Ir para conteúdo

Mochilão América do Sul - 14 Dias - Bolivia, Peru e Trilha Salkantay


Posts Recomendados

  • Membros

11 Dia – Cusco – 4 Dia Trilha Salkantay

 

Acordei no outro dia bem dispoto até, tomamos um café reforçado e o cozinho nos preparou um bolo de despedida, ali ele e o assistente iria voltar para Cusco para no outro dia iniciar outra trilha. Nos despedimos e fizemos uma caixinha para eles. Começamos a trilha e no começo da tarde passamos pela hidrelétrica, na verdade, é uma baita duma hidrelétrica. A descida até ela foi bem brusca, estava usando uma bota de trekking da Asolo já amassiada e duas meias de trekking que comprei na Decathlon (Forclaz 400) e mesmo assim crirei uma bolha no pé nessa descida, nada preocupante, nem grande. Chegando na hidrelétrica, temos que assinar um papel de entrada com nosso RG ou documento, apenas como burocracia, logo que passamos deste ponto, ja podemos ver a frente o trem que leva da hidreletrica até Aguas calientes, é uma subida de uns 40 minutos. Resolvi junto com os outros brasileiros que iriamos subir de trem mais tarde.

 

5300034069_157b45a9d1.jpg

Foto: Entrada para a hidrelétrica pela trilha Salkantay

 

Compramos nossas passagens, 7 dólares e ficamos no barzinho em frente a plataforma de embarque, assistindo a uma novela de meio da tarde peruana e tomando Cusqueña.

 

5300037967_f537f3b973.jpg

Foto: Restaurante ao lado da estação de trem de Aguas Calientes.

 

Subimos de trem e chegamos em Aguas Calientes junto com o grupo, eram 19h. O guia foi distribuindo o pessoal pelos hoteis e albergues que iamos passando. Pelo que percebi, nessa ultimo dia voce tem a opçao de pagar por um quarto privado no hotel, mas tinha que acertar isso antes do trekking. Não tinha sido avisado dessa possibilidade, mas também não sei se iria querer caso fosse.

 

Acabei ficando por último na desova do pessoal pelos albergues e parece que os quartos tinha acabados. O guia pediu para eu acompanhar um guia local que iria me levar para um outro lugar, subimos algumas casas pela avenida principal e ele me deixou em um hotel, num quarto com 2 camas enormes e banheiro privado com chuveiro quente. Percebi que tinha na verdade tirado a sorte grande. O guia avisou que iamos nos encontrar para o jantar num resturante ali na avenida mesmo as 20h30.

 

Deu tempo de tomar uma bom banho que eu nao via a muito tempo e desci para o restaurante, dei uma passada pelas ruas de Aguas Calientes antes, uma cidadezinha muito aconchegante, vive do turismo pelo pessoal que sobe para Machu Picchu. Fomos até o restaurante e depois do jantar recebemos nossos tickets de entrada para Machu Picchu. Ficou combinado que as 5h00 iriamos estar na frente de um hotel ali na avenida para começar a subida até Machu Picchu. Os portoes abrem as 6 horas da manhã, mas tinhamos que estar lá para sermos os primeiros a entrar e ganhar o carimbo para subir a Wayna Picchu, onde apenas os 200 primeiros ganham. Ajustei meu despertador e deitei para dormir. Nem preciso dizer o quanto foi bom deitar numa cama de hotel macia depois de 3 noites domindo no chão duro e frio. Nao demorei 10 minutos a dormir, acordei no meio da noite com a impressão de não saber onde estava. Demorei quase um minuto pra perceber que estava no hotel em Aguas Calientes, fiquei rindo a toa com a situação, procurei uma garrafa de água pra beber e por acidente olhei no relogio, eram 5h40!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

12 Dia – Aguas Calientes – 5 Dia Trilha Salkantay – Macchu Picchu

 

Pensem num cara desesperado! Num pulo peguei minhas coisas e desci correndo para ver se tinha alguem na rua. A porta do hotel estava fechada, acordei o rapaz da recepçao que abriu a porta pra mim, sai na rua e não tinha ninguem do grupo. Comecei a ficar preocupado, porque tinha em mãos o ticket de entrada porém apenas no dia seguinte iriamos receber a passagem de trem pra voltar para Cusco. Comecei a ficar preocupado e pensando mil coisas. Vi uma fila enorme se formando e vi que os onibus que sobem para a entrada do parque de Machu Picchu iria começar a subir. Comprei minha passagem por 7 dolares e aguardei na fila. Já embarquei logo e quando chegou o topo eu avistei um dos guias esperando ao lado de fora. Fiquei feliz e aliviado ao ve-lo e ele disse que estava esperando mais uma pessoa. Nao deu 2 minutos a outra mulher apareceu e entramos no parque.

