Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 56
- Visualizações 46.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Dé Ramos 27 posts
-
Juliana Schadrack 11 posts
-
lopes.gabriele 3 posts
-
M Regina Gonçalves 3 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Olá! Estimulado por outros colegas como o Facos e Stephan, decidi descrever minha aventura aqui também... Espero que sirva para desmitificar o uso do motor-home como opção em viagens. É, na minha
-
E aí, João! Que maravilha... A idéia a incentivar o maior número de pessoas para fazer esse tipo de viagem. Vai começar muito bem. Barcelona é uma cidade eclética e muito legal. Não perca o show d
-
[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111206092742.png 500 374.481327801 Legenda da Foto]Shopping Xanadu - Pista de Esqui coberta - Madri (ES).[/picturethis] Passeamos por
Olá, Pessoal!
Viajei agora em setembro/11 por várias cidades da Europa com motor-home. E quero descrever aqui parte deste passeio para que incentive outros tantos a tentarem fazer a mesma coisa. Não só pela aventura em sí, mas pelo baixo custo e liberdade que este tipo de viagem proporciona.
Aluguei um motor-home pela internet na cidade de Madri. Peguei um para até 4 pessoas, fomos em três: eu, minha esposa e minha filha. Compacto e facílimo de dirigir. Foi minha primeira vez na Europa e, também, em dirigir um motor-home. Olha, tudo tranquilo, super simples mesmo! Após as explanações referentes à manutenção do veículo foi só sentar no banco do motorista e dirigir.
Minha programação foi para 16 dias de viagem com o motor-home. O valor do aluguel por dia foi de 105 Euros. Com quilometragem livre, seguro total com franquia de 600 Euros, todos os acessórios de cozinha, roupa de cama, TV c/CD, 2 tubos de gás, líquido para depósito de "água negra" e Toca CD. O motor-home tinha água quente na pia de cozinha e no banheiro. Támbém tinha calefação e ar-condicionado (somente com o veículo ligado).
Rotina do motor-home:
- Manter cheio o depósito de água. Serve para a pia de cozinha e banho. Aonde tiver uma mangueira dando sopa, aproveita!
- Esvaziar o depósito de água servida. Local aonde fica armazenado a água da pia de cozinha e banho. Aonde encontrar local apropriado faz o deságue.
- Esvaziar o depósito de "água negra". Local da meleca mesmo...hehehe Mas, é hermético. Nem toca a mão. Pega o depósito de uns 20l e o esvazia em local apropriado, lava ele, recoloca a medida do líquido diluente e repõe o depósito de volta ao lugar.
Na Europa existem muitos, mas muitos campings e locais para realizar essa rotina de manutenção do motor-home. No primeiro dia já fica craque! Basta dar uma olhada no painel que indica o volume de cada depósito e realizar a tarefa, se necessário. Eu sempre fazia todo dia logo cedo, antes de sair de viagem. Assim, mantinha sempre o carro em condições de uso. Quanto mais usar a estrutura da casa (motor-home), mais frequente será esta manutenção. Eu levava em torno de 15 minutos para fazê-la, sem pressa.
Cidades que visitei: Madri, Zaragoza, Andorra Velha (Andorra), Barcelona, Perpingnan, Montepellier, Marselha, Toulon, Saint-Tropez, Nice, Cannes, Montecarlo, San Remo, Gênova, Pisa, Florença, Roma, Veneza, Lucerna, Interlaken, Berna, Paris, Bourdeaux e de volta a Madri.
Ufa! Claro, que por vários locais tivemos que passar voando. Não deu muito tempo para algumas coisa. Nada de ficar sentado tomando um café ou sorvete. O ritmo foi meio de gincana. Horário para tudo, mas numa boa... O nosso projeto básico furou em vários pontos. Decidimos muito na hora o que iríamos fazer no dia, se iríamos ficar mais ou seguiríamos adiante. Cortamos muita coisa, mas aproveitamos muito! Demos uma bela "pincelada" pela Europa.
O grande cuidado ao se viajar com o motor-home é a noção contínua quanto a sua dimensão. Ele é tão fácil de dirigir e te coloca numa posição priveligiada diante dos outros veículos, que muitas vezes se esquece que ele é maior que nosso caror de passeio. Daí, pode dar alguma arranhada, por descuido. No mais, dá para andar por tudo e estacionar tal qual um carro pequeno estaciona, desde que não acampe, ou seja, que não puxe as panelas e cadeiras para fora e faça um pequenique numa zona urbana de qualquer uma cidade. Bom senso, serve para tudo! Ah, boa educação e bons modos são um excelente atributo inputado ao passaporte...hehehe
Não esqueça que estará viajando pela Europa. Estradas excelentes, tanto as pedagiadas, quanto as não pedagiadas. O pedágio é caro. Escolha as estradas não pedagiadas que te trará economia e mais prazer em dirigir. Passará por vilas e lugarejos maravilhosos. As pessoas por lá são mais frias. Porém, mais sérias. Exigem de sí e dos demais uma postura que mantenha o convívio coletivo em alto padrão. Os serviços oferecidos são de primeira, principalmente, o transporte público.
É um prazer imenso poder dirigir livremente pelo interior daqueles países. São paisagens diferentes da nossa. Destaco todos, mas o interior do sul da França, Toscana na Itália e a Suiça... Bah! Que coisa linda! De avião ou viajando à noite, não terá essa experiência. No nosso caso, tínhamos aonde dormir, ir ao banheiro e dormir aonde e quando queríamos! Ficávamos cansados, parávamos e fazíamos uma bela janta regada somente com produtos nacionas: vinhos e queijos da Espanha, França, Itália ou Suiça...hehehehe
O que levar:
- Um bom GPS
- Um mapa sempre ajuda. É mais gostoso de ver para aonde quer ir do que ver numa telinha de Smartfone. Eu não levei..hehehe
- A carteira internacional. Nada mais do a sua carteira de motorista impressa em várias línguas. É fácil e custa uns R$ 35,00 em qualquer escritório do Detran.
- Roupa depende da época. Mas, levamos pouca, para atender o frio e o calor. Qualquer coisa compra lá, faz parte do passeio as lojas mesmo...hehehe
- Remédios. Melhor levar daqui. Pois, alguns lá somente com receita.
- Uma bandeirinha ou chaverinho para a moxila, do Brasil. É legal ver algumas reações quando nos reconhecem como brasileiros. Mas, vamos cuidar para manter o nível... Nada de pagar mico...hehehe
- Um excelente espírito de aventura, para manter a viagem sempre em alto astral! Sabe-se que viajar também cansa, não é?! Quando a coisa tiver pipocando tire férias das férias, não faça nada...hehehe
- Máquina fotográfica.
Se alguém quiser maiores detalhes sobre a viagem em sí (cidades, passeios, etc.) ou mesmo quanto a parte árdua (planejamento, horários, etc.) me envie um e-mail para ampixramos@hotmail.com que darei retorno, com imenso prazer.
Abraços!
Ramos.