Ir para conteúdo

(AJUDA) 1º Mochilão : Bolívia- Peru- Chile (previsão: julho 2013)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, bom estou planejando com alguns amigos da gente realizar nosso primeiro mochilão em julho de 2013, pretendemos fazer em 30/ 31 dias.

Destino: Bolívia , Peru e Chile

Estou ralando aqui com o roteiro, mas é meio complicado, pois não sei como vou me deslocar de uma cidade a outra e o tempo.

Se puderem me ajudar, dando dicas pra corrigir o roteiro, opções, opiniões, estou aceitando tudo.. (estamos bastante perdidos)

..... eu agradeço muitoooooooo!

Abaixo segue um pouco do roteiro que estou tentando montar. (nada decidido sobre quantos dias ficaremos em cada local)

 

ROTEIRO

SANTA CRUZ DE LA SIERRA- BO

LA PAZ- BO

COPACABANA-BO /LAGO TITICACA-BO / Isla del Sol- BO

ORURO- BO

SUCRE-BO

POTOSÍ-BO

SALAR DE UYUNI- BO (4 dias)

SAN PEDRO DE ATACAMA- CHI

ARICA- CHI

AREQUIPA- PE

PUNO- PE

CUZCO- PE

MACHU PICCHU- PE (trilha inca- 4 dias)

ÁGUAS CALIENTES- PE

LIMA- PE

VINÃ DEL MAR-CHI

VALPARAÍSO- CHI

SANTIAGO-CHI / VALLE NEVADO-CHI

PUCÓN-CHI

SANTA CRUZ DE LA SIERRA- BO

 

E também LAGUNA COLORADA/ VERDE ( conhece pelo Salar de Uyuni né? ou não? )

 

Se houver $$ e tempo, queria muito ir a PUERTO NATALES, TORRES DEL PAINE- CHI.

 

Espero que dê para visitar todos os lugares neste pouco tempo que teremos.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bom, vamos lá;

 

MUITO apertado esse seu roteiro para 30 dias. Eu diria impossível.

 

Talvez seja melhor você tirar Viña del mar/Santiago/Pucon e reorganizar seu roteiro numa forma mais circular, ta meio em Zig-zag, você perderia mto tempo de transporte.

 

Com relação as cidades e o que eu conheço e as minhas sugestões:

 

Santa Cruz de la Sierra: Nem saí do aeroporto, pelas dicas que eu li não vale a pena 'gastar' tempo na cidade, é melhor economizar esse tempo para gastar em outras.

La Paz: Uns 3 dias para: conhecer a cidade / fazer o downhill / Chacaltaya + passeio pela cidade

Copacabana: 1 dia e uma noite.

Oruro: não fui

Sucre: 2 dias, 1 se vc n tiver mto tempo

Potosi: 1 dia se vc quiser fazer o tour pelas minas.

Salar: Tour de 3 dias - Sim inclui as lagunas.

San Pedro: 3 dias

Arica: 1 dia só de passagem, já q vc n tem mto tempo.

Arequipa: 3 dias para ir ao canion del colca tb

Puno: não conheci

Cusco : 3 dias

Trilha Inca: 4 dias

Aguas calientes: só de passegm pra chegar/voltar a MP

 

Coloquei o que eu acho q seja o tempo mínimo para vc conhecer bem a cidade. Veja que até agora já foram 25 dias e eu ainda não levei em conta o tempo entre as cidades. De onibus Sta Cruz/ La Paz ou Sta Cruz/ Sucre vc vai perder qse um dia. São mais de 15h de viagem. A sugestão é fazer o percurso de avião, fica mais caro mas vc perde menos tempo.

Também não vale a pena, eu acho, ir até la paz e voltar para sucre. Minha sugestão é essa:

 

Santa Cruz de La Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

São Pedro do Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nazca - Se vc quiser pode substituir Nazca e Ica por Lima. mas também é uma viagem longa (Arequipa - Lima e dp Lima-Cuzco).

Ica

Cuzco

Machu Picchu - Aguas Calientes

Puno

Copacabana

La Paz

Santa Cruz de La Sierra

 

Dê uma olhada no relato que eu fiz (ta na minha assinatura) que lá tem os tempo de viagens entre as cidades. O meu roteiro foi de 22 dias e da sugestão acima eu não fui à Puno, Nazca e Ica e não fiz a trilha inca.

Tem um relato bom tb em: bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html

 

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Karen!

