Infelizmente ainda não tive tempo para elaborar o relato da minha viagem e de um amigo, no entanto, deixarei contatos e estou à disposição para ajudar os que pensam passar por:
Santa Cruz de la Sierra
Sucre
Potosi
Uyuni
San Pedro de Atacama
Calama
Iquique
Arica
Tacna
Arequipa
Nazca
Ica
Paracas
Lima
Cuzco
Machu Picchu
Puno
Copacabana
La Paz
A dica para quem quer viajar é LER o máximo de relatos possíveis, dando preferência para os mais atuais, um dos motivos por causa dos preços. Leia também os tópicos do Guia do Mochileiro de 1a viagem! guia-do-mochileiro-de-1-viagem-f95.html e os tópicos de Destino que trazem informações de cada país, por exemplo o do Perú peru-f114.html . Enfim, sugue o que puder no mochileiros.com!!!
Procure atrações e comentários de cada cidade no tripadvisor.com.
Conversei com pessoas que levaram todo o dinheiro em espécie, outros cartões pré-pagos ou de crédito. MInha dica: Cartão pré-pago StarCash. Carreguei-o antes da viagem em dólares, pesos chilenos e bolivianos. Não possuia a moeda do Peru (soles), logo, sacava em dólares e ´´cambiava``. A melhor forma, mas a mais arriscada é levar dólares em espécie. Nunca troque dinheiro em aeroportos, vá a plaza de armas mais próxima!
Faça seu seguro de viagem no Banco do Brasil! Contratei 3 módulos (R$30.000,00 em atendimento médico entre outros direitos) e me saiu por 30 reais mensais.
Passagens pela Gol! Compre o quanto antes! Procure por passagens aéreas também na aerosur.com para Sta Cruz. Comprei pela Aerosur Sta Cruz--> Sucre (R$100,00). já no Peru, pela StarPeru comprei Lima-->Cuzco (U$90,00)
Comprei a mochila Montana 75L da Trilhas & Rumos. Nada a reclamar!! Recomendo pra quem não queira gastar muito com Mochila. Por ler tantos comentários negativos aqui e em outros sites não recomendo Nautika.
De roupa diferente comprei segunda pele e recomendo, usei bastante, principalmete no salar e em viagens noturnas!! Levei uma blusa um pouco mais grossa que não era corta vento e não me deixou na mão. Economize nas roupas para sobrar espaço para os presentes que queira comprar. Eu não economizei e tive que comprar uma sacola a caminho de Águas Calientes, batizei-a de Chola´s Bag, é idêntica aquelas de feira. Foi mais um peso para carregar além do mochilão e a de ataque.
Não comprei, mas comprarei para a próxima um saco de dormir, evita que durma em lençóis que você percebe que não foram lavados, além de evitar alergias.
Os hostels que fiquei durante a viagem ficaram numa média entre 15 e 25 reais (maioria em quarto duplo), exceto no Chile, a morte para o dinheiro dos mochileiros, onde paguei quase 50 reais a diária e 25 reias num pão com bife e mussarela!!
Meu amigo não gostou da ideia de dividir quarto com outras pessoas, por causa principalmete de ter q esperar pra ir no banheiro ou que pq um cara acenderia a luz na cara dele. Ele percebeu q n é bem assim depois que dividimos com mais 6,mas acabou q a maioria dos quartos foram duplos. Não se esqueça do cadeado!!
Mesmo com a lista em mãos dos prováveis hostals que pretendíamos ficar, acabamos por escolher apenas quando chegávamos à cidade. Desvantagem de ter q perder tempo andando pra cá e pra lá por causa de preço e ou lotação. Vantagem de olhar as reais condições do local e, de fato, internet engana muito! Portanto, siga as recomendações do mochileiros.com e fique de olho na disponibilidade de camas do hostal pela internet caso não queira ficar procurando hostal a pé ou de táxi.
Prefira retirar o passaporte. É mais um documento em mãos e que dá mais credibilidade.
Não se esqueça da vacina da febre amarela!! E no dia da viagem, vá a Anvisa e diga que perdeu seu comprovante de vacina e que vc está prestes a viajar. Provavelmente emitirão outro para você. Mass, não me pediram nenhuma vez.
