Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Projeto de 90 dias pelo Brasil: queremos testar trabalho, voluntariado e diferentes formas de viajar. Dicas?

Postado
  • Membros

Projeto de 90 dias pelo Brasil: queremos testar trabalho, voluntariado e diferentes formas de viajar. Dicas?

Fala, pessoal!

Eu e minha noiva estamos planejando um projeto para depois do nosso casamento, provavelmente em 2027/2028, e queria ouvir quem já fez algo parecido.

Nós dois somos jornalistas e trabalhamos com comunicação/assessoria de imprensa. A ideia não é largar tudo agora nem decidimos que queremos ser nômades. Pelo contrário: queremos fazer um teste de aproximadamente 90 dias viajando pelo Brasil para descobrir se esse estilo de vida funciona para a gente.

Se funcionar, podemos estender por mais 60/90 dias. Se não, voltamos. Temos pelo menos um ano para nos preparar, guardar dinheiro, aprender algumas coisas e testar fontes alternativas de renda.

Nossa situação financeira

Hoje estamos empregados e pretendemos continuar assim durante a preparação.

Eu ganho cerca de R$ 6,6 mil/mês e tenho aproximadamente R$ 75 mil investidos/reservados. Minha noiva também tem sua reserva e investimentos. Minha meta é continuar guardando entre 10% e 20% do salário mensalmente.

A partir do próximo ano, existe a possibilidade de termos aproximadamente R$ 1,5 mil/mês de renda com Airbnb.

Também tenho 50% de outro imóvel. No futuro ele pode ser alugado ou vendido. Se for vendido, minha parte seria algo próximo de R$ 600 mil. Nesse cenário, porém, esse dinheiro seria patrimônio para investimento e segurança de longo prazo, e não "dinheiro para viajar". Se alugarmos, minha parte poderia representar alguns milhares de reais mensais, antes dos custos.

Além disso, queremos criar uma reserva específica para esses 90 dias, separada do nosso patrimônio e da reserva de emergência.

O que queremos testar

A viagem seria justamente um experimento com modelos diferentes.

Podemos passar um período pagando hostel normalmente, depois testar work exchange/voluntariado, ficar algumas semanas em um Airbnb, tentar permuta de fotografia/comunicação por hospedagem etc.

Também queremos descobrir qual ritmo funciona.

Não temos uma regra de "2–4 semanas em cada cidade". Podemos ficar um mês usando um lugar como base e fazer bate-voltas para cidades próximas, passar três dias em outra ou simplesmente "pingar" uma tarde em algum lugar que esteja no caminho.

Só não queremos transformar a viagem naquela mesma correria de rotina que já conhecemos de SP: horário, metrô, deslocamento, compromisso e correr para o próximo lugar.

Queremos ter liberdade para ficar mais quando fizer sentido e seguir viagem quando não fizer.

Trabalho e geração de renda

Como somos jornalistas/comunicadores, queremos tentar manter ou conseguir alguns trabalhos que possam ser feitos remotamente: assessoria, redação, conteúdo, marketing, social media etc.

Ela também tem experiência com atendimento e recepção.

Eu tenho experiência com fotografia, desenho, aulas, atendimento e já trabalhei em farmácia, padaria, estoque, supermercado, segurança de loja, etc, o que vier, to dentro. Também penso em fazer um curso de tatuagem, por interesse pessoal/profissional, e não exclusivamente por causa da viagem.

Até lá, queremos aprender algumas habilidades que possam ampliar nossas possibilidades. Pensamos em espanhol, edição básica de vídeo/áudio, fotografia comercial e talvez alguma habilidade ligada a hospitalidade, como barista/bartending.

Também queremos testar trabalhos ou permutas locais: produzir fotos e conteúdo para uma pousada, por exemplo, em troca de hospedagem; fazer fotografia; dar aulas; trabalhar temporariamente em hostel/hospitalidade; work exchange etc.

A intenção é justamente descobrir o que realmente funciona na prática.

Fotografia e conteúdo

Outro objetivo meu é aproveitar a viagem para desenvolver um projeto fotográfico/documental.

Penso em levar câmera e talvez uma Instax/Polaroid ou impressora fotográfica portátil para testar retratos, fotografia para estabelecimentos, pequenos trabalhos e eventualmente vender algumas fotos/impressões.

O material também poderia virar portfólio, ensaios, prints, zines ou até um fotolivro no futuro.

Como somos jornalistas, podemos produzir histórias/reportagens sobre pessoas e lugares que encontrarmos pelo caminho.

Também pensamos em criar uma newsletter/Substack para registrar a experiência, com textos, fotos, custos, histórias e aprendizados. LinkedIn poderia receber alguns conteúdos mais ligados a trabalho, comunicação e carreira.

Não temos muita vontade de virar influencers ou viver produzindo Reels. Vídeo seria mais espontâneo mesmo: aconteceu algo interessante, pega o celular e grava.

Se algum público surgir, podemos testar assinatura, afiliados de produtos/serviços que realmente utilizamos, prints, zines, fotografia etc. Mas não estamos contando com conteúdo para pagar a viagem.

