Membros guprais Postado 1 hora Membros Postado 1 hora Estou planejando futuramente fazer uma viagem para a Guatemala, e ficar só por lá mesmo, pesquisei e vi que tem muita coisa interessante para passar só 1 semana e ir para Nicarágua ou Honduras. Ainda não pesquisei sobre acomodação e custos, mas pretendo ser econômico sem luxos, o mais "raíz" e imerso culturalmente possível e pretendo ir em um mês de fevereiro (período de seca). Montei um roteiro, se puderem dar sugestões, orientações e dicas fico muito agradecido! Deixei Semuc Champey e Crater Azul de fora pois teria que gastar de 1 a 2 dias em cada um e não me chamou muita a atenção, ir para El Paredón por conta do surf é uma grande vontade mas não adicionei nesse roteiro também. DIAS 1-2 Cidade da Guatemala Voo de São Paulo, pegaria o voo a noite então chegaria pela manhã. Conhecer a capital e seus museus. Não necessariamente devo ir a todos esses lugares, chegando lá, e de acordo do local onde eu estiver hospedado, decido o que é possível. Centro Histórico Palacio Nacional Catedral Metropolitana Paseo de la Sexta Mapa en Relieve de Guatemala Plaza de la Contituicion Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia Museu Popol Vuh Mercado de Artesanias La Aurora Museo Ixchel del Traje Indigena Ruínas Kaminaljuyú Ruínas Mixco Viejo DIAS 3-7 Antígua Ida às 06h, provavelmente de Chicken Bus DIAS 3-4 Antígua CIDADE Conhecer a cidade e seus museus: Parque Central, Real Palacio, Ayuntamiento Arco de Santa Catalina Igreja de la Merced Cerro de la Cruz Ruínas Convento Capuchinas Paseo de los Museus Santuario San Francisco el Grande Ruínas Convento Santa Clara Mercado Central Mercado de Artesanias Bares Ulew, Cafe No Sé DIAS 5-6 Antígua VULCÕES Triha/Subida para o Vulcão Acatenango + Caminata al Fuego (ataque ao cume do Vulcán de Fuego caso esteja em condições seguras, pelo que entendi acontece depois de atingirem o cume do Acatenango). Essa trilha é em um vulcão inativo e seguro, o Acatenango, e nele se tem vista do Vulcão de Fogo que é ativo, e pela noite é possível ver a lava brilhante sendo expelida do vulcão com o céu estrelado atrás, cena linda. DIA 7 Descanso DIAS 8-14 Lago Atitlan Idas às 06h, Chicken Bus de Antígua para Panajachel. O transporte entre as vilas se dá pelas lanchas públicas, que termina as 17h30, depois desse horário apenas lanchas privadas (mais caro) Panajachel - Doca de Tzanjuyú, mirantes do lago. Talvez passar por Santa Catarina Palopó. Conhecer a região. DIAS 9-11 San Pedro La Laguna Vulcão San Pedro Trilha para o mirante Rostro Maya Trilha para o mirante Kaqasiiwaan Conhecer sobre a cultura de tecelagem local e galerias de arte (San Juan incluso, fica do lado) DIAS 12-14 Santa Cruz La Laguna Free Cerveza Hostel - Hostel interessante que serve cerveja de graça por 2 horas se vc jantar lá Pulo de 8 metros de um píer em San Marcos Atividades no lago, como standup DIAS 15-17 Xela/Qyetzaltenango 06h saída de Panajachel de Chicken Bus até o cruzamento de Los Encuentros, depois pega outro que vá para o oeste (Occidente) e desembarcar em Xela San Francisco El Alto Mercadão e Iglesia San Andres Xecul Trilha Cerro Quemado (2 dias) DIAS 18-22 Huehuetenango DIA 18 Ida às 06h para Sacapulas de Chicken Bus, depois pega uma "camioneta/microbus" para Nebaj DIAS 19-21 Trilha Nebaj para Todos os Santos Chuchumatan. Essa é uma trilha com uma imensa imersão na cultura indígena Maia, ela passa pela Sierra de Los Chuchumatanes, conectando a região Ixil (Maia) com a Todos Santos. Tem cerca de 60km no total e passa por altitudes acima de 3000 metros, atingindo o ponto mais alto em La Torre de 3800 metros, o pico não vulcânico mais alto da América Central. DIA 22 Volta para Huehuetenango pela manhã, há vários micro ônibus locais que fazem o trajeto. Então voltar para a Cidade da Guatemala até no máximo as 13h (5h de viagem). Pela noite pegar um ônibus para Flores. DIAS 23-29 Flores DIA 23 Chegada pela manhã e descansar durante o dia DIAS 24-29 Trilha para as ruínas de El Mirador com passagem por Nakbé. É uma trilha muito cansativa e exigente, mas extremamente