Ir para conteúdo
Sandman

Circuitos de Trekking da Bolívia e outros destinos

Posts Recomendados

Eu estive na Bolívia a dois anos... na verdade eu só passei cerca de 9 dias na Bolívia, numa viagem de 30 e poucos dias entre o Atacama e o Peru. Esse ano, eu venho acompanhando de certa forma vários relatos e roteiros postados aqui no fórum, e tenho notado certo padrão... a maioria das pessoas fazem o mesmo que eu fiz, passam rápido pela Bolívia, viajando sempre entre Uyuni, La Paz e Copacabana. Quando muito vão a Sucre, Potosi, Santa Cruz e Cochabamba (os últimos 2 mais por conta da logística que por outro motivo). É uma pena, pois, depois de uma pesquisa mais aprofundada (que fiz pensando em outra viagem para a região futuramente), penso que a Bolívia possui atrações suficientes para muito mais que 10 dias. Além de tudo, Bolívia ainda é muito barata e uma excelente oportunidade de se ter ainda contato com a cultura indígena da região, pois eles ainda parecem muito autênticos.

Assim, compilei aqui algumas atrações diferentes da Bolívia, alguns já foram comentados aqui no fórum (nesses eu tentarei postar links para posts do fórum). A intenção do tópico é só comentar sobre as possibilidades, mesmo pq n fiz pesquisas mto aprofundadas. Se recomenda usar os tópicos referências (ou criar algum) para entrar em detalhes ou perguntas mais específicas.

 

Trekking na Bolívia

 

Bolívia de certa forma é um paraíso inexplorado para trekking. Possui regiões lindíssimas e ainda não muito populares. Além disso, tudo é muito barato (seja para aluguel de equipamento, aluguel do burro ou guia, comida etc). O grande problema está na falta de estrutura para isso (e de segurança em alguns lugares). Mais abaixo eu cito algumas outras opções de trekking. A maioria dos trekkings é indicado ser feito na época seca da Bolívia (algo entre maio e setembro).

Trekking em La Paz:

 

Palca Canyon

Uma opção para um day trek com acesso de La Paz. A trilha se inicia em Huni (25 km a leste de La Paz) e termina em Palca. É uma trilha fácil , de 10 kms.

palca%252520canyon2.jpg

palca%252520canyon%2525203.jpg

 

Choro Trek

O "Choro Trek" é um trekking popular de fácil acesso de La Paz. É considerado um dos trekkings de alta altitude mais fáceis, pois você começa já quase no topo do paso mais alto (no total são 470 mts de subida e 3400 mts de descida), de 4860 mts. Ele tem extensão de 57 kms (feitos em 3 a 4 dias) e começa em La Cumbre e termina em Chairo, Yolosa ou Coroico (sendo Coroico o mais próximo e Chairo o mais longo. Se for a Chairo, se dorme em Coroico). O trekking é fácil de se fazer indepedente.

 

choro%252520trek%2525202.jpg

choro%252520trek%2525203.jpg

chorotrek1.jpg

 

Circuito Condoriri / Condoriri - a Huyana Potosi

O circuito Condoriri é um trekking relativamente popular que tem acesso de La Paz. O circuito é de 79 kms (melhor feito em 5 dias, dormindo em barracas) e nele você tem vista para 13 picos! Boa parte da trilha está acima dos 4000m de altitude, com pasos acima de 5000. Não é uma trilha muito demarcada, por isso é melhor ir com guia. O circuito completo se inicia em Estancia Tuni e termina em Mulluni.

Relato: bolivia-trekking-lago-tuni-acampamento-base-do-condoriri-escalada-hyuana-potosi-isla-del-sol-t47539.html

 

condori1.jpg

condoriri3.jpg

condoriri4.jpg

condoriri2.jpg

 

Trekking em Sorata

Sorata é uma cidade pequena a 150 km de La Paz. Ela atrai mais viajantes que buscam trekking e montanhismo. Ela é o ponto de início dos trekkings citados abaixo.

 

sorata.jpg

 

Laguna Glacial

Esse trekking tem início e fim em Sorata. Tem excelentes vistas para o Nevado Llampu (6368m) e Jankhouma (6429m), e passa por uma das lagunas mais altas do mundo (5038 mts). É fácil de se fazer indepedente (você pode organizar td em Sorata) mas apresenta dificuldade devido a altitude (você sobe dos 2700 mts até 5038 mts. A vantagem é que você se sempre pode retornar em caso de dificuldade). A rota completa é de 40 kms.

