Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Pessoas,

Dias atrás, assistindo algo no YouTube, vi um "short" (é isso mesmo???) de uma brasileira falando sobre o Vietnã. No vídeo ela dizia que o processo é "meio chatinho" mas não diz o que é chatinho e tampouco explica como funciona. Além disso, existem ao menos dois posts aqui no fórum com perguntas relacionadas ao processo com respostas meio dúbias (inclusive uma minha).

Como passei pelo processo há pouco para obter o meu e de minha esposa para nossa viagem a partir do mês que vem, resolvi escrever este "how-to" para ajudar quem vai embarcar para o Vietnã.

ATENÇÃO: este post está sendo escrito em Janeiro de 2026. Se você está acessando muito no futuro, pode ser que as infos aqui apresentadas estejam desatualizadas. Verifique-as!

Antes, seção de Perguntas e Respostas antes do preenchimento dos formulários (para que não perca tempo):

P: Eu preciso de visto para o Vietnã?
R: Sim. Todo turista brasileiro precisa de visto.

P: Eu preciso ir à um consulado/embaixada para solicitar o visto?
R: Para turismo até 90 dias, não. O visto é eletrônico e emitido via Internet. Para quaisquer outros casos, sim.

P: Preciso pagar pelo visto?
R: Sim. Atualmente custa 25 laranjas podres (a moeda corrente dos EUA).

P: Posso tirar o visto para mais de uma pessoa (pai, mãe, filhos, marido, mulher, namorado(a), amante, etc)?
R: Sim, você pode tirar quantos forem necessários, pagando 25 laranjas podres por cada um.

P: Meu visto pode ser recusado?
R: Depende de seu passado. Está com culpa no cartório? 🤫

P: Quanto tempo leva para o visto ser emitido?
R: Se estiver tudo certo em seu passaporte, formulário e não tem culpa no cartório, 3 dias úteis.

P: Posso pagar com meu cartão do Brasil?
R: Sim, pode. São aceitos quaisquer cartões de crédito/débido desde que tenha fundos :) Em nosso caso paguei um com Wise e outro com o N26 alemão.

P: Posso solicitar o visto pelo celular?
R: Não indico. O site não é 100% aderente as boas práticas de desenvolvimento e o formulário fica todo truncado. Indico fortemente usar um desktop/laptop para solicitar o visto.

O processo (com dicas e comentários):

Acesse o site https://evisa.gov.vn/ (site oficial do governo vietnamita) e clique no botãozão Apply Now no meio da página. Você será redirecionado para uma janela com um monte de bla bla bla. Role a janela até o fim, clique nos dois checkboxes do rodapé (Confirm compliance with Vietnamese laws upon entryConfirmation of reading carefully instructions and having completed application) e depois clique no botão Next. Você é redirecionado para o formulário E-Visa Application Form.

Logo de cara, você se depara com duas caixas para carregar imagens; uma é a selfie e a outra, a página de dados do passaporte que usará para entrar no país. Faça uma selfie numa parede com fundo claro, preferencialmente com roupa escura (para melhorar o contraste) e carregue-a no campo Portrait photography. No campo Passport data page image, você carregará uma foto SOMENTE da página de dados do passaporte E NADA MAIS. O sistema automaticamente processa ambas as imagens e dá um score de compatibilidade entre sua selfie e a foto do passaporte. Não se preocupe muito com ele. Por experiência pessoal, acima de 70% de "match", o sinal fica verde (por isso você não deve tirar a selfie com boné, chapéu, óculos, cabelo pintado de verde, etc...). Também não faça a idiotice que fiz de querer tirar a foto da foto do passaporte e fazer upload da mesma. O sistema é inteligente o suficiente para saber que você é um tonto (como eu fui). É uma selfie mesmo!

Depois do match, o sistema lê seus dados da barra MRZ do passaporte e preenche alguns dos campos.VERIFIQUE-OS pois ele comete erros (em meu caso, os nomes estavam trocados).

Dicas para o formulário (somente as "críticas"): 

