Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Viagem de Motor-home pela Europa: Espanha, Andorra, França, Itália e Suiça - 16 dias.

Postado
  • Membros

Olá, Pessoal!

Viajei agora em setembro/11 por várias cidades da Europa com motor-home. E quero descrever aqui parte deste passeio para que incentive outros tantos a tentarem fazer a mesma coisa. Não só pela aventura em sí, mas pelo baixo custo e liberdade que este tipo de viagem proporciona.

Aluguei um motor-home pela internet na cidade de Madri. Peguei um para até 4 pessoas, fomos em três: eu, minha esposa e minha filha. Compacto e facílimo de dirigir. Foi minha primeira vez na Europa e, também, em dirigir um motor-home. Olha, tudo tranquilo, super simples mesmo! Após as explanações referentes à manutenção do veículo foi só sentar no banco do motorista e dirigir.

Minha programação foi para 16 dias de viagem com o motor-home. O valor do aluguel por dia foi de 105 Euros. Com quilometragem livre, seguro total com franquia de 600 Euros, todos os acessórios de cozinha, roupa de cama, TV c/CD, 2 tubos de gás, líquido para depósito de "água negra" e Toca CD. O motor-home tinha água quente na pia de cozinha e no banheiro. Támbém tinha calefação e ar-condicionado (somente com o veículo ligado).

Rotina do motor-home:

- Manter cheio o depósito de água. Serve para a pia de cozinha e banho. Aonde tiver uma mangueira dando sopa, aproveita!

- Esvaziar o depósito de água servida. Local aonde fica armazenado a água da pia de cozinha e banho. Aonde encontrar local apropriado faz o deságue.

- Esvaziar o depósito de "água negra". Local da meleca mesmo...hehehe Mas, é hermético. Nem toca a mão. Pega o depósito de uns 20l e o esvazia em local apropriado, lava ele, recoloca a medida do líquido diluente e repõe o depósito de volta ao lugar.

Na Europa existem muitos, mas muitos campings e locais para realizar essa rotina de manutenção do motor-home. No primeiro dia já fica craque! Basta dar uma olhada no painel que indica o volume de cada depósito e realizar a tarefa, se necessário. Eu sempre fazia todo dia logo cedo, antes de sair de viagem. Assim, mantinha sempre o carro em condições de uso. Quanto mais usar a estrutura da casa (motor-home), mais frequente será esta manutenção. Eu levava em torno de 15 minutos para fazê-la, sem pressa.

Cidades que visitei: Madri, Zaragoza, Andorra Velha (Andorra), Barcelona, Perpingnan, Montepellier, Marselha, Toulon, Saint-Tropez, Nice, Cannes, Montecarlo, San Remo, Gênova, Pisa, Florença, Roma, Veneza, Lucerna, Interlaken, Berna, Paris, Bourdeaux e de volta a Madri.

Ufa! Claro, que por vários locais tivemos que passar voando. Não deu muito tempo para algumas coisa. Nada de ficar sentado tomando um café ou sorvete. O ritmo foi meio de gincana. Horário para tudo, mas numa boa... O nosso projeto básico furou em vários pontos. Decidimos muito na hora o que iríamos fazer no dia, se iríamos ficar mais ou seguiríamos adiante. Cortamos muita coisa, mas aproveitamos muito! Demos uma bela "pincelada" pela Europa.

O grande cuidado ao se viajar com o motor-home é a noção contínua quanto a sua dimensão. Ele é tão fácil de dirigir e te coloca numa posição priveligiada diante dos outros veículos, que muitas vezes se esquece que ele é maior que nosso caror de passeio. Daí, pode dar alguma arranhada, por descuido. No mais, dá para andar por tudo e estacionar tal qual um carro pequeno estaciona, desde que não acampe, ou seja, que não puxe as panelas e cadeiras para fora e faça um pequenique numa zona urbana de qualquer uma cidade. Bom senso, serve para tudo! Ah, boa educação e bons modos são um excelente atributo inputado ao passaporte...hehehe

Não esqueça que estará viajando pela Europa. Estradas excelentes, tanto as pedagiadas, quanto as não pedagiadas. O pedágio é caro. Escolha as estradas não pedagiadas que te trará economia e mais prazer em dirigir. Passará por vilas e lugarejos maravilhosos. As pessoas por lá são mais frias. Porém, mais sérias. Exigem de sí e dos demais uma postura que mantenha o convívio coletivo em alto padrão. Os serviços oferecidos são de primeira, principalmente, o transporte público.