 

Laguna_Glaciar_Bolivia1.png

laguna%252520glacial%2525202.JPG

 

Circuito Illampu

Uma alternativa bem mais pesada/longa que a Laguna Glacial. Também se inicia e termina em Sorata, mas o trekking possui 106 km (que podem ser aumentados se você desejar passar pela Laguna Glacial), feitos normalmente em 7 dias. O ponto mais alto é 5045 mts (lembrando novamente, Sorata está a 2700 mts), mas possui vários pasos acima de 4000 mts. Não é um trekking fácil (mesmo com guia, é indicado somente para pessoas com experiência em trekkings em alta atitude). Entre os pontos positivos está excelente vista para as montanhas, possibilidade de se avistar condores e ter contato com índios Aymara (por isso se recomenda vestir respeitosamente e não tirar fotos deles sem autorização).

illampu1.jpg

illampu2.jpg

illampu3.jpg

illampu4.jpg

 

Trans-cordillera

Foi difícil achar mais informações desse trekking, mas em todos os lugares que vi (fóruns e agências) é considerado como o trekking mais sensacional doa Bolívia. É na verdade uma junção de vários trekkings curtos e consiste de 160 kms, com 20 pasos acima de 4000 mts (sendo 3 acima dos 5000 mts). Ela cruza a cordilheira real, iniciando em Sorata, passando pelo lado direito da cordilheira, passando pelo Zongo Valley, passa o monte Huyana Potosi para La Cumbre, passa Mina San Francisco até terminar no Monte Illimani. Não é fácil de achar suprimentos pelo caminho e é desnecessário dizer que NÃO é de forma alguma fácil ou indicado para inexperientes.

 

trans1.JPG

trans2.JPG

trans3.JPG

trans4.JPG

trans5.JPG

 

Trekkings na Cordillera Apolobamba

Existem alguns trekkings nessa cordilheira, porém a mais famosa é a de PELECHUCO (10 hrs de La Paz) - Curva . Essa região é meio despovoada, por isso é possível ver vários animais durante o trekking. Esse trekking tem 115 km (feito em 5 a 6 dias) e a maior parte esta acima dos 4000 mts, com 5 pasos. Esse trekking não é famoso (essa rota é descrita no livro Road Less Travelled). Não consegui achar informações conclusivas sobre a possibilidade de fazer indepedente (em alguns sites inclusive falam em que um guia local é obrigatório.

 

apolomba.jpg

apolomba2.jpg

apolomba3.jpg

 

Outras atrações:

 

Rurrenabaque

 

RURRENABAQUE é uma pequena cidade localizada na Amazônia Boliviana. É possível chegar de bus (de La Paz) ou avião. As principais atrações são visitas ao Parque Nacional Madidi e aos pampas. Existem vários tours saindo da cidade para os pampas, para a floresta (além de ecolodges que operam lá), bem como ecoturismo indígenas. Outra opção próxima é a navegação no Rio Beni.

Tópico: amazonia-boliviana-perguntas-e-respostas-t43287.html

Tópico: rurrenbaque-guanay-e-coroico-perguntas-e-respostas-t26372.html

 

rurrenabaque.jpg

pampas.jpg

 

Parque Nacional Madidi

Das pesquisas, o melhor que encontrei foi: "Parque Nacional Madidi. O parque tem uma das maiores biodiversidades do planeta. Sua altitude varia de 180m a 5600m, indo das florestas tropicais ao alto dos Andes, na divisa com o Peru, passando ainda por bosques úmidos de montanha e savanas . O parque encontra-se a 105 km ao norte da cidade. O acesso é feito pela vila de Santa Ana, para, em seguida, continuar a viagem a partir do rio Beni, que divide os departamentos de Beni e La Paz. Várias operadoras turísticas na cidade oferecem pacotes de visitação, incluindo alimentação, translado, transporte em bote, e guia. Os preços de referência desses pacotes são US$ 40 (um dia) e US$ 130 (três dias, incluindo ainda alojamento)."

