Membros amanda.teles Postado Janeiro 24, 2012 Membros Postado Janeiro 24, 2012 Olá galera! Vou fazer um relato bem resumido sobre a viagem que fiz com a minha querida amiga Ivy Frazão. Apenas com informações que acho que são importantes para quem tá programando a sua viagem, com indicações de hostels, alguns custos e videos bobos que gravamos em momentos especiais! Período: 23/12/2011 a 22/01/2012 Roteiro de cidades: • La Paz – 2 dias • Copacabana – 2 dias • Cusco – 5 dias • Arequipa – 2 dias • Arica – 1 dia • San Pedro de Atacama – 5 dias • Santiago/Viña Del Mar/Valparaiso – 5 dias • Mendoza – 2 dias • Buenos Aires – 6 dias Fui de avião pela Gol de São Paulo a Santa Cruz de La Sierra, por R$ 367,00 com taxas, e mais um até La Paz por US$ 107,00. Achei que valeu a pena, pelo custo-benefício. O restante da viagem foi toda de ônibus, exceto o retorno para São Paulo. La Paz Ficamos no Loki Hostel La Paz. Super recomendo: muito organizado, limpo, bem localizado, bar legal, muita festa, e barato, como tudo na Bolívia. Aliás, quem quiser levar souvenirs é uma boa ideia levar de lá! Copacabana/Isla Del Sol Vale muito a pena! A ilha é linda! Mas passamos perrengues por lá, por isso, indicaria não dormir na ilha... dormiria em Copacabana e iria lá só para passar o dia. A noite fica um breu e não rola nada (pela menos não vi nada). Além disso, os hostels não têm papel higiênico, nem descarga, nem tomada e o banho “quente” tem que ser bem rápido e olhe lá... esse dia eu tava meio doente então foi triste demais! Outra coisa é não levar mala pesada de jeito nenhum, tem uma escadaria imensa pra subir... O barco para chegar na ilha se me lembro bem custa 10 bolivianos pra ir e 20 pra voltar. Fiquem espertos pq conhecemos uns meninos brasileiros que foram enganados e pagaram 50 cada só pra ir. Cusco Todos dizem que os melhores hostels por lá são o The Point e o Loki, mas não consegui reservar. Ficamos no Pirwa Hostel Colonial, bem legal também, fica na Plaza São Francisco, pertinho da Plaza de Armas, tem uma galera legal, os quartos são bons, o bar também é legal, mas fica meio parado. Recomendo se não conseguirem os outros anteriormente mencionados! rss Fiz vários passeios por lá, Machu Picchu, Vale Sagrado, Maras e Moray, tour pela cidade, etc... nem sei mais. Compramos um pacotão logo de cara, mas não sei se valeu a pena. Se fosse de novo faria apenas o Machu Picchu e o Vale Sagrado mesmo, esses são imperdíveis e indescritíveis! Não fiz a Trilha Inca... fui de trem de Ollataytambo até Aguas Calientes, dormi lá e peguei o busão bem cedinho para o Machu Picchu. Foi ótimo chegar cedo, tava uma paz... deu pra deitar, ficar meditando, esperando o sol sair... depois lotou! Passei o réveillon por Cusco, bem divertido, todos vão pra Plaza de Armas, tem bandinha, fica lotado. Mas fiquem espertos pq tem muito furto, principalmente de câmera fotográfica, roubaram a da Ivy e de mais outras várias pessoas no meio da muvuca! Arequipa Fiquei no The Point Arequipa, muy bueno! Recomendo! A cidade é fofa, fizemos um tour por 30 soles, valeu a pena. Não fizemos o passeio principal, para o Colca Canyon, pois preferimos economizar para os próximos destinos, mas uns colegas fizeram e gostaram bastante!!! O passeio de um dia saia por 120 soles (se não me engano). Também dava pra fazer rafting, downhill, rapel por uns 80 soles cada. Depois de Arequipa, queríamos ir para San Pedro de Atacama, mas não dava para ir direto, então pegamos um busão para Tacna (uns 30 soles) e de lá para Arica (12 soles). Demos um role na praia em Arica, bem legalzinha, já me senti no Brasil pq a Bolívia e o Peru são bem diferentes daqui, mas quando se cruza a fronteira para o Chile já muda tudo e é tudo bem parecido com o que estamos acostumados. Não sei se tem muito mais o que fazer em Arica pois a noite já seguimos para San Pedro, 12 horinhas, esse ônibus foi meio caro, mas não lembro quanto. San Pedro de Atacama A cidade estava cheia! Conseguimos achar lugar no Hostel Atacameño. Fica na rua principal e é bem legal, são quartos privados com banheiro compartilhado, pagamos meio caro, 10.000 pesos chilenos por pessoa, por dia. Fizemos os passeios do Valle de La Luna (7.000), Laguna Cejar (10.000) e Gêiser Del Tatio (17.000). Para entrar em cada um deles tinha que pagar mais uns 2.000 pesos. Todos são legais, particularmente, gostei muito do da Laguna Cejar, o tour passa por algumas lagunas, e depois pelo Salar do Atacama, que pra mim, foi a visão mais linda de toda a viagem. Depois daí, já tínhamos fechado o passeio do Salar de Uyuni (80.000). Mas uns meninos que conhecemos chegaram de lá e falaram que o tempo estava ruim, então não conseguiram ver o deserto direito, pois estava tudo alagado e os carros não conseguiam entrar muito bem. Além dos alojamentos e comida serem péssimos. Juntou isso com nosso cansaço e falta de dinheiro, pegamos a grana de volta e não fizemos o Salar de Uyuni. O que me deixa muuuuito triste até agora! Mas foi a melhor escolha no momento. Então, já que tínhamos uns dias de folga, partimos para Santiago. 