Ir para conteúdo

Fortaleza, Morro Branco, Cumbuco, Canoa Quebrada, Jijoca, Jericoacoara, Delta Parnaíba, FOTOS !!


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal,

 

Em outubro/11 eu e a minha noiva fomos à uma maravilhosa viagem à Fortaleza, Jeri e Delta.

 

Segue abaixo um breve relato, mais detalhes e infos em meu blog. Abraços e boa leitura ! ::otemo::

 

http://brasilandbrazil.blogspot.com.br/

 

Em Fortaleza conhecemos os principais pontos turísticos, mas ficamos mais para dormir à noite e fazer os passeios durante o dia. Para isso aluguei um carro (Celta - 80 dia) para fazer os traslados para os passeios principais (Morro branco, canoa quebrada, Beach Park) achei mais prático do que usar os onibus e vans locais que fazem os passeios que eram caros também em médio 80 a 50 R$ por pessoa. Além da liberdade de ir e voltar a hora que quiser. Isso foi importante para fugir das roubadas.

 

Fomos o 1º dia para Canoa Quebrada e Morro Branco (cerca de 30km de Fortaleza). O lance nestas cidades são os cânions e a praia. Os cânions de Morro Branco muito legais vc pode pagar um guia, mas também pode ir sozinho, também tem um passeio de bugre pela praia que termina nos cânions (acho que custa 30 por pessoa, já faz um tempinho). No mais o passeio não teve nada excepcional. O triste é que no canios encontramos pixações, lixo, etc.. Uma vergonha... As praias tem uma água verdinha e morna, venta muito (sendo uma boa para kite-surf ), o agito nestas praias ocorre nas barracas/restaurantes que dominam as praias. Muita cerveja gelada e peixe fresco. Valeu muito pela visita aos cânions.

 

Canoa quebrada tem um comércio legal, uma rua para pedestres com bastante variedade, chamada Broadway, compramos algumas telas (pinturas) lá, ficamos até ums 20hs depois voltamos para Fortaleza.

 

No 2º dia conhecemos Cumbuco, Lá o esquema é o Kite Surfe, muito gringo, a economia e o turismo local vivem disso, tem muito restaurante transadinho e bonito, à noite fica muito movimentado. A praia em si, não é grande coisa, areia dura, muito vento, água barrenta. Valeu pela melhor lagosta que comemos na viagem, esqueci o nome, o dono é um Holandês e fica na praia perto da praça central. O passeio de Buggy com direito a ski-bunda também é legal e vale a pena.

 

No 3º dia fomos para o Beach Park, é um dos maiores parques aquático do Brasil, cara valeu a pena. O parque é alto nível mesmo, tem resort, hotel 5 estrelas, praia. Vc pode se hospedar lá ou pagar para entrar. É caro, 1 dia custa 170 por pessoa. Como fomos em uma 3ª feira, então estava vazio e dava para ir nos toboáguas numa boa, tem o Kamikase que tem 71 metros de altura.

 

De lá saímos as 17hs e fomos para Jericoacoara.

 

IDA PARA JERI

 

Para chegar lá vc tem várias opções a mais comum é pegar um onibus na Rodoviária (ou carro) até Jijoca (cerca de 3 horas de viagem) depois, de lá, pegar uma Jardineira (um caminhão com banquinhos, na verdade é um pau de arara mais arrumadinho) a viagem dali dura cerca de 1 hora e meia pelas trilhas.

 

Resolvi ir de 4x4 (estou até hoje pagando as contas ::putz:: mas foi emocionante, rsss). De Fortaleza para Jijoca foram 2 horas, em Jijoca contratamos um guia (R$ 50) da associação local de guias (são registrados, uniformizados, tudo certinho). Eles são importantes para guiar pela trilha de areia até Jeri (cerca de 20 minutos) mas só passa 4x4 do bão ... Ecosport, Fiat Adventure fica na primeira lombada de areia, nem tente. Dá pra ir de carro comum, mas tem que deixar em Jijoca e pegar o transporte 4x4 para Jeri (tem que ver os horários)

 

Restaurantes - Todos que fomos eram ótimos, em especial recomendo o Leonardo Da Vinci (gaste um pouco mais um dia e prove o raviolle de cherne, e o macarrão negro com camarões)

 

O turismo em Jeri é bem legal. As ruas são de areia, o comércio é bem focado no turismo, muitos donos de pousada e restaurante são europeus (principalmente italianos) os restaurantes são de muito bom gosto de para todos os bolsos. As pousadas também têm do albergue até pousadas de luxo. A nossa ficou por R$ 80 a diária.

 

A noite é movimentada, tem restaurante, muitas barraquinhas de caipirinhas diversas da rua principal (perto da praia). A praia de Jeri, em si, não é muito movimentada, a água também não é das mais cristalinas, dá pro gasto. Eu mesmo não fiquei nenhum dia na praia. Ao lado da vilazinha (4 ruas) de Jeri tem a Duna do Por do Sol (deve ter uns 30 ou 40m de altura), de onde podem ser feitas excelentes fotos, da Vila e da paisagem.

