Ir para conteúdo

Canadá - Toronto, Niagara, Ottawa, Montreal, Quebec


Posts Recomendados

  • Membros

Um colega aqui do mochileiros me pediu algumas dicas do Canadá e resolvi deixar aqui pra todos lerem.

 

Abs,

Fábio.

 

 

Fala Rodrigo,

 

Passado o carnaval, estou em casa novamente e finalmente tenho tempo pra te passar algumas dicas dos lugares que estive no Canadá e do que vale a pena visitar em cada uma das cidades.

 

Vamos lá:

 

TORONTO.

 

Fiz um tour com aqueles ônibus hop on - hop off, que me fez ter uma ideia geral muito boa da cidade e depois fui para onde mais me interessou.

 

Vale a pena conhecer:

- Casa Loma

- CN Tower

- Rogers Centre (assisti a um jogo dos Blue Jays - baseball - e quase peguei uma bolinha que foi pra galera!)

- Toronto Islands (vc tem uma boa vista da torre e do skyline da cidade de lá, mas preste atenção em qual "island" vai descer, pq tem 3 e a melhor é a do meio)

- Eaton Centre (shopping muito grande)

- Esquina da Rua Yonge com Rua Dundas ("mini" times square deles)

- Prefeitura velha de Toronto

- Prefeitura nova de Toronto

- Ontario Parliament Building

- Universidade de Toronto

 

Não vale a pena:

- Fort York

- Ontario Place

 

Só passei em frente, mas não entrei. Vale a pena se tiver tempo:

- Bata shoe museum

- Royal Ontario Museum

 

 

NIAGARA FALLS

 

Vale muito a pena conhecer. É claro que as Cataratas do Iguaçu são muito maiores e mais bonitas, mas memso assim o passeio é muito legal.

Aluguei um carro por um dia e fui de carro. Cerca de 1 hora apenas e bem sinalizado.

Ao contrário do que se espera, as cataratas ficam no "meio" da cidade. Vc não precisa pagar nada para vê-las da rua. Mas mesmo assm indico o passeio no Maid of the Mist, barco que te leva do lado das cataratas.

Não fiz os outros passeios (subir na torre skylon ou passar por trás das quedas), pq me disseram que este era o melhor e mesmo sem poder comparar, asseguro que vale a pena.

Na cidade, outra dica imperdível é passear pela Clifton Hill, rua principal cheia de atrações, que começa em frente às Cataratas e vai subindo.

Saindo das Cataratas ainda vale a pena conhecer o Whirlpool aerocar e depois passar na cidadezinha de niagara-on-the-lake.

 

 

OTTAWA

 

Gostei da Capital.

 

Vale a pena conhecer:

- Parliament Buildings (com a chamada "chama eterna" em frente)

- Rideau Canal

- Chateau Laurier (hotel em forma de castelo próximo ao parliament)

- National Gallery (só vi por fora, com a estrutura em forma de aranha em frente)

- Catedral Notre dame em frente à National Gallery

- ByWard Market

- Museu das Civilizações

- Vista excelente do Napean Point (mirante)

- National War memorial (praça)

 

 

MONTREAL

 

Na chamada Vieux Montreal (Old Montreal), tem a Basílica de Notre-Dame que é imperdível, mesmo sendo cobrado pra entrar. De prefrência tente ir na hora de um show de luzes. Achei bem legal. Além disto, vc vai passear pela promenade de artists (tipo uma beira-mar, ou beira-rio!), vai passar pelo Marche Bonsecours (mercado municipal), torre do relógio e vale a pena ver a prefeitura (hotel de ville).

 

Na Montreal nova, vale a pena passar na Place des arts, Christ Church e Catedrale Marie-reine-du-monde.

 

O chamado underground city nada mais é do que ligações pela cidade toda por debaixo da terra, nas entrdas e saídas de metrô, com muitas opções de lojas e lanchonetes. Nada de mais.

 

E a melhor parte de Montreal são estas:

- Parc Mont-Royal (mirante de toda a cidade de cima da miontanha que deu nome à cidade). Tem que ir de ônibus e tem duas paradas principais. A primeira, tem que subir uma trilha grande até o mirante. A segunda, anda apenas uns 500m.

- Olympic Park. Local das olimpíadas de 1976, vale subir na torre inclinada do estádio (Montreal Tower), ver as piscinas e entrar no Biodome (local em forma de capacete de ciclista que hoje abriga uma diversidade de ecossistemas). Achei bem legal ter entrado.

