Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Relato de viagem – Rota das emoções 17/06 a 26/06/11

18/06 – sábado

Cheguei em S. Luis as 2h da manhã. Fui de taxi R$30,00 para o albergue e custamos muito a achar no meio do centro histórico. Solar das pedras. Não é bom chegar de madrugada sem reserva. Pelas festas na rua nos fins de semana eles fecham a porta. Não é seguro. Acabei indo até a pousada colonial R$85,00 com muito choro e dormi pouco.

Levantei cedo e fui para o cais pegar o catamarã para Alcantara R$10,00. Acabei pegando o guia pois todos ali iam com ele. É importante ter um guia para conhecer as ruínas com a história senão não faz sentido. Foi R$20,00 a van, o guia e o bote para levar na praia no fim do passeio. Fizemos boas fotos, almoçamos lá. Quase todos almoços e jantares em torno de R$20,00 mais bebidas. Fomos até a praia e voltamos de catamarã por R$12,00 pois agora chegamos na praia e precisava da Kombi para nos devolver onde saímos. Vimos a praia e a lagoa.

Fui até o palácio dos leões, e andei procurando outra pousada para sair de madrugada para Santo Amaro.

Consegui a Cantaria por R$30,00. É muito difícil uma farmácia e comprar cartões telefonicos. Nada funciona. Isso porque era dia de festa de S. João já. Consegui por milagre e liguei para a van da Joaninha. Com tudo combinado e confirmado para depois das 2h da manhã.

Encontrei o lugar da festa e fui jantar num bar em frente ao movimento.

Vi tambor de crioula, desfile dos bois, outras danças, rodei o lugar, aproveitei da festa mas fui dormir cedo.

19/06 – domingo

Como ninguém me chamou, as 5h desci e aguardei. Tentamos ligar e nada.Espera e espera.

As 7h, me disseram para ir embora de ônibus. Tinha levado o cano da Joaninha.

Fui a pé até o terminal e de lá peguei o ônibus para rodoviária. Comprei passagem das 9h, R$21,00.

Tomei café com bolo, R$3,00 e cheguei em Sangue depois das 12h. Precisa avisar motorista, senão te levam até Barreirinhas.

Sangue tem uma casa com varanda no meio da estrada, que vende salgados de pacotinho apenas e é um ponto de parada das toyotas ou 4x4 que vão para Santo Amaro. Não tem mais acordo com a Cia de ônibus Cisne Branco, só com as vans, que partem as 7h ou 17h. Não tem carona de domingo e esperei até as 17h sem almoçar, só petiscando. Fui muito picada pelos piuns, que nem ligam muito para repelente. Leve antialérgico se for alérgico. Não vá sem ligar e se programar com a pousada.

Finalmente as 17h partimos R$15,00 e leva em torno de 3h até Santo Amaro num areião bravo ou atravessando lagoas enormes pelo caminho depois da chuva forte, como foi o meu caso. Pensei que íamos perder o carro na água, várias vezes.

Faltando 15 min. Para chegar, quebrou o carro e aguardamos 1h até vir outro. Um céu fantástico. Eu estava num fim de mundo mas o céu era muito lindo. Foi um dia terrível e perdi um dia de viagem só para chegar onde queria. Isso acontece, neste lugar.

Cheguei as 21:30h e a Marineide da pousada São José, R$30,00 (com choro), foi muito legal, me recebeu e ainda me levou para jantar na pousada pontual. Depois dormir.

20/06 - segunda

Só tinha uma garota do RJ e eu. Aguardamos chegar mais 3 de BH para um passeio até Betânia, R$200,00 o carro, R$40,00 para cada uma. Combine o preço direito pois eles mudam.

Saímos depois das 10h. Lindo andar nas dunas de 4x4. Vento e sol, areias, dunas, lagoas maravilhosas, paradas para fotos e banho. Andamos um pouco e atravessamos um rio para chegar em Betânia e almoçarmos. Banho enquanto preparavam almoço. Rede para descansar depois. Voltamos e ficamos numa lagoa aproveitando a tarde e fomos ver a lagoa do espelho e o por do sol.

A noite, chegaram mais 2 garotas. Jantamos o camarão da malásia (precisa comer isto aqui), R$25,00 + bebidas.

Dormir.