É um prazer imenso poder dirigir livremente pelo interior daqueles países. São paisagens diferentes da nossa. Destaco todos, mas o interior do sul da França, Toscana na Itália e a Suiça... Bah! Que coisa linda! De avião ou viajando à noite, não terá essa experiência. No nosso caso, tínhamos aonde dormir, ir ao banheiro e dormir aonde e quando queríamos! Ficávamos cansados, parávamos e fazíamos uma bela janta regada somente com produtos nacionas: vinhos e queijos da Espanha, França, Itália ou Suiça...hehehehe

O que levar:

- Um bom GPS

- Um mapa sempre ajuda. É mais gostoso de ver para aonde quer ir do que ver numa telinha de Smartfone. Eu não levei..hehehe

- A carteira internacional. Nada mais do a sua carteira de motorista impressa em várias línguas. É fácil e custa uns R$ 35,00 em qualquer escritório do Detran.

- Roupa depende da época. Mas, levamos pouca, para atender o frio e o calor. Qualquer coisa compra lá, faz parte do passeio as lojas mesmo...hehehe

- Remédios. Melhor levar daqui. Pois, alguns lá somente com receita.

- Uma bandeirinha ou chaverinho para a moxila, do Brasil. É legal ver algumas reações quando nos reconhecem como brasileiros. Mas, vamos cuidar para manter o nível... Nada de pagar mico...hehehe

- Um excelente espírito de aventura, para manter a viagem sempre em alto astral! Sabe-se que viajar também cansa, não é?! Quando a coisa tiver pipocando tire férias das férias, não faça nada...hehehe

- Máquina fotográfica.

Se alguém quiser maiores detalhes sobre a viagem em sí (cidades, passeios, etc.) ou mesmo quanto a parte árdua (planejamento, horários, etc.) me envie um e-mail para ampixramos@hotmail.com que darei retorno, com imenso prazer.

Abraços!

Ramos.

• Respostas 56
  • Visualizações 46.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Olá!   Estimulado por outros colegas como o Facos e Stephan, decidi descrever minha aventura aqui também... Espero que sirva para desmitificar o uso do motor-home como opção em viagens. É, na minha

• E aí, João!   Que maravilha... A idéia a incentivar o maior número de pessoas para fazer esse tipo de viagem. Vai começar muito bem. Barcelona é uma cidade eclética e muito legal. Não perca o show d

• [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111206092742.png 500 374.481327801 Legenda da Foto]Shopping Xanadu - Pista de Esqui coberta - Madri (ES).[/picturethis]   Passeamos por

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Dé,

Legal pelas dicas. Estamos fazendo o roteiro, já com km de uma cidade à outra, campings na região, lugares a serem visitados, etc. Estamos cadastrando tudo no roteiro. Os campings estou pegando geralmente na rota pra outra cidade. Estamos programando 22 dias de MH, pois também vamos com filho (10 anos), daí não dá pra forçar muito nos passeios...

Pra não ter maiores problemas na França, estamos fazendo um curso básico. Não resolve, mas ajuda.

Pela empresa que estou cotando o MH, a devolução vai nos custar EU 472,00. Mas pra nós é melhor assim, pois ainda vamos ficar uma semana na região de Heidelberg, na casa de parentes. Daí não compensa voltar á Barcelona.

Como é viajar pela Itália, tranquilo? Pelos outros relatos que li, o povo lá é meio complicado. Vamos ver como é no norte da Itália, que é por onde passaremos.

Uma pergunta: nas tuas fotos, tem uma da Igreja da Sagrada Família, ela é em Madri ou Barcelona? Ou existe uma em cada uma dessas cidades?

Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Ju!

Não se preocupe quanto à lingua... O inglês resolve quase sempre. Mas, ele entendem o português também, tanto na França, quanto na Itália.

Acho que a boa educação é o atributo mais forte ao passaporte.

O italianos são mais, não sei se mau humorados ou mal educados, enfim... Em qualquer situação seja você mesma. Se a outra pessoa se mostra afoita, peça que repita ou refaça algo, com educação. Se tecerem algum comentário desagradável ou comportamento inadequado... Simplesmente, ponha a pessoa no seu devido lugar!

Os Europeus ainda não conhecem a nós brasileiros por completo, pode até ser que mantém um certo preconceito. Mas, está mudando rapidamente essa visão quanto a nós.

Sempre fomos muito bem tratados e, por vezes, tentavam falar o português conosco. Até porque, na maioria das situações que vivemos lá, éramos clientes. E esta regra prevalece em qualquer lugar do mundo...hehehehe Isto vai ocorrer contigo também.

No norte da Itália achei muito tranquilo... e bonito também!

A Basílica da sagrada Família é em Barcelona, idealizada por Gaudi.

Não percam o show das águas no Palácio das Artes em Barcelona e leva o seu filho ao aquário também.

Experimentem as Tapas e uma parilla com frutos do mar.

Abraços!

Dé.

Postado
  • Membros

Oi Dé,

Ok, vamos ver como vai funcionar a comunicação, hehe...

Ah, na foto da Basílica, vc colocou como sendo Madri.

Conforme formos escrevendo nosso roteiro, te pergunto alguma dúvida.

Outra coisa, vcs são daonde? Tem algumas expressões (bah, mas que tal...) que me parecem do sul, hehe...

Mais uma vez, agradeço as dicas.

Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí, Ju... Tudo blz?

Sim. Depois vi que está errado a descrição de Madri ao lado da foto. A Basílica Sagrada família é em Barcelona (ES).

Claro, pode perguntar.

Sim. Somos de Santa Cruz do Sul - RS. Mas que tal?!

Vi que você é de SC, se não me engano... Eu sou catarinense também, mas minha esposa e filhos são gauchos, moro aqui faz um tempão. Somente volto à terrinha para veranear...hehehe Em Garopaba...

Um abraço!

Dé.

Postado
  • Membros

Ola Dé Ramos, parabens pelo relato, ainda não acabei estou na entrada da Italia,kkkkk.

Você comentou sobre o abastecimento do MH, paga-se a quantia desejada e a bomba libera o Diesel, e se por acaso quiser encher o tanque qual é o procedimento?

Estamos reduzindo ao maximo a quantidade de roupas, gostaria de saber se utilizou o recurso de lavanderias, normalmente existem nos campings por lá?

Lembra quanto estava o litro de Diesel?

Li que pernoitou em alguns locais em estacionamentos, para localiza-los pelo TOMTOM basta procurar como Parcking?

abs

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí, Zykão... blz?

Que bom que está gostando... Escrevi detalhadamente o que me ocorreu, para que outros quase vivessem a mesma experiência. Quando inicie minhas buscas antes da viagem, sentia falta de algo mais concreto. Assim, vamos desmitificar o uso do MH para turismo, creio eu...

Para o abastecimento eu, geralmente, procurava um posto que tivesse o atendente cobrador. Assim, poderia encher o tanque sem ter que fazer cálculos. Neste caso, funciona como aqui... abastece, indica o número da bomba e paga. Mas, não te preocupa que tem bastante postos... Então, poderá abastecer na medida que necessites!