 

a4.jpg

 

Como fui de 4x4 fugi da multidão. Tem hora (entre 8:00 e 8:30) que tem até engarrafamento de buggy e de D20 é de arrepiar. Nós saíamos um pouco mais tarde, lá pelas 10hs, com o nosso “Guia Zé” à tiracolo. Gente simples e legal.

 

1º dia lagoa da Tatajuba, o mais legal foi o trajeto de ida e volta grande parte pela praia (que tem uma areia firme), foi bem emocionante, na ida atravessamos um rio em balsa (à remo!!!!).

 

a3.jpg

 

2º e 3ª DIAS Lagoa do Coração e Paraíso – a Lagoa do Coração é bem mais ou menos, nada demais, serve de aquecimento para o quem pela frente. Lagoa Azul é o Paraíso!!!! Agora sim !!! estes passeios valem muito a pena, água azul cristalina, lugar super tranqüilo, com passeios de caiaque, janguada, etc... Se puder vá direto pra lá, vá várias vezes (não perca tempo em Tatajuba, Mangue Seco, etc..), pode-se até passar um dia em uma pousada à beira da Lagoa (Pousada Chez Loran onde também tem uma ótima comida). Achei o melhor passeio turístico de Jeri. Iria de novo? SIM.

 

a6.jpg

 

a7.jpg

 

a8.jpg

 

a9.jpg

 

DELTA DO PARNAÍBA – 1 DIA

 

No último acabamos indo ao DELTA, mas não foi planejado. A nossa intenção era fazer o passeio até Mangue Seco, que fica cerca de 2 horas de Jeri, indo pela Praia, passando por 2 balsas. Chegamos lá cedo lá pelas 10hs, olhamos e pensamos... é isso? Uma praia normalzinha, umas barracas de palha, umas cadeira de plástico e só... Cara depois das praias de Rio, Ilha Grande e Caribe, aquela praia não me motivou nem um pouco....

 

Esta praia fica no caminho para o DELTA, faltariam ainda cerca de 250Km. Resolvemos “esticar” até o Delta. Até o final do Ceará foram cerca de 150Km, entramos no Piauí, são cerca de 100km no Piauí e chegamos à Parnaíba (que faz fronteira com o Maranhão) e de onde partem alguns passeios ao Delta. A estrada está em bom estado e bem sinalizada. Chegamos lá pelas 13hs. Tive que alugar uma lancha (existem passeios em barcos maiores , saveiros e barcas mas estes partem as 9:00hs e duram o dia todo e são mais em conta, acho que são 20 ou 30 por pessoa), a lanha custou R$ 250. O passeio foi legal, paramos para almoçar do outro lado do rio, já no Maranhão, depois seguimos o Rio até a sua foz, o encontro das águas é um fenômeno muito legal. Na volta viemos passando no meio dos igarapés. A maré cheia permitiu isso, mas também escondeu os jacarés que ficam nas margens (daria uma boa foto). O passeio terminou lá pelas 18hs, com o sol se pondo, voltamos, chegamos em Jeri as 22hs.

 

a91.jpg

 

a92.jpg

 

a93.jpg (encontro das águas)

 

a94.jpg

 

Também visitamos a pedra furada e a árvore da preguiça. Tipo, passeio obrigatório para fotos. À pedra furada dá para ir à pé de Jeri, pela praia, tem que ter cuidado com a maré alta.

 

a5.jpg

 

Depois de 5 noites e 4 dias em Jeri voltamos para Fortaleza e Rio.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ihh desculpe a demora na resposta, só hj vi. Em Ilha Grande as melhores praia são as oceânicas (Lopes Mendes, Parnaioca, Aventureiro, Caxadaço). Para Lopes Mendes vc pode ir do Abraão (principal Vila da IG, de onde saem os passeios) também vale a pena ir no passeio (de saveiro) para ilhas botinas lagoa azul e verde (passeio mais baratinho, mas é mais turistada, mais cheio...). Se quizer sossego e água cristalina a dica é CAxadaço e Parnaioca (dá pra ir andando do Abraão, Abraão-DoisRios-Caxadaço (3h + ou -) , Caxadaço-DoisRios-Parnaioca (6h + ou - ) mas precisa de guia, não se arrisque a ir sozinho porque a trilha para o Caxadaço é complicada. Dá para acampar em Parnaioca, lá é um paraíso, praia deserta. De lá, no outro dia caminhada de 2H até o aventureiro, outro paraíso, tem vários campings e alguns quartos para alugar, eu fiquei na Dona Neneca, de lá saem barcos de volta para Angra). Se estiver com $$ sobrando vale pagar uma volta à ilha de lancha (R$ 500 por pessoa em 2010, pode ter aumentado) o legal é conhecer todas estas praias em um único dia.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...