21/06 – terça

Finalmente em 7, todas queriam um passeio até Queimada dos Britos. Lugar fantástico e não deixe de ir se for a Santo Amaro. É meio caminho até Atins pelo parque. Como só eu queria ir e dormir em Atins hoje, não deu.

P/ Atins, carro R$650,00 levando até 10 pessoas. Queimada dos Britos, R$350,00. Em 7, R$50,00 para cada.

Não perca os passeios em Santo Amaro. Mas não vá sozinho sem avisar e saber ou terá de pagar o carro. Daí todos desistem e perdem o melhor dos lençois.

Foi um dia no paraíso. Passamos pela lagoa da Gaivota, Emendadas e outras mil. Fotos, banho, dunas como no deserto, muita areia, sol maravilhoso, animais no parque, sobe e desce de carro, experiência imperdível e sem palavras para poder explicar o que sentimos. Almoçamos num oásis, como uma vila “indígena” no meio do deserto. Não dá para acreditar naquele modo de vida. Simples de tudo. Passeamos pelas lagoas e dunas até avistar o mar bem ao longe, enquanto algumas garotas tiravam a soneca da tarde nas redes.

Voltamos e nos banhamos numa lagoa belíssima apelidada de virgem e depois de mais um tempo fomos ao grande por do sol na lagoa da gaivota. Foi um final de tarde encantador. Beleza, silencio, amplitude, meditação, sentimentos grandiosos.

Jantamos todos na pontual. Combinamos sair de madrugada para Barreirinhas.

22/06 quarta

Marineide nos acordou as 3h. 3:30h saímos com a Toyota de linha, R$15,00. Paramos no caminho para café com bolo R$2,00 e chegamos as 6:30h mais ou menos. Acabamos indo de Toyota até Barreirinhas, R$5,00 e levamos mais de 1h.

Fomos até a pousada onde 2 garotas iam ficar no dia seguinte, deixar suas coisas. Fomos em busca da voadeira pelo Rio Preguiças. Acabamos dividindo o grupo das 7. Fui com as 4 em uma e ficou R$50,00 para cada uma. Precisa combinar antes dele ir até Atins. A maioria só faz até Caburé e depois precisa pagar bem mais R$30,00 para um barco te levar até Atins. Fechamos uma voadeira para ficar conosco onde queríamos mais tempo. Um passeio bem legal, aprendendo sobre o mangue, vendo as bordas do rio, parando em Vassouras para fotos dos macaquinhos e outros animais, pássaros, subir a duna e pegar uma lagoa. Fomos até o farol de Mandacarú. Suba os degraus que a vista é linda. Paramos na quase foz do rio em Caburé onde finalmente chegamos a praia. Almoçamos lá r$ 25,00 mais bebidas. Tem um bar na praia que acho talvez melhor e mais barato. Caburé tem umas 3 pousadas sem luz para curtir 1 dia perdido na natureza. De lá a voadeira nos levou até Atins. Você chega na praia e precisa subir uma duna e andar um pouco até o vilarejo. As meninas desceram para um passeio e um banho no igarapé enquanto eu desci com a mochila para procurar pousada. A “Filhos do Vento” fechou e fiquei na “Irmão”, nova e boa. R$35,00.

Com as outras 2 garotas que ficaram lá também e 1 casal fizemos o passeio do por do sol para ver a revoada dos guarás (pássaros vermelhos). R$50,00 o barco motorizado, rabeta, R$10,00 para cada um. Só vimos de longe alguns guarás mas pegamos um por do sol magnífico neste lugar. Voltamos a noite e o vilarejo sem luz, mostrou um céu bordado de brilhantes estrelas, tão fantástico que a luz era bobagem. Conversamos todos no escuro e combinamos ir jantar na Luzia, o restaurante famoso no canto dos Atins, 6 km dali. O carro cobrou R$60,00. Consegui 6 pessoas mas virou R$15,00 por pessoa. Como tudo por ali. Restaurante da Luzia – especialidade: camarão grelhado ou peixe com molho de camarão, o melhor. Peixe grelhado ruim. Sem gosto e sal. R$25,00 + bebidas.

23/06 - Quinta

Do pessoal, só eu tinha resolvido fazer o passeio da lagoa verde. Foi combinado lagoa verde, cachoeira e Canto do Atins, praia, por R$50,00 por pessoa. Na hora de sair, mudaram o preço e disseram que como só eu iria, precisava ser R$100,00. Discuti e estava desistindo quando o casal do RJ resolveu ir junto, mais para me ajudar. Nos avisaram que iríamos andar 45 min. a pé para chegar na lagoa pois o carro não entra no parque. Também ficou combinado ontem que ele me traria antes quando o pessoal fosse almoçar pois não podia perder os barcos, antes das 14h para ir embora.