Prefira lanches feitos por você mesmo e que são baratos, famoso sandubão de presunto e queijo! Comia só com queijo, não confiava no presunto! Incremente com atum se gostar!
Nunca beba água da torneira!
Tenha sempre moedas no bolso, facilita compras pequenas e entradas em banheiros!
Leve repelente e uma mini farmácia (antiinflamatorio, antibiótico, antialérgico, dipirona, dorflex, hipoglós, engov).
Compre uma bandeira do Brasil, no entanto leve para viagem e não faça igual o burrão aqui que comprou e perdeu em casa. Comprei uma em uma loja de esportes na 25 de março por 17 reias, daria pro gasto.
Eu tive Soroche logo no primeiro dia quando cheguei a Sucre, no entanto não tinha dormido nada nas 2 últimas noites. A primeira por causa da ansiedade e arrumação de malas de última hora e a segunda pq decidimos dormir no aeroporto de Sta Cruz para economizar. Creio que isso influenciou. Portanto, procure dormir e alimentar bem antes da viagem e caso perceba que está tendo soroche (dores de cabeça, falta de ar aos pequenos e ou médios esforços) vá a farmácia mais próxima e compre Soroche Pills e tome muito chá de coca e ou masque-a!
Experimente Cuy, Ceviche e como muita trucha que é barato demais o prato, especialmente em Copacabana!
Para economizar coma Menú del dia e PECHINCHE SEMPRE, principalmente no PERÚ!
Podem enviar qualquer dúvida por aqui (prefiro, já que pode servir para outro mochileiro) ou por e-mail, garanto responder o quanto antes!
Algumas fotos abaixo e outras 350 vejam pelo facebook :
Agradeço a todos os que relataram suas viagens no período de 2010 e 2011, li todos e sou muito grato a cada um de vocês. Com toda a certeza 80% de minha viagem saiu daqui!
Aos marinheiros de primeira viagem não tenham dúvidas da magnitude da experiência de vida que essa viagem lhes trará.
Em 32 dias vi cenários totalmente diversos: salar, praias, dunas, florestas, um lago muito azul, montanhas, neve!!
Conheci culturas milenares.
Conheci a cultura boliviana e peruana contemporâneas e muitas de suas tradições ainda preservadas.
Entrei em contato com pessoas de todos os continentes. E cada uma com seu mundo diferente para compartilhar!
Treinei inglês e espanhol.
Aprendi a me virar e organizar tempo, dinheiro e possibilidades.
Diante das dificuldades e bons momentos pude me conhecer melhor!
Enfim, foram momentos que guardo na memória para que sempre lembre que vale à pena viver! E é o que acontece quando lembro da viagem, como agora iniciando esse relato, revendo as fotos, bate uma saudade muito grande de todos os momentos, dos bons e da lição refletida nos ruins.
Nunca vou me esquecer do episódio em Copacana: Voltávamos da isla del Sol e um dos barcos teve o seu motor caído no Lago Titikaka. Foi muito triste ver o trabalhador responsável pelo barco chorando e ensanguentado pois tentou segurar o motor enquanto caía. Chorava pois sabia que não teria como encontrar e pagar aquele motor e de alguma forma agora teria que arranjar para pagar. A solução para as pessoas da embarcação acometida foi dividí-las em outras 2, uma das, a minha. No entanto, excedeu muitas pessoas na minha embarcação. O resultado disso foi quando a embarcação chegou à Copacabana e eu fui levantar para sair para dar lugar para outras, acabei quebrando o vidro devido àquela multidão. O motorista nem sequer perguntou se estava bem e já gritou: Vai ter que pagar 70 bolivianos!! Depois que vi que não me machuquei procurei me acalmar, qualquer coisa eu possuía aquele dinheiro, enquanto o meu amigo e outros brigavam com o motorista culpado por superlotar a embarcação, pois assim economizou combustível de outro barco que saísse de Copacabana só para buscar as pessoas da embarcação acometida. Mas o incrível foi que as pessoas me defendiam vorazmente e perceberam que o motorista estava irredutível, não bastando, não se demoraram a passar um chapéu para que todos contribuissem com o vidro quebrado. O chapéu ia passando e cada um dava sua contribuição. Não tinha reação para aquilo. Eram pessoas de diversos locais e que eu nunca tive contato, mas que se botaram dispostos à ajudar perante uma situação em que não tinham culpa. Bastava saírem do barco e seguir cada uma seu caminho. Mas naquela situação, decidiram por ser, de fato, humanizadas, ou seja, enxergaram um contexto no qual poderiam ou poderão um dia estar.
