Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Foi assim que apareci na Europa esse ano.

Na Black Friday do ano passado havia uma promoção e tanto da Costa.18 dias com todas as refeições por 5k e pouco.Era muito barato e para mi  uma oportunidade de conhecer a Itália,o que nunca desejei e sempre esteve entre os últimos países da minha vida.Pensei logo em ir,afinal não apareceu mais essa oportunidade, tanto que, nesse ano o mesmo tour custou 7,5k.Mas,teria que arranjar alguém para ir comigo,pois minha menina estava trabalhando na época.

Não encontrei, paguei adicional de cruzeiro solo e recebi todas as dicas dela,pois ao contrário de mim,é velha conhecida dos cruzeiros e eu só tinha feito o do Havilla,aqui relatado também e adorado.Mas,esse seria um navio imenso para levar milhares de pessoas, não se compara.comprei mesmo assim, fiz as etiquetas em uma gráfica no térreo do consulado do Canadá, aonde fui mais uma vez,pois esse destino me atrai e muito,preparei as coisas para uma longa temporada de quase 6 meses no exterior e fui.

No dia,fui de tran ao Porto Maravilha(Estação Parada dos Navios) fica em frente aos armazéns reformados e adaptados. Muito bem recebido por duas cariocas,dispensaram essa história de etiquetas e deixaram eu seguir com minha malinha.Fui a verificação de segurança e,após,ao controle de passaporte que ficou retido por dias como de todos. Liberado ali,era hora de embarcar no gigante. A cabine já estava marcada ao comprar,foi apenas caminhar e caminhar até chegar. E que cabine,muito melhor e espaçosa que a do Havila.Só não tem net,o que ficaria dias sem, mas avisei a todos que entraria em férias de verdade,coisa que não fazia desde Havana em 2019.Fui dormir a tarde sem ter o que fazer,pois da janela só se via o porto, até a hora da reunião de bordo e,depois, do jantar. 

20250413_172618.jpg

20250413_173134.jpg

20250413_221428.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Dias 2 e 3-Navegando a Recife

Os dois dias que se seguiram foram de conhecer aquela imensidão lotada de argentinos. O navio já chegou ao Rio bem cheio, pois fez embarque em BsAs.

Muito argentinos é sinônimo de pessoas odiadas por brasileiros, devido a perseguição do paulistinha Gavião Bueno e amados por mim desde que vivi na terra deles há 20 anos.Mas antes teve a reunião de bordo só com brasileiros, quase todos em excursão e sem falar outra língua,afinal as manias são sempre manias.

Hora de jantar, o navio tocou o apito às 21h e fui ver a minha terra querida e invejada pelos paulistas,esses sim da terra do crime,que fiz questão de não selecionar navio que embarcasse em outro lugar diferente da minha cidade.O Corcovado foi sumindo aos poucos com o entrar da noite e a chegada do alto mar.Era o oceano que iria nos acompanhar por muitos dias até a Europa,em um caminho a antiga,passando em duas ilhas descobertas pelos portugueses(Cabo Verde e Canárias).

Mas,antes,teríamos uma parada em Recife.Havia argentinos e cariocas que desembarcariam aqui e outros que embarcariam.Eu ia rever um lugar que conhecia e era muito pobre e eu,esperançoso,que tinha progredido um pouco.48h no mar sem nada para fazer?Que nada,ao contrário, muito o que fazer.Novos amigos,um novo local de convívio e muita diversão.Fiquei sabendo das excursões do navio e realizamos muitos jogos e brincadeiras, modos de conhecer uns aos outros,o que foi muito bom.O tempo passou que nem vi.

A comida não para,seja que hora seja, sempre tem alimentos a disposição. A mais importante é a hora do jantar, aonde podemos escolher entre o buffet da hora do almoço ou,para quem gosta,jantar a prato a la carte,com garçom, comida pouca e cheia de frescura, tudo o que não gosto. Todos tem lugar,mesa e restaurante marcados pelo navio e fixos. Fui ali em uma dessas noites,e tive uma grande surpresa. Fui designado a uma mesa composta por pessoas do sindicato que sempre frequentei no ES,amigos de muitos outros amigos da minha juventude, e o melhor, petistas assíduos. Que surpresa boa!