 

madidi.jpg

madidi2.JPG

 

Próximo a Cochabamba

 

Parque Nacional Torotoro

A 130 kms de Cochabamba, o Parque Nacional Torotoro, é um dos menores parques naturais da Bolívia, mas possui um belo cenário. O parque abrange um grande vale, com canyons formados pela erosão. Nele também se encontram pegadas de dinossauros e labirintos de cavernas de calcário, além de nele se encontrar pinturas rupestres e ruínas pré-incas. Também suporta a vida de diversos animais, principalmente aves. As principais atrações do parque são: as cavernas de calcário de Umajallanta, o canyon Torotoro (que é cheio de cachoeiras) e expedições para a fortaleza pré-inca de Llama Chaqui.

torotoro1.jpg

gruta-de-umajalanta.jpg

 

Próximo a Santa Cruz

Circuito Jesuíta

 

Pouco conhecidas, na Bolívia também houveram missões jesuítas. O circuito Jesuíta da Bolívia geralmente se inicia em Santa Cruz, e são necessários pelo menos 5 dias para conhecê-lo de forma apropriada. Ela consiste nas cidades de: San Javier, Concepcion, San Ignacio, Santa Ana, San Rafael de Velasco e San Miguel de Velasco.

Mais informações de transporte podem ser encontradas aqui: http://www.chiquitania.com/missions_gettingthere.html

 

[col]jesuita1.jpg|[/col]

jesuita2.jpg

 

 

Tarija

É uma cidade pequena com arquitetura colonial no sul da Bolívia, que é cercada por vinícolas. É uma cidade procurada pelas vinícolas e pela atmosfera relaxante.

Tópico: tarija-perguntas-e-respostas-t37747.html

 

tarija.jpg

 

Tupiza

 

Tupiza é uma cidade no departamento de Potosí. A cidade fica no vale do Rio Tupiza e é rodeada por uma paisagem descrita como: "cenário acidentado –

estranhas rochas erodidas com cores de arco-íris e cortadas por quebradas tortuosas, cujos declives são cheios de cactus." (pode-se ver melhor pelas fotos). Pouco se comenta no fórum, mas dessa cidade também se saem (ou terminam) tours para o salar de Uyuni, mas não tenho mais informações sobre a logística.

tupiza2.JPG

tupiza3.JPG

tupiza1.jpg

 

Outra atração (essa descobri em uma reportagem da UOL, que acredito que vale a pena ser lida : http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/06/19/ult4466u603.jhtm ) próxima a Tupiza é a caminhada entre Mojinete e Guadalupe.

bonete%252520palca.jpg

 

Samaipata

Um dos destinos já popular entre os gringos mas não mto popular entre os brasileiros. O acesso normalmente é feito de Santa Cruz, mas também é possível de Sucre. A principal atração de Samaipata é o "El Fuerte de Samaipata", um dos patrimônios protegidos pela UNESCO. Consiste de ruínas pré-incas e possui a maior pedra talhada do mundo. Além disso, Samaipata é o ponto de partida para o Parque Nacional Ambaró e para a Ruta del Ché. Existem também passeios para um ninho de condores e para Bella Vista.

rutache.jpg

samaipata1.jpg

Tópico: samaipata-e-parque-nacional-amboro-perguntas-e-respostas-t37843.html

santa-cruz-de-la-sierra-guia-de-informacoes-t42167.html

Relato: outra-vez-bolivia-samaipata-vallegrande-cochabamba-sucre-tarabuco-t46172.html#p491469

 

 

Festivais

 

Festival de San Ignacio de Moxos ( Ichapekene Piesta) (30 de julho a 2 de agosto)

Um dos festivais mais tradicionais da Bolívia acontece aqui (não confundir com San Ignacio de Velasco), e mistura tradições indígenas com jesuítas.

 

Carnaval em Oruro

Esse já é bem conhecido aqui no fórum, o carnaval boliviano. E o mais famoso é o carnaval de Oruro. Também é um patrimônio da UNESCO (Patrimônio Oral e Imaterial). O próximo será dia 18 e 19 de fevereiro.

oruro1.jpg

oruro2.JPG

 

Tópico sobre Oruro:

oruro-perguntas-e-respostas-t15165.html

 

Festival de Tinku

 

Bem, esse festival bizarro acontece em Tinku em 7 de maio . Recomenda-se ver o vídeo!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens



×
×
  • Criar Novo...