E viajar é se tornar mais humano perante o contato com as diferentes realidades, portanto, procure durante a sua viagem primar pela humanização interior.
Onde tudo começou - Santa Cruz de la Sierra
Sucre
Potosi
Salar de Uyuni
Salar de Uyuni
San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar
San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar
San Pedro de Atacama - Valle da la Luna
Arequipa - Plaza de Armas
Arequipa - Canion del Colca
Arequipa - Canion del Colca
Nazca - Cahuachi
Nazca - Linhas
Paracas
Ica - Passeio de buggy
Óasis de Huacachina
Ica - Dunas de Huacachina
Lima - Plaza de Armas
Cuzco - City Tour
Cuzco - Valle Sagrado
Machu Picchu
Quase topo de Wayna Picchu - Vista de Machu Picchu
Mercado de Artesanato - Comendo Cuy
Puno - Isla de Uros
The Chola´s Beatles
Copacabana - Caminhada para a parte Norte da Isla del Sol
Copacabana - Parte Norte da Isla del Sol - rica fauna!! uahushua
La Paz - Downhill
La Paz - Valle de la Luna
La Paz - Chacaltaya
´´A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
Olá Mochileiros,
Infelizmente ainda não tive tempo para elaborar o relato da minha viagem e de um amigo, no entanto, deixarei contatos e estou à disposição para ajudar os que pensam passar por:
Santa Cruz de la Sierra
Sucre
Potosi
Uyuni
San Pedro de Atacama
Calama
Iquique
Arica
Tacna
Arequipa
Nazca
Ica
Paracas
Lima
Cuzco
Machu Picchu
Puno
Copacabana
La Paz
A dica para quem quer viajar é LER o máximo de relatos possíveis, dando preferência para os mais atuais, um dos motivos por causa dos preços. Leia também os tópicos do Guia do Mochileiro de 1a viagem! guia-do-mochileiro-de-1-viagem-f95.html e os tópicos de Destino que trazem informações de cada país, por exemplo o do Perú peru-f114.html . Enfim, sugue o que puder no mochileiros.com!!!
Procure atrações e comentários de cada cidade no tripadvisor.com.
Conversei com pessoas que levaram todo o dinheiro em espécie, outros cartões pré-pagos ou de crédito. MInha dica: Cartão pré-pago StarCash. Carreguei-o antes da viagem em dólares, pesos chilenos e bolivianos. Não possuia a moeda do Peru (soles), logo, sacava em dólares e ´´cambiava``. A melhor forma, mas a mais arriscada é levar dólares em espécie. Nunca troque dinheiro em aeroportos, vá a plaza de armas mais próxima!
Leia o Guia Criativo Viajante Independe na América do Sul (http://www.4shared.com/zip/leZJhQZE/guia_do_viajante_independende.html) e aproveite para treinar o espanhol com a ajuda de um guia de espanhol para viagem.
Faça seu seguro de viagem no Banco do Brasil! Contratei 3 módulos (R$30.000,00 em atendimento médico entre outros direitos) e me saiu por 30 reais mensais.
Passagens pela Gol! Compre o quanto antes! Procure por passagens aéreas também na aerosur.com para Sta Cruz. Comprei pela Aerosur Sta Cruz--> Sucre (R$100,00). já no Peru, pela StarPeru comprei Lima-->Cuzco (U$90,00)
Comprei a mochila Montana 75L da Trilhas & Rumos. Nada a reclamar!! Recomendo pra quem não queira gastar muito com Mochila. Por ler tantos comentários negativos aqui e em outros sites não recomendo Nautika.