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • D FABIANO changed the title to Travessia Rio-Savona em 01/04/2025 no Costa Favolosa
  • Membros
Postado

De Recife a Cabo Verde 

Depois de um dia para as pessoas conhecer Recife, eu rever,pois conheço há muitos anos, inclusive estive em reunião no Palácio Campo das Princesas com o ex governador Eduardo Campos e,no tempo dele e do prefeito do PT,João Paulo, e seu sucessor João da Costa fui ali várias vezes.Dei uma andada do cais de cruzeiros a saída ali fora,passei pelo Museu Cais do Sertão,onde não entrei pois já conhecia,mas recomendo, pois é muito bom e tem um resumo da história do melhor presidente da história,ele mesmo,o Lula dos primeiros mandatos no qual conta o futuro brilhante que teria o Brasil,se não houvesse o golpe de 2016(visitei antes).

Mais lembranças foi a Rosa dos Ventos,logo ali,e o Marco Zero do Estado em frente ao Beberibe e,do outro lado,o Parque das Esculturas de Brenand.Que saudade,a última vez que ali estive era perfeito e já dava meus terceiros passos na política. Pobre de mim!Mas,vamos continuar,passei na porta do Santander Cultural e segui a avenida pouco movimentada agora,no passado muito.E dei nas margens do Rio Capibaribe.Atravessei a ponte e estava no centro. A saudade tomava conta de mim.Ver aquelas pontes,os palácios,o TJ,no qual parei na porta e o fiquei admirando como um simples cidadão,não o que conhecia aquilo demais e voltei. 

Reparei,que após tantos anos, o esgotamento sanitário da cidade continua sem existir.O impulso foi de voltar no tempo e ir perguntar os motivos aos poderosos de hoje,mas não devo conhecer mais ninguém, tenho que aturar aquilo.Já ia dar 16h,eu não tinha almoçado. Voltei ao navio que partiria as 18h.Cheguei,e fui comer algo.Depois das 15 e até as 19h fica hambúrguer e batata frita a disposição. Como a maioria era argentino, era o que eles gostam, e vários fizeram o mesmo que eu e estavam retornando da cidade para comer também. Adeus Brasil, sairia naquela noite para voltar 5 meses após. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

A travessia até Cabo Verde 

Foram 4 dias de muitas novas amizades, que nunca mais as verei, jogos com a turma Argentina e a equipe de animação do navio(todos cariocas),aulas de dança(sobretudo de tango e bolero-bem 3 idade)que o tempo passou e nem vi até chegar a uma distante ilha no meio do Atlântico,aonde paramos para reabastecer o navio de comida e, para quem quis, passar poucas horas agradáveis em terra firme,,fazendo um city tour por Mindelo.

Outro extra,foi feito em pequenos grupos de 50 pessoas no 2 dia.Uma manhã nas áreas do navio aonde não se entra,é restrita aos funcionários. Nesse dia, foi apresentada a grandiosidade do local aonde vivem mais de 2000 pessoas. É uma mini cidade tem delegacia,UTI e IML, além de médico e boteco.A imensa ponte de comando aonde 4 italianos se revezam sob as ordens do capitão e muitos oficiais navais.Como não é de minha conta nem entendo de mar,nem prestei atenção na explicação do guia(carioca também).

Nas brincadeiras,jogos de adivinhação,fazer amizades, músicas antigas, filmes,nomes das artes(único brasileiro foi meu ídolo Romário)e as noites sempre há baile,mas curto de 22 as 23h e das 23 às 24h.Depois vem a discoteca por toda a madrugada e,tem comida também a partir de 0h.Ou seja,ninguém de nenhuma idade,fica sem ter o que fazer.

