Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:13 Membros Postado Sábado às 23:13 Relato Mochileiros - Londres, Bruxelas, Amsterdam e Berlin - 18 dias Até que enfim, fiz minha primeira viagem pra Europa, e aqui segue o meu relato com algumas dicas. Dicas gerais: Itinerários: Não precisa nem falar que as opções de roteiros na Europa são infinitos né? Diversas combinações são possíveis, incluindo lugares próximos um ao outro, ou mesmo destinos afastados e fazendo viagens de avião em companhias low-cost. Eu avaliei algumas possibilidades, e acabei optando por esse roteiro: Londres - Bruxelas - Amsterdam - Berlim. É um roteiro que faz sentido logisticamente falando, e seria possível o trajeto de trem e de ônibus, eu preferia tb vivenciar mais a experiência do trem do que do avião, que já estamos mais acostumados. Roteiros diários: Há muito o que se fazer em todos locais, eu fiz uma lista de muitas coisa que deixei pra trás, incluí algumas que não tinha planejado, e teve momentos que simplesmente eu não quis turistar, quis ficar apenas tomando uma cerveja de frente pra um rio, eu gosto de planejar, mas é sempre bom deixar uma margem de dias ou períodos pra vc ficar de bobeira tb, são nesses momentos que vc mais sente o lugar que vc está. Uma coisa que eu percebi logo no primeiro dia, esse papo de tirar fotos em frente de igrejas bonitas, catedral de fulano, abadia de não sei o quê, não devemos nos prender a isso, pq a Europa é simplesmente inteira linda, todas as construções são bonitas, então foque mais em curtir as cidades. Época do ano: Eu fui no verão, julho de 2025, uma época de alta procura, eu ouvi algumas críticas que estaria tudo muito cheio, que seria tudo mais caro, que eu deveria ter escolhido um outro roteiro com praias, mas enfim, foi o que eu escolhi, o que dava pra mim e achei que deu certo. Dicas de economia: Realmente vai ser caro, e o papo de que quem converte não se diverte tem o seu limite, mas aí a ideia é economizar no que for possível, mas fazer a sua viagem de qualquer forma, se não conseguir aproveitar tudo, tenho certeza que o que vc fizer vai ter valido a pena. Passagens internas de bus e trem antecipadas são mais baratas, 3 meses antes por exemplo, ônibus é mais barato que trem, há uma infinidade de atrações gratuitas nas cidades, em Londres por exemplo, o tanto de museu bom que tem grátis, já foi museu suficiente pra viagem toda, então nem quis gastar com isso em outro locais. Os supermercados são grandes parceiros na alimentação barata, em Londres você vai ouvi falar muito no meal deal do Tesco, eu gostei até mais do mercado Sainsbury's, e em outros países também tem supermercados com o mesmo esquema, vendem combos do tipo um macarrão, um snack e uma bebida por 5 euros por exemplo. Deixo a dica de levar um garfo descartável com vc, dependendo da cidade não é incluso. (outra dica, dá pra inclusive fazer um cartão do Tesco, pelo site, com um número de telefone qualquer da cidade, pra ter ainda os descontos do Clube de vantagens) Tem alguns app do tipo “Too good to go” que vendem refeições mais baratas para retirada, eu não consegui instalar lá, meu cel do Brasil não aceitava, deveria ter instalado um VPN talvez, caso vc tenha pode tentar tb. Dinheiro: Minha sugestão é sempre levar 2 cartões moeda, um principal e um reserva, no meu caso usei Wise e Nomad. Com eles é possível usar a função de débito, saques, pagar o transporte público e cadastrá-los nos apps de transporte (Na Europa só usar app de carros em último caso, focar no transporte público). O motivo de ter um reserva é que para o caso de algum não funcionar, ficar preso em um caixa eletrônico, perda, etc, você terá outra opção com vc. Em Berlim, eles utilizam mais o dinheiro vivo, diversos locais não aceitam o cartão, se a cidade que vc for tiver essa característica, saque valores grandes, para evitar a taxa de cada