De roupa diferente comprei segunda pele e recomendo, usei bastante, principalmete no salar e em viagens noturnas!! Levei uma blusa um pouco mais grossa que não era corta vento e não me deixou na mão. Economize nas roupas para sobrar espaço para os presentes que queira comprar. Eu não economizei e tive que comprar uma sacola a caminho de Águas Calientes, batizei-a de Chola´s Bag, é idêntica aquelas de feira. Foi mais um peso para carregar além do mochilão e a de ataque.
Não comprei, mas comprarei para a próxima um saco de dormir, evita que durma em lençóis que você percebe que não foram lavados, além de evitar alergias.
Os hostels que fiquei durante a viagem ficaram numa média entre 15 e 25 reais (maioria em quarto duplo), exceto no Chile, a morte para o dinheiro dos mochileiros, onde paguei quase 50 reais a diária e 25 reias num pão com bife e mussarela!!
Meu amigo não gostou da ideia de dividir quarto com outras pessoas, por causa principalmete de ter q esperar pra ir no banheiro ou que pq um cara acenderia a luz na cara dele. Ele percebeu q n é bem assim depois que dividimos com mais 6,mas acabou q a maioria dos quartos foram duplos. Não se esqueça do cadeado!!
Hostels da Bolívia são os mais simples. Foi muito útil o http://www.boliviahostels.com.
Mesmo com a lista em mãos dos prováveis hostals que pretendíamos ficar, acabamos por escolher apenas quando chegávamos à cidade. Desvantagem de ter q perder tempo andando pra cá e pra lá por causa de preço e ou lotação. Vantagem de olhar as reais condições do local e, de fato, internet engana muito! Portanto, siga as recomendações do mochileiros.com e fique de olho na disponibilidade de camas do hostal pela internet caso não queira ficar procurando hostal a pé ou de táxi.
Prefira retirar o passaporte. É mais um documento em mãos e que dá mais credibilidade.
Não se esqueça da vacina da febre amarela!! E no dia da viagem, vá a Anvisa e diga que perdeu seu comprovante de vacina e que vc está prestes a viajar. Provavelmente emitirão outro para você. Mass, não me pediram nenhuma vez.
Prefira lanches feitos por você mesmo e que são baratos, famoso sandubão de presunto e queijo! Comia só com queijo, não confiava no presunto! Incremente com atum se gostar!
Nunca beba água da torneira!
Tenha sempre moedas no bolso, facilita compras pequenas e entradas em banheiros!
Leve repelente e uma mini farmácia (antiinflamatorio, antibiótico, antialérgico, dipirona, dorflex, hipoglós, engov).
Compre uma bandeira do Brasil, no entanto leve para viagem e não faça igual o burrão aqui que comprou e perdeu em casa. Comprei uma em uma loja de esportes na 25 de março por 17 reias, daria pro gasto.
Eu tive Soroche logo no primeiro dia quando cheguei a Sucre, no entanto não tinha dormido nada nas 2 últimas noites. A primeira por causa da ansiedade e arrumação de malas de última hora e a segunda pq decidimos dormir no aeroporto de Sta Cruz para economizar. Creio que isso influenciou. Portanto, procure dormir e alimentar bem antes da viagem e caso perceba que está tendo soroche (dores de cabeça, falta de ar aos pequenos e ou médios esforços) vá a farmácia mais próxima e compre Soroche Pills e tome muito chá de coca e ou masque-a!
Experimente Cuy, Ceviche e como muita trucha que é barato demais o prato, especialmente em Copacabana!
Para economizar coma Menú del dia e PECHINCHE SEMPRE, principalmente no PERÚ!
Podem enviar qualquer dúvida por aqui (prefiro, já que pode servir para outro mochileiro) ou por e-mail, garanto responder o quanto antes!
E-mail: henrique_baiao@hotmail.com
Facebook: Henrique Baião
Algumas fotos abaixo e outras 350 vejam pelo facebook
:
Agradeço a todos os que relataram suas viagens no período de 2010 e 2011, li todos e sou muito grato a cada um de vocês. Com toda a certeza 80% de minha viagem saiu daqui!
