Ir para conteúdo

Mochilão Itália-França-Bélgica em maio/2012. Agora vai!!

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá mochileiros. Estou tentando fechar o roteiro do meu mochilão há uns dois meses, mas parece que quanto mais leio (e tenho lido muiito!!), mas dúvidas tenho. Tão difícil ter que escolher alguns lugares e deixar outros pra uma próxima oportunidade.... ::hein:

Pois bem, terei duas semanas de férias em maio e, por conta do tempo e da grana curta, optei por três países. O roteiro deve ser o seguinte:

12/05 - saída São Paulo

13/05 - chegada Roma

14/05 - Roma

15/05 - Roma

16/05 - Roma

17/05 - saída de Roma, chegada Paris (de avião)

18/05 - Paris

19/05 - Paris

20/05 - Paris

21/05 - Paris

22/05 - Paris

23/05 - ida de Paris para Brugges (passarei a noite por lá)

24/05 - ida de Brugges para Bruxelas (também dormirei por lá)

25/05 - volta para Paris

26/05 - retorno para São Paulo

Apesar do roteiro, tenho algumas dúvidas e peço que deem palpites, ok?

1 - Nesses dias que ficarei em Roma, tenho a intenção de dar um pulo no Vaticano, mas também queria fazer um bate e volte em alguma cidade. Tinha pensado em Florença, mas acho que fica muito longe. Acham que dá pra ir até uma cidade vizinha nesse período ou melhor ficar em Roma para aproveitar melhor? Não quero fazer nada na correria...

2 - Na França já vi que não faltam opções. Não quero deixar de ir até Versalles, mas também fiquei encantada com o Mont St-Michel. Será que consigo ir aos dois lugares com os dias que reservei para Paris?

3 - Por último, como vi que sobraram alguns dias, decidi incluir a Bélgica porque achei Brugges muito interessante, mas confesso que não vi muitos atrativos em Bruxelas. Cheguei a cogitar a ideia de ir para Brugges, depois dar um pulo em Amsterdam (vou dia 24 e volto 25) e retorno para Paris para pegar o avião de volta. Seria muita maluquice fazer isso? ::dãã2::ãã2::'>

Desde já agradeço ao Mochileiros, que tem sido minha principal fonte de consulta para montar meu roteiro ::love::

• Membros
Postado

Ontem chegou meu exemplar do Guia Criativo para o Viajante Indepentente na Europa e adivinhem? Estou pensando em mudar meu roteiro (espero que pela última vez)!! Resolvi tirar a Bélgica da jogada, já que só iria para conhecer Brugges.

Não vou tirar os dias de Roma (decidi ficar só por lá), depois ficar 5 dias em Paris (17 a 21 de maio) e partir para Berlin, onde ficou de 22 de maio até dia 26, quando volto pro Brasil.

O que acham????

• Membros de Honra
Postado

Acho que seu roteiro original estava melhor, com 5 dias em Paris sem contar os de deslocamento e um só pra Brugges. Pois de 17 a 21 de maio não são 5 dias em Paris, você perde muito tempo com deslocamentos, pegar bagagens, achar hotel, essas coisas.

De Brugges, você poderia incluir Amsterdam, que parece precisar de menos tempo pra conhecer do que Berlim e é mais perto. E, em vez de voltar pra Paris, de lá você já voltaria pro Brasil.

Acho inviável ir pra Mont Saint Michel, a logística pra chegar até lá não é das mais fáceis por transporte público. Além do mais, se perde muito tempo com deslocamento. Daytrips mais indicadas pra se fazer a partir de Paris seriam Giverny, Rouen e Chartres, além de, obviamente, Versailles. Talvez Estrasburgo, mas essa exigiria um bom planejamento pra aproveitar bem. Mas te digo, nos 5 dias completos que você estaria em Paris não faltaria coisa pra se fazer.

• Membros
Postado

Obrigada pela reposta Marcos! Apesar de ter me apaixonado por Mont Saint Michel, acho que vai ficar por uma próxima mesmo. Pelo que vi seria melhor ir de carro e me hospedar por lá =(

Com relação a Berlim, vc acha melhor não incluir por uma questão de logística? Acha que três dias não seriam suficientes por lá???

• Membros de Honra
Postado

Não conheço Berlim, então não posso opinar com certeza. Mas 3 dias costumam ser pouco pra se visitar qualquer das maiores capitais europeias. E também tem, sim, a questão da logística. Veja que você ainda está tirando Brugges, que além de ser um destino fácil de chegar, tem alto índice de aprovação aqui no forum. Penso que Berlim você poderia conhecer numa viagem que contemplasse mais destinos na Alemanha, ao passo que Brugges bate perfeitamente com uma viagem a Paris e/ou Amsterdam.

Tem um programa chamado "o mundo segundo brasileiros", onde há um especial sobre Berlim (também há um sobre Amsterdam). Você pode ver no youtube, dá pra ter uma noção do que a cidade tem a oferecer. Afinal, independente do que te digam aqui, quem decide seu roteiro é você.