• Surname and Name -> Preencha (se já não estiver) COMO ESTÁ NO PASSAPORTE. Mesmo que você, como eu, emita passagem aérea somente com nome e sobrenome, para o visto o nome precisa estar igual ao do passaporte (eu fiz uma bagrada, retirei um nome e perdi 2 dias para correção).
  • Religion -> eu coloquei "None" pois efetivamente não tenho. Você pode colocar o que lhe convier. Isso não influencia na emissão do visto (pelo menos acredito que não).
  • Agree to create account by email -> Desabilite esta caixa. Você não precisará dela (adiante explico).
  • Have you ever used any other passports to enter into Viet Nam? -> Eu fui a primeira vez em 2007 e depois disso devo ter tido uns 3 passaportes. Respondi "não" e tudo ok.
  • Do you have multiple nationalities? -> Se você possui mais de uma nacionalidade, informe (o campo de busca não funciona para os nomes apresentados, vai ter mesmo que rolar o campo).
  • To issue e-Visa for -> Você escolhe entrar uma única vez ou várias, dentro do período de 90 dias. Se selecionar múltiplas entradas, paga 50 laranjas podres.
  • Grant e-Visa valid from -> Coloque o tempo que pretende ficar no país até 90 dias. No campo "from" coloque um dia antes de sua chegada e no campo "to", um dia depois. Vai que...
  • Passport type -> ordinary (isso mesmo, você é ordinário, igual a mim :) )
  • Permanent residential address -> Preencha tudo junto: Rua, bairro, cidade, estado, cep, país
  • Contact address -> coloquei como "myself" pois este campo penso ser ambíguo. No final das contas, acho que nem viram.
  • Purpose of entry -> Turismo!
  • Intended length of stay in Viet Nam -> este campo é interessante. Ele calcula a quantidade de dias que você informou nos campos "Grant e-Visa valid from" e "to" mas sempre errado. Acredito que o pessoal de Q&A não soube fazer a conta de datas corretamente. Simplesmente digite o tempo de permanência planejado e está resolvido.
  • Residential address in Viet Nam -> escolha um hotel qualquer na cidade pela qual vai entrar e preencha este campo com o endereço. Eles não solicitam nenhuma confirmação e você não precisa fazer a reserva. É só para constar.
  • Intended border gate of entry -> escolha na lista por onde entrará no país. Para quem vai entrar pelo aeroporto de Hanoi, selecione Noi Bai Int Airport, que é o aeroporto principal da capital. Não existe na lista "Hanoi" ou "Hanoi Airport".

O restante, tudo arroz com feijão. Nada para se preocupar.

Preenchido o formulário, clique em Next para revisar os dados na próxima página. REVISE-OS para não perder tempo no processo (eu perdi dois dias por conta de um erro no nome).

Revisou? Vai para o pagamento. Aqui, atenção!

O sistema gera um token de autenticação com o gateway de pagamentos. Se você fechar a janela do navegador, mudar de aba, cair a conexão ou qualquer coisa que o valha, você não conseguirá realizar o pagamento, sendo necessário refazer todo o processo. Explico:

Preenchi a primeira vez num período que eles estavam "off out service" e o pagamento não era finalizado nem por reza, recebendo mensagem que o sistema estava ocupado ou que o processo não podia ser finalizado. Enviei e-mail tanto para o gateway quanto para o suporte técnico do site e até hoje estou esperando resposta (que nunca virá, com certeza). Quando refiz todo o processo dias após, o sistema foi redondo. 

Efetuando o pagamento (pode ser qualquer cartão de crédito e/ou débito), você receberá no e-mail informado a confirmação de pagamento e também uma mensagem automática do sistema dizendo que o visto está em processamento. Então é só aguardar.

Depois de 3 dias, você recebe outro e-mail dizendo que o visto foi emitido (ou não) com um link para fazer o download do arquivo PDF com o mesmo. Baixe o arquivo e imprima-o.

Perguntas e Respostas do processo e pós-processo:

P: O site demora para carregar, é normal?
R: Sim. Ele usam um framework de front-end que é uma bos... que parece nunca funcionar. Cliques não são reconhecidos pelo navegador, interface demora para ser carregada, não existe indicação que o sistema está pensando e assim por diante. Paciência é a receita aqui.

P: Preciso de uma VPN para efetuar o cadastro/pagamento?
R: Não. O sistema funciona sem maiores problemas com conexões internacionais, somente precisa de paciência (bastante).

P: Como faço para solicitar mais que um visto (marido, mulher, namorado, amante, pai, mãe, etc)?
R: Você repete o processo carregando novas fotos e preenchendo o formulário novamente. Pode usar o mesmo endereço de e-mail.

P: Como sei o status da emissão do visto?
R: Quando o processo é concluído, você recebe um e-mail do sistema com um número grandão que contém seu número de passaporte. Com este número, você acessa o link Search do site, informa o número, endereço de e-mail e data de nascimento do solicitante. Em retorno, você obtém a informação do status (aguardando pagamento, processando, aprovado, etc).

P: Preciso criar uma conta de login?
R: Não. Você pode fazer a busca sem estar autenticado no sistema.

P: Quando o visto for emitido, preciso colar no meu passaporte?
R: Não. Você acessa um PDF, imprime e leva com você para ser apresentado juntamente com seu passaporte na imigração.

P: Tenho dupla nacionalidade e dois passaportes. Devo informar o segundo mesmo que não utilize-o?
R: Sugiro que sim se estiver carregando-o consigo (eu informei meu outro passaporte sem maiores problemas).

P: Minha foto do passaporte está feia e muito diferente da atual. Será que dá problema?
R: Na hora que o sistema der "match" na sua selfie com o passaporte, ele dirá se você é feio ou não :)

P: Vi que existem empresas que tiram o visto para mim. Posso usá-las?
R: Depende. Você sempre pode pagar por algo que não deseja, que não pode ou que não quer fazer, mas acho que pagar o dobro do valor... bem...

Espero que ajude à todos. Em caso de dúvidas específicas, entre em contato.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...