20250407_164248.jpg

20250407_162811.jpg

20250407_163046.jpg

20250407_162840.jpg

20250407_163644.jpg

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Mindelo 

Antes de Cabo Verde passamos por outras ilhas que também integram o país,almoçamos e desembarcamos para conhecer a cidade por umas horas.Grande parte não foi no tour guiado pago a parte,mas eu fui e adorei. A guia fala português de Portugal e o calor da África estava calmo neste dia.

Saímos a pé do micro ônibus no centro histórico da cidade que não é longe do porto.Fomos visitar a casa da cultura,passa,os na porta do museu que conta a descoberta das ilhas por Portugal, mas não entramos,fomos a feria Livre e regressamos ao micro para a parte mais interessante do passeio. 

Subimos ao ponto culminante da ilha e vimos dois vulcões extintos.Com a altura,fazia frio acima mesmo para argentinos que eram todos no passeio,pois brasileiros não foram. E acabou o dia com o conhecimento de um lugar bonito, mas de muito difícil chegada a não ser por mar.

20250409_114114.jpg

20250409_114124.jpg

20250409_133055.jpg

20250409_111731.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado

De Cabo Verde a Casablanca 

Depois de ver o que poderia em poucas horas na ilha de Mindelo,embarcamos de volta a boa vida aonde ficaríamos por mais 40h,passadas sem ver, pois nós já éramos amigos como nós conhecêssemos há tempos, e claro,formamos pequenos grupos que ficavam se divertindo juntos,exceto na hora do jantar, que ia ver os meus amigos vermelhos e falar mal do Bozo e semelhantes. 

E foi assim que chegamos, na outra manhã ao Marrocos. Acordamos com o dia clareando,um pouco frio ainda,pois já começava a entrar no"inverno" europeu.Amanhecia tarde e nós já saímos do navio para os respectivos tours quando o dia clareou de vez,uma vez que chegamos às 7h da manhã. O porto de Casablanca tem uma boa caminhada a se fazer.Os passaportes foram devolvidos na véspera da chegada ao Marrocos e disseram para leva-lo, mas ninguém precisou mostrar,nem aqui, nem nas outras paradas europeias,não sei como é feito o controle. 

Escolhi fazer 2 passeios neste dia.Primeira vez no país e fiquei encantado com ele.Na manhã, fui num grupo de 3 idade argentinos para a capital Rabat(100 euros)gue.Minha surpresa foi ao chegar e ver outros ônibus,também de brasileiros.Ou seja,foi um passeio muito procurado realizado com carga total de vagas todas vendidas.Os ônibus vão pela auto estrada por cerca de 1h até a capital. Ali chegando, vê-se ruas largas,carros do ano,mas pouco transporte público. Fomos a região governamental aonde está o Palácio do rei em praça muito bonita.O tour é só até aqui, pois dentro é proibido entrar,lembrando que o regime é Monarquia absoluta, aonde existe Parlamento,mas a decisão final é do rei e sua equipe.Parabéns para eles,pois são amados pelo povo(segundo os guias)ou censuram críticas.Isso precisaria ficar mais tempo para opinar. 

Acabou a volta pelo Palácio é hora de ver o mausoléu da família real.Coisas de ditadura mesmo.Muito bem cuidado e vigiado por soldados em traje de gala.Dali,fomos terminar o tour no castelo de Rabat.A beira mar,construido há 800 anos.Hoje não guarda nada dentro, tendo vendedores credenciados em lojinhas e uma vista sensacional da imensidão do Atlântico e de muitas praias(não sei se usadas ou não por estarmos no inverno).Foi uma manhã que valeu pelo conhecimento, embora tour de 5h não conheça nada.

