Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Crise Colombia x Equador

Postado
  • Membros

Sendo o assunto internacional do momento, q pode ter repercussao em terras tupiniquins, até onde um pais tem direito de violar território alheio para suprimir organizações supostamente terroristas? Pq Chavez (o presidente palhaco, não o palhaço do seriado) apaga fogo com gasolina? Quais as repercussoes pro viajante independente q tencione, por ventura, percorrer essa triade de paises? Existe mesmo uma ameaça de guerra? Como o Brasil deve se portar? O Brasil deve entrar de gaiato nessa parada, tendo em vista sua inação no episodio da tomada da Petrobras, pelo exercito boliviano ano passado? Qual deve ser a postura de nosso dignissimo presidente?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u378529.shtml

Entenda a crise entre Equador, Colômbia e Venezuela

Publicidade

da Folha Online

A crise diplomática entre o Equador, Colômbia e Venezuela teve início após um ataque do governo colombiano contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ocorrido no último sábado (1º) dentro de território equatoriano. (Veja como foi o ataque)

No ataque morreu Raúl Reyes, um dos principais líderes das Farc, considerado o "número dois" da guerrilha. Ao menos outros 16 guerrilheiros também morreram na ação colombiana. O governo de Quito afirma que, no total, seriam 22 mortos.

Arte Folha Online

No dia seguinte (2), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, aliado do presidente equatoriano Rafael Correa, ordenou o fechamento da embaixada da Venezuela na Colômbia e a mobilização de "dez batalhões" militares na fronteira entre os dois países. Quito também retirou seu embaixador em Bogotá.

Logo depois, ainda no domingo, Correa anunciou a "expulsão imediata" do embaixador da Colômbia em Quito e solicitou uma reunião urgente da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da CAN (Comunidade Andina de Nações) para tratar do ataque colombiano ao território equatoriano. Correa disse que tinha ordenado a "mobilização de tropas" na fronteira com a Colômbia e exigiu do governo colombiano não só desculpas, mas "compromissos firmes de respeito ao Equador".

Logo em seguida, o governo da Colômbia afirmou ter encontrado informações sobre supostas ligações do governo equatoriano com as Farc em computadores que pertenciam ao guerrilheiro Raúl Reyes, morto na operação militar de sábado. A informação foi imediatamente desmentida por Quito.

Na segunda-feira (3), líderes e governantes de todo o mundo se manifestaram sobre a crise. A Venezuela ordenou a "expulsão imediata" do embaixador da Colômbia e do corpo diplomático da embaixada colombiana em Caracas.

03.mar.2008/Guillermo Legaria/Efe

(Da esq. para a dir.) Os presidentes da Venezuela (Hugo Chávez), da Colômbia (Álvaro Uribe) e do Equador (Rafael Correa)

As decisões de Caracas e Quito de romper relações diplomáticas com a Colômbia foram adotadas depois que Bogotá revelou a suposta existência de acordos das Farc com os governos de Equador e Venezuela. Bogotá informou que as revelações serão apresentadas à OEA.

Depois de denunciar a suposta ligação do Equador com as Farc, o governo colombiano anunciou que pediria à OEA que investigue uma suposta doação de US$ 300 milhões (cerca de R$ 504 milhões) que o governo da Venezuela teria feito às Farc, assim como um fornecimento de armas.

Na terça-feira (4), a Colômbia denunciou a intenção das Farc de obter material radioativo para a fabricação de uma "bomba suja" --artefato explosivo convencional misturado com componentes nucleares (ou ainda químicos ou biológicos). As informações estariam em dois computadores de Reyes apreendidos no fim de semana.

Pouco depois da nova denúncia colombiana, a Venezuela anunciou o fechamento de suas fronteiras com a Colômbia.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Obrigada por me ouvirem, e me aconselharem ou me deixarem com mais medo, eu só queria tirar algumas fotos c as tartarugas gigantes de Galapagos, deitar na praia com leões marinhos, pelo visto vou tirar muitas fotos com os militares chavinistas.

