Ir para conteúdo

Caminhada trilha serra da Pedra RS-SC.


Posts Recomendados

  • Membros
Ola Getúlio !

Vamos ver se te ajudo, saindo de Cambara pegamos a estrada que vai a São Jose dos Ausentes,anda nela mais ou menos uns 10km

um pouco antes de vila santana dobra a direita,da pra usar como referencia um campo de pouso.Dai e só seguir pela principal,da uns

12 km ate a boca da serra,a estrada não tem saída vai dar numa fazenda.Da estrada com tempo bom ja da pra ver o canyon da pedra.

Cara mas tenho quase certeza que vc desceu a do fundo grande,por que vc falou da barragem isso ja e passando ouro verde,e a celulose

não lembra desses nomes na carta q vc tinha? rio santana ,lajeado das marrecas.quando a trilha começa descer no inicio ela bem larga

,com bastante erosão ,logo depois ela estreita e quase no fim anda ao lado de uma cerca com umas casas.

o canyon que vc viu pode ser o do pinheirinho e o cambujuva.

O canyon da pedra e bem grande,e lugar q vc entrou na serra e bem longe dele vc teria que andar bastante no campo na direção sul pra chegar

nele e a caminhada muito lenta por causa dos banhados.Vc não lembra se passou pelo o gasoduto?.E as duas trilhas se chega no vilarejo serra da pedra.O que legal de fazer ,e ir descer a serra da pedra e ir bordeando o canyon fortaleza dai não tem erro,a hora que vc ver uma subida cheia de pedra cortando um mato ta no rumo certo.So tem o probleminha do ibama te ver ,não sei se rola autorização, pra andar na borda norte do fortaleza sem guia eu já fui e não deu nada Tchê espero ter te ajudado,e não ter criado mais duvidas,qualquer coisa fique a vontade para perguntar.

 

Abraço

 

 

 

Olá Eber! Tudo bem?

 

Não nos conhecemos, mas aproveitei suas orientações para te procurar e tirar algumas dúvidas. Agora entre os meses de julho e agosto/2013 estou vendo para ir trilhar em 2 Cânions durante um final de semana. Quero fazer a Borda Norte do Fortaleza no primeiro dia, acessando através da estrada Cambará/Cânion Fortaleza, antes de chegar a portaria do IBAMA e voltando no mesmo dia para o mesmo local. Minha dúvida é em relação ao segundo dia que iria para o Cânion da Pedra, Queria saber se sabe as atuais condições dos 12 kms de estradas pra ir até a Boca da Serra. Tenho um carro nacional normal e queria saber se tem informações sobre as condições dessa estrada que vai até lá e se é fácil pra carro pequeno. Eu queria conhecer o Cânion da Pedra, mas partindo e voltando pra essa estrada. Como a época é a mais fria nem estou cogitando a idéia de acampar praqueles lados, deixarei isso para o Verão. Também quero conhecer a cachoeira da reserva que fica no início dessa estrada, mas antes preciso saber as condições da estrada. Espero que possa me ajudar. Desculpas por pedir assim sem nem te conhecer. Desde já agradeço. Abraço

 

Guilherme Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Ressuscitando o post ...

 

Fizemos a trilha neste mês em 3 pessoas partindo de Jacinto Machado e subindo até os campos de cima da serra. Acampamos mais a esquerda nas proximidades do Cânion Fortaleza.

 

Considero a trilha como de nível médio pois ela é relativamente curta. A dificuldade maior se dá pela grande quantidade de pedras soltas no trajeto e (no dia que fomos) a lama que acaba atrapalhando a progressão. Com mochilas cargueiras para acampamento levamos 4 horas na subida e 3 horas na descida, justo em função das pedras que requerem bastante atenção para evitar uma queda.

 

Para chegar ao início da trilha ir em direção ao Cânion da Pedra (existe sinalização desde o centro da cidade). No final do trajeto haverá uma placa indicando a cachoeira do Zelindo. Entrar nesta estrada que levará a fazenda deste sr. que por sinal nos recepcionou. Ele vive no local em todos os seus 76 anos de vida. Pessoa bastante simpática nos deu várias dicas e permitiu deixar o carro em frente a sua casa. Dali em diante só a pé ou de cavalo. A trilha é bastante utilizada ainda. Na descida 6 peões passaram por nós a cavalo.

 

Colo o tracklog do GPS para quem precisar (feito pelo colega Rodrigo).

 

Abraços

TrilhaIda.gpx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...