transação. Transporte público: Algumas cidades são bem confusas na questão de como escolher a melhor forma de pagamento nos transportes, cartão semanal, cartão diário, cartão que vale até tal lugar, e etc. Mas basicamente desses lugares que fui, você pode usar simplesmente o cartão de débito internacional na própria catraca, e sempre tem que usar novamente na saída, fazendo o seu check out, e aí automaticamente vai ser cobrado em seu cartão a tarifa referente ao seu percurso. Em Berlin eu utilizei o app de lá, e comprava o ticket diário: BVG. Em caso de fiscalização, vc só mostra o ticket no celular. Dessas cidades que fui, a recomendação é sempre pagar o transporte, para evitar uma multa e/ou um esporro caso seja pego pelo fiscal. Em algum momento vc vê algumas pessoas burlando, forçando a catraca ou passando atrás de alguém junto na catraca, ou mesmo embarcando sem ter o ticket. O risco é por sua conta nesses casos. Eu arrisquei não pagar 2 dias em Berlin, mas vc fica numa tensão, achando que o fiscal pode entrar a qualquer momento rsrs. Deslocamento entre países/cidades: Independente da sua forma de deslocamento, ônibus, trem, avião, sempre chegue com antecedência, e olhe sempre no aplicativo que comprou a passagem se houve alguma mudança, é recomendado inclusive entrar em sites das companhias, pra checar se houve alguma alteração. É comum relato de trens que mudam a partida de estação, e de ônibus que mudam a plataforma de embarque, além de passagens que vcs tem que gerar voucher antes na estação, e etc Documentação: Para Londres vc precisa aplicar antecipadamente um visto online em um aplicativo: UK ETA, para os demais países que fui não precisava, mas cheque sempre antes, faz tempo que rola um papo de um visto europeu pra Brasileiros, e não são as mesmas regras pra cada país, tem o Espaço Schengen que é uma área de um grupo de países europeus onde não há controles de visto, e tem países que não fazem parte. Imigração: Essa parte foi complicada. Eu cheguei por Londres, e não imaginei que seria tão estressante a imigração. E eu em certa parte optei por uma estratégia que não sei se foi a melhor. Eu iria ficar na casa de um amigo, e achei que seria pior falar isso, pois o cara poderia ficar fazendo mais perguntas e tal, pelo fato de eu conhecer alguém de lá. E acabei fazendo uma reserva fake de um hostel e apresentei na imigração. E eu já tinha feito isso nos EUA duas vezes e foi de boa. Dessa vez, o cara me pegou desprevenido, pois ele questionou se eu já tinha pago essa reserva. E aí eu fiquei um pouco nervoso, pois se ele pedisse o comprovante, eu não teria. Eu informei que não tinha certeza se foi pago, pois eu havia feito diversas reservas e tal, e alguns pagam na hora que chega ao estabelecimento. Eu fiquei um tempão lá, respondendo mais um monte de perguntas, a sorte é que para as demais, eu tinha os comprovantes pra apresentar, o trem pra Bruxelas que já tava pago, o ônibus pra Amsterdam, o trem pra Berlin e principalmente a passagem de volta por Berlin, mostrando que eu só passaria por Londres. Mas tive que informar os valores que eu estava levando nos meus cartões de débitos e mais um monte de informações. E mais algumas mentiras, falando que eu não conhecia ninguém na Europa e tal. Depois desse susto, minha recomendação talvez seria mentir o menos possível, se for uma situação meio complicada, é melhor se desgastar falando a verdade e provar isso do que se desgastar mentindo, mas enfim,no final deu certo. Para passar pros outros países, após entrar por Londres, não tive nenhum problema, só apresentei o passaporte e passei, sem perguntas. Chip de internet: Eu optei por comprar um chip físico já no Brasil, pois preferi já chegar no local conectado. Meu celular não aceita o chip online, mas hoje também é ofertado essa opção para muitos aparelhos. Indico essa empresa, tem um ótimo atendimento, converse