uma bela caminhada de volta ao hotel. Os ônibus na cidade são gratuitos, mas recolhem as 20h.Por isso voltei a pé pela principal rua do centro toda em funcionamento até as 22h.

 

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Subotica

Saindo de Belgrado,tinha que conhecer o pequeno país,aquilo que restou do grande império de Tito devastado por interesses yankis. Havia Nov Sadi,seria o normal e mais perto, porém já teria visto e fui a 4 cidade do país, cerca de 1h ao norte,Subotica.

2 noites e 1 dia completo deu para conhecer bem.Aqui,fiquei em um hotel excelente, ao lado do centro antigo que foi aquilo que conheci.Sai a esse centro as 11h,pois havia lido que o principal da cidade é o prédio da prefeitura, onde a visita é única no dia as 12h.Há um belo parque no qual a prefeitura está situada.Fui conhecer apesar dos mais de 40 graus que fazia e ao meio dia estava pronto para o tour,tendo pago 200 dinares e entrei com o grupo. O prédio é maravilhoso, da Idade das Trevas e te fazem entrar na câmara municipal.Há também a torre da prefeitura para subir,mas como é obrigatório ir com a guia e a turma, não quis arriscar andar com eles. Acabando ali é hora de almoçar. Opções não faltam por todo o centro. 

A tarde fui a Sinagoga.Aquii ela é histórica por isso visitei. Cobram 300 dinares e te deixam só para refletir ali dentro. Depois fui ao museu gratuito. São 3 andares e muitos móveis expostas.Tem de tudo no museu desde arqueológico no 3 andar,passando por móveis antigos no 2 e muitas obras de arte, que não gosto e não entendo.

Estava o dia completo e eu feliz e surpreso com Subotica.Agora,uma viagem de 6h que quase atravessou o país.Sai de Subotica as 11.15h e cheguei a 3 cidade da Sérvia,Nis.

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Nis

Não precisa mais de 2 noites também aqui,apesar de ser a 2 cidade da Sérvia. Cheguei cansado ao começo da noite,mas poderia ter ido a fortaleza,porém deixei para ir no outro dia e fiquei no hotel. Muito bom e central,atendido por 2 meninas lindas como já estava me acostumando,pois já afirmei aqui que é o país de mulheres mais lindas do mundo(não sei se a Rússia ganha).

Na outra manhã, descansado,tomei o café da manhã e fui conversar com a outra boneca da recepção. Ela me deu todas as dicas da cidade.Disse também que os ônibus ali são gratuitos como em Belgrado e que devia tomar um deles para ir ao museu arqueológico. Assim fiz,mas lá chegando me decepcionei com o pequeno tamanho. E pago-200 dinares.Sai e fui de taxi ao museu do antigo Campo de concentração de Nis.O ingresso já pago também vale ali.E aí sim,esse é muito bom e bem conservado, pois passando 80 anos da guerra, parece habitado até hoje,com decoração e mobiliário de época. São 3 andares construídos em madeira altamente recomendáveis,pois aqui é turismo de nível. 

Acabou a visita, voltei ao hotel para descansar e deixar passar o tempo. Fazia cerca de 35 graus,então é melhor refrescar para poder ir a fortaleza. Deu 18h e eu fui.É praticamente um parque localizado em frente a praça central a 2 quadras do hotel. Foi um bom fim de tarde a passear pelas ruínas da fortaleza. Depois, já a noite, fui jantar no shopping, pois no outro dia, um domingo, tinha viagem a Zlatibor, centro turístico de inverno do país. 

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Zlatibor 

Cheguei a cidade que mais recebe turistas no país. Voltada totalmente a passeios turísticos ou ao Sky,tem uma estação a muitos km da cidade,ligada a ela pelo maior teleférico do mundo, segundo eles,de 16km.Claro,que a minha intenção principal era conhecer e fiquei bobo ao chegar um pouco mais de 15h em um domingo de verão w já estar fechado.

Havia reservado um excelente hotel 4 estrelas ali perto, fui para lá e,depois, fui ver o show de águas dançantes que ocorre todos os dias às 20h.Fui ali com grande expectativa e me decepcionei, pois o show não é nada bom.Mas,pensava em ir ao teleférico no outro dia,entretanto ventou muito e não teve passeio. Foi um dia morto que tive de ficar vendo o pessoal passar na praça, mas antes fui ao pequeno Dino Park.Paguei 1700 dinares para ver réplicas de dinossauros e passar a tarde com algum movimento(foi interessante,mas muito pequeno).