O valor do diesel varia um pouco como aqui no Brasil dependendo do país e lugar em que se encontra. Em média o valor girou em torno de 1,40 Euros. Esses MH com 130 cv fazem em torno de 8 Km/litro, dependendo do pé...hehehe

Você vai no verão. Então, leva o mínimo possível e somente roupas leves. Uma calça comprida e uma blusa ou moleton... e só. Muita bermuda e camiseta. Em setembro, nós pegamos 30o. a 35o. desde a Espanha até a Itália. Imagina no verão... Na Suiça pegamos chuva e neve e em Paris um friozinho de outono 15o. a 22o. As roupas em Barcelona são baratíssimas, mesmo! Vá até um shopping que existe junto ao aquário, que tem lojas bem legais e baratas. O que precisar deixa para comprar lá! Com certeza terá a parte dos shoppings pela viagem, então... Usa de pretexto e se dá alguns presentes...hehehe

Quanto a lavanderias... Existem alguns campings que tem máquinas de lavar, sim. Nas cidades também as encontra. Manda o GPS trabalhar...hehehe

Os locais para descanso existem tantos em estradas sem pedágios, quanto as com pedágios. Mas, para arriscar tanto, entrávamos no autopista com pedágio e logo após alguns quilometros já aparecia uma estação de serviço ou um parque de estacionamento apenas. Para isto, nem usava o GPS para encontrá-los, somente para achar a entrada da autopista. Era tiro certo! Agora, para achar campings ou locais para estacionar quando estávamos meio longe de uma cidade ou da autopista aí usávamos o GPS e guias de camping que tínhamos conosco.

No GPS, me aparecia: área de camping, área de descanso, área de parque e lazer, posto de gasolina, etc... Eu configurei para que ficasse me mostrando o tempo todo esses Pontos de Interesse... Então, íamos andando e víamos o que estava ao redor. Além das atracões turísticas, também. Para não escapar nada...hehehe

Qualquer coisa me fala...

Abraço!

Dé.

Postado
  • Membros

Oi Dé,

Que legal!!! Somos de Blumenau, terra da Oktober!!!

Vcs também tem lá, não é?

Meu marido conhece Sta. Cruz, esteve aí pela última vez em outubro, na Mitren. Adora a cidade!!! Tudo arrumadinho, limpo, bem cuidado...

Estou lendo com calma o teu relato, para pegar as dicas, hehe...

Também estamos registrando tudo no nosso pré-roteiro. Depois ainda vem o pós-viagem.

Vamos nos falando.

Abs,

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá Dé, como vai?

Agora já estamos com nosso roteiro praticamente pronto.

Segue o link para acompanhamento.

europa-2012-de-motor-home-12-paises-32-dias-6-000-km-t64805.html

Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Ju!

Tudo bem contigo?

Dei uma olhada no roteiro de vocês... Muito legal mesmo!!

Quando forem fazer o "Diário de Bordo" detalhem bastante, para podermos usar de base futuramente numa próxima empreitada...hehehe

Olha, mesmo já em viagem, se precisarem de algo... estarei à disposição.

Estou tão ansioso, creio que quanto vocês, para já embarcar e sair em viagem...hehe Estou tentando montar uma viagem daqui de Santa Cruz do Sul-RS, passando por Garopaba-SC, e indo até Fortaleza, agora para a semana que vem. Se tiver algumas dicas do nordeste, me passa. Pois, vi que conhece por lá...

Já que seu maridão gostou muito de Santa Cruz, quem sabe quando voltarem da Europa e vierem para essas bandas, não vêem visitar minha família e nos mostrar as fotos?

Abraços a vocês e muita viagem na viagem...

Dé.

Postado
  • Membros

Dé Ramos,

De Garopaba? aprendece rápido! hehehe

Muito bom o seu relato da viagem a Europa de Motorhome, seria um bom livro de leitura durante as férias, parabéns!

Estamos pensando em nos aventura, samos em 4, dois casais, pretendemos iniciar no dia 10/06 a 30/06/12. Não gostaríamos de pacotes, pesquisamos roteiros,passagens, hotéis, restarantes... os valores não baratos não...

Estamos pensando em iniciar por Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdã,Osnabrück, Bremem, Hamburgo, Berllim, Franfurt e Paris.

As Cidades de Osnabrück é por motivos familiáres.

Seria possível fazer com Motorhome? iniciando por Paris? alguma dica para aluguel do MH?

Agradeço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.