 

5299802033_2c6431e5cb.jpg

Foto: Entrada do parque Machu Picchu.

 

Logo que entramos fiquei tao feliz de avistar o grupo e ir em direção deles que nem percebi na vista que tinha passado pelos meus olhos. Cheguei ao grupo e o guia principal estava contando a historia de Machu Picchu. Acabei nao conseguindo pegar a entrada para Wayna Picchu, mas nao me fez falta. Depois das historia e de nos mostrar várias pontos de Machu Picchu, ficamos apreciando a paisagem, tiramos algumas fotos. Nos despedimos no guia e do grupo e pegamos nossa passagem de trem de volta. Ficamos mais algumas horas ali contemplando o lugar e descemos de onibus para Aguas calientes, basicamente tem onibus de 15 em 15 minutos subindo e descendo de águas calientes para machu picchu. Também é impressionante a quantidade de brasileiros que tem ali.

 

5300347414_a1d53af659.jpg

Foto: Nosso guia explicando aquele monumento.

 

5300384332_c1e243b874.jpg

Foto: Classica paisagem de Machu Picchu, com a montanha Wayna Picchu ao fundo.

 

Descemos e estavamos num grupo de 5 brasileiros, logo que chamos em Aguas Calientes começamos a procurar por um lugar pra tomar uma cerveja, petiscar alguma coisa e ficar batendo papo. Chegamos perto de um restaurante com um funcionario na porta nos mostrando o cardápio e fazendo uma proposta de refeição, o funcionario do restaurante da frente já gritou uma contra proposta e em seguida um terceiro de outro restaurante, dissemos para todos que iriamos no que oferecesse a Cusqueña no melhor preço. Fechamos um que fazia ela a 8 soles e tinhamos uma porçao de brinde. Ficamos ali conversando e tomando cerveja até a hora de pegar o trem.

 

Eram eu e mais 2 casais, um dos casais tinha um ticket de passagem para as 16h40, pois eles haviam comprado as passagens com antecedencia devido ao voo de volta para Lima ser no mesmo dia. O meu e o outro casal era para o último trem, das 20h. Ficamos ali e pegamos o trem com várias pessoas do nosso grupo do trekking. No trem era servido um lanche rapido e muito organizado. O pessoal que administra o Perurail é uma empresa inglesa, a organização, limpeza e atendimento era de primeira. No meio do caminho, em Ollaytatambo, tivemos que descer do trem e pegar vans até Cusco, devido a enchente que deu o rio Urubamba parte da rodovia ainda estava em manutenção. Pegamos as vans e chegamos até a Plaza de Armas por volta das 23h. Me despedi do pessoal e fui até o hotel que era apenas alguns metros ali, recuperei minha mochila e subi até o quanto onde pude tirar uma excelente noite de sono naquela maravilhosa cama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13 Dia – Cusco – City Tour

 

5300410060_f0a14706bd.jpg

 

Acordei no outro dia por volta das 8h da manha e calcei meu tenis que não estava completamente seco ainda do rafting! Desci para o restaurante do hotel tomar meu café da manha. Confesso que senti até falta de alguem me acordando com um copo de chá de coca quentinho, mas gostei de ter uma opção farta de frutas a disposição. Estava na meio da minha refeição quando um rapaz chegou chamando meu nome me apressando pois eu iria perder o onibus para o City Tour.

 

5299841719_4cf1aaa941.jpg

 

Tinha esquecido que tinha comprado o passeio para depois do trekking com o Ricardo na Peruinfocusco. Pedi a ele 1 minuto e corri ate o quarto para pegar minha carteira, oculos escuros e água. Desci e fui até o rapaz, ele me mostrou uma mulher do outro lado da quadra com uma prancheta na mão, disse que era pra eu ir até ela e dizer meu nome. Fui até ela e percebi que diversas pessoas faziam também. Ela era a pessoa que organizava os onibus de escurssão, esses onibus eram da propria prefeitura de Cusco e, cada um deles tinha um guia que ia nos explicando os pontos turisticos, achei aquilo tudo muito organizado e pensei se um dia teria algo assim nas capitais do Brasil também. Durante o city tour almoçamos num restaurante que já estava incluso no pacote e passamos por diversas vendas de artesanatos e roupas, o engraçado é que todas as roupas as mulheres vendem sendo alpaca, mas de 60 soles elas baixam até 25.