A tarde,não almoçei neste dia,peguei o outro tour.Esse também bem concorrido,mas tinha vaga e foi nessas que entrei. O tour pela cidade de Casablanca. Paguei 80 euros e,para mim,não teve muito a conhecer. A cidade é mais comercial e menos organizada que Rabat,que lembra o plano piloto de Brasília, enquanto aqui lembra BH,por exemplo.O grande ponto turístico é uma mesquita,a maior do mundo,mas sem entrar,só por fora e um passeio a pé pelo comércio. Detalhe;não se aceita cartão nem euros, só dinheiro marroquino, tendo que fazer saque nos caixas eletrônicos para ter.Nao pensei em comprar nada,como nada comprei.E ao entardecer estávamos de volta ao nosso barco para ele partir enquanto jantávamos,para passando um dia e meio, estarmos em Las Palmas de Gran Canárias. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Las Palmas

Foi uma manhã, após mais de 24h no mar,que chegamos a Las Palmas.Um pouco mais tarde que dois dias antes,pois o desembarque seria de 9 as 17h.Entao,após o desayuno saímos.Dessa vez muita gente desceu sozinha para fazer compras,inclusive da tripulação, pois a ilha é paraíso fiscal e os argentinos estão apavorados com os preços causados pelo"excelente" desgoverno fascista e neoliberal que elegeram por lá.Problema deles,estou em férias, queria passear e conhecer um pouquinho da Gran Canária.Descemos com um guia que fez um city tour a pé na cidade antiga de Las Palmas.(80 euros).Explicou como passou ao domínio espanhol no tempo em que o mar era português e,uma senhora reclamou do ruído que ele fazia na rua.Eram mais de 9h,a senhora estava descansando na casa dela e guia usando um microfone na porta dela,que mora em uma casa de 2 andares.Levou um sabão daqueles, pensando que todo lugar é Rio de Janeiro, se deu mal.Ali é España, lugar de silêncio e educação. 

Após sabermos um pouquinho da história, tempo livre para irmos a igreja,aonde estava sendo realizada uma missa ou ao teatro que se encontrava fechado. Para mim tempo inútil, pois odeio igrejas.Voltamos ao ônibus na hora marcada,terminamos o city tour e fomos ao navio almoçar e depois tempo livre.Que fiz?Não almoçei e parei na entrada do porto no Gran Acuario de las Palmas. 25 euros a entrada, é caro,mas compensa com tempo,pois como o de Valência, é gigante. Meu tempo estava um pouco corrido.Tinha cerca de 2h para conhecer e precisava de mais, porém não me arrependi e ao fim de tudo havia uma bela fila de retorno ao navio,pois todos voltaram ao mesmo tempo, carregando compras e compras,sendo eu o único que fui passear.Turismo para mim é conhecer,mesmo por pouco tempo,comprar em euro,jamais, só se for barato de verdade,o que não deve ser com as cotações pós Paulo Guedes, mas essa é outra história. 

20250412_084156.jpg

20250412_083336.jpg

20250412_073626.jpg

20250412_053222.jpg

20250412_054132.jpg

20250412_061408.jpg

20250412_133434.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Barcelona 

2 dias de mar até chegar a Europa finalmente em uma tarde agradável. Era 14h quando descemos.Muitos terminaram o cruzeiro aqui,principalmente os argentinos, mas também muitos brasileiros e embarcou grande contingente de catalão para meu desgosto. Ou seja,terminou a união e a amizade e vieram mal educados para o lugar. Tudo mudou enquanto estava no passeio. 

Foi apenas um city tour na cidade,que embora conhecesse e não gostasse,estava com finlandesa da outra vez e não fomos a essa parte,ficamos por Barceloneta e pela Catedral, que retornei desta vez,mas ainda não entrei pois é muito caro e necessita de reserva antecipada. Tivemos 1h ali,outros entraram, eu nem pensei,não gosto de igrejas mesmo,ainda mais que cobra.E recebi mais uma previsão de término de sua construção,2030,disse a guia.

A parte que não conhecia foi a inicial do tour. Subimos a Colina de Montjuic,tiramos fotos do Estádio das Olimpíadas de 92,paramos na porta do grandioso museu de arte(se estivesse com tempo teria visitado por dentro)e de instalações olímpicas também. Chovia levemente quando estivemos ali,depois no centro passou.E retornamos ao navio passando por velhos conhecidos monumentos que me fizeram recordar muito a loira maravilhosa,minha ex,com quem conheci a cidade. 