Tenho várias sugestões de alteração nesse seu roteiro! Te lembro que essas são sugestões com base no meu estilo de viagem que pode ser diferente do teu, por isso pondere e acerte seu roteiro de acordo com teu desejo! As opiniões:

Acho muito difícil que você consiga colocar Pucón nesse roteiro! É uma cidade linda e muito legal, mas fica um pouco fora! A menos que você tenha $$$$ p/ fazer vários voos nesse roteiro! Ae é possível!

Te sugiro reorganizar seu roteiro da seguinte forma:

Santa Cruz de La Sierra (só passagem) - Sucre (aéreo, empresas: Aerosur ou BoA - custo estimado R$100,00)

Sucre (1 dia) - Potosí (é pertinho, se for em 4 pessoas, peguem um taxi que sai quase o preço do ônibus)

Potosí (2 dias) - Uyuni (ônibus, umas 8 horas de viagem)

Uyuni (passeio do salar - 3 dias e no quarto chega a San Pedro) - San Pedro de Atacama (camionete 4X4)

San Pedro de Atacama (sugiro 3 dias, mas tem gente que recomenda 4) - Santiago (para economizar sugiro ir de ônibus, cia Turbus)

Santiago (4 dias, fazendo Valparaíso e Viña Del Mar) - Arequipa (aqui te sugiro mais um voo, porém não sei quais cia fazem o trecho)

Arequipa (4 dias) - Cusco (ônibus, cia Cruz del Sur é a principal, mas tem outras)

Cusco (5 dias) - Puno (ônibus)

Puno (1 dia) - Copacabana (ônibus)

Copacabana (1 dia) - La Paz (ônibus ou van)

La Paz (4 dias) - Santa Cruz (voo, pela Aerosur ou BoA, custo uns R$150,00)

Nesse meio tempo, você poderá decidir ficar um dia a mais em alguma cidade ou dias a menos, por isso a sugestão de não reservar hostels e pegar na hora!

 

Para fazer a trilha Inca e aproveitar Cusco, você precisará no mínimo de 7 dias em Cusco. Sendo assim, você teria que reduzir o tempo em alguma das cidades, ou acrescentar dias na viagem!

 

Uma alteração que eu faria nesse roteiro, era deixar Santiago de fora e acrescentaria Ica, passando por Nasca e Lima! Nesse caso, você iria direto de San Pedro para Arequipa, dali para Nasca, depois Ica e então de Lima, de Lima para Cusco você iria de avião. Assim já conseguiria acrescentar a trilha Inca.

 

Acho que é isso! Se tiver mais dúvidas por pedir! Se te interessar ainda tenho meus roteiros de quando passeio por esses destino! Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ai como é difícil montar um roteiro certinho..

E decidir quais as cidades que realmente você quer deixar e quais tirar.

 

Eu já percebi mesmo que o meu roteiro tá bem cheio pra pouco tempo, eu fui vendo os roteiros e encaixando algumas cidades, pra depois ir arrumando.

Púcon já vi que não daria tempo mesmo :( vai ficar pra próxima.

 

E sobre Santiago, meus amigos querem ir pra lá, pra esquiar, então acho que ficaríamos uns 3 dias.

 

Obrigada pelas ajudas, eu vou ler os relatos aí e organizar esse roteiro da melhor maneira possível e a mais econômica.

 

E eu pesquisei mais ou menos passagem de SP Guarulhos pra Santa Cruz está saindo uns 200 e poucos reais ( no começo do ano quando pesquisei) e a volta estava uns 160 reais.

Aí eu coloquei La Paz em seguida pq pensamos em comprar algumas roupas por lá mesmo, tipo casaco, luvas, gorros, etc. Pois falaram que vale a pena pelo preço que é lá e aqui no Brasil.

Vale a pena mesmo????

 

Estou bem confusa no que fazer e no que não fazer. Mas tenho tempo ainda pra me organizar certinho né.

Toda informação que puderem me dar, será sempre bem vinda!

Obrigadaa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Karen,

 

Na verdade não é difícil mas sim trabalhoso. Como você tem tempo, pode fica tranquila que vai adaptar um roteiro que fique de acordo com a tua vontade.

Em relação a La Paz com certeza vale a pena se você precisa comprar roupas de frio. Veja bem, em toda Bolívia os preços de roupas são significativamente menores do que no Brasil e La Paz tem preços menores comparado as demais cidades, mas saiba que em Sucre e Potosí se você comprar roupas típicas os preços são bem parecidos, mas em Santa Cruz é tudo bem mais caro. Se o seu interesse é comprar roupas e acessórios de marcas mais conhecidas e até mesmo importadas, te sugiro comprar em La Paz mesmo, tem o shopping no centro e o shopping norte, mesmo sendo shopping os preços são bons, mas se preferir preços melhores ainda vá até a Calle Llampu.

