Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Eu gosto da região, morei na região em duas oportunidades e sempre que posso, volto, inclusive por causa do custo que, na média, é mais baixo.

O Vietnã é sim fantástico. Estou voltando ao país em fevereiro próximo para 15 dias por lá, incluindo lugares que já fui e outros que ainda não (Hue, Can Tho, Nha Trang, etc).

Estive em Sa Pa para conhecer a vila e os campos de arroz. Creio que foi o segundo lugar no mundo que tirei as mais bonitas fotos de minha vida (o primeiro, Nova Zelândia). Para chegar lá, mesmo procedimento para Ha Long bay: arruma uma agência em Hanoi e compra o "tour". Aqui, uma pegadinha: você pode comprar o pacote completo ou somente parte. O pacote "parte" (o que fiz) resume-se em a agência pegá-lo na estação de trem de Sa Pa, levá-lo para a vila e te devolver no mesmo lugar. A viagem entre Hanoi e Lao Cai (a maior "cidade" da região) deveria ser por minha conta. O outro, completo, me pegava no hotel, fazia a viagem até Sa Pa de ônibus/van/trem/sei lá o que mais, ia para a vila e depois me devolvia no hotel (em partes ou não). As vantagens desse último eram o pseudo-conforto do trajeto Hanoi-Sa Pa e claro, não passar perrengue com a ida e a volta até a região.

Mas sou apaixonado por trens e resolvi fazer o pacote "parte" para ter a experiência do trem. Lhe digo que foi muito boa mas, ao mesmo tempo, cansativa e desconfortável. O trem saía as 10 da noite e chegava por volta de 05:30 da manhã, sendo que tinha que esperar pelo menos uma hora e meia quando começaria o tour. Esta espera foi complicada: a estação fica no meio do nada; não tem nada em volta e fazia um baita frio (Lao Cai e Sa Pa ficam em áreas altas). Para completar, a viagem foi no estilo "pau de arara". Tudo o que pode imaginar de bugiganga tinha no trem e todo mundo olhando com aquela cara "que este branquelo está fazendo neste trem as 10 da noite...). Rendeu-me boas mímicas e tentativas frustradas de manter conversação com os locais.

Leve agasalho pois realmente esfria, mesmo no verão, ou chove leras. Use um tênis confortável pois vai andar léguas na vila e arredores e, se possível, compre algo dos locais ou faça uma doação à eles. O lugar é paupérrimo de deixar qualquer humano indignado (espero que não mais seja assim...).

Sobre Cingapura... se já comprou o ticket para chegar na Ásia, nada a fazer além de curtir a cidade (não jogue chiclete na rua nem bituca de cigarro... os caras são nóia com sujeira e as multas são altas). Não posso lhe dar muitas infos sobre a cidade/país pois mudou muito desde que lá estive. Também, ano que vem, volto por 3 dias. Mas se ainda não comprou os tickets, considere Bangkok com saída ou simplesmente voltar por Hong Kong. É o melhor a fazer.

Sobre Indonésia e Filipinas... aqui lascou-se :)

Ambos os países demandam meses para realmente conhecê-los. A Indonésia conheço bem (bem = muito mais que a maioria dos brasileiros que lá estiveram) mas mesmo assim, sempre tem uma coisa interessante a ser descoberta/vista. Se pensar em dar uma passada por lá, não cogite Jacarta. A cidade é um mix de Rio de Janeiro com São Paulo, apimentada com um pouco de Cidade do México e notas sutis de Nova Dhéli no caldo feito com as águas do Ganges. Se existe lugar no mundo onde o caos é rei, chama-se Jacarta. Então, se for o caso, vá para a ilha de Bali. Bali não é só Denpasar, seus hotéis, suas promenades chiques cheias de marcas famosas e todo aquele "fru-fru" que vendem sobre o lugar. Saindo da muvuca da capital, existem lugares maravilhosos para se ver. Alugue um carro (baratinho) e vá andar pois ficará encantado. Dicas: as praias do oeste, desde Bebali até Mendaja são indecentes. Para o norte, Monte Batur e o templo de Ulun Danu, até Lovina... imperdíveis.

Filipinas... nada a dizer. Ano que vem será minha primeira ida ao país e estou angustiado pois terei somente 15 dias por lá. Colegas já me disseram que é uma mistura de nordeste brasileiro com praias caribenhas e culinária asiática. Depois conto ;) 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...