Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 33
- Visualizações 30.7k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Fernanda Gotz 13 posts
-
rodrigo_mendes 5 posts
-
Jackalves 4 posts
-
milena_cardoso 3 posts
Sempre que volto de viagem me sinto na “obrigação” de passar aqui pra agradecer as dicas e dar as minhas tbm, para ajudar outras pessoas assim como me ajudaram.
Dessa vez vou tentar fazer um resumão, porque andamos quase dois mil km de carro no RS, entre idas e vindas pra lá e pra cá o relato ficaria mais imenso do que penso que ficará, então vou deixar apenas dicas dos lugares considerados turísticos na serra gaúcha.
Além das cidades turísticas passamos por Boa Vista do Buricá e demos um pulo na Argentina.
Caxias do Sul – foi nosso ponto de partida da viagem, ficamos hospedados na casa do meu tio e de lá partimos para os demais lugares que estavam no roteiro com o carro dele.
A Azul possui vôos pra Caxias, até Nov/11 descia apenas em Porto Alegre, os vôos pra Caxias são mais baratos e Caxias é uma cidade que fica no “meio de tudo”, próxima a todas as outras cidades turísticas da serra gaúcha: Bento Gonçalves 43km, Farroupilha 15km, Nova Petrópolis 33km, Gramado e Canela 68km, Torres 200km,Cambará do Sul 134km e Porto Alegre 125km
Para quem depende de ônibus pode comprar as passagens pelo site da rodoviária de Caxias que é bem fácil e organizado e tem muitas opções de horários e preços bem acessíveis. http://www.rodoviariacaxias.com.br/
Caxias em si não é muito interessante, não há muita coisa para ver e o clima lá é bem instável, geralmente chuva, neblina e frio, até mesmo no verão, as outras cidades da serra gaúcha costumam ser mais quentes. Minha dica para quem vai a Caxias é levar sempre um casaco.
Lugares que visitei:
Não deixem de visitar a Igreja São Pelegrino, pra mim a mais bonita do RS, supera até a catedral de pedra de Canela (por dentro). Possui pinturas de Aldo Locatelli nas paredes e no teto, uma réplica da Pietá de Michelangelo, portas de bronze... é lindíssima. Visitação gratuíta
A catedral diocesana tbm merece uma visita, possui um jardim de inverno muito bonito e tem uma pracinha charmosa bem na frente. Visitação gratuita
Praça em frente a catedral diocesana
Chateau Lacave – castelo medieval e vinícola , paga-se 5,00 pela visitação acompanhado de guia, com direito a degustação de vinhos e espumantes e no final do passeio esses 5,00 são convertidos em bônus na compra de vinhos ou outros produtos. Já conheci e provei vinhos de diversas vinícolas da serra gaúcha e na minha opinião os vinhos do castelo Lacave são os melhores, tanto no aroma quanto no sabor, sem contar que os preços também são melhores, muito mais acessíveis. Vale a pena pelo lugar lindo de se conhecer, com as guias vestidas a caráter, com roupas de época e pelos ótimos vinhos tbm.
Shopping São Pelegrino, que é muito bonito, e o Shopping Iguatemi
Museu e monumento ao imigrante – visitação gratuita
UCS – universidade de Caxias do Sull: complexo universitário imenso, uma verdadeira cidade universitária, com zoológico, lago e muitas trilhas bonitas
Parque dos macaquinhos: lugar imenso, onde se encontram todas as tribos. Pessoas namorando, malhando, fazendo piquenique, papeando com chimarrão, passeando com cachorro, lugar bem agradável e rende uma boa caminhada. Visitação gratuita
Onde comer em Caxias : as pizzarias de Caxias são ótimas !! Fomos em dois rodízios muito bons, um deles chama-se chama crioula, o rodizio custa 17,00 para mulheres e 21,00 para homens.
Mas meu destaque mesmo vai para três coisas: o chamado cestão no shopping Iguatemi , que é um cestão mesmo, com batata frita, queijo frito e polenta frita, acompanhado de espetinho de frango com bacon e file mignon, azeitonas e picles. Custa em média 30,00 o grande, mas vale muito a pena, dá para 3 pessoas comerem.
A La minuta da Cia do hambúrguer no shopping São Pelegrino, tem um prato que vem massa, maionese, batata frita, salada, arroz e frango grelhado, custa 14,00, parece um prato simples mas é muito saboroso, a maionese é maravilhosa e a massa com molho de queijo divino!! O prato vem beeem cheio, saí de lá satisfeita
Outro lugar de destaque é a lancheria baita kão, pensa nuns lanches bons e grandes, com muita diversidade nos recheios! O x-entrevero é uma verdadeira briga pra comer inteiro. Os lanches custam em média de 10,00 a 20,00 reais, mas são verdadeiras refeições. Fica na avenida Sinimbu,175,Lourdes(centro),funciona das 11:00 as 14:00 e das 18:00 as 24:00. 3228-1666 tele entrega
Nova Petrópolis - Que lugarzinho encantador! Uma cidade pequena e acolhedora, parece cenário de novela, tudo muito bonitinho e bem cuidado. Como fomos num domingo, muitas cosas estavam fechadas, mas pudemos aproveitar a lindíssima praça das flores, que fica na avenida principal da cidade. Uma diversidade imensa de espécies e cores de flores, sem contar o labirinto verde feito de cipestres no meio da praça que nos rendeu boas risadas, ficamos perdidos um bom tempo até achar a saída. Colado ao labirinto verde há uma loja de artesanato bem bacana. A paisagem bucólica é reforçada ainda pelas casas de madeira, com arquitetura enxaimel. Visitação gratuita
Saímos de lá e fomos ao parque aldeia do imigrante, que fica bem próximo a praça das flores. O parque tem trilhas e um lago bem grande com pedalinhos, é um lugar muito agradável que guarda a história dos primeiros imigrantes da região e reproduz o clima da época, possui uma vila de imigrantes que teve as casas, escola, banco, igreja, ferraria, tudo preservado e aberto a visitação. Os imigrantes inclusive estão enterrados lá, atrás da igreja. Tem lojas de artesanato, é possível ver apresentações de danças típicas, é um lugar para se fazer um passeio tranqüilo, sem pressa, uma viagem no tempo. A entrada custa 7,00. O endereço é 15 de novembro, 1966, centro, com acesso pela BR116 e RS 235 . Funcionamento das 8:00 as 19:00. Telefone (54) 3281-1254
Nós não fomos pq estávamos de carona, mas outro lugar de destaque é o ninho das águias, um mirante a 720 metros de altura com rampas para a prática de paraglider e vista para o Vale do Cai. Na estrada de acesso entra Caxias e Nova Petrópolis há várias placas indicando o caminho.