 

Se você realmente faz questão de iniciar por La Paz, nesse caso, eu te sugiro deixar Sucre e Potosí de fora do roteiro. Pegue um voo de ida e volta de La Paz a Santa Cruz. No primeiro dia em La Paz faça as suas compras e depois siga de ônibus para Uyuni, ou de ônibus até Oruro e depois de trem até Uyuni. Tem um hotel bem legal na frente da estação de trem, se não me engano se chama Avenida, tenho anotado no meu roteiro mas não lembro de cabeça, era bem legal e barato. Com alteração te sobraria três dias que te recomenda deixar 1 para Cusco, 1 para Copacabana e 1 para San Pedro, ou claro, deixar esses dias na manga para os locais que te agradar mais!

 

Acho que é isso! Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Karen!

Eu também estou ensaiando fazer uma viagem com roteiro semelhante ao seu e no mesmo período, só que estou buscando companhia. Gostaria de trocar informações com você sobre roteiros, custos e todos os detalhes dessa trip pra ver se encontro alguém pra embarcar nessa comigo. Pode ser???

Valeu!!!

Elis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Achei beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem apertado sua ideia! Mas como vc ainda tem bastaaaaaaaaante tempo, rs... dá rpa pesquisar bastante, dá pra fazer um roteiro bem bacana! Dá uma lida nos relatos, tem váááários bons! O meu tá na assinatura, tem o do Helderzito que eu acho bem bom tb, o Iderley tá fazendo um bacana tb (nem sei se ele terminou)... aí vc pega as ideias dos dias que vc vai gastar!

 

Agora vc tá na época de pesquisar e aqui tem tanta informação que vc vai até cansar... rs

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom opnião pessoal... Viña del Mar ficar morta nesse periodo de inverno, mas as duas dá pra fazer em um dia. Na rodoviaria tem uma empresa que vende um pacote de 1 dia por elas, assim vc andaria em uma van da empresa e conheceria as duas. Lá não tem muito o que fazer.. é só mesmo marcar ponto e voltar.

 

Para quem interessar, estou com um grupo para Julho 2013 também. Bolivia, Peru e Chile.

Sendo que os pontos principais da viagem seria:

 

No Peru Machu Picchu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu

 

Na Bolivia - Deserto de Sal Solar de Uyuni

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni

 

E no Chile - Deserto do Atacama

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_de_Atacama

 

Seria um mochilão de mais ou menos 20 dias, passando por algumas cidades clássicas desses países. Ainda estamos no inicio de tudo, nem roteiro temos.

 

grupo-para-mochilao-bolivia-peru-e-chile-julho-ou-agosto-2013-t70646.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo ano passado fui pra Bolivia,em junho se prepara véio mto frio fikei 3 semanas lá...baladas em La paz,tem o Mongo´s eo Blue Halls,Bom eu fikei hospedado no Loki e Depois que voltei de Copacabana fikei no El solario...

Chakaltaya e vale de la luna eh um dia...Tiwanaku nao curti mto...mas tem q fazer o passeio Camiño de la muerte é mto bom,Copacabana é só pegar um taxi,e ir até o cemitério de lá q sai os mini bus até Copa...más tome cuidado deixe sua Mochila guardada onde vc está hospedado qnd eu voltei abriram a minha mas roubaram pekenos pertences como luvas toca etc...na pekena cidade nao tem nada de mais uma avenida pekena e algumas ruas tansversais tem restaurantes bons e varias opçoes de se hospedar...fui tb para Uyuni,vá até terminal de Bus de la paz...lá sai se eu nao me engano as 19 hrs vc viaja a noite toda,chegando lá vc opta fazer passeio de 1 ou de 3 dias,fiz o de 1 dia e valew mto a pena...chora q vc consegue um preço bacana eu paguei 120 Bolivianos(30 reais)mas eve gente q pagou 300 um Frances e sua mae e sobrinha meu amigo abriu a boca e ele fez maior rebolisso chammou ate policia turistica...entao qnd te derem desconto fike de boca calada porke algumas pessoas que nao tem habito de pechinchar pagam bem mais caro...se qser me add no face Gerson Vieira (gersonnoise@hotmail.com),Sou de Sao paulo mas atualmente moro em Belém do Para...terra linda com 39 ilhas Abraço espero que tenhas aproveitado,minha intençaõ foi ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa noite, pessoal!

