Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

ESTRADA PARQUE : PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE

Featured Replies

Postado
  • Membros

ESTRADA PARQUE SUL-MATO-GROSSENSE.

Quando desembocamos em CORUMBÁ, o dia estava encandecente , como sempre foi por aquelas bandas. Eu já estivera por lá 3 outras vezes , indo ou voltando da Bolívia e do Peru, porque simplesmente é o ponto de partida para o lendário TREM DA MORTE , basta atravessar a fronteira para o país vizinho e embarcar para Santa Cruz de la Sierra-BO, mas dessa vez seria apenas um porto para outra viagem , mas agora para dentro do próprio país. E quando falo porto, tem tudo a ver, porque a cidade está às margem do incrível Rio Paraguai e por isso mesmo se auto denomina CAPITAL DO PANTANAL SUL.

68e2985b21cff.jpg

68e298af487b9.jpg

( RIO PARAGUAI, Corumbá)

Aproveitamos para um bom mergulho numa das praias do rio e no outro dia partimos para fazer a travessia de carro pela Estrada Parque, numa extensão de mais de 120 km , aproveitando que estávamos na estação seca e não necessitaremos de um 4x4 .

68e2994948e1a.jpg

Bem sedo, fomos em direção para quem vai voltar para Miranda e uns 15 minutos depois, abandonamos a rodovia pavimentada e pegamos para a esquerda, numa rotatória que indica a direção à Porto Manga( MS 228). Uma estrada empoeirada, onde caminhões vindo de alguma mineradora, infernizam as nossas vidas , nos cobrindo de terra o tempo todo. A informação de que seria melhor atravessar a estrada parque na seca , nos levou ao erro, simplesmente porque não sabíamos que estava tão seco , tão seco a ponto da maioria das lagoas que beiram o caminho , praticamente não terem água, só sobraram cheias as lagoas maiores .

68e299a70d09e.jpg

68e29a425ae04.jpg

O primeiro trecho é cruzado por incontáveis pontes e serão mais 100 e em algumas delas , jacarés vagabundos nadam preguiçosamente. O caminho segue , sempre cruzando por mais pontes, a maioria são cruzadas sobre terreno seco e uma hora e meia depois, trafegando a 60 km por hora ou até menos, interceptamos o povoado de PORTO MANGA, bem às margens do impressionante rio Paraguai , obviamente, um pouco mais abaixo de Corumbá.

68e29a7c4c341.jpg

É um povoado minúsculo, pontilhado por casas sobre palafitas e um ar de fim de mundo paira sobre o lugar , deserto de gente, deserto de casas , espremido do lado direto do rio , sem pontes , apenas servido por uma balsa velha que , se aproveitando da situação, arranca o couro dos turistas desavisados , cobrando 80 reais por veículo para uma travessia de pouco mais de 100 metros.

68e29aac7c6ad.jpg

Quando chegamos era hora do almoço e balsa não funciona, então aproveitamos para comer algo numa birosca poeirenta e depois, fui nadar no rio.

68e29b8c064b8.jpg

Com muito tempo a disposição, fui dar uma volta pelo povoado pra conhecer uma construção característica e única, trata-se da casa usada pelo lendári desbravador do Brasil, o MARECHAL CÂNDIDO RONDON, que por ali passou , abrindo as fronteiras , estalando telégrafos.

68e29ade3dbd5.jpg

Como nossa passagem seria rápida , a intenção era apenas cruzar de carro no mesmo dia , não tive dúvidas, saquei do porta malas do carro, uma varinha de pesca, que sempre carrego comigo e como não haveria tempo hábil para ir atrás de iscas específicas, lancei mão de uma calabresa e fui me divertir, pescando umas piranhas , que obviamente foram devolvidas ao rio .

68e29b3517814.jpg

Quando a balsa estacionou, embarcamos nosso carro, pagamos a "extorsão" e fomos curtindo a travessia , que não leva mais que uns 10 ou 15 minutos e nos deixa novamente na sequência da Estrada Parque, que a partir daqui, iremos encontrar um pouco mais de propriedades , mais áreas alagadas e outras incontáveis pontes , algumas com a possibilidade de ver alguns jacarés.

68e29bc76a7e0.jpg

68e29c280f3d5.jpg

Mais à frente , o caminho vira a direita e entra em outra estrada a MS 184 e até aí já rodamos uns 70 km, uns 20 depois de Porto Manga. Aí rodamos mais uns 35 km até o RIO MIRANDA , onde há um povoado ribeirinho , um pouco maior que MANGA , mais movimentado, onde há uma ponte para passagem de veículos e uma de madeira , que cruza o grande rio por baixo, onde os nativos se divertem e eu , sem nada pra fazer , aproveito para aplacar o calor e me batizar em mais um rio pantaneiro.

68e29c6176e83.jpg

68e29c81657de.jpg

( RIO MIRANDA)
A tarde já se avizinha e a viagem tem que seguir, afinal de contas , ainda temos uma viagem longa até a cidade de Miranda e 8 km depois , interceptamos novamente a rodovia, junto ao posto da polícia rodoviária , quando o sol já havia nos deixado.

68e29cdbef730.jpg

Não foi exatamente o passeio que sonhamos, a seca não nos deixou ver os bichos que fomos procurar , mas como já estávamos ali na região de Bonito, curtindo férias , vislumbramos a possibilidade de aproveitar a oportunidade, já que dificilmente faríamos uma viagem somente pra isso . E viajar é isso mesmo, nunca será possível prever o que vai acontecer, mas alguns diriam que escolhemos o momento errado, e para esses eu sempre digo, se formos esperar o momento certo na vida, nunca iremos fazer nada e o momento certo é um só: Quando temos TEMPO, SAÚDE E DINHEIRO para fazer as coisas , do resto a vida se encarrega de botar tudo no seu lugar.

• 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.