Olá viajante!
Bora viajar?
Lisboa, Londres, Paris, Basel, Roma, Florença, Veneza, Luxemburgo, Bruxelas, Rotterdam - 2010/2011
- Respostas 22
- Visualizações 8.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
FabiStorino 13 posts
-
Renan Q. 2 posts
-
Ju Oliveira 2 posts
-
Sísifo 2 posts
[align=justify]Bom como dizem... antes tarde do que nunca!! Vou relatar aqui a experiência da minha primeira viagem para a Europa. Foram 49 dias entre o final de dezembro de 2010 e fevereiro de 2011.
A idéia inicial era fazer um relato bastante detalhado, mas logo na primeira semana eu deixei de anotar alguns gastos e resolvi desencanar disso! Sendo assim vou fazer um relato mais geral, sem detalhar o que fiz dia a dia, mas contando minhas impressões, curiosidades e dicas que julgar interessantes sobre cada cidade que visitei e sobre escolhas que fiz. Desculpem-me aqueles que estão desesperados por informações sobre gastos para poder prever o custo de sua viagem... para vocês então vou dar minha primeira dica: faça um planejamento por alto, arredonde todos os gastos para cima, assim vai rolar uma sobrinha para os gastos não previstos... e pode ter certeza absoluta que eles vão acontecer!! E relaxe um pouco também, afinal a viagem é para ser divertida e não estressante contando cada centavo que se gasta... permita-se uma extravagância ou outra durante a viagem... o que se gasta a mais em algum momento, compensa-se em outro! Não sei qual foi o custo exato da minha viagem, mas entre os gastos que fiz ainda aqui com compras necessárias e os gastos na viagem em si, incluindo comprinhas básicas eu gastei entre R$ 15.000,00 e 16.000,00. Foi um custo alto, poderia ter sido bem menos se eu enxugasse mais, mas como era minha primeira Eurotrip, eu realmente não economizei muito, meu objetivo era curtir ao máximo essa experiência!
Bom minha viagem começou no dia 29/12/10 e meu roteiro inicial (sim eu mudei no meio do caminho...) era: Lisboa – 5 noites / Londres – 5 noites / Paris – 7 noites / Basel – 2 noites / Roma – 5 noites / Nápoles – 1 noite / Florença – 4 noites / Veneza – 2 noites / Munique – 3 noites / Bruxelas – 3 noites / Bruges – 1 noite / Rotterdam – 6 noites. Em alguns desses lugares eu faria bate-voltas a outras cidades. Em Basel eu fui p/ visitar uma amiga e em Rotterdam fiquei na casa da minha irmã, seria minha base na Holanda... mas no meio do caminho tudo mudou!! Então aí vai mais uma dica: pesquise muito e planeje-se em detalhes, porém não prenda-se inflexivelmente ao seu roteiro... minha mudança de planos aconteceu por conta da primeira lição que eu aprendi nessa viagem: 49 dias é muito tempo, ainda mais pingando de lugar em lugar!! É cansativo pra caramba, e não digo só fisicamente não, emocionalmente também! Afinal a cada cidade, cada novo albergue você passa por toda a adaptação de novo, conhecer um novo lugar, novas pessoas, fazer amizades, aprender a dividir o espaço com desconhecidos... e por aí vai...(Acho que o ideal é uma viagem em torno de 20 dias... no máximo 30 para quem tá preparado!) Então o que eu fiz foi aproveitar o fato de ter pessoas amigas morando na Europa e usufruir de sua hospitalidade...