O meu tourfoi esse,centro histórico com  Montjuic,mas havia outros sobretudo sobre Gaudi(artista local)que não me interessa. Engraçado que ninguém falou ou lembrou do clube de futebol nem do estádio aonde jogou o maior dos maiores, d Diego Maradona. 

20250416_164235.jpg

20250416_141947.jpg

20250416_125811.jpg

20250416_132433.jpg

20250416_132502.jpg

20250416_123958.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Marseille/Aix en Provence

Tivemos mais uma noite de navegação para chegarmos em Marseille. Como disse acima, muitos daqueles que se juntaram comigo desde o Rio ficaram para conhecer Espanha. Eu e alguns outros seguimos. Nesta noite foi a despedida dos meus companheiros de PT e de mesa,pois desembarcariam em Marseille. Por isso jantei com eles e não no buffet e vi,como premio,a despedida do pessoal de bordo. Não sabia que teria, mas é uma festinha onde eles demonstram alegria em ter trabalhado no cruzeiro e muitos ficaram em Barcelona e outros em MarseilMa.Ou seja,de 3000 que saimos do Brasil, nem 500 foram a Itália o que parecia concordar comigo que o lugar não é recomendado, o que mudei minha opinião e quero conhecer o resto no próximo ano,mas dizer que é excelente, só bairrista mesmo, que SP tem aos montes.

Chegamos na manhã.Embora muita festa de despedida até a madrugada, desembarcaríamos as 9h.E fazia muito frio,cerca de 6 graus e chuva. Mas eu já conhecia a cidade,estive hâ menos de 1 ano.Entao escolhi um tour que não fiz,Aix en Provence.Foram 2 ônibus,a grande maioria 3 idade reclamando do frio.É uma cidade medieval, que se destaca em outra época por seus campos plantados de flores Não era época, então fomos caminhar um pouco pela cidade medieval. Há um trenzinho, mas não pensei nisso e caminhei até a velha igreja e a 2 museus simples que há nos arredores da Praça central(6 euros cada entrada)e há também um museu de arte que não interessa. Acabou ali,12h era hora de voltar ao ônibus que nos levaria ao navio.Nem interessei em saber o horário do outro City tour por Marseille mesmo. Já conheço e não vi nada surpreendente que merecesse voltar, além de fazer frio. Almoçei e fui dormir para esperar a noite em alto mar.

20250417_120012.jpg

20250417_110745.jpg

20250417_103322.jpg

20250417_125346.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Savona

Naquela que foi minha última noite,já com europeus e sem maiores amizades, vi o último show a bordo, enchi a pança no buffet como fosse acabar a comida,prevendo a péssima comida italiana,e preparei minhas coisas para deixar na porta. Os carregadores,desta vez,levariam para o raio X ao contrário do Rio aonde não houve. E vou contar algo que já ia esquecendo, lá em Marseille deparei com policiais franceses dentro do navio ao sair para o desayuno. O que aconteceu?Não sei nem interessou saber,pois o guia mesmo contou que a PF prendeu traficantes na área da piscina quando estava embarcando.

Mas,a noite foi tranquila como toda a viagem e muito recomendado o cruzeiro por mim.A última manhã tive que levantar cedo, pois o navio chegou às 8h.E tem hora de desembarque(a minha foi 10.30h).Tomei o último desayuno completo,peguei minha malinha de mão e fui para a fila. Mesmo os que vieram do Brasil já terem desembarcado em sua maioria, havia outros embarcados na Espanha, para um mini cruzeiro de 3 dias pelo Mediterrâneo. E deu fila devido a só haverem 2 fiscais de fronteira para receber tanta gente. 

Passei ali,o cara não me perguntou nada,só carimbou 90 dias no passaporte e estava livre para percorrer o país, conhecer muito lugar interessante, emagrecer 15 kg,etc...

Arrivedeci,Itália, está em outro relato. 

20250418_102649.jpg

20250418_130423.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...