recompensatória. São de 5 a 6 dias de trilha na selva (6 dias se escolher passar por Nakbé, talvez eu faça a opção de 5 dias), saindo de Flores via Carmelita, dormindo em redes ou acampamentos, com animais de carga levando alguns materiais de quem faz a trilha, tem cerca de 40km de extensão. Os terrenos podem ser lamacentos, especialmente em épocas de chuva. Ela vai para o complexo arqueológico El Mirador, com visitas para ruínas maias como La Danta e El Tigre, é um dos maiores sítios arqueológicos da Guatemala. São 2 dias de ida, 1 de exploração, e 2 de volta. DIA 30 Isla de Flores e Lago Petén, descansar, ir para as Ruínas Yaxhá ver o pôr do sol. Yaxhá é mais um sítio arqueológico maia muito importante, fica em Petén entre duas lagoas, conhecida como cidade perdida, é linda e menos turística que Tikal, tem mais de 500 estruturas antigas. DIA 31 Ruínas Tikal, assim como Yaxhá, sítio arqueológico maia importante e muito grande. Saída às 03h para ver o nascer do sol DIAS 32-34 Ruínas Piedras Negras / Yaxchilán. Se trata de mais um sítio arqueológico maia bem importante, fica à margem do rio Usumacinta, perto da fronteira com o México. Para chegar lá é preciso ir de Flores até La Técnica, uma comunidade menor, de lá se vai até as ruínas por meio do rio com uma lancha, que pode ser contratada em Flores (mais opções, talvez seja mais caro) ou em La Técnica (acho que menos opções, mas talvez seja mais barato). No caminho ainda é possível parar em Yaxchilán, oura antiga cidade maia nas margens do rio, mas dentro da fronteira do México, não sei como é para acessar essas ruínas, se tem problemas por ser na fronteira, importante pesquisar mais sobre isso. Já li que é importante carregar consigo o passaporte com fácil alcance, pois policias ou militares podem ser encontrados pelo caminho. DIA 35 Volta para Cidade da Guatemala Ônibus de 10h de volta para a Cidade da Guatemala, saindo de Flores. Talvez visite um ou outro museu, ou só descanse e prepare para ir embora, pela logística provavelmente no dia seguinte pegarei o voo. EXTRAS Vi alguns pontos extras importantes e vou listá-los Quetzal Trekkers e OX Expeditions - Agências de turismo na Guatemala, ouvi falar bem, porém não sei sobre faixa de preços e viagens disponíveis, vale a pena dar uma olhada. Remédio Cipro, Imodium, Soro de Reidratação Oral, Clorin, Antihistamínico, repelente de alta concentração DEET 50%+, Talco Antisséptico, meia de trilha - Alguns remédios e itens importantes que li durante as pesquisas, talvez sejam bons tê-los para alguns pontos da viagem (como as trilhas na região de Flores/Petén, a de Nebaj, e as vulcânicas) Mini saco estanque - talvez seja bom ter para guardar itens importantes sem molhar, principalmente em Flores Chicken Bus - São os ônibus do transporte público, costumam ser lotados e ter paradas frequentes, mas são bem acessíveis. Já li que é possível que o ônibus pare, mande todos descerem para entrarem em outro, que seguirá o mesmo trajeto que o anterior estava seguindo, sem pagar a mais por isso. PERGUNTA Uma coisa que quase não achei informação sobre: o câmbio. Qual é a melhor forma de levar e trocar dinheiro lá? Sei que em alguns pontos só é possível pagar com dinheiro vivo (efectivo), pois não há sinal para cartão. Tive uma experiência na Bolívia em que pagar com dinheiro vivo em dólar saía mais barato do que pagar com a moeda local (com conversão), na Guatemala seria igual? Outra coisa que vi na Bolívia era que "perdi" dinheiro pois os ATMs todos tinha uma taxa fixa para cada vez que eu sacava efectivo, e só poderia sacar na moeda local, não poderia sacar em dólar, além disso a conversão do câmbio não era tão boa nesses ATMs. Como é isso na Guatemala? É bom já levar dólares do Brasil, e lá fazer trocas em casas de câmbio? Na Bolívia também as casas de câmbio secretas tinham uma conversão muito melhor do que os ATMs, e muitos turistas e locais iam nessa casa, inclusive foi um brasileiro viajante que me levou lá. 😬 Obrigado a todos!! Quando eu fizer essa viagem eu posto o relato. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.