23 horinhas de viagem... 47.000 pesos. Santiago Santiago foi uma parada que não estava prevista mas uma das que mais gostei. Lá, minha companheira de viagem me abandonou e partiu pra Sampa para surpreender o namorado no aniversário. Tudo bem, perdoada, Ivy! Segui viagem sozinha então! Logo em seguida, conheci uma galera muito legal, André, Carlos, Laura e Jay, e como estavam todos sozinhos nos unimos e foi muito gostoso!! O Augusto e o Rodrigo que conheci em Cusco também passaram uns dias com a gente lá! Fiquei no Santiago Backpackers e curti, recomendo! Fica no centro, quartos bons, cozinha grande... Em Santiago, só andei a pé e de metrô, bem tranquilo! Tem um free tour todos os dias as 3pm, saindo da Plaza de Armas, vale a pena fazer! A partir dele vc já conhece um pouco de tudo e pode ver melhor o que preferir. Fui no Pub Crawl lá, muito divertido!!! A noite em Santiago é no bairro da Bela Vista então quem pretende sair bastante pode se hospedar por lá, mas ficamos no centro e dava pra ir andando também. Mendoza Se vc tiver a oportunidade, faça essa viagem de Santiago para Mendoza de ônibus e de dia, a visão da Cordilheira dos Andes durante o percurso é INCRÍVEL! Mendoza é fofa demais também, fiquei no Mendoza Backpackers, mas não gostei muito não... Lá, só dei um role pela cidade, fui no Parque San Martin (muito bom) e fui ver as vinículas. Não fiz o Aconcagua pois estava sem dinheiro. Dica: se informe e vá de ônibus para as vinículas. O ônibus é 1.80 pesos e chegando lá vc pode alugar uma bike por 20. Saí bem mais barato e divertido do que pagar o tour. O ônibus para Buenos Aires saiu por 275 pesos, 14 horas de viagem. Buenos Aires Fiquei no Hostel Suítes Obelisco. Gostei muito mesmo, mas tem outro que fica na rua Florida que é bem mais badalado, não sei se os quartos são bons igual. Em Buenos Aires, a maioria dos pontos turísticos vc consegue ir de metrô, a passagem é 2.50 pesos. Bom, Buenos Aires achei parecido demais com São Paulo, não gostei muito, mas... visitei a Casa Rosada por dentro (só abre de sábado e domingo acho), vi o Jardim Japonês (bom!), o Jardim Botânico (ruim!), o Museu da Evita, o Museu do Bicentenário (que fica do lado da Casa Rosada, muito legal), Tigre, Puerto Madero. A maioria desses lugares é free ou não passa de 20 pesos para entrar. É legal conhecer, mas não achei nada imperdível... rs Se fosse voltar para lá, acho que ficaria hospedada em Palermo, pois a noite o centro não tem nada pra fazer, até tem uns bares, pubs, mas fica tudo vazio! Acho que tem um Hostel Suítes Palermo, deve ser legal... Fui no Pub Crawl em Buenos Aires também e foi bemm bom, muita gente! Mas fui numa quarta-feira, 60 pesos, no sábado era 120, ai já não sei se vale... É isso! Voltei de avião pela Pluna, muito ruim!!! Desorganizado, atrasou tudo, o avião é péssimo e ainda tive que pagar taxa de quase 150 pesos pra despachar mala! O barato saiu caro. A passagem com taxas ficou por R$ 552. Gastei por volta de R$ 4.000,00 no total. As passagens aéreas e mais R$ 3.000,00 mais ou menos. Poderia ter economizado mais com comida, cozinhando mais nos hostels, o que só fiz nas últimas cidades. O que encareceu minha viagem também foi a época do ano, creio que em outras épocas as passagens, hostels e passeios fiquem um pouco mais baratos. Dicas importantes: • Use protetor solar e beba muita água; • Cuide bem do seu documento e visto de entrada dos países; • Use os lockers. Presenciei roubos dentro de hostel, infelizmente; • Leve mais de um meio de dinheiro, como o Visa Travel Money ou dinheiro vivo. O meu cartão do Itaú não funcionou, mesmo eu tendo habilitado tudo antes; • Faça amigos: puxe assunto do nada, mesmo que seja tímido, crie coragem! Vc vai se surpreender em ver como as pessoas são receptivas e legais, mesmo aquelas que não aparentam ser. Não sou muito boa em lembrar detalhes importantes, mas se alguém quiser um help pra arrumar o roteiro ou tiver com dúvidas sobre os lugares onde passei, adoraria ajudar! Ótima viagem pra vcs! Citar
Membros Debir Postado Fevereiro 5, 2012 Membros Postado Fevereiro 5, 2012 Adorei seu relato e os videos... Citar
Colaboradores thaahh Postado Fevereiro 24, 2012 Colaboradores Postado Fevereiro 24, 2012 mto bom o seu relato, vc tem alguma planilha com seus gastos??? Citar
Membros amanda.teles Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Membros Postado Fevereiro 26, 2012 Obrigada, meninas!!! Tha, infelizmente não lembro os custos muito bem, ainda mais agora que o tempo está passando... mas segue a planilha que tinha feito antes de ir, tem os lugares, principais passeios a fazer, hostels, e minha intenção era colocar os preços, mas só tem alguns. Se te ajudar em algo, está aí. Plano_de_viagem_atual.xls Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.