Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Viagem de Motor-home pela Europa: Espanha, Andorra, França, Itália e Suiça - 16 dias.

Postado
  • Membros

Olá, Pessoal!

Viajei agora em setembro/11 por várias cidades da Europa com motor-home. E quero descrever aqui parte deste passeio para que incentive outros tantos a tentarem fazer a mesma coisa. Não só pela aventura em sí, mas pelo baixo custo e liberdade que este tipo de viagem proporciona.

Aluguei um motor-home pela internet na cidade de Madri. Peguei um para até 4 pessoas, fomos em três: eu, minha esposa e minha filha. Compacto e facílimo de dirigir. Foi minha primeira vez na Europa e, também, em dirigir um motor-home. Olha, tudo tranquilo, super simples mesmo! Após as explanações referentes à manutenção do veículo foi só sentar no banco do motorista e dirigir.

Minha programação foi para 16 dias de viagem com o motor-home. O valor do aluguel por dia foi de 105 Euros. Com quilometragem livre, seguro total com franquia de 600 Euros, todos os acessórios de cozinha, roupa de cama, TV c/CD, 2 tubos de gás, líquido para depósito de "água negra" e Toca CD. O motor-home tinha água quente na pia de cozinha e no banheiro. Támbém tinha calefação e ar-condicionado (somente com o veículo ligado).

Rotina do motor-home:

- Manter cheio o depósito de água. Serve para a pia de cozinha e banho. Aonde tiver uma mangueira dando sopa, aproveita!

- Esvaziar o depósito de água servida. Local aonde fica armazenado a água da pia de cozinha e banho. Aonde encontrar local apropriado faz o deságue.

- Esvaziar o depósito de "água negra". Local da meleca mesmo...hehehe Mas, é hermético. Nem toca a mão. Pega o depósito de uns 20l e o esvazia em local apropriado, lava ele, recoloca a medida do líquido diluente e repõe o depósito de volta ao lugar.

Na Europa existem muitos, mas muitos campings e locais para realizar essa rotina de manutenção do motor-home. No primeiro dia já fica craque! Basta dar uma olhada no painel que indica o volume de cada depósito e realizar a tarefa, se necessário. Eu sempre fazia todo dia logo cedo, antes de sair de viagem. Assim, mantinha sempre o carro em condições de uso. Quanto mais usar a estrutura da casa (motor-home), mais frequente será esta manutenção. Eu levava em torno de 15 minutos para fazê-la, sem pressa.

Cidades que visitei: Madri, Zaragoza, Andorra Velha (Andorra), Barcelona, Perpingnan, Montepellier, Marselha, Toulon, Saint-Tropez, Nice, Cannes, Montecarlo, San Remo, Gênova, Pisa, Florença, Roma, Veneza, Lucerna, Interlaken, Berna, Paris, Bourdeaux e de volta a Madri.

Ufa! Claro, que por vários locais tivemos que passar voando. Não deu muito tempo para algumas coisa. Nada de ficar sentado tomando um café ou sorvete. O ritmo foi meio de gincana. Horário para tudo, mas numa boa... O nosso projeto básico furou em vários pontos. Decidimos muito na hora o que iríamos fazer no dia, se iríamos ficar mais ou seguiríamos adiante. Cortamos muita coisa, mas aproveitamos muito! Demos uma bela "pincelada" pela Europa.

O grande cuidado ao se viajar com o motor-home é a noção contínua quanto a sua dimensão. Ele é tão fácil de dirigir e te coloca numa posição priveligiada diante dos outros veículos, que muitas vezes se esquece que ele é maior que nosso caror de passeio. Daí, pode dar alguma arranhada, por descuido. No mais, dá para andar por tudo e estacionar tal qual um carro pequeno estaciona, desde que não acampe, ou seja, que não puxe as panelas e cadeiras para fora e faça um pequenique numa zona urbana de qualquer uma cidade. Bom senso, serve para tudo! Ah, boa educação e bons modos são um excelente atributo inputado ao passaporte...hehehe

Não esqueça que estará viajando pela Europa. Estradas excelentes, tanto as pedagiadas, quanto as não pedagiadas. O pedágio é caro. Escolha as estradas não pedagiadas que te trará economia e mais prazer em dirigir. Passará por vilas e lugarejos maravilhosos. As pessoas por lá são mais frias. Porém, mais sérias. Exigem de sí e dos demais uma postura que mantenha o convívio coletivo em alto padrão. Os serviços oferecidos são de primeira, principalmente, o transporte público.