com eles antes, e fale do seu itinerário, eles te falarão a melhor opção, contato no site: https://mysimtravel.com.br Hospedagem: Nesse relato, não indicarei hospedagens, pois 100% da minha viagem foi através do aplicativo Couchsurfing, uma comunidade mundial de troca de cultura, onde também envolve hospedagens nas casas dessas pessoas. Lembrando que o foco do Couchsurfing, não é hospedagem gratuita mas a troca de experiências com a comunidade, eu já conhecia inclusive a maioria dessas pessoas que me receberam, de eventos do Couchsurfing por todo o Brasil, estrangeiros e brasileiros que hoje vivem nessas cidades que visitei. Segurança: Eu tive sensação de segurança em todos os lugares, embora existam muitos relatos de furtos e pick pockets no geral, não presenciei nada nesses dias, mas a recomendação é sim ficar atento aos seus pertences, pois o risco de furto de celular tb existe, e faria muita falta perder o seu aparelho na viagem. Também não fui abordado por nenhum tipo de golpe, mas tb é algo que devemos ficar espertos. Meu itinerário: (Dias cheios, sem contar a viagem de ida e volta) Dia 1 - Londres Dia 2 - Londres Dia 3 - Londres Dia 4 - Londres Dia 5 - Londres Dia 6 - Londres Dia 7 - Londres - Bruxelas - Manhã 3 horas de trem Dia 08 - Bruxelas Dia 09 - Bruxelas - Gante - Bruxelas - Bate-volta Dia 10 - Bruxelas - Amsterdam - Tarde - 3 horas de ônibus Dia 11 - Amsterdam Dia 12 - Amsterdam - Zanze Schans - Amsterdam - Bate-volta Dia 13 - Amsterdam Dia 14 - Amsterdam - Berlin - Tarde/Noite - 7 horas de trem Dia 15 - Berlin Dia 16 - Berlin Dia 17 - Berlin Dia 18 - Berlin 2 Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:18 Autor Membros Postado Sábado às 23:18 Vamos ao relato: Dia 1 - Quinta-feira - Londres Eu havia chegado na quarta de noite, então quinta pela manhã já iria começar o meu primeiro dia de Londres. Eu havia planejado algumas coisas pra esse dia, que não consegui cumprir, mas foi ótimo mesmo assim. Fui primeiramente ao palácio de Buckingham, eu já tinha ouvido falar, que a troca da guarda, não era exatamente uma das melhores programações pra se fazer, mas de qualquer forma o palácio está em uma área central com muitos pontos para visitar por lá, então eu iria lá pra conferir. Peguei o metrô e desci em uma estação próxima, onde passamos por um parque até chegar ao palácio. Cheguei lá e realmente, com todo aquele sol de verão Londrino, e a muvuca na porta do palácio, eu não quis ficar lá, dei apenas uma volta na região e de lá já fui para ver o Big Ben, e tb já tirar a minha foto na cabine vermelha, tem algumas por perto do Big Ben, que são as mais concorridas, tinha uma fila, mas era algo como 10 minutos. Passei no Tesco, comprei um Meal Deal e fui pra uma área de frente pro rio e de frente pro Big Ben, muitas pessoas comiam as suas marmitas por ali tb, e foi uma área bem gostosa, com sombra das árvores e uma vista incrível, esse lugar específico é um muro em uma área que chama: National Covid Memorial Wall. Eu logo de cara desencanei do meu roteiro do dia, e quis explorar tudo que estava por ali, sem muitos planos. Peguei um ônibus de 2 andares aleatório e pensei, vou conhecer o bus e descer apenas alguns pontos à frente e volto andando. Desci em uma estação que também achei incrível e fiquei explorando a área por lá tb. Já no final da tarde, fui encontrar meu amigo Gabriel, que tinha saído do trabalho, era hora de conhecer os pubs de Londres. E um é mais bonito que o outro, como não dava pra ficar bebendo muito em nenhum deles, por motivos financeiros, a ideia era tomar uma cerveja em diferentes pubs, pra conhecer mais locais interessantes. Fomos primeiramente em uma área próxima da estação Oxford Circus, em um bar chamado Ain't Nothin But The Blues Bar, um pub muito legal com uns tiozinhos tocando Blues ao vivo, uma experiência única e bem londrina. E depois alguns outros pubs da região, tb com música ao vivo. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:20 Autor Membros Postado Sábado às 23:20 Dia 2 - Sexta-feira - Londres Para este dia, eu havia comprado um passeio no app “Get your guide” para conhecer o estádio do Chelsea. Pra quem gosta de visitar estádios, Londres tem muitas opções de tour pra isso, Chelsea, Arsenal, Tottenham, estádio de Wimbledon entre outros. Contextualizando um pouco tb, visitei Londres na época do mundial de clubes da FIFA, esse tour foi na sexta-feira antes da final com o PSG. E o Chelsea é um clube que me simpatizo, por motivos de que sou Corinthiano, já ganhamos um mundial deles e eles já eliminaram nosso rival Palmeiras por duas vezes. O tour foi bem legal, visitamos os vestiários, e etc, muito interessante conhecer um tipo de estádio diferente, onde a torcida fica muito perto do campo, e um estádio bem bonito. Almocei na região, comprei o meal deal de um mercado próximo, e comi ali na estação do metrô mesmo. Para a tarde, eu tinha a reserva de 2 museus. Os museus são gratuitos, porém eles dizem que deve ser feito a reserva antes no site, pra falar a verdade, nem tava tão cheio assim, acho que daria pra pegar ingresso na hora tranquilamente, mas eu não sabia como seria então segui o horário de minha reserva. Nesse dia eu fui no Natural History Museum e no Science Museum. O Science tb é legal, mas o Natural History é incrível, daria pra ficar um dia todo por lá, é nesse que tem uma ossada de uma baleia pendurada, tem dinossauros e muitas coisas relacionadas à origem do mundo. De noite (lembrando que no verão só escurece 22h00 rsrs) fui com meu amigo Gabriel explorar os pubs do bairro Notting Hill e uma baladinha pra fechar a noite por lá. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:22 Autor Membros Postado Sábado às 23:22 Dia 3 - Sábado - Londres No sábado minha programação começou de tarde, verão de Londres, fui aproveitar uma área que só tem movimento nessa época, e podemos dizer que é um hidden gem, já que fica em uma área que não é turística. Fui pra um local chamado Brussels Wharf Park, uma área que as pessoas vão para nadar, tomar sol e fazer pic nic. Tem uns decks e uma praça em volta, e um rio disponível pra galera. Também tem uma feira nos sábados de manhã. Uma dica de local próximo tb, é o pub The Prospect of Whitby, é um dos mais antigos de Londres, e é bem histórico, tem uma área com vista pro rio Tamisa. Nesse local também tem uma forca, do século 17, que se manteve lá até hoje. Após explorar essa área, fomos pro Hyde Park, estava rolando um festival lá que teria um show do Stevie Wonder, achamos um evento no Meet up, que uma galeria iria fazer um picnic no parque e escutar o show, do lado de fora dos portões. Após o picnic, fomos pra um bar próximo Sound Café London, bem legal o lugar. Após o bar, fomos pra uma baladinha, Bar Soho, foi massa a noite! Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:22 Autor Membros Postado Sábado às 23:22 Dia 4 - Domingo - Londres Fui pra National Gallery, mais um museu gratuito e novamente tinha feito uma reserva, que não precisava ter me preocupado tanto, aparentemente tava bem de boa pra conseguir ingresso na hora. Essa é uma galeria de arte enorme, que tem quadros do Van Gogh, incluindo os Girassóis, vale a pena a visita. Nesse dia tb explorei algumas regiões, Piccadilly Circus, Oxford Street, recomendo ir na loja do M&M’s, tem uns bem diferentes, com recheios e tal, e ficam alguns de sobra nos displays, que algumas pessoas não se incomodam de degustar gratuitamente, não que seja permitido, mas ninguém fala nada rs. De lá peguei um ônibus e fui conhecer o bairro de Camden Town, um dos lugares mais legais tb de Londres, um bairro bem alternativo, com cena punk, mercado de rua e lojas bem legais, lá tb tem a estátua da Amy Wine House um pub que ela frequentava No final da tarde, peguei um metrô e fui pro bairro do Chelsea, seria o dia que iria ver a final do Mundial de Clubes, foi um dia histórico, que eu tive muita sorte de estar em Londres, no dia desse jogo. Após descer na estação do bairro, fui dando uma volta pra escolher o pub que assistiria o jogo, minha ideia era encontrar um pub com a torcida do Chelsea, e assim que encontrei um bar animado com a torcida cantando, fiquei por lá mesmo. O Chelsea venceu o jogo e foi muito divertido fazer parte dessa comemoração e estar em Londres nesse dia. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:24 Autor Membros Postado Sábado às 23:24 Dia 5 - Segunda - Londres Fui para a estação King Cross, onde tem a plataforma 9 3\4 do Harry Potter pra tirar foto, peguei uma hora de fila, então fiquem avisados, aparentemente lá sempre tem fila, no verão provavelmente um pouco mais cheio. De lá fui para o British museum, que eu tb tinha feito a reserva, porém não me atentei que lá fechava 17h00, e eu cheguei lá 16h30, fui visitar somente a área das múmias e fechou. Eu sabia que Londres, não tanto quanto a Broadway, tb é famosa por musicais, mas eu não tinha ideia da quantidade, é um número absurdo de musicais acontecendo na cidade, e eu fiquei sabendo que estava rolando o do “De volta para o futuro” fui checar os preços, e vi que tinham uns lugares, de dia de semana, com os assentos mais no final, que eram mais acessíveis, e fiz uma reserva. Foi um excelente programa, os musicais de lá tem muito mais produção que os nossos por aqui, valeu bastante a pena. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:25 Autor Membros Postado Sábado às 23:25 Dia 6 - Terça - Londres Em meu último dia, fui dar mais uma volta em Notting Hill, agora pela manhã pra conhecer a feirinha Porto Belo Market e os cenários do filme “Um lugar chamado Notting Hill”. Depois fui pro Sky Garden, um rooftop gratuito que precisa de reserva tb, esse aparentemente é bom reservar antes mesmo, existem alguns outros na cidade como o Garden at 120, mas acabei indo só nesse, tem uma vista muito legal, que vale a pena ir. Andei um pouco pelo Lendehall market, uma outra área que os fãs de Harry Potter costumam ir, haviam alguns tours por lá, só com fãs da franquia, onde eles exploram na cidade os locais que foram filmados o filme, vc pode encontrar esses tours tb no app do “Get your guide”. Depois fui andar pela Tower Bridge e explorar a área por lá Fui procurar um lugar pra comer Fish n chips, que não fosse turístico, achei um local chamado Long Lane, realmente não era turístico, era algo mais de bairro, percebi que apenas moradores locais compravam lá. Mas, como eu já imaginava, a comida não me surpreendeu, um peixe frito comum com batata frita, nada demais. Eu vi depois que eu estava perto do Borough Market, que com certeza vc vai ouvir falar em suas pesquisas, como uma recomendação de lugar pra ir, mas acabei não indo. Aí só na minha última noite, finalmente encontrei um bar barato em Londres, The Penderel’s Oak (Wetherspoon), em Holborn, único bar em Londres que achei cervejas à partir de 3 Libras, fica a dica. Conheci esse bar através de um evento do Couchsurfing que estava marcado lá. Depois, fomos ainda pra mais um pub que a Amy frequentava, mas perdão, não consegui achar o nome. E lá foi minha despedida de Londres, que cidade, foi tudo incrível! 