O carro nos levou até Canto dos Atins para o casal reservar o almoço. O restaurante era longe da praia. Continuamos pela praia e pelo areião. Atolamos, continuamos depois de um tempo e finalmente paramos no meio do nada entre a praia e o deserto de dunas. A praia era comprida e muito suja com tudo que o mar jogava de volta na areia. Garrafas, redes, restos de planta trazida pela correnteza com águas escuras e ondas. Muito vento.

Dali começamos a andar. Em direção as dunas, por 1 h. Ninguém nos avisou que seria assim. O sol forte, precisava de proteção o tempo todo e água mas sem carregar nada de peso. Sobe e desce dunas como no deserto, sem parar e sem ninguém falar do preparo físico. Decididamente não é para qualquer um. Finalmente depois da subida enorme na duna, avistamos uma lagoa grande, azul pois é profunda com um pedaço apenas verde claro. Cai como praia de tombo e precisa saber nadar. Tinham 3 adolescentes nativos nos acompanhando e eles com algo de isopor se divertiram imediatamente.

Com o calor intenso, nos banhamos naquela água deliciosa por bastante tempo. Transparente, agradável. Um lugar muito lindo mesmo. Ainda mais depois de tudo que andamos. Não era como imaginávamos apesar de estarmos no meio do nada sem estrutura nenhuma e sem sermos avisados disso exatamente.

Voltamos andando mais 50 min. Agora pelos córregos em volta das dunas, andando no plano.

Ao chegar no carro, o jovem motorista não queria ir até a cachoeira pois não tinha sido pago para isso. Insistimos e ele acabou indo de má vontade e bem devagar. Quando eu fiquei com medo de chegar tarde e ía desistir, ele andou rápido e chegamos logo. Era um riacho que vinha pela praia e um pouco antes de desaguar no mar, havia umas pedras na praia e a água caía de 1m. de altura, no máximo. Aproveitamos a água quente estranha no sol do meio dia, e em seguida voltamos para o restaurante.

Ao deixar o casal, pedi para me levar de volta, o motorista se recusou. Discutimos feio mas o Irmão me vendeu uma coisa e combinou outra com o César, o motorista.

Perdi e tive que esperar o casal almoçar. Não podia comer pois não tinha comida preparada para mim e não ia dar tempo de mandar fazer. Dancei de todas maneiras e cheguei tarde para tomar banho e sair da pousada.

Corri para a praia as 15h mas os barcos chegam das 13h as 14:30h mais ou menos. Fiquei 30 min. E ninguém apareceu.

Acabei pedindo a uma rabeta que passava e levava um casal para me levar até Caburé onde eles iam e paguei R$30,00. Demorou uns 45 min. E consegui fotografar melhor os guarás, os pássaros vermelhos.

Dali, corri para pegar um quadriciclo e consegui por milagre o último do dia que ainda estava indo embora. Tudo só funciona no horário do almoço onde os barcos param. Chorei e ele me levou até Paulino Neves por R$50,00 pelas praias e por terra com minha mochila. Foi diferente e divertido.

De lá, que me garantiram que tinha ônibus e carros em qualquer horário mas não era assim. Consegui um mototaxi por R$30,00 para chegar a Tutóia. Andar por mais de 1h na moto de mochila pela estrada depois de um dia de sol, areia e vento, cansa. Chegamos depois das 18h e não havia mais nada para Parnaíba.

Ele me deixou numa pousada ao lado da rodoviária, R$20,00 que estava aumentando e peguei um quarto novo mas sem tela na janela. Tomei sopa R$5,00 achando que era “leve” mas foi de macarrão, carne e frango, bem forte.

Saí para ver o centrinho que tinha festa de S. João e em todas as casas tinha uma fogueira. Fui até a praia com outro mototaxi por R$5,00 para ver o movimento mas descobri que não tem nada acontecendo na praia. Tudo deserto e escuro. Conheci o pequeno cais no rio, de onde saem barcos de pesca e os que vão para o Delta. Ninguém por ali falava ou sabia sobre isso. Fiquei vendo as apresentações de dança mas fui dormir cedo novamente.