Na 3 tinha tour marcado,era o dia de conhecer Srogino,uma vila antiga, hoje transformada em museu(60 dinares),e antes uma cachoeira que não fui,pois a chuva continuava e eu não pretendo ver quedas d água com muita chuva.O museu foi bom,pena que a chuva atrapalhou um pouco vê-lo.Depois,paramos na cascata símbolo da cidade,não é tão bonita, mas vai lá.E chegamos a cidade para almoçar.

No outro dia,fomos a estrada de ferro  fazer o passeio no Trem do Tito.Explico o porquê desse nome.Nosso herói mandou fazer essa linha para se divertir. É muito bonito o percurso.Depois, fomos almoçare conheceruma cidade cenográfica,com tudo quepode ter,restaurante,igreja, cinema, casas,etc...

No último dia aqui tinha que ir ao teleférico. É sensacional o passeio, imagino com neve e as pistas de ski abertas.O dia estava nublado, mas deu parra fazer um belo passeio. Paguei 1700 dinares,e fiquei ali até as 14h,pois fecha as 15h.Lá em cima,tem a pista de Sky, nesse dia fechada,claro,mas o visual é sensacional. A tarde fui me despedir da cidade indo a igreja ortodoxa que há ali construída há poucos anos. 

 

 

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Uzice 

Não é uma cidade turística,mas a única onde há bus a Bósnia a não ser Belgrado, de onde a linha tem início logo cedo.A cidade em si tem muito pouco.Fui ao museu nacional da cidade que fecha as 16h.Mas,deixei para ir no sábado e fiquei o fim de sexta(em que cheguei) caminhando pelo centro. 

No sábado,como disse acima,fui ao museu(400 dinares). Fecha as 15h,mas não tem muita coisa para ver,apenas um túnel de pedra onde dizem e tem montado uma fábrica de armas da II Guerra. Depois, a tarde,nada para fazer,fui ver a igreja reconstruida no pós guerra e ver o castelo da foto ao longe e aproveitar a boa vida no hotel ao lado da rodoviária. A recepcionista arranjou um taxi que me levou por 1000 dinares para ver o castelo. Não é caro,mas não tinha como ver de outro modo,pois o castelo ê em um morro, totalmente isolado da cidade. No outro dia,Bósnia.

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Sarajevo

Uma cidade surpreendente e sensacional me deixou encantado.Cheguei ia dar 17h,a rodoviária é longe e não tinha quase ninguém lá.Demorou um pouco e apareceu um taxi que me cobrou 40 marcos até o hotel, no centro. Chegou lá, cometeu um erro. Não fala inglês,então disse em bósnio,para andar por um calçadao e não disse aonde entrar.No hotel não entra carro,mas ele me deixou próximo, porém não falou aonde era,ou seja,levou ao centro. 

Quem tem boca vai a Serajevo e,perguntando,cheguei, sem antes passar em uma doceria e me deliciar com uma baclava.Já era começo da noite quando cheguei e só deu tempo de sair para jantar no movimentado centro,contrariando a região da rodoviária internacional e conhecer o calçadao principal,aonde eu andaria naquela semana. Aproveitei e fui ao ótimo museu do Genocídio que fica aberto até às 21h.É sensacional.

Na segunda, hora de conhecer e fui a um tour pela tarde ao túnel da resistência.Nunca pensei em conhecer o lugar que tanto apareceu na rede Globo nos anos 90.Esse túnel era a ligação do aeroporto com a cidade livre durante a guerra e ali tive explicações de um guia que participou da guerra e viveu anos escondido,segundo ele,após ter levado um tiro na perna.É a guerra,quase toda uma geração mutilada ou morta.Ao ir ao aeroporto,passei na avenida que o liga ao centro, com os prédios furados de tiros, dados pelos sniper que povoaram os tetos daqueles prédios e matavam moradores bosníacos.Pela manhã fui ao museu histórico que é pequeno com a história do assassinato de Francisco Ferdinando,ocorrido ali em frente,e desencadeou a I guerra mundial. 

No outro dia, fiz um city tour.Aqui também não há bus então o city é em uma kombi e engloba o túnel. A entrada custa 20 marcos, o que não interessa a minha pessoa.Mas,o resto do city é muito bom,vai desde o morro de onde ocorreram muitos conflitos e há muitos prédios destruídos lá e depois a montanha de Serajevo,onde foram disputados os jogos olímpicos de inverno de 1984,quando a Yugoslavia era um país poderoso.Vi o tubo do bobsland,um esporte pouco divulgado no Brasil, que é feito em um carrinho na neve.

