Ir para conteúdo

Altas emoções em Atenas!! - Abril / 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Falae, galera!

 

Essa semana passei quatro dias em Atenas, capital da Grécia.

 

Saí de Amsterdã na sexta-feira à tarde, chegando no aeroporto internacional de Atenas por volta de 17:00.

 

De lá peguei o metrô M1 até a estação Monastiraki. A passagem custou 8 euros.

 

Esse é o terceiro fim de semana seguido que viajo, e as coisas no trabalho estão na maior correria, então não fiz muita pesquisa sobre a cidade antes de viajar.

 

Ao chegar a praça da estação Monastiraki fui andando sentido norte, em direção ao Hotel Aristoteles.

 

20120907080912.jpg

 

Conforme ia subindo as ruas iam ficando mais sujas, mais ambulantes vendendo tudo quanto é tipo de porcaria e o que mais me chamou atenção: muita gente aparentemente de bobeira na rua.

 

Quanto mais me aproximava do hotel, mais preocupado eu ficava... e quem morou 25 anos na zona norte do Rio não se preocupa a toa. :)

 

Chegando perto do hotel parei em uma lanchonete para comer alguma coisa, pois estava morto de fome. Pedi um sanduíche, que a atendente trouxe me cobrando 15 euros... bom, como eu estava na Islândia semana passada, não estava mais impressionado com preços absurdos, mas foi quando pedi uma coca-cola e a moça me cobrou 10 euros que entendi que estava sendo enrolado.

 

Devolvi a mercadoria e conforme virei as costas e fui andando para fora da loja a moça tentava me chamar pra negociar de qualquer jeito. Nessa hora pensei: "essa viagem promete".

 

Por sorte alguns metros depois achei uma lanchonete em que comi um sanduba 2x maior com um refri e paguei 5 euros no total.

 

Cheguei no hotel e fiz o check-in. 3 noites custaram um total de 60 euros, muito barato para uma capital. O quarto era legal, tinha TV, ar condicionado, etc.

 

Mais a noite quando me arrumava para sair ainda estava preocupado com a vizinhança. Era um subúrbio bem sujo, um bairro de imigrantes árabes e asiáticos. Até aí sem problema, eu mesmo sou um imigrante aqui na Holanda, mas o que me incomodava era o possível desinteresse em manter um bairro como esse seguro, já que aparentemente eu era o único turista lá.

 

A única vez que peguei a câmera nesse bairro foi para fazer esse vídeo, que foi gravado sexta-feira 21:00. A filmagem está ruim porque tive que filmar na encolha, pois ali definitivamente não era um bom lugar pra desfilar de câmera na mão...

 

http://www.youtube.com/watch?v=owpSDddXjMQ

 

Reparem o grupo de policiais que passou por mim. Na hora pensei: "Ahh, tá tranquilo, cheio de polícia...". Mas depois mudei de ideia: "Bom, se aqui fosse seguro, talvez não precisariam de 10 policiais andando juntos a essa hora...".

 

Após 15 minutos de suspense cheguei no bairro Psyrri, um bairro com vida noturna agitada com um estilo bem alternativo. Pra quem conhece o Rio, o visual de lá lembra um pouco o da Lapa.

 

Sentei em um barzinho e provei umas cervejas gregas e belgas.

 

20120907080945.jpg

 

 

 

Depois voltei pra casa, passando pelas ruelas completamente desertas... a não ser pelos mendigos e bêbados.

 

No dia seguinte acordei (com uma leve ressaca) e segui para a entrada da Acrópole na rua Adrianou.

 

Adrianou é uma rua mais charmosa, cheia de restaurantes e turistas. A entrada para a Acrópole custa 12 euros.

 

Gravei o vídeo abaixo no início da subida, onde fica a Àgora Antiga.

 

http://www.youtube.com/watch?v=lP2KiI4VdE0

 

Mais acima gravei este:

 

http://www.youtube.com/watch?v=cg8ZUPS2KnQ

 

Finalmente cheguei à entrada da Acrópole, onde os templos