Ir para conteúdo

Arqueólogos encontram pirâmide perdida no Egito


Silnei

Posts Recomendados

  • Admin

Arqueólogos egípcios encontraram a "pirâmide perdida" do faraó Menkauhor, que governou a região há mais de quatro mil anos. A descoberta foi feita junto com outra, de uma via de procissões cerimoniais onde altos sacerdotes transportavam restos mumificados de touros sagrados. O anúncio foi feito hoje pelo arqueólogo-chefe do país, Zahi Hawass. Apenas a base da pirâmide de Menkauhor está preservada

 

 

Em 1842, o arqueólogo alemão Karl Richard Lepsius mencionou a pirâmide de Menkauhor entre suas descobertas em Saqqara, chamando-a de "pirâmide sem cabeça", por causa da ausência do topo da estrutura. Porém, as areias do deserto encobriram o achado de Lepsius e desde então nenhum arqueólogo havia reencontrado a obra. A base da pirâmide estava encoberta por muita areia, retirada durante o ano passado e este. Além disso, também foi descoberta uma câmara funerária.

 

Segundo Hawass, o estilo da pirâmide e de um sarcófago de granito também achado no local indicam que a pirâmide era da Quinta Dinastia, período iniciado em 2.465 a.C. e terminado em 2.325 a.C., cobrindo 140 anos do Velho Reinado. A obra teria sido realizada aproximadamente dois séculos depois da Grande Pirâmide de Gizé, concluída por volta de 2.500 a.C.

 

Os arqueólogos não encontraram nenhuma inscrição com o nome do faraó em hieróglifos. Esse tipo de assinatura indica o líder proprietário do local. Porém, baseado em estimativas da data da pirâmide, Hawass diz estar certo de que a estrutura pertencia a Menkauhor.

 

VIA PARA PROCISSÕES - A segunda descoberta anunciada hoje foi parte de uma via para procissões cerimoniais. O caminho data do Período Ptolomaico, que percorre cerca de 300 anos, antes de 30 a.C.. As tumbas nas quais os touros considerados sagrados eram enterrados já haviam sido descobertas pelo arqueólogo francês August Mariette, em 1850.

 

O arqueólogo-chefe afirmou ainda que apenas um terço do material existente no sítio arqueológico de Saqqara foi descoberto até o momento. "Saqqara é o sítio intacto do Egito", disse Hawass. "Você nunca sabe que segredos as areias do Egito escondem. Eu sempre acredito que haverá mais pirâmides para descobrir.

 

Fonte: Agência Estado

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...