 

5299856335_1a5d729c93.jpg

 

Fica muito dificil voce achar algo lá que realmente seja alpaca, não se iluda. O city tour foi bem interessante, passamos por vários fortes de guerra e tudo tem sua historia bem contada. Tirei muitas fotos e acabei tendo que comprar uma blusa pra mim quase no final do dia porque já não aguentava mais passar frio. Na correria de sair do hotel acabei esquecendo de pegar uma blusa. Até parece que tinha aprendido a lição depois do acontecido no aeroporto de Santiago! Comprei uma blusa muito bonita de “alpaca“ (na verdade lã de lhama, mas vendida como alpaca pelas vendedoras) por 35 soles que ainda a uso as vezes. Voltei para o hotel e arrumei minhas coisas, todas as noites eu ia até uma venda na praça de armas ligar para casa, era bem barato, pagava cerca de 5 soles para ligar para casa e falar com todos, a noite eu ficava nas baladinhas da praça de armas. Fui dormir pois amanha seria o ultimo dia da viagem.

 

5300489206_4cf3bc57b1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

14 Dia – Cusco

Acordei as 8 como habitual, tomei o café da manha e caminhei até o final da Avenida do Sol. Lá existe um mercado grande de artesanato e roupas, comprei algumas lembranças para o pessoal de casa. Passei na PeruInfoCusco para agradecer e me despedir do pessoal, fui convidado a fazer um vídeo ali para ir ao site deles falando da minha experiencia aqui no Peru e aproveitei para falar do quanto eles me ajudaram ali.

 

Passei o dia caminhando e foi muito legal. Cheguei no hotel cansado, pedi um taxi para amanhã cedo as 7h, pois tinha um voo de Cusco para Lima pela Taca as 8h15.

 

5300514614_9e690f20ac.jpg

 

5299940823_07775cb557.jpg

 

15 Dia – Cusco – Lima - Guarulhos

Acordei no outro dia cedo, fiz meu check-out e o taxi logo chegou e me levou até o aeroporto. Fiz meu embarque e tive uma das melhores refeições de avião pela Taca. O voo leva apenas 1 hora, cheguei no aeroporto de Lima, fiz meu checkin, tive que abrir toda minha mochila e revirar as minhas coisas, mas deu tudo certo.

 

Ainda tinha 3 horas para o embarque, aproveitei para almoçar ali, comi um MacDonalds, bem demorado o atendimento, mas o gosto é o mesmo. Fui até um guichê trocar o que me tinha sobrado de soles para real. Ainda tinha alguns dólares sobrando. Passei pelo free shop e comprei algumas coisas, nao queria ficar demorando lá no Brasil. Aproveitei e liguei para casa avisando que iria chegar determinada hora. De casa até o aeroporto eram aproximadamente 1h30.

 

Embarquei no voo da TAM e cheguei em Guarulhos-SP após 4 horas de voo. Experiencia incrivel que quero levar para toda a vida e compartilhar com todos que quiserem ler ou ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom cara...toda vez que leio relatos e vejo fotos sobre a salkantay eu choro haha Vou fazer a trilha...dia 4 to embarcando.

 

Obrigado por compartilhar as emoções.

 

namastê

 

Helderzito,

 

Uma das melhores experiencias que eu já tive foi essa viagem. Todo o pessoal que conheci durante a trilha Salkantay são contatos que tenho até hoje, alguns amigos.

 

A cada pesar que você tem do esforço para fazer a trilha existe uma alegria na paisagem, na sensação de desafio sendo realizado e na compania de novos amigos.

 

Vale muito a pena!

 

Boa sorte na sua trilha. Tire bastante fotos, e poste aqui pra gente relembrar das nossas viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Helderzito ,

fez o salkantay esse ano?? Como foi e quanto pagou??

Infelizmente, ao menos baseado no site o preço ja ta beeeem mais alto que o que leonardo.agostini pagou =(

Valeu aos dois!

Abraços

 

ps- proximo destino eh patagonia?? Estive la em marco (nao va depois de fevereiro) e o lugar eh MA-RA-VI-LHO-SO.

Vai amar! Boa sorte =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...