Na entrada da cidade há um pórtico em estilo medieval com mirante
Onde comer em Nova Petrópolis- o grande destaque da cidade são os cafés coloniais, em geral muito mais baratos do que em Gramado ou Canela.
Eu tinha planos de visitar o famoso Opa’s Kaffehaus, que possui vista panorâmica e oferece 10% de desconto para quem entra no site e imprime o cupom, mas como era domingo de Natal estava fechado. Fica na rua João Leão, 96, perto da praça das flores. Funciona de terça a sexta das 14:00 as 20:00 e nos sábados a partir das 13:00. Telefone 54/3281-1273. A promoção dos 10% ainda vale, basta acessar o site: http://www.cafecolonialopas.com.br/
Sem muitas opções, fomos até o Park Haus, que fica quase em frente ao parque aldeia do imigrante, e fomos muito bem atendidos,uma variedade enooorme de tortas, bolos, biscoitos, frios, sucos, chocolate quente, chá de maçã... difícil lembrar de tudo! Custou 32,00 por pessoa e valeu muito a pena! Fica na avenida 15 de novembro, 2133, telefone 54/ 3281-1595
Bento Gonçalves – Eis uma cidade que eu adoro e vale muito a pena conhecer!
Como na minha viagem anterior eu já havia feito todos os passeios por lá (Maria fumaça, vale dos vinhedos, epopéia italiana, caminhos de pedra), dessa vez resolvemos apenas passar na Vinícola Salton pq ela estava no nosso caminho.
Quem quiser saber sobre estes outros passeios que citei pode ver meu último relato aqui do mochileiros: serra-gaucha-marco-2010-bento-goncalves-veranopolis-farroupilha-caxias-do-sul-canela-e-gramado-t43970.html
A visitação a esta vinícola é gratuita, cobra-se apenas 5,00 de quem quiser fazer a degustação, este valor depois é concedido como desconto caso vc queira comprar algum produto deles. A visitação mostra o processo de fabricação do vinho e dos espumantes, armazenamento, todo o processo desde a chegada das uvas até o produto prontinho e embalado. Rende boas fotos pois a vinícola é muito bonita. A visitação dura cerca de 30 minutos, é rapidinha, quem estiver de passagem entre Bento e Veranópolis pode fazer uma parada sem atrasar muito a viagem. Fica na rua Mario Salton, 300, distrito de Tuiuty, telefone: 54/2105-1000.
Veranópolis – fica a 40 km de Bento Gonçalves, antes mesmo de entrarmos em Veranópolis nos deparamos com o vale do Rio das Antas,ver a famosa ponte de arcos paralelos sobre o rio das Antas.
O lugar é muito bonito, muito verde, o rio enorme, mas é só, não há infra estrutura, mas a linda paisagem é gratuita. Bem no início da ponte, do lado esquerdo, há um restaurante sem nome que serve uma a La minuta por 13,00, muito boa, com salada, arroz, feijão, bifes, queijo frito e polenta frita, nós almoçamos admirando o rio das antas.
Nesta mesma estrada, entre Bento e Veranópolis, há o Vale da Ferradura, com um mirante muito bonito e tbm gratuito. Fica bem na curva do rio.
Vale ressaltar que a estrada que leva para Veranópolis é muito perigosa e difícil de fazer ultrapassagens, cheia de curvas sinuosas e a estrada é muito estreita. Mas tudo tem um lado bom, nessa estrada é possível encontrar várias barracas que vendem produtos coloniais como queijos, salames, bolachas e muito mais, coisas típicas do sul
Na cidade há uma estrutura no mínimo curiosa, um restaurante giratório que fica a 80 metros de altura, no alto de uma torre, que possui lunetas de onde podemos avistar as cidades de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. O Mascaron restaurante fica localizado na torre mirante da serra e é o único restaurante giratório do Brasil, a volta de 360 graus é realizada no tempo de 2 horas. Para ter acesso ao mirante paga-se a taxa de visitação de 5,00, não é necessário ser cliente do restaurante, pode-se apenas visitar o local. Eles ainda tem um torturante detalhe a ser considerado: o chão de vidro, eu que tenho medo de altura não consegui pisar pq via os carros passando lá embaixo rsrs. Fica na RSC 470 KM178, telefone 54/3441-8350.
Mesmo que vc esteja só de passagem por Veranópolis vale a pena dar uma paradinha nesses 3 lugares: a ponte, o mirante do vale da ferradura e o restaurante giratório, vc leva cerca de 30 minutos pra ver cada um e não atrasa muito a viagem
Editado por Visitante