4 dia-hora de walking tour.Uma menina linda com um belo espan̈ol mostrou o centro da cidade,com ênfase ao rio Bosna e suas margens que passam pelo centro. Fomos pelas mesquitas, a igreja católica e a prefeitura.Também tem a divisão da cidade entre Árabes e ortodoxos,que vivem como irmãos, mas cada um tem seu lado. Depois que acabou, fui sozinho conhecer o que ela tinha mostrado, sendo que a prefeitura se paga 20 marcos e se entra em um museu sensacional que é a recriação das salas de julgamento de assassinos como o tal de carniceiro da Bósnia e de um general que tomou veneno em Der Haggue por ter sido condenado a forca. As fotos abaixo respondem se eles mereceram ou não. 

5 dia-O dia mais impressionante. Saí as 8h com um casal alemão e fomos ver o local do massacre de Srebrenica. Havia gente do mundo inteiro. Muito triste, mas aconteceu e tem menos de 30 anos. Nunca vi a guerra tão de perto, foram 7000 mortos. Mas,hoje,a cidade é pequena e tranquila, parece interiorzão,porém ali passou o maior massacre do pós guerra porque os inimigos do norte nada fizeram por ser em um local pobre,embora eles tivessem mandato da ONU. Como vi no museu, Berlim não, Sarajevo sim.

6 dia-Foi o dia dedicado a mergulhar profundamente na história. Fui a 2 museus de história da Bósnia, 1 ao lado do outro,paguei 20 marcos de entrada a cada e vi e,principalmente entendi, toda a história da Bósnia, desde os tempos da Pré História até a II Guerra ,não sei porque a da Bósnia não  é citada nesses museus. 

No sábado, então, após a semana mais interessante da viagem, me dirigi a rodoviária nacional, mais perto que a outra,paguei 10 marcos ao taxi e fui a Mostar,próximo capítulo do relato. 

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A guerra da Bósnia 

Aqui um tópico sobre a guerra que marcou os anos 90 e o final da hegemonia dos yanki no mundo tendo acabado pouco antes do aparecimento de Osana Bin Laden e da Al Qaeda.A guerra, citada acima por alto em quase todos os tópicos, foi provocada pela implosão da Yugoslavia e,fratricida como foi,não teve vencedor,apenas um grande perdedor:O povo yugoslavo. Vivi semanas lá, passando em 5 dos 7 países que antes compunham um só,o país ainda lembrado com muita saudosismo pelos mais velhos,e com muita vontade de ter vivido ali nos anos 70,dos mais novos.

Eu não vivi a época, sim o desmonte,quando se via na TV a cada dia o fim do bloco soviético.Mas ouvi muitas histórias e vi,com meus olhos, que não há extrema pobreza até hoje.Sabem porque?Devido a intervenção estatal na economia até os dias de hoje.E a direita liberal do Brasil prega ao contrário do que vivi lá. Mas,aqui não é local de doutrinação,sim de turismo, porém é impossível pensar em Yugoslavia,sem pensar no que foi o país unido há 30 anos.

Belgrado era a capital da antiga Yugoslavia. Hoje é a capital da Sérvia. Cidade com um anti americanismo explicito em cada conversa sobre o passado com os moradores. Afinal, os yankis a destruíram,como o prédio da TV mantido queimado até hoje, e o monumento das crianças mortas em um hospital. Engraçado, yankis jogaram bomba em hospital, e não foi crime de guerra. E por que houve ataques a Belgrado?Para livrarem a Bósnia, por o exército yugoslavo ser o 4 da Europa,e os seus comandantes aproveitarem da situação de caos instalado no vizinho, e fazerem a limpeza étnica durante os anos de 95 e 96.Os atiradores instalados nas coberturas dos prédios de Sarajevo eram sérvios e o túnel protegia a chegada de provisões a uma cidade sitiada.E por que?Pelo fato dos bósnios serem muçulmanos e os sérvios ortodoxos. A religião outra vez como desculpa para uma guerra e os USA aproveitando isso. 

E Srebrenica?Uma pequena cidade virou símbolo dos bosníacos.Pela matança que houve ali,que se encontra a poucos km da fronteira da Servia, era fácil do "carniceiro dos Balcãs", o general Mladic,que se matou quando ia ser condenado pelo tribunal de Der Haggue a forca, matar quase 7000 ali,pelo fato de serem árabes,simplesmente isso.