Mas vamos então às minhas escolhas que foram as grandes dúvidas durante meu planejamento... A primeira grande decisão foi ir ou não sozinha, afinal era minha primeira viagem pra Europa, eu não conhecia nada... me viro bem no inglês, mas é claro que bateu um receio. Ainda bem que eu não me deixei paralisar pelo meu medo!! Viajar sozinha, como tudo na vida tem seus prós e contras, mas definitivamente não é nenhum bicho de 7 cabeças!! O principal ponto positivo é sem dúvida a liberdade de decisões... fazer o que quiser, na hora que quiser e da maneira que achar melhor sem precisar ficar argumentando ou se justificando pra ninguém!! O lado negativo é que as vezes pode bater uma certa solidão... eu passei por isso em alguns momentos e de forma bem intensa... mas não me arrependo de ter ido sozinha, foi uma experiência e tanto e recomendo a todos!! É claro que essa decisão vai implicar em algumas outras que vem a seguir, começando pelo tipo de hospedagem. Se hospedar em hotéis sozinha sai bem caro!! Então os albergues se tornam uma opção muito mais viável e além de tudo com a vantagem de ser mais fácil para fazer amizades já que a maioria dispõe de áreas sociais. E aí vai mais uma dica... conclusão que eu cheguei após a viagem... se estiver viajando sozinha opte sempre por albergues que tenham uma área social ou organizem eventos... albergues com bares dentro são ótimos para fazer amizades!! Eu não tinha por objetivo ficar indo para baladas todas as noites, mas realmente os albergues onde tive mais facilidade em fazer amizade foram aqueles que promoviam a integração da galera no bar ou em alguma área social... durante meu planejamento foram determinantes nas minhas escolhas a localização e os comentários positivos sobre os albergues... hoje eu levaria em consideração até mais do que a localização se tem bar ou atividades sociais ou não. Quando eu falar sobre cada cidade eu falo sobre os albergues que fiquei em cada uma...
Outra questão que eu vejo muito as pessoas comentando aqui no fórum é sobre viajar ou não no inverno e onde comprar as roupas... Bem eu teoricamente viajei no auge do inverno, mas não peguei tanto frio como eu esperava! A neve que eu queria ver (como todo brasileiro... eu só vi de longe na Suiça e um dia em Luxemburgo... fiquei decepcionada!) Sim minha resistência ao frio é boa, mas eu peguei muito mais chuva do que frio... Quanto à roupa de frio... aqui eu comprei o mínimo possível... levei uma calça jeans c/ a boca mais larga p/ usar com bota, algumas blusas de manga comprida e gola que eu já tinha, um casaco mais pesado que eu tinha e um outro mais esportivo, e roupas para usar por baixo como meia-calças de lã, meias de lã, blusa de malha térmica... e acessórios como gorros de cores variadas, um par de luvas de malha térmica pq eu odeio usar luvas e essas são mais finas mas esquentam, cachecóis e lenços. Levei um par de botas forradas que eu só conseguia usar a noite pq esquentavam muito!! De dia eu andava de tênis (comprei no outlet da Adidas em Lisboa um tênis de couro por um preço ótimo pq assim eu mantinha o pé seco e aquecido, evite os tênis que tem tecido por conta da chuva). O resto eu comprei por lá! Em Lisboa peguei preços ótimos nos saldos de inverno, em Londres também! Comprei algumas roupas térmicas na Uniqlo (em Londres e em Paris) que são ótimas, fininhas mas que realmente esquentam... Mas é fato que vale muito mais a pena comprar o máximo possível lá!! É muito mais barato, mesmo convertendo! Então se estiver em dúvida sobre ir ou não no inverno... pra mim não foi incômodo, as vezes durante o dia eu até sentia calor andando... o que incomodou um pouco foi mesmo a chuva... algumas cidades realmente ficam meio feias, como pra mim foi o caso de Paris que estava cinza e cheia de lama, mas tem a grande vantagem de pegar muito menos filas e até menos risco de assaltos (de batedores de carteira) já que há menos aglomeração de turistas. Eu iria de novo!
Agora a questão do transporte... Do Rio para Europa eu fui pela Tap. Não é a pior, mas também não é a melhor (a Tap é bem escassa em comida durante a viagem, ainda bem q eu levei um biscoitinho na bolsa!! A Air France nesse ponto é bem melhor!!)... porém como minha viagem começava por Lisboa, era a mais vantajosa em relação a preço. Quando fiz a compra incluí uma perna a mais e a volta foi por outra cidade... ficou muito mais em conta assim! Foi Rio x Lisboa ; Lisboa x Londres e a volta Amsterdam X Lisboa x Rio e ficou por pouco menos de R$ 2.500,00. O restante dos deslocamentos internos eu resolvi fazer de trem. Essa decisão eu tomei única e exclusivamente porque gostaria da experiência de viajar de trem, já que este não é um meio de transporte muito popular aqui no Brasil. De Londres para Paris eu fui de Eurostar (passagem comprada pelo site ainda aqui) e a partir da saída de Paris eu utilizei um Eurail Pass de 30 dias consecutivos. Sim o passe talvez saia um pouco mais caro, mas dá liberdade... e apesar de eu ter o meu roteiro todo muito bem definido, ainda bem que eu optei pelo passe, afinal foi graças a ele que eu pude mudar meu roteiro no meio do caminho sem ter um grande prejuízo com isso!! Eu não tive problema algum para utilizar o passe em lugar algum! E também não me arrependo de ter optado por fazer os deslocamentos de trem, a única experiência realmente ruim foi o trem noturno que eu peguei da Itália para Paris... É claro que o avião para alguns será mais interessante, eu acho que ambos são válidos, mas viajar de trem foi uma experiência legal!! Eu faria novamente, talvez só os trajetos mais longos eu trocaria por avião...
Outra decisão que tive que tomar foi entre mochilão ou mala de rodinhas... eu optei pela mala, mas errei no tamanho... levei uma mala pequena e claro logo na saída de Lisboa já não cabia mais tudo e eu tive que comprar uma “sucursal” hehehe. Mas eu levaria novamente uma mala, mas dessa vez uma média!! Eu não tenho coluna p/ mochila! Realmente é bem prática em alguns momentos, mas a mala de rodinhas também tem seus prós! Agora se seus deslocamentos forem todos por low costs, aí eu acredito que a mochila é mais jogo...
E por último a questão de como levar o dinheiro... eu dividi entre VTM, dinheiro vivo (Euros e Libras) e cartão de crédito. E foi tranqüilo. O VTM é realmente bem prático, só em Florença eu tive um pouco mais de dificuldade para sacar dinheiro com ele... só consegui em caixas eletrônicos de bancos maiores, do banco local não consegui... mas não chegou a ser um problema. O único mole que eu dei foi não ter comprado alguns Francos Suiços aqui... como cheguei em Basel no fim de semana não pude ir ao banco trocar dinheiro... não foi um problema pq eu estava com a minha amiga e ela me emprestou até segunda quando eu pude trocar Euros por Francos... mas se eu estivesse sozinha teria que me sujeitar a péssima cotação da casa de câmbio da estação de trem...
Bom num panorama geral é isso! A viagem foi uma experiência incrível que me rendeu uma visão de mundo mais ampla, novos amigos, milhares de fotos, ótimas recordações e depois acabou resultando numa experiência ainda maior que foi morar um tempo na Europa... mas isso fica para um outro relato!! Vou agora contar um pouco sobre cada cidade que passei, mas prometo que tentarei ser menos prolixa!!! hehehe Estou a disposição para quem tiver alguma dúvida, mas pergunte aqui e não por MP, afinal o objetivo de um fórum é compartilhar informações! Usem e abusem dessa ferramenta fenomenal que é o Mochileiros!! Leiam muito!! Copiem as informações que julgarem interessantes e releiam depois!! Acreditem, ter feito uma boa pesquisa foi fundamental pra mim! Em alguns lugares eu chegava e parecia que eu já sabia andar naquele lugar! E quando se está viajando sozinha, isso dá muito mais segurança. Fiquei expert em utilizar mapas! rs Foi 1 ano de preparação e valeu cada minuto de leitura, as muitas noites que eu acabei virando aqui no fórum e em blogs, lendo guias! Esse momento de pesquisa e tomada de decisões também é muito legal! Aproveitem!!![/align]
Continua...
Editado por Visitante