É um prazer imenso poder dirigir livremente pelo interior daqueles países. São paisagens diferentes da nossa. Destaco todos, mas o interior do sul da França, Toscana na Itália e a Suiça... Bah! Que coisa linda! De avião ou viajando à noite, não terá essa experiência. No nosso caso, tínhamos aonde dormir, ir ao banheiro e dormir aonde e quando queríamos! Ficávamos cansados, parávamos e fazíamos uma bela janta regada somente com produtos nacionas: vinhos e queijos da Espanha, França, Itália ou Suiça...hehehehe

O que levar:

- Um bom GPS

- Um mapa sempre ajuda. É mais gostoso de ver para aonde quer ir do que ver numa telinha de Smartfone. Eu não levei..hehehe

- A carteira internacional. Nada mais do a sua carteira de motorista impressa em várias línguas. É fácil e custa uns R$ 35,00 em qualquer escritório do Detran.

- Roupa depende da época. Mas, levamos pouca, para atender o frio e o calor. Qualquer coisa compra lá, faz parte do passeio as lojas mesmo...hehehe

- Remédios. Melhor levar daqui. Pois, alguns lá somente com receita.

- Uma bandeirinha ou chaverinho para a moxila, do Brasil. É legal ver algumas reações quando nos reconhecem como brasileiros. Mas, vamos cuidar para manter o nível... Nada de pagar mico...hehehe

- Um excelente espírito de aventura, para manter a viagem sempre em alto astral! Sabe-se que viajar também cansa, não é?! Quando a coisa tiver pipocando tire férias das férias, não faça nada...hehehe

- Máquina fotográfica.

Se alguém quiser maiores detalhes sobre a viagem em sí (cidades, passeios, etc.) ou mesmo quanto a parte árdua (planejamento, horários, etc.) me envie um e-mail para ampixramos@hotmail.com que darei retorno, com imenso prazer.

Abraços!

Ramos.

• Respostas 56
  • Visualizações 47.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Olá!   Estimulado por outros colegas como o Facos e Stephan, decidi descrever minha aventura aqui também... Espero que sirva para desmitificar o uso do motor-home como opção em viagens. É, na minha

• E aí, João!   Que maravilha... A idéia a incentivar o maior número de pessoas para fazer esse tipo de viagem. Vai começar muito bem. Barcelona é uma cidade eclética e muito legal. Não perca o show d

• [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111206092742.png 500 374.481327801 Legenda da Foto]Shopping Xanadu - Pista de Esqui coberta - Madri (ES).[/picturethis]   Passeamos por

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oláa Dé Ramos,

amei o seu relato!

só fiquei com uma dúvida, quanto você gastou mais ou menos no fim da viagem? incluindo tudoo mesmo!

é que eu queria ter uma idéia pra poder falar com meu pai, hahaha.

Obg!

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Facco!

Tudo bem?

Que bom que gostou do relato... Pois é, o escrevi no intuito de fazer uma espécie de manual, com receitas de comidas locais, quadro de distâncias, pontos turísticos e pitorescos, locais para camping, etc... Mas, sabe como é... o tempo vai passando...hehehe

Eu não sou de Garopaba-SC, tenho casa lá... Moro em Santa Cruz do Sul-RS...hehehe Porém, sou natural de Lages-SC.

Olha, acho que pode inicar a viagem onde quiser dentro da Europa. Pois, o uso de motorhome por lá é extremamente intenso. Alemanha, França e Itália lideram esse conceito e opção de viagem. Então, fique tranquilo... Vai encontrar sempre opções e locais que tratam deste tipo de turismo por lá. Quando estive em viagem, durante o trajeto a cada 10 veícuos que trafegavam na rodovia, pelo menos 3 eram motor-homes...

Não conheço empresas que alugam motor-home em Paris. Dá uma pesquisada no Google... Na Alemanha existem muitas opções, talvez até mais... Dependerá de como irá estruturar o seu roteiro, para saber aonde pegar o carro e devolvê-lo. Só sei te dizer uma coisa... Vai gostar muito da experiência!!!

O segredo é sempre ir na boa... Dar risada das situações complicadas e ir seguindo...

Abraço... Qualquer coisa estou à disposição!

Dé.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Saile10!

Ei aí, blz?

Que bom que gostou. A idéia é difundir mesmo esse meio de turismo... Com certeza é o mais barato e mais ágil do que os demais. Claro que tem seus "perrengues"... normal...hehehehe Mas, outras opções também tem...

Olha, não dá para te passar uma estimativa exata. Vai depender de alguns fatores que deverá levar em consideração:

_ Época da viagem (Alta, média ou baixa temporada). Os preços mudam muito de uma época para outra. Mais ou menos filas para tudo o que quiser ver...

_ Locais que pretende visitar (países, cidades, atrações, museus, etc.). A Suíça é muito cara, a Espanha é super em conta... E assim vai... O supermercado sempre é mais ou menos igual como aqui, em todos os países. As atrações e museus variam de gratuíta a 30Euros por pessoa. Os ônibus de turismo entre 15Euros a 30Euros por pessoa (valem muito a pena para se conhecer as grandes cidades, eficientemente).