As fotos não me deixam mentir nem exagerar. Há o ataque yanki a Belgrado, o túnel,o quartel da ONU que nada fez em Srebrenica e o cemitério com os assassinados construído e inaugurado por Bill Clinton, que devia ser julgado também por crimes de guerra, nas como yanki, está imune a tudo.

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Mostar

Fui em uma tarde de sábado para a 2 cidade da Bósnia em tamanho passar 4 noites.Fazia um calor terrível em Sarajevo e não diminuiu em Mostar.Há ônibus da rodoviária nacional a cada hora e são quase direto,só parando em pontos.

Demorou cerca de 3h,mas a noite chega as 22h,então fui ao bom hotel Dompes, na entrada do centro histórico(localizado perfeitamente) e logo fui ver a ponte velha(Mostar Old Bridge histórica,mas reconstruida após a destruição Guerra da Bósnia).Muita gente teve a mesma ideia, estava super lotado e com a dificuldade de caminhar no piso pé de moleque e com calor acabei me decepcionando.

No domingo,já recuperado da viagem e da caminhada a noite,acordei e tomei o desayuno muito bom,para esperar o tour às 11h.Por que tão tarde?Por vir da capital e só me pegar ali.Comprei pela net e paguei menos que se houvesse comprado ali em Mostar.Depois,fomos conhecer a pequena cachoeira de Blagaj(10 marcos de entrada)e a grandona Kravice Falls,mas que está sem água,graças a seca que assola a região.(Cobra 20 marcos de entrada)Passamos também pela aldeia de Pocitec.Mais de 500 anos de construção,tem uma ruazinha,uma igreja e uma mesquita(sem grande atração para ver).Acabou o dia na cidade e eu fui almoçar e os colegas de tour voltaram a Sarajevo.

O 3 dia foi de walking tour. Pela manhã pelo centro moderno.Saindo de frente da prefeitura e seguindo pela grande avenida que desemboca no centro histórico. O guia,em espanhol belíssimo, explicou a guerra da Bósnia mais uma vez e os prédios destruídos nesse tempo e acabou no centro histórico, mostrando a mesquita antiga e as casas reconstruidas até a ponte.Acabando o tour,o Ivan,nome do guia mostrou aonde fica um pequeno museu histórico(Bosnian museum).Serve para passar o tempo. Fui almoçar e esperar o horário do outro walking tour no hotel. Dessa vez,o guia foi me buscar, fala inglês e mostrou a outra parte do centro antigo,ou seja,antes da ponte dando ênfase à região do antigo museu árabe(fechado desde 2020) e a mesquita nova,na qual relembrei a visita ao Egito. 

4 dia seria para ir ao Bunker de Tito,nas imediações de Mostar.Nao chegou a ficar pronto no tempo do socialismo, mas foi revelado agora e aberto como museu e centro de lazer. Infelizmente,não formaram grupo e o passeio foi cancelado. Sem ter aonde ir,fui ver a cidade do alto,subi muitas escadas,mas fiquei encantado pela vista.Saindo dali,fui ao museu das vítimas do genocídio, me revoltar outra vez com os yanki e depois ao museu da Herzegovina. Passou o tempo que o dia seria perdido, sendo o último ali.

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Podgorica 

Fui a capital de Montenegro por ser muito tarde o horário único de chegada do bus(depois de meia noite)e lavar minha roupa, pois nas outras cidades da Bósnia não existe lavanderia, só aqui já mudando de país. Mas a passagem de um país a outro é muito demorada(ao menos aqui).O resultado foi que cheguei na madrugada. O hotel era praticamente em frente a Rodoviária, então isso foi rápido e logo estava dormindo. 

No outro dia, vi que era verdade aquilo que tinha de informação. A cidade, além de ser turística,faz um calor terrível. Mais de 40 graus,mas pus a roupa para lavar e esperar dar 19h para o walking tour.A guia foi muito boa, tem um espan̈ol maravilhoso, e dei sorte que tinha mais de 5 pessoas da España mesmo. Então, foi fácil entender e conhecer a cidade, que tem 2 museus pequenos já fechados e 2 mesquitas. Até ali era dia,depois quando chegamos em uma também pequena igreja ortodoxa, caiu a noite.Mas,já estava terminando, atravessamos a ponte sobre o rio e saímos na parte histórica da cidade que não tem muito a mostrar. 

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Editado por D FABIANO

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