2 Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:28 Autor Membros Postado Sábado às 23:28 Dia 7 - Quarta - Londres - Bruxelas Dia de ir pra estação King Cross novamente, mas pra pegar o trem pra Bruxelas, eu havia comprado no aplicativo “The train line”, chegue com antecedência, pra retirar o seu voucher antes nas máquinas. A viagem seria de 3 horas, eu não vi nada, pois mal tinha dormido nessa última noite né, então capotei. Chegando em Bruxelas, desembarquei na estação Central, caso sua hospedagem seja longe do Centro, a dica é deixar sua mala em algum guarda volume da cidade, e diversas lojas prestam esse serviço, vc pode encontrar e reservar seu guarda volumes no aplicativo “Bounce”. Da estação Central então, eu fui pra Grand Place, a praça principal de Bruxelas e explorei a área por ali durante o dia. Eu estava ficando sem bateria e fui pra uma biblioteca pública pra carregar o meu celular, fica essa dica tb. Para comer, eu sabia que Bruxelas tinha umas boas opções de sanduíches grandes e baratos, eu fui procurar algum. Eu resolvi pedir uma dica pro Chat GPT e não deu muito certo rsrs…fui no local indicado, a experiência do local até que foi boa, mas não era o que eu pretendia, fui pra um lugar chamado Tonton Garby, tinha uma fila na porta, então imaginei que seria um lugar que valia a pena ir, a questão é que a fila foi muito demorada, mais de uma hora, o cara que prepara o sanduíche atende cada pessoa individualmente, apresentando todos os ingredientes, e por isso essa demora toda, no final o sanduíche custava 12 euros, estava fora do meu orçamento, mas realmente estava muito bom, eu recomendo no caso de estar dentro de seu orçamento, e se a fila não tiver muito longa, pois a proposta é interessante, mas considere que cada pessoa na fila significa 10 min de atendimento aproximadamente. De lá fui pra cervejaria Delirium, lugar obrigatório para ir tomar uma cerveja em Bruxelas. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:29 Autor Membros Postado Sábado às 23:29 Dia 8 - Quinta - Bruxelas / Louvain-la-Neuve Na quinta eu faria um roteiro que não é tão popular, mas é uma experiência interessante tb, fazer algumas coisas um pouco menos turísticas. Pra quem não sabe, tinha um desenho famoso dos anos 90, que passava na TV Cultura, As aventuras de Tintim, e o criador desse desenho, Hergé, é da Bélgica, e existe um museu dele em uma cidade chamada Louvain-la-Neuve, há pouco tempo de Bruxelas de trem. Neste museu, além da vida do autor, tem muito material do Tintim, incluindo peças apresentadas nos desenhos. Visitei o museu, dei uma pequena volta na cidade, almocei por lá e voltei de tarde pra Bruxelas. Comi um prato típico chamado “ Stoemp aux legume”, é um purê de batata com legumes e uma linguiça, eu não gosto de linguiça na verdade, e não sabia q viria um linguiça no prato rsrs… mas era um tipo misturada com carne de boi, e até que gostei, fui em um restaurante chamado “Le brasse-temps” De tarde, já em Bruxelas novamente, visitei um pouco mais da área central e fui no Rooftop 58, entrada gratuita, bem espaçoso é uma ótima vista da cidade. Há alguns outros tb, tentei ir em um outro chamado Bozar Rooftop, estava muita fila e desisti. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:30 Autor Membros Postado Sábado às 23:30 Dia 09 - Sexta - Bruxelas / Gante Quem estiver pesquisando sobre Bruxelas, vai ouvir muito falar de duas cidades próximas recomendadas para visita tb, Bruges e Gante. Eu pesquisei um pouco das duas, e acabei optando por uma delas apenas, e a escolhida foi Gante, pois tinha visto que além de ser uma cidade medieval, tb se misturava um pouco com uma cidade mais alternativa, com seus becos de grafites e tal. Cidade muito bonita, fácil de ir de trem, tem um castelo pra visita, que não quis pagar a entrada, mas recomendo ficar na grama do lado de fora, contemplando a estrutura incrível do castelo, e descansando um pouco. Para comer, recomendo a batata frita na Atelier, com Flemish Beef stew, é uma batata frita com um molho de carne. Tb recomendo um pub chamado Miry Café. Em mais um dia de sorte, neste dia em Gante estaria rolando um festival gratuito na cidade, tinham diversos palcos montados, no final da tarde começaram os shows, fiquei até 23h00 lá, e voltei de trem pra Bruxelas esse horário somente. Foi um dia inteirinho em Gante, que recomendo muito a visita. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.