Agradeço especialmente o relato, escrito e em vídeo, de Victorcolonna 1-relato-em-video-bolivia-chile-peru-imagens-e-dicas-sobre-albergues-transportes-e-muita-diversao-t49910.html e sua apostila (link para download no final do relato bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html) de tão grande utilidade!
Aos marinheiros de primeira viagem não tenham dúvidas da magnitude da experiência de vida que essa viagem lhes trará.
Em 32 dias vi cenários totalmente diversos: salar, praias, dunas, florestas, um lago muito azul, montanhas, neve!!
Conheci culturas milenares.
Conheci a cultura boliviana e peruana contemporâneas e muitas de suas tradições ainda preservadas.
Entrei em contato com pessoas de todos os continentes. E cada uma com seu mundo diferente para compartilhar!
Treinei inglês e espanhol.
Aprendi a me virar e organizar tempo, dinheiro e possibilidades.
Diante das dificuldades e bons momentos pude me conhecer melhor!
Enfim, foram momentos que guardo na memória para que sempre lembre que vale à pena viver! E é o que acontece quando lembro da viagem, como agora iniciando esse relato, revendo as fotos, bate uma saudade muito grande de todos os momentos, dos bons e da lição refletida nos ruins.
Nunca vou me esquecer do episódio em Copacana: Voltávamos da isla del Sol e um dos barcos teve o seu motor caído no Lago Titikaka. Foi muito triste ver o trabalhador responsável pelo barco chorando e ensanguentado pois tentou segurar o motor enquanto caía. Chorava pois sabia que não teria como encontrar e pagar aquele motor e de alguma forma agora teria que arranjar para pagar. A solução para as pessoas da embarcação acometida foi dividí-las em outras 2, uma das, a minha. No entanto, excedeu muitas pessoas na minha embarcação. O resultado disso foi quando a embarcação chegou à Copacabana e eu fui levantar para sair para dar lugar para outras, acabei quebrando o vidro devido àquela multidão. O motorista nem sequer perguntou se estava bem e já gritou: Vai ter que pagar 70 bolivianos!! Depois que vi que não me machuquei procurei me acalmar, qualquer coisa eu possuía aquele dinheiro, enquanto o meu amigo e outros brigavam com o motorista culpado por superlotar a embarcação, pois assim economizou combustível de outro barco que saísse de Copacabana só para buscar as pessoas da embarcação acometida. Mas o incrível foi que as pessoas me defendiam vorazmente e perceberam que o motorista estava irredutível, não bastando, não se demoraram a passar um chapéu para que todos contribuissem com o vidro quebrado. O chapéu ia passando e cada um dava sua contribuição. Não tinha reação para aquilo. Eram pessoas de diversos locais e que eu nunca tive contato, mas que se botaram dispostos à ajudar perante uma situação em que não tinham culpa. Bastava saírem do barco e seguir cada uma seu caminho. Mas naquela situação, decidiram por ser, de fato, humanizadas, ou seja, enxergaram um contexto no qual poderiam ou poderão um dia estar.
E viajar é se tornar mais humano perante o contato com as diferentes realidades, portanto, procure durante a sua viagem primar pela humanização interior.
Onde tudo começou - Santa Cruz de la Sierra
Sucre
Potosi
Salar de Uyuni
Salar de Uyuni
San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar
San Pedro de Atacama - Lagunas Cejar
San Pedro de Atacama - Valle da la Luna
Arequipa - Plaza de Armas
Arequipa - Canion del Colca
Arequipa - Canion del Colca
Nazca - Cahuachi
Nazca - Linhas
Paracas
Ica - Passeio de buggy
Óasis de Huacachina
Ica - Dunas de Huacachina
Lima - Plaza de Armas
Cuzco - City Tour
Cuzco - Valle Sagrado
Machu Picchu
Quase topo de Wayna Picchu - Vista de Machu Picchu
Mercado de Artesanato - Comendo Cuy
Puno - Isla de Uros
The Chola´s Beatles
Copacabana - Caminhada para a parte Norte da Isla del Sol
Copacabana - Parte Norte da Isla del Sol - rica fauna!! uahushua
La Paz - Downhill
La Paz - Valle de la Luna
La Paz - Chacaltaya
´´A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram..``
Augusto Cury