O pior é que meu amigo sugeriu a China e como sou vegetariana disse que naquele país que judiam dos cachorros para virarem iguaria na mesa eu não iria compactuar com essa atrocidade e eu convenci vir p a America do Sul, olha que responsabilidade. O que me consola é que temos 15 dias para acalmarem os animos e resolverem esse problema, mas o atingido mesmo não está colocando tanta pressão, a minha preocupação maior é o país de Hugo Chave que está fazendo o maior barulho.

Postado
  • Autor
  • Membros

Sei la, Alice, agora eu iria mas com o pé atras, até pq as coisas ainda nem esfriaram ainda! Mas procure se informar bem de como a situacao ta la realmente, se possivel por gente de la mesmo. Na verdade vc ta numa sinuca de bico. Acontece que Chavez levou todas suas tropas pra fronteira, segundo a Colombia, pra proteger o Manuel Marulanda, lider das FARC, que ta escondido doente en Barinas... a tensao agora nao se deve a invasao de territorio e sim a troca de acusacoes. Ou seja, mais incerteza.

Enfim, td foi o teatrinho de sempre e ficou por isso mesmo, aparentemente, c/ td mundo achando q saiu vitorioso. Mas se parar p/ pensar ficou a mesma coisa, incerto. Enqto tiver o fanfarrão Chavez nas proximidades td pode acontecer, sempre jogando lenha na fogueira em assuntos q não lhe dizem respeito. Lembrar q as desculpas da Colômbia já tinham sido aceitas mas o palhaço presidente ficou corneteando na orelha do Equador; da mesma forma q fez c/ o Morales ano passado e q culminaram na invasao da Petrobrás. Com raio de ação reduzido, não duvido nada dele apoiar ação das FARC em território brasileiro. Esse é o "amigo da onça" q o Lula quer por perto nas relações internacionais.. E do jeito q brasileiro é desinformado (e alienado) so ira perceber uma guerra na hora q uma bomba cair na cabeca dele em horario nobre, durante o BBB. Dai sim ele vai ficar indignado e revoltado, mas nao pela agressao territorial e sim pq ficou sem saber quem foi pro ultimo paredao :lol: .

Postado
  • Membros

Obrigada por ter tratado desse assunto, assim pude ter mais esclarecim entos a respeito da crise, adiar a viagem nem pensar, mas vou procurar sempre ser prudente, me informando com o pessoal de lá sobre as condições da fonteiras, pois o maior problema está exatamante na fronteira q pretendemos passar, ao norte da Colombia aonde foi destacado tropas armadas, caso contrário teremos q desembolsar o dinheiro da passagem aerea, oq não estava em nosso orçamento, qd tiver passado para o lado da Colombia te mando noticias.

abços

Postado
  • Membros

No final tudo não passa de uma grande encenação, um showzinho pra aparecer em capa de jornal e na tv, pra que a gente e o restante do mundo lembre que existe Equador, Colômbia e Venezuela... E os jornais adoram isso, principalmente aqui no Brasil onde nós já nem ligamos pra escândalos de corrupção.

Quanto as FARC, é excelente pra todos eles, dá muitos dividendos políticos, se não fosse bom já teriam acabado com eles...

Postado
  • Autor
  • Membros

Showzinho ou nao, a coisa anda tensa por la.. um acordo nao significa necessariamente paz na regiao. A Nicaragua rompeu relacoes com a Colombia, e as Farc acabaram de dinamitar um oleoduto q levava combustivel entre Equador e Colombia. E as tropas do Chavez aumentam na fronteira. Ja nao arrisco a palpitar mais nada...

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olà pessoal, lembra de mim?

Estou terminando minha viagem, domingo estou de volta em Sampa, tirei muitas fotos com meus amigos leoes marinhos, atravessei a fronteira de Maracaibo sem nenhum problema, Galapagos è lindo, valeu a pena o risco.

Abracos

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.