_ Quilometragem prevista. O carro consome 1 litro de diesel para fazer 7 a 8 quilometros. Eu fiz 7000 Kms.

_ Quantidade de dias. Vai poder calcular o gasto com alimentação. Se fizer as refeições no carro é diferente do que em restaurantes... Se optar por fazer no carro o gasto com supermercado é mais ou menos como aqui e podendo consumir ótimos queijos, vinhos e cervejas. Os preços de restaurantes variam de 16Euros a 20Euros por pessoa. Por exemplo, uma pizza em torno de 16Euros. A quantidade de dias te dará uma idéia do que gastará em campings também (pode variar de 15 Euros a 40 Euros a noite). Se optar em fazer como fiz muitas vezes lá, dormir nas estações de combustíveis, vai economizar.

_ O número de pessoas que irão fazer parte da empreitada é importante.

_ Locação do motor-home, dependerá da época. Eu paguei 105 Euros/dia na baixa temporada num motor-home para até 4 pessoas. Peguei ele em Madri na Eurovan2000. Pessoal super atencioso. Excelentes!

_ Valor das passagens aéreas.

_ E outras cositas mais... Compra de roupas, lanches, lembrancinhas, presentes, etc.

Eu sugiro pegar a primavera ou outono por lá.

Qualquer coisa me fala...

Abraço!

Dé.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Dé!!

Desculpe não te responder antes, estava meio off do mochileiros. Vcs vieram pro nordeste?

Eu só poderia te dar dicas daqui e litoral norte da Bahia. Aracaju é muito linda também.

Nossa viagem já está marcada pro dia 17/04. Estamos terminando o roteiro. Já tem alguma coisa postada.

europa-2012-de-motor-home-12-paises-32-dias-6-000-km-t64805.html

Ansiosos, em contagem regressiva, hehe...

Vamos nos falando.

Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Ju!

Tudo bem?

Desculpa se te assustei com meu convite...hehehehe É que sou assim mesmo! A idéia é fazer amigos...

Olha, acabamos não indo para o nordeste. Meu pai desencarnou neste período. Não tivemos aonde deixar o cachorro... Ou seja, desta vez não deu certo. Ficamos por Garopaba e arredores mesmo...

Realmente, o norte da Bahia é muito bonito. Estivemos por aí fazem 2 anos e constatamos de perto. Daquela vez fomos eu, minha esposa e nossa filha. Nesta também, não foi junto o nosso filho... uma pena!

Estamos torcendo muito por vocês, para que de tudo certo com a viagem que está por se iniciar muito em breve!!! Haja ansiedade... Contando os minutos...hehehe

Abraço!

Dé.

Postado
  • Membros

Olá Dé,

Não me assustei, não, tá? Também gostamos de fazer amigos...

Lamento pelo seu pai. É triste esse momento. Mas, faz parte...

Na verdade, fiquei com a consciência pesada, por não ter comentado antes. Mas já que ficaram pelo sul, mesmo, estou mais aliviada.

Estamos em contagem regressiva. Faltam 52 dias!!! Terminando os preparativos técnicos. Vacinas, Pid's, etc...

Vamos nos falando.

Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Ju!

Tudo bem?

Sem problemas... Não te preocupas. Tudo certo!!!

Olha Ju, os valores do pedágio variam conforme a rodovia e a sua composição: tuneis, pontes, travessia de balsa - trem, etc.

Conforme relatei, andávamos em estradas pedagiadas somente quando queríamos nos apressar um pouco. No mais, somente em estradas sem pedágios, para aproveitar mais os encantos de cada lugar.

Exemplo, de Madri a Zaragozza - 200kms - R$ 36Euros. É mais ou menos nesta média, distância percorrida versus valor. É muito caro.Você poderá pagar com cartão de crédito, débito ou cédulas de Euro nas máquinas. Em alguns lugares existem atendentes também.

Abraço!

Dé.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Ju!

Errei no valor do pedágio...

O valor que pagamos de Madri até Zaragozza - 200km - foi de 16Euros.

Pagamos 36Euros num outro trecho dentro da França, mas por percorrer uma distância maior do que esta.

Quando saímos de Andorra, somente para entrar na França passando o túnel, pagamos 9Euros.

A média é mais ou menos esta. O pedágio é caro!

Abraço!

Dé.

Postado
  • Membros

Olá Dé,

Ok, valeu pela informação. Vamos tentar usar mais as estradas estaduais, que são mais bonitas e interessantes. Mas de qualquer forma, não vamos escapar de alguns pedágios.

Abs,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.