• Membros
Postado

Eu assisti esse programa da Band sobre Berlim, achei bem interessante, mas como é um pouco fora da rota, achei melhor não incluir nessa viagem por conta do meu tempo apertado. Mas depois do que li no guia do mochileiros, as dúvidas voltaram... ::essa::

Marcos, estava lendo o relato da sua viagem (aliás, que roteiro show pra lua de mel!!) e reparei que vc ficou dois dias inteiros em Roma, sem contar o dia que vc chegou. Você achou suficiente??

• Membros de Honra
Postado

Pois é, a decisão sobre Berlim é sua. Eu gostei muito de fazer viagens nesse esquema, poucos países e deslocamentos curtos dentro deles e é o que costumo recomendar aqui no forum. Mesmo só com 3 países em 28 dias minha viagem foi cansativa.

Sim, dois dias inteiros, pois no primeiro era só o nosso corpo em Roma, a alma ainda estava chegando, hehe. Não achei suficiente, foi muuito cansativo. Vimos bastante coisa, mas deixamos de ver coisas programadas e o que vimos foi meio corrido. Não entrei em nenhuma igreja que não fosse as do Vaticano. Mas em 3 dias NÓS estaríamos satisfeitos, faríamos com um pouco mais de calma o que fizemos nos 2 e completaríamos o que não vimos. Coloco ênfase porque aqui no forum me parece que as pessoas preferem ficar no mínimo 4 dias. No orkut, já vejo que Roma é das capitais que as pessoas mais se decepcionam.

O que não gostei foi a desorganização, a sujeira de Roma, o aspecto caótico, com aquelas motos infernais avançando sinal, carros buzinando o tempo todo, gente demais pra todo lado. Não é nada que você não tenha visto no Brasil, mas comparado ao que vimos na viagem, decepcionou um pouco. O que valeu demais a pena foi o Vaticano, Basílica de São Pedro, Capela Sistina, Fontana di Trevi, o Coliseu e algumas praças, como a Navona. Borghese também foi bem interessante (só o museu, o parque achamos meia boca). O forum me decepcionou muito, está tudo destruído demais e o lugar é enorme, você fica meio perdido.

Você está com 3 dias em Roma, os outros dois são deslocamento. Acho que está de bom tamanho, pra fazer algo sem se cansar muito. Pois lá tudo que você vai fazer é a pé, então tem que estar bem descansada pra aguentar o tranco. Especialmente no dia do Vaticano, aquilo lá é enorme.

• Membros
Postado

Ontem procurei no You Tube o programa O mundo segundo os Brasileiros e o episódio sobre Amsterdã foi bem interessante. Acho que dá pra fazer o básico em dois dias. E Berlim fica para a próxima, já que não tenho como tirar mais dias (e dinheiro) da cartola... ::tchann::

• Membros
Postado

Depois de muita indecisão, finalmente fechei o roteiro do mochilão e pretendo comprar as passagens nesta semana. O roteiro será Roma/Paris/Brugges/Amsterdan.

Fiz uma simulação pelo site da KLM e comprando passagem São Paulo para Roma depois de Roma para Paris e, por fim, de Amsterdan para São Paulo ficou em torno dos R$ 1,8 mil.

Depois, fiz uma simulação do transporte Paris/Brugges e Brugges/Amsterdan e achei que pela Eurolines ficou mais em conta que de trem. Mas ao que tudo indica, terei que parar obrigatóriamente em Bruxelas para ir para Brugges, é isso mesmo?

Outra duvida que surgiu é por conta da bagagem, geralmente vcs despacham a mochila ou levam como bagagem de mão? Quero levar pouca coisa e queria ficar com a mala durante a viagem, mas só posso fazer isso se o peso não ultrapassar os 5 kg, certo?

• Membros de Honra
Postado

KLM é uma boa companhia. 1,8 mil está razoável se já estiverem inclusas as taxas de embarque. Caso contrário, acho que dá pra fechar por menos, pra essa data.

Paris-Brugges vocÊ cota pela Thalys, empresa oficial, duvido que não dê menos que na Eurolines, que é provavelmente só uma intermediária que cobra taxas pelo mesmo serviço que você obtém direto nas principais empresas. Com a devida antecedência você pega promoções realmente boas ... já estão disponíveis as tarifas promocionais e algumas já esgotaram. Fiz uma simulação pro dia 23 de maio, de Paris para Brugges e saiu a 29 euros o trem das 18h, com chegada às 21h em Brugges. Não dá pra achar por menos do que isso. Acredito que a tarifa promo pro trem de 8h já tenha se esgotado e essa aí também não vai durar muito. Pra você simular, jogue "thalys" no google, entre no site, preencha os dados, invente um nome e e-mail qualquer quando te pedirem e prossiga, aí você verá os preços.

Tem, sim, que parar obrigatoriamente em Bruxelas.

Sobre a mochila, não sei como o povo faz com mochilão. Eu levei mochila tipo escolar e uma mala média, deu 11kg, pouca coisa. A mochila deu menos de 5kg quando eu pesei por conta própria, mas em nenhum momento me checaram isso. Mas como não sei se dá pra contar com isso, é melhor você se informar com outras pessoas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...