E aí Karen, tudo joia?

 

Cheguei semana passada do meu primeiro mochilão, que foi na Bolívia. Tirei 10 dias de férias do trabalho e junto com o feriado do dia 09 ganhei um tempinho a mais (até porque na sexta-feira já estava com a mochila e saí direto para a rodoviária rs!)

 

Tem bastante tópico explicando bem sobre os lugares, então vim colocar os preços para terem uma noção de custo.

A única coisa que deixo como relato pessoal, é que fiz a viagem sozinho, e no começo todos falavam "Isso é loucura", "Você é doido", "Vai morrer lá e ninguém vai ficar sabendo aqui"...depois de fazer tudo apenas com a minha companheira, a mochila rs, respondo...não é nada de mais. Você encontra brasileiros em muitos lugares, no caminho até chegar, no caminho para voltar, nos turismos...e também conhece pessoas muito boas de outros lugares e do próprio país. Alguns cuidados são necessários, como a atenção com os seus pertences (principalmente quando for pagar a conta, ou em momentos em que é preciso se afastar um pouco da bagagem), mas no geral, viajar sozinho é muito enriquecedor, afinal você está sempre conversando com todo mundo, trocando experiências, livre para seguir sua vontade nos horários e etc etc...

 

Agora vamos aos preços

Hostel em Puerto Quijarro = 30 Bs. (cheguei de noite e as fronteiras estavam fechadas, aí foi necessário esperar o dia seguinte para pegar o visto. Fiquei no Residencial 4 de Noviembre, é pertinho da fronteira, barato, dá pra passar a noite...só não tem banho quente.)

Ônibus da morte - Puerto Quijarro/Santa Cruz = 70 Bs. (se você quer ganhar tempo no roteiro, o ônibus é uma alternativa e faz um caminho bem semelhante ao do Trem)

Transporte alternativo - Santa Cruz/Cochabamba = 100 Bs. (quando se chega bem de noite em Santa Cruz, não tem mais frotas...aí ou você fica em um Hostel e no dia seguinte vai de ônibus, ou aproveita e pega um tipo de furgão que viaja na noite até Cochabamba, aventura garantida na viagem)

Ônibus para La Paz = 80 Bs. (tem por preços menores, mas com umas filas bem grandes, e que vão sair mais tarde)

 

Chegada em La Paz de noite. Aí na rodoviária fui à agência Nuevo Continente (eles também usam o nome de New Continent) e fechei o turismo para Tiwanaku por 50 Bs. (e quando se chega lá tem que pagar 80 Bs. pela entrada).

Fui ao hostel El Carretero, e fiquei por lá pagando 30 Bs. por dia. Esse hostel é muito bacana, atendimento muito legal e encontrei uma galera viajante mesmo, lá você encontra montanhistas, muitos argentinos (e bastante europeu também), galera mochileira bem experiente que te ajuda bastante com informações.

 

No dia seguinte, depois do Tiwanaku, fui à mesma agência e depois de aprovar o serviço prestado, fechei os turismos para Chacaltaya/Valle de la Luna (60 Bs. +15 Bs. e depois +15 do Valle) e o Downhill para Coroico (420 Bs. com a "melhor" bike, e 25 Bs. na entrada de turistas)

 

Nos outros dois dias, fiquei sem nenhum turismo. Estava com um mapa e fiquei andando pra cima e pra baixo nas ruas, vendo preços e comprando umas lembranças, fui ao Mirador Killi Killi, muito massa. Também dei sorte assistir um show do Rata Blanca lá, rs!

 

Aí no dia antes de voltar fui conhecer o Lago Titicaca, de minibus até o bairro Cementerio (5 Bs.), e de lá tem um punhado de ônibus que vai para Copacabana (até uns 25 Bs.). Chegando lá, tem numa outra praça tem um punhado de ônibus que sai de meia e em meia-hora para La Paz.

 

No mesmo dia peguei a festa da cidade “Bicentenario de La Paz”, festona muito boa para quem está de passeio por lá.

 

Aí no dia seguinte tinha que voltar DD=

Ônibus para Santa Cruz diretão = 170 Bs. (mais caro porque é ônibus-leito)

E os valores vão se repetindo...

 

Um abraço pessoal, boa viagem a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...