A dona da pousada conseguiu um lugar no taxi que ia para Parnaíba em 1:30h. por R$20,00 quando a passagem era R$17,00 de ônibus levando 3h. Precisava acordar as 5h.

24/06 - sexta-feira

Fui de taxi com mais 3 pessoas e as 7h já estávamos chegando lá. Consegui na agencia comprar um lugar para o passeio pelo Delta e sai do porto dos tatus, 15 km dali. R$50,00. Peguei carona.

Passeio num barco grande lento com 3 paradas e pouca coisa para se ver. Muita música, forró, vimos os mangues e os caranguejos, a foz do rio no mar , tomamos banho e almoçamos, paramos depois numa duna com lagoa e serviram caranguejada. Foi diferente mas deixou a desejar. Nada dos guarás. As 15h estávamos de volta.

Peguei carona para conhecer a praia do sal, e no fim da tarde me deixaram na rodoviária para ir a Camocim + ou-R$20,00. Cheguei a noite para jantar e dormir na Pousada Luziânia – R$22,00.

25/06 –sabado

Logo cedo fui até a balsa para dividir o buggi até Jeri passeando em todos locais. Ninguém aparecia e no fim consegui carona na caçamba de um 4x4 de um casal que pegou um guia. Eu paguei R$20,00 para o guia.

Ele levava nos lugares legais para fotos, dunas, pela praia até a duna do funil onde escorreguei sentada num skate na duna quase vertical e enorme chegando na beira da lagoaR$5,00. Bem bacana. Em seguida fomos a lagoa de Tatajuba com seus muitos quiosques na beira dágua para petiscar na frente das redes dentro dágua para se refrescar. Ali aproveitei para fazer uma tirolesa na lagoa enquanto eles faziam camarão e lagosta para nós. Andei de bote pela lagoa bebendo caipirinha e aproveitando a vida boa. R$7,50. Me presentearam com o almoço...

Continuamos mais a frente até atravessar outra balsa e logo paramos para ver o cavalo-marinho.

Entramos num bote pelo rio e depois de alguns minutos o guia recolhe com uma bacia um cavalo marinho para vermos. Devolve e nos mostra no meio do mangue, onde vivem. R$10,00.

Voltamos a praia e seguimos em frente até avistar uma duna enorme e ao lado o vilarejo de Jericoacoara.

Logo que chegamos procurei pousada Jericó – R$50,00 e em seguida fui procurar fazer passeios. Consegui uma moto por R$60,00 e saímos em seguida para conhecer a pedra furada e as lagoas. Vimos tudo mas o sol acabou se pondo um pouco antes de chegarmos as dunas. Vimos no caminho mas fiquei na praia para ver o começo do anoitecer.

Tomei banho, fui comprar a volta para Fortaleza e foi bem complicado. Não tinha mais ônibus (sempre compre ida e volta se for de Fortaleza). Para ir de buggi ou 4x4 pela estrada R$100,00 por pessoa. Para ir pelas praias, precisa pagar o carro para 4 pessoas, um 4x4 por R$900,00 a R$1200,00. Nunca tem gente para dividir. Acabei encontrando vans que vão de Jijoca para Fortaleza a tarde. Um 4x4 te leva a lagoa do paraíso para se banhar até 12h, almoçar ali, tomar banho e se trocar para seguir até Jijoca e com a Van para me deixar no aeroporto. R$65,00. Valeu a pena.

Jantei no Bistrogonof e comi uma lasanha de carne ao vinho fantástica e bebi uma batida de cajá R$23,00. Muito bom mesmo. Fui passear, ainda consegui pegar o forró e fui dormir.

26/06 – domingo

Levantei mais tarde, tomei café e com tudo pronto fui a lagoa, almocei e fui embora de van para Fortaleza. Chega mais ou menos 19h no aeroporto. De lá peguei o avião para chegar em SP de madrugada no dia mais frio do ano.

Apesar de corrido e eu não recomendar assim, foi maravilhoso.

Não perca Lençóis e vá ficar uns dias em Jeri.

Rosana

• 3 anos depois...
  • Membros
Postado

vou pro nordeste agora no final de janeiro e um dos focos é conhecer o delta do parnaíba. se alguém puder me informar sobre algum camping ou hostel barato em Parnaíba ou em Ilha Grande seria de grande ajuda, pois não encontro na internet. grato desde já (:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...