O que queremos descobrir financeiramente

Além de saber quanto custa viajar, queremos entender quanto custa para nós manter esse estilo de vida.

Basicamente:

gastos da viagem – renda recorrente – trabalhos/freelas – economia com permutas = quanto precisamos bancar do próprio bolso.

E queremos comparar os modelos.

Por exemplo: work exchange realmente compensa ou seria melhor pagar R$ 1.500 de hospedagem e usar aquelas horas para fazer um freela que rende R$ 3.000?

Ficar um mês em uma base sai muito mais barato que mudar toda semana?

Fotografia consegue gerar alguma renda ou é melhor tratá-la apenas como projeto autoral?

É esse tipo de coisa que queremos testar.

Minhas principais dúvidas para quem já fez algo parecido

Para um casal, quanto vocês considerariam um orçamento mensal realista hoje para viajar pelo Brasil dessa forma, sem luxo, mas também sem viver sempre na opção mais barata?

Quem fez work exchange/voluntariado: valeu a pena? Conseguiram conciliar com trabalho remoto/freela?

Quem trabalha viajando: vocês preferem hostel, quarto privado, Airbnb, pousada ou vão alternando?

Como encontraram um ritmo bom entre ficar mais tempo em uma base, fazer bate-voltas e continuar avançando pela viagem?

Alguém conseguiu gerar renda durante a viagem com fotografia, comunicação, aulas, arte, hospitalidade ou trabalhos temporários?

Alguém já fez permuta de fotografia/conteúdo por hospedagem?

Fotógrafos: alguém já tentou retratos/fotografia instantânea em destinos turísticos? Funcionou?

Para quem produz conteúdo sem ser exatamente influencer: newsletter, blog, fotografia, afiliados, zines etc. chegaram a gerar renda ou oportunidades?

E quais habilidades vocês aprenderiam antes de sair se fossem começar novamente?

Nossa ideia é usar esses 90 dias justamente para responder três coisas:

1. Gostamos desse estilo de vida?
2. Quanto custa para nós?
3. Quanto conseguimos gerar de renda enquanto viajamos?

Se as três respostas forem boas, continuamos. Se não forem, voltamos com uma experiência legal e sabendo que testamos antes de tomar uma decisão maior.

Editado por Matheus Rossi

Featured Replies

Postado
  • Membros
5 minutos atrás, Matheus Rossi disse:

Para um casal, quanto vocês considerariam um orçamento mensal realista hoje para viajar pelo Brasil dessa forma, sem luxo, mas também sem viver sempre na opção mais barata?

O que vocês gastam hoje em SP. Dificilmente mudará e, se mudar, é pouco.

6 minutos atrás, Matheus Rossi disse:

Quem trabalha viajando: vocês preferem hostel, quarto privado, Airbnb, pousada ou vão alternando?

Eu prefiro minha casa e meu escritório dentro dela. Todas as vezes que viajo e fico "a trabalho", é um porre porque nada melhor do que o setup que você é acostumado. Como não tenho como levar tela de 49", teclado, etc etc etc, fico noiado.

Mas, certamente um Airbnb que você aluga só para você é o mais indicado. Você está "a trabalho" e não "em férias".

Os demais pontos não posso falar. Desconheço-os.

Postado
  • Autor
  • Membros
2 minutos atrás, pmichelazzo disse:

O que vocês gastam hoje em SP. Dificilmente mudará e, se mudar, é pouco.

Eu prefiro minha casa e meu escritório dentro dela. Todas as vezes que viajo e fico "a trabalho", é um porre porque nada melhor do que o setup que você é acostumado. Como não tenho como levar tela de 49", teclado, etc etc etc, fico noiado.

Mas, certamente um Airbnb que você aluga só para você é o mais indicado. Você está "a trabalho" e não "em férias".

Os demais pontos não posso falar. Desconheço-os.

Trabalhamos para empresas de SP, mas atualmente moramos na baixada santista, pelo contato com natureza e qualidade de vida. O custo não é muito alto.

Trabalhamos remoto, com notebook e tal, então a questão de setup é tranquila.

Mas de toda forma, agradeço a troca!

Postado
  • Membros
1 minuto atrás, Matheus Rossi disse:

Trabalhamos para empresas de SP, mas atualmente moramos na baixada santista, pelo contato com natureza e qualidade de vida. O custo não é muito alto.

Trabalhamos remoto, com notebook e tal, então a questão de setup é tranquila.

Mas de toda forma, agradeço a troca!

Por isso digo que o custo não mudará. Moram na baixada, que tem um custo alto. Quando forem para o nordeste, tem o custo de locomoção, custo da locação (que será maior por ser contrato menor), custo embutido (ou não) de água/luz e assim por diante. Muda um mercado ou outro, sim, muda, mas nada que diga "ooooooo, que diferença!". Um marmitex na baixada é certamente o mesmo preço que uma quentinha no Recife.

Se já trabalham assim, não tem o que os segurem e creio que se já fazem renda nesta modalidade, é só questão de colocar o pé na estrada e manter os clientes que tem hoje satisfeitos. Feito isso, só alegria.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.