- Ile Notre Dame. Local onde fica o Cassino, a Biosphere (bola estilo epcot center) e o circuito de F1, Gilles Villeneuve, que dá pra passear.

 

 

QUEBEC CITY

 

Cidade estilo europeia. Pequena, mas toda cheia de charme. Em um dia vc consegue passear pelo centro turístico inteiro da cidade. É dividido em cidade alta e baixa. A dica é começar em cima, ir descendo e depois voltar com um ônibus elétrico, que custa um dolar canadense a passagem pra subir.

Vai conhecer o Chateau Frontenac (hotel em forma de castelo), terraço Dufferin (passarela com vistas do rio São Lourenço), algumas pracinhas e ruas estreitas, caminhe sobre as antigas fortificações de Quebec (em cima das muralhas), veja a assembleia nacional e depois vc vai descer pra parte baixa. Lá tem a Place Royale, Rua Petit Champlain, funicular, muro inteiro pintado em tamanho real com personalidades da cidade e o Vieux Port.

 

Na minha opinião não vale a pena entrar na Citadelle, nem demorar muito no parque campo de batalha.

 

No dia seguinte, vá até as Montmorency Falls. O dia estava bonito qdo fui e foi uma das coisas mais legais de toda viagem. A vista é impressionante e vc consegue descer umas escadas gigantes até bem perto da queda.

para ir até lá o modo mais econômico é ir de ônibus. Muita gente acaba pagando passeios em vans, etc... mas não precisa. Não lembro o número do ônibus, mas tem uma linha que o ponto final é justamente na entrada do parque e pra voltar pega o mesmo ônibus, no mesmo lugar.

 

Acho que é isso.... Quebec é uma cidade legal de caminhar e conhecer as ruelas.

 

Abs,

Fábio.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Atheos!!

 

Em Niagara Falls (lado canadense) tem uma estação rodoviária. Ela é bem pequena e fica na frente da estação de trem da Via Rail.

Tu podes comprar teu ticket na hora mesmo.

 

Mês passado (abril/2012) eu fui de Niagara Falls p/ Buffalo e paguei $10.30 CAD pela Greyhound, tarifa estudante.

De Buffalo fui p/ Boston de trem, pela AMTRAK. Custou aprox. $50 CAD, também tarifa estudante.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Atheos!!

 

Em Niagara Falls (lado canadense) tem uma estação rodoviária. Ela é bem pequena e fica na frente da estação de trem da Via Rail.

Tu podes comprar teu ticket na hora mesmo.

 

Mês passado (abril/2012) eu fui de Niagara Falls p/ Buffalo e paguei $10.30 CAD pela Greyhound, tarifa estudante.

De Buffalo fui p/ Boston de trem, pela AMTRAK. Cusqtou aprox. $50 CAD, também tarifa estudante.

 

Abs

 

Obrigado pelas dicas Rodrigo, desencanei de ir à Niagara falls, me falaram que nao chega aos pés do Iguaçu Falls (já fui 4 x). Vou parar mesmo em Toronto!! abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ok Atheos!!

 

Mas é tão fácil ir p/ Niágara!! Além do mais, vale o passeio!!

Lembrei que tem um trem que sai de Toronto e custa 16 dólares o trecho (32 ida e volta). O nome dá empresa é GO. Dá uma olhada!!

 

Niagara falls vale a pena conhecer, ainda que seja diferente da "nossa".

 

Abss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas dicas Rodrigo, desencanei de ir à Niagara falls, me falaram que nao chega aos pés do Iguaçu Falls (já fui 4 x). Vou parar mesmo em Toronto!! abs

 

Não desencane de ir até Niagara.... Foz é muito maior e mais linda com as diversas quedas, é claro!

Mas as Cataratas do Niagara são de uma cor mais bonita e a própria cidade de Niagara vale a pena ser conhecida. Sem falar que lá é diferente de Foz, vc não paga nada pra "entrar e um parque". As Cataratas ficam dentro da cidade....

Sério, é tão perto de Toronto que vc não pode deixar de ir pra lá..... mesmo sendo menor que as nossas Cataratas de Foz do Iguaçu, vale MUITO a pena ir visitar. Vai por mim, vc não vai se arrepender!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

Estou indo como uma amiga em Julho para Toronto-Niagara.

Estamos pensando em ir num dia, visitar o lado canadense, dormir lá e no outro dia ir pelo lado Americano.

Vc acha que vale a pena? é facil ir até o lado americano?

 

Quanto é o passeio de barco?

 

Obrigada,

Patricia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de retornar do Canada (Toronto-Ottawa-Quebec), estarei postando informações mais atualizadas.

Sobre Niagara, vale a pena ficar dois dias se um dos objetivos for fazer compras em outlet. Pois tem outlet em Niagara , em Bufalo (que falaram que é muito melhor), lado americano.

Se for apenas para conhener as cataratas, um dia é suficiente, pois não precisa pagar para ver as cataratas. Mas é oferecido um passaporte (CA$ 25)que da direito a conhecer a historia das cataratas, parque de borboletas, e descer por trás das cataratas(behind the falls). Tem também possibilidade de subir na torre e ver a cidade de cima(CA$ 12 entrada).No periodo de maio-setembro é possivel passeio de barco.

Para lado americano dar para atravesar andando e visitar as catarata, mas precisa do visto para passar.

Fui por conta propia para Niagara, tomei um onibus na estação em Toronto, passagem custouCA$ 42 (ida/volta), e por incrível q pareça custa menos comprar antes da viagem , que comprar um dia antecipado....duração da viagem 1:30hr.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Aproveitando o tópico vou deixar um relato resumido do intercâmbio que fiz em Toronto, entre maio e junho de 2013.

Nestes dois meses, tive a oportunidade de ir para Niagara, Quebec, Montreal e Ottawa também.

Primeiramente quem tiver interessado, recomendo a agência na qual fechei o negócio, a Canadá Brasil da 7 study intercambio:

http://s7study.com/

Lá, para cada lugar que você quer ir, tem alguém pra te atender e que já viveu por um tempo naquele país, podendo dar várias dicas.

 

Sobre a viagem, logo ao chegar no aeroporto de Toronto já percebi que realmente estava pisando num país de primeiro mundo, pois é incomparável a infraestrutura de lá com Guarulhos, por exemplo.

Airport.jpg.f60da199823ca5ca0f9321715ec78d37.jpg

Após algumas perguntinhas na imigração eis que estou liberado e cheio de ansiedade. Chamo um taxi para ir até a casa de família, a qual não era tão longe e foi cobrado 40 CAD. Segundo a hostmother geralmente é cobrado 25 CAD para aquele percurso, ou seja, apesar do taxi em Toronto ser conhecidamente caro, lá também existem aproveitadores, então cuidado. Toronto é uma cidade bem planejada, pois todos os caminhos fazem sentido, as avenidas são na vertical ou na horizontal, e se a pessoa tem noção da rosa-dos-ventos e com um mapa na mão ela não se perde. Minha sugestão é se virar no transporte público, o qual funciona e tem a opção de passes diários, semanais e mensais podendo utiliza-lo quantas vezes quiser.

Esse é o link para maiores informações do transporte público:

http://www.ttc.ca/Fares_and_passes/Passes/index.jsp

As principais linhas de ônibus funcionam 24 horas. Lá existe ônibus, metrô e os streetcar, uma espécie de bonde, muito bacana:

Streetcar.jpg.2da9ef161feae20c2b84174f704df99b.jpg

Apesar de ter sido bem tratado, minha hostfamily era filipina com uma alimentação um tanto diferente do que estava acostumado no Brasil. Assim, caso bata aquela saudade da comida brasileira ou queira assistir algum jogo de time brasileiro eu recomendo o Brazlian Star:

http://oitoronto.com.br/17246/brazilian-star/

Para quem pensa em fazer um intercâmbio eu recomendo a minha escola, a KGIC:

http://www.kgic.ca/school/index.php/en/2012-09-21-21-35-06/contact-kgic-toronto

Os funcionários são bem legais e acho que a metodologia é bem interessante para melhorar o inglês. Tive 5 professores ao todo, sendo 2 canadenses, 2 iranianas e 1 cubano. A maioria dos professores não são canadenses, aí eu não sei se isso ocorre em todas as escolas ou se é uma particularidade de Toronto apenas, pois 50% da população é formada por imigrantes e este detalhe que pra mim é que faz Toronto única, é uma cidade realmente multicultural. Teve dia que peguei ônibus e ouvi português, árabe, japonês, espanhol e inglês. Realmente se encontra todas as raças lá, e sem discriminação, pelo menos não vi ou presenciei em nenhum momento lá.

 

Bom, falando agora das atrações em Toronto, primeiro da mais conhecida, a CN Tower... na minha opinião foi um tanto decepcionante. rsrsrs

Achei muito caro para algo que não considerei tão bom, talvez porque criei muita expectativa, principalmente para o chão de vidro, o qual é muito pequeno e não dá uma vista tão legal assim. Eu prefiro ver uma vista de Toronto com a CN Tower, ver Toronto na própria CN Tower é diferente, mas lá é legal pra se ver toda a cidade e a parte da Toroto Islands. O elevador é muito rápido, em menos de 60 segundos você sobe mais de 550 metros.

Cntower.jpg.63c4906f39aa2ced43afb1e53a31f882.jpg

Só para subir na CN Tower são uns 40 CAD, mas eu comprei o Citypass, que é um passe que te dá direito de visitar cinco atrações (incluindo a CN Tower) em 9 dias, a contar da primeira atração que você visitar. O Citypass compensa, pois custa 70 CAD. As demais atrações do Citypass são:

- Casa Loma:

É tipo um castelo na cidade construído no início do século XX com uma bela arquitetura por fora e por dentro existe vários móveis e cômodos da época, além de poder subir até o topo e ter uma vista diferente de Toronto. Pra quem gosta de história é uma boa.

598da74c6de0a_CasaLoma.jpg.80e11dc08d79900c0510634f3b643526.jpg

- Toronto Zoo:

Destaco no Zoo de Toronto o urso polar (o animal que mais gostei de ver lá), o grizzly (um urso típico do Canadá), os pandas (na época que fui, eles eram a novidade por terem acabado de chegar da China, então na cidade existia vários anúncios deles como se fossem famosos, rsrs), o tigre (apesar do vidro, você fica muito perto dele) e o dragão de Komodo (muito feio, mas grande). Enfim, é um bom passeio em família e se você for de transporte público, vá cedo, pois é bem longe do centro.

zoo.jpg.c603ca9e7ced7300a20185993c71430a.jpg

- Royal Ontario Museum:

O ROM é um museu que particularmente curti, e eu não sou um apreciador de ir a museus. Lá você vê artigos antigos ou quadros de várias regiões do mundo, como China, Japão, Egito, Grécia, o próprio Canadá e os EUA e o Brasil também.

ROM.jpg.40c4c677bfcf044b1e2f023c866eb24d.jpg

- Ontario Science Center:

Este lugar é muito bacana e muito instrutivo. Quem estiver com criança recomendo, porque elas vão adorar. Têm várias atividades interativas e vale a pena ir no planetário, pois já está incluso no ingresso.

Bom, fora as atrações do City Pass eu também fui na Art Gallery of Ontario. A AGO pra mim foi um tanto chato, lá você vê bastante arte abstrata, pra que curte é uma boa, pra quem não curte pelo menos vale a pena passar e conhecer a arquitetura por fora, pois é bem bacana.

598da74e14a35_OSCeAGO.jpg.5330b2fad8e6ec4f775b6154b8f37fe4.jpg

Quem pretende relaxar recomendo dois lugares. Woodbine Beach e Toronto Islands.

Woodbine Beach, apesar do nome é mais um parque com areia do que uma praia, de praia que nem no Brasil esquece. No parque tem várias arenas pra se jogar vôlei de praia, longas pistas para caminhar ou andar de bicicleta e quem tiver coragem pode sentir as águas congelantes do lago Ontario.

Wood.jpg.6f9af3829619199abdb189d31dc587bd.jpg

Já a Toronto Islands é um lugar pra esquecer da vida, pois é um lugar amplo muito calmo e conta com praias (daquele estilo já descrito), praia de nudismo, parques pra pique-nique e trilha para caminhar apenas. O ferry custa 7 CAD e vale a pena pela melhor vista de Toronto na minha opinião, que é no lago Ontario, de frente para a CN Tower. Recomendo ir para a Toronto Islands a tarde e voltar lá pelas 8 da noite, pois é quando começa a escurecer, aí é possível ter uma visão privilegiada no Lago Ontário.

Islands.jpg.11149b45d38df9ef60d773fad7a9865d.jpg

Com relação a compras não recomendo o centro de Toronto. Em um cruzamento badalado da cidade (Dundas Ave. e Younge Ave.) existe o Eaton Centre, mas é caro, acredito que a melhor opção seja o Vaughan Mills, que fica em Vaughan, uma cidadezinha na grande Toronto. Dá pra ir de ônibus, mas eles também tem shuttle da estação principal (Union station) até lá:

http://www.vaughanmills.com/

Lá é enorme, e conta com várias marcas. Vaughan Mills é muito próximo de Wonderland, um parque temático, muito badalado também, mas como não curto montanhas russas, não fui. Para comprar souvenirs recomendo a Chinatown, um bairro chines e até a Dollorama, uma rede que parece hiper lojinhas de 1,99.

 

Sobre comida, acho que os preços são bem parecidos com São Paulo, ou seja, caro. Mas dá pra comer barato, desde que seja nos junk foods da vida, como Mc, BK, Taco Bell e Subway. Ahhh e um lugar que é indispensável para o café da manhã ou o café da tarde é o Tim Hortons, uma rede que tem apenas no Canadá e é um tipo de starbucks, porém mais barato e com muito mais opções de café ou bagels.

 

Pra quem é fã de esportes que nem eu, saiba que lá tem várias opções de time para se adotar. Como fui no verão, o Toronto Raptors, já tinha sido eliminado na NBA e a temporada de futebol americano já tinha acabado. Sobrou o futebol, o beisebol e o hoquei. Não assisti nenhum jogo de futebol, porque o Toronto FC estava em ultimo no grupo e o ingresso era muito caro. Com relação ao beisebol eu fui assistir um jogo, do Blue Jays no Rogers Centre. Achei muito bacana a organização, a arena o ambiente, mas não entendi nada do jogo, que pra mim é muito longo e chato, mas valeu a experiência. Eu gostei mesmo foi do hoquei no gelo. Os torontonianos são fanáticos pelo Maple Leafs, que agora é o meu time no hoquei também. Como estava nos playoffs o pessoal que não conseguia ingresso no Air Canada Centre se reunia do lado de fora da arena para torcer e ver o jogo num telão, compareci em um dos jogos ao lado de milhares de pessoas, foi muito legal.

sports.jpg.d76b0f821ec61a4f7774663ba2d8298d.jpg

Um lugar bacana para assistir jogos ou curtir uma balada é o Madison Pub, o qual é um pub mas com balada, passa jogos e também tem sinuca. Quinta feira é o melhor dia para ir lá pois os preços são cobrados pela metade.

 

Como falei anteriormente, Toronto é uma cidade multicultural, então é possível que algum final de semana quem for pra lá encontre festivais típicos, como os de italianos e de portugueses, os quais eu vi, mas também tem de poloneses, ucranianos, chineses, jamaicanos, árabes, hippies e claro de brasileiros. Eu não vi o nosso festival, mas participei das manifestações no City Hall em Toronto. Aliás o City Hall é um lugar muito bonito, legal para se conhecer, e ao lado tem a antiga prefeitura também.

598da74fae2be_cityhall.jpg.c0fb5499d92c7c6d8fe9aacce1bf8377.jpg

Enfim, a downtown é relativamente pequena e apesar das estações de metrô dá pra conhecer na caminhada apenas. Lá as estações são muito próximas umas das outras. outros lugares interessantes de se conhecer é a Dundas Square, uma espécie de Times Square de Toronto e que sempre tem alguma atração para se assistir, Yorkville, que é uma região mais nobre com várias grifes pra quem quer comprar mas com ruas e praças bem arborizadas e legal de se caminhar e o High Park, um parque imenso de frente para uma estação de metrô. Lá é possível caminhar, andar de bicicleta e até jogar um futebol.

598da751021f9_DundasYork.jpg.8601c956a71a30a34db46912e4028637.jpg

high.jpg.53a6c6c42f464762fa755ff485a33f84.jpg

Bom, de Toronto é isso... acho que consegui resumir bem. Quem pretende fazer intercâmbio, eu recomendo essa cidade, sempre me senti seguro e Toronto é incrível pela sua multicultura e também por tudo que ela proporciona para você com relação a lazer e quem quiser mais informações, sinta-se a vontade para me mandar um mensagem. Para quem pretende apenas fazer turismo lá, creio que não há mais nada de tão interessante que eu não tenha citado aqui.

Sobre as demais cidade vou postar em outro post, pois esse já está enorme.

Espero ter contribuído.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...