Ir para conteúdo

Montividéu, Punta del Este e Colônia del Sacramento em 9 dias!! :)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá!!

Após mais de um ano viajando apenas pelo Brasil, resolvi passar alguns dias no Uruguai, lugar que me cativou muito!!

Esta viagem não foi tão mochileira assim, mas considero que foi econômica e confortável!! Precisava de descanso e passeio e encontrei o local ideal... foram 9 dias no Uruguai, entre Montevidéu, Colônia del Sacramento e Punta del Este. Podem ser feitos em menos dias, talvez uns 5 ou 6 (contando que parto da Bahia e gasto mais de 10horas para chegar em Montividéu).

Espero que ajude outras pessoas, tanto quanto outros relatos me ajudaram!!

Vou tentar ser sucinta!! :)

 

1º dia – Chegada em Montevidéu às 15:45, vôo pela Gol (conseguimos passagens a R$700,00 para cada um ida e volta- achei um preço bom!!)

Trocamos alguns reais no aeroporto para pegar taxi ou ônibus. A Av. 18 de Julio, a principal avenida do centro de Montevidéu, é o melhor lugar para Cambio, R$1,00 por $10,30 (pesos uruguaios).

Decidimos pegar uma van, que custou $200,00 por pessoa. Vale uma dica: há um ônibus que vai para Punta Del Este direto do aeroporto e vice-versa. Essa informação é importante, pois programamos nossa viagem para voltar um dia antes de Punta, uma vez que não sabíamos que existia um ônibus de Punta para o Aeroporto Carrasco, local que é excelente para compras!!

A van nos deixou no hotel, London Palace, muito bom, super bem localizado, situado no centro, próximo à Cidade Vieja e principais pontos turísticos.

Ao chegar estava muito nublado, então resolvemos percorrer as proximidades do hotel, jantamos o famoso Chivito num local chamado Facal, na Av. 18 de Julio (recomendado com certeza) uma espécie de sanduíche com carne, queijo, tomate, alface, bacon, ovo, etc... é gostoso!!

 

 

2º dia – Na parte da manhã, por volta das 10h, fomos de ônibus convencional direto para o Estádio Centenário, caminhamos por toda a região próxima ao estádio, onde há parques ao redor e fica próximo ao shopping Tres Cruces (onde fica uma espécie de rodoviária). No estádio, visitamos o museu do futebol e o próprio estádio, pudemos percorrer parte das arquibancadas e ver o gramado... muito interessante!! Vale muuuiiito à pena!!

Após essa visita, retornamos ao centro e fomos à Cidade Vieja. Começamos nossa visita na Plaza da Independência, é muito linda!! É bastante arborizada, ampla e onde há a estátua e o mausoléu do General Artigas. Não pudemos visita-lo pois estava fechado, infelizmente!! Mas visitamos o Museu do Gobierno, muito rico em história e o Teatro Solis, lindíssimo!! Vale muito a pena!! Passamos pelo portão da cidade, símbolo de quando Montevidéu era murada e seguimos pela rua Sarandi até o Mercado del Puerto. Esta rua é apenas para pedrestres, é repleta de bares, restaurantes, igrejas e todo comércio em geral. Claro que paramos no Freddo para saborear o famoso sorvete de doce de leite. Delícia!! Percorremos toda essa região vagarosamente, entrando nas igrejas e apreciando os músicos que tocavam nos arredores da rua Sarandi.

Ao chegar no Mercado del Puerto, apreciamos uma Parillada no Roldós acompanhada do Medio Medio, bebida criada neste restaurante, com a mistura de vinho branco e champanhe, bem característica da cidade!!

Retornamos caminhando pela 18 de Julio e fechamos a noite comendo Chivito!! :)

 

3º dia – Resolvemos visitar a cidade Colônia del Sacramento através de um passeio de excursão. Para quem quer economizar bastante, vale mais a pena ir de ônibus, custa cerca de $200,00 (R$20,00) cada trecho. O passeio é interessante, pois pudemos visitar outra cidade menor: a Colônia Suiça e uma fazenda chamada Granja Colônia, que produz especiarias bem típicas da região, que não são caras!! A única coisa ruim para mim foi que ficamos pouco tempo na Colônia del Sacramento, cerca de 2h30min. Mas de um modo geral valeu a pena!! A Colônia Del Sacramento foi colonizada pelos Portugueses em 1516; ela é muito bucólica, aconchegante. Caminhar pelas ruas da cidade vale muito à pena, sentar à sombra das árvores de algum dos restaurantes é muito bom também!! Há um farol que deve ser visitado, com certeza, tem uma vista linda para o Rio del Plata!!

Fechamos a noite no Bar Fun Fun, próximo ao Teatro Solis, muito bom!! É um bar frequentado pelo povo local, há poucos turistas. Fundado em 1886, é administrado pela sua 4ª geração. Possui apresentação de tango e bandas diversas. Neste dia, houve apenas apresentação de tango.

 

4º dia – Logo cedo fomos à Feira Tristan Navarro. É enorme, espalha-se por quase todo o centro de Montevidéu e vende de tudo, desde frutas passando por roupas e objetos de antiguidade até quinquilharia mesmo!! De lá, pegamos um taxi, que é barato, e fomos até o bairro do Prado, onde visitamos o jardim botânico, o Museo Blanes e ao fundo deste o jardim japonês. Por último fomos ao resedal, um grande jardim de rosas; para se ter uma ideia, cerca de 12.000 rosas foram importadas da França para a sua criação.

Partimos para almoçar no Don Pepperoni (recomendo!!) ao lado do shopping Montevidéu. Shopping pequeno, bem diferente de muitos daqui do Brasil!! Próximo dali já estava Pocitos, um bairro muito charmoso da cidade. Fomos ao Parque Rodó, muito interessante!! Local onde as pessoas se divertem aos finais de semana, como era um domingo, estava superlotado, com filas imensas para comprar churros, por exemplo!!  A impressão que me deu foi que o povo de Montevidéu se diverte muito nos parques e nas Ramblas (espécie de orla marítima); o shopping não estava muito cheio como costumo ver em Salvador-BA aos domingos. Gostei muito de ver isso, que me parece ser a cultura deles.

Ao final do dia fomos ao Teatro Solis, assistimos uma apresentação de dança de um grupo de Israel!! Estava havendo um festival lá, que possibilitou nossa entrada franca!!  EXCELENTE a apresentação!!

 

5º dia – Seguimos cedo para Punta del Este. Chegando lá fomos direto para o hotel: Smallest, excelente, muito limpo, preço bom, bem localizado e organizado. Como não havíamos feito uma pesquisa mais detalhada sobre a cidade, resolvemos fazer um City Tour. Foi o melhor que já fiz na vida!! Muito bom, recomendo totalmente!! Percorremos toda a cidade, os principais bairros e avenidas, o porto e finalizamos com o lindíssimo pôr-do-sol na Casa Pueblo. MARAVILHOSO!! Lindo demais!! Após esse tour, fomos jantar no Moby Dick, um pub muito bom no porto de Punta!!

 

6º dia – Fomos ao porto ver os lobos do mar, que estavam sendo alimentados por turistas. Visitamos o farol, a igreja da Nossa Senhora da Candelária, o hotel Conrad e seu Cassino, passeamos pela rua 20 e pela rua Golerdo, que são as principais do local. Tomamos muuuuiiiiito sorvete Freddo, enfim, curtimos o clima da cidade!! Ao final do dia, aproveitamos o lindíssimo pôr-do-sol de Punta.

 

7º dia – Foi um dia dedicado ao descanso, aproveitamos as belezas de Punta, mas decidimos conhecer Maldonado, a sede departamental da região, se assim posso dizer. É uma cidade mais comercial e para se morar, muito diferente de Punta. Fomos ao quartel General Artigas, conhecemos as principais praças e monumentos históricos. A noite, fomos ao Cassino Conrad, muiiito interessante!!

 

8º dia – Como não sabíamos que havia ônibus de Punta para o Aeroporto, nos programamos retornar um dia antes a Montividéu, por isso saímos logo cedo. Desta vez ficamos em Pocitos, num hotel muito legal o Ermitage. Chegando lá visitamos o Palácio Legislativo, vale muito a pena conhecer; eles têm uma visita guiada, que conta muito da história Uruguaia. Interessantíssimo!! Retornamos ao Parque Rodó, comemos churros, tortas fritas, enfim, curtimos bastante o local e saímos caminhando pelas Ramblas uruguaias, que é uma espécie de Orla; contemplamos o pôr-do-sol de um bar chamado Che Montividéu. Caminhar pelas Ramblas foi uma das coisas mais deliciosas que fizemos em Montividéu... muito bom!! É impressionante a quantidade de pessoas que fazem isso lá, além de caminhadas, as pessoas andam de bicicleta, de patins, é muito bom ver essa qualidade de vida da população. Dica: no parque Rodó há aluguel de bicicletas, não fiz isso, mas se retornar, certamente pedalarei pelas Ramblas. A noite fomos ao Restaurante Fellini, que possui show típico italiano, muito bom!!

 

9º dia – Conseguimos aproveitar mais uma caminhada pelas Ramblas, mas logo tivemos que ir embora!! Retornar a Salvador e aproveitar todas as compras possíveis no Aeroporto Carrasco. ;)

 

Espero que tenha contribuído!! Beijos Jeane :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

oi KArla, as praias são lindas, mas não dá pra tomar banho, pelo menos pra quem sente frio, pois a água é muito gelada!! Nesta época do ano Punta é menos agitada, nem todos os bares abrem... entre 20 dezembro até depois do carnaval, início de março, parece bem badalado... Se precisar de dicas, estou por aqui! Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Jeane

 

Adorei o seu relato. Vou levá-lo comigo.

Estarei lá em janeiro e suas dicas foram muito úteis.

Tenho ainda algumas dúvidas:

Em julho fomos a Santiago e nos viramos bem com o metrô de lá. No caso de Montevidéu, não teremos essa solução. Você experimentou o transporte coletivo de montevidéu? Vale a pena? O que achou do preço do taxi?

Será que dá para encarar a praia em Montevidéu no mês de janeiro? Acho estranho, porque nos relatos de viagem não vejo ninguém falar em ter entrado no mar. As praias são muito ruins?

 

obrigado

marcio

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ei Fernanda!! Olha, em janeiro, tudo pe badalado em Punta!! Na noite de Reveillon, o Hotel Conrad, que é onde funciona o cassino tem festa... deve haver também no Porto de Punta, onde tem o pub Mobby Dick, muito bom!! Como nunca passei reveillon lá, não saberia te dizer locais para esta época... mas os comentários que eu ouvi na região é de que tudo é muito badalado em janeiro!! Abraços e boa viagem!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Marcio!!

Que bom que gostou do relato!! :)

Andei bastante de ônibus lá e a pé também... é muito fácil e confortável o transporte coletivo, pelo menos pelos lugares que andei, que foi em locais centrais. Taxi lá é bem em conta também... vale bastante a pena, se for percorrer rotas para pegar mais de um ônibus!!

A praia lá é, na verdade, um rio.... o rio La Plata, que funciona como praia em parte do Uruguai. Poucas pessoas tomam banho mesmo, pelo frio (no meu caso peguei 14º, sou baiana e isso já é frio pra mim...) e também porque a água é escura, cor de barro... No dia em que fui embora, deu 30º, mas mesmo assim não vi pessoas tomando banho na praia. Vi muita gente correndo, jogando volei na areia, tomando sol... mas banho mesmo vi 2 ou 3 pessoas. Acho que não é usual entre eles!!

Espero ter te ajudado!! Estou a disposição sempre!! :)

Abraços

Jeane

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

oi Jean.

 

tô indo pro uruguai semana q vem, e como minha familia está indo antes e ficará em um AP em punta quero sair direto do aeroporto e ir para Punta! vc foi a única q relatou q existe onibus direto aerop-punta! o terminal fica dentro do aeroporto ? será q é fácil de encontrar lá ?

 

outra coisa depois de punta fico três dias sozinha, prentendo conhecer colonia e mvd, achou as cidades perigosas ?? aonde é melhor dormir ? em colonia ou mvd ?

 

um abço

Link para o comentário
  • Colaboradores

Dennise!! Tudo bem?

O ônibus, se não me engano, você pode pegar na saída do aeroporto, mas é bom você se informar por lá para saber se essa informação procede... o fato é que existe essa possibilidade que é muito bacana pra vc...

Com relação ao perigo, não achei as cidades perigosas, são aconchegantes. MAs, sem dúvida, deve ficar em Montivideu, de preferência na região de Pocitos... lá é muito central, interessante, seguro e dá pra vc se divertir bastante!!

Qualquer coisa, pode me escrever direto: jeanepsi@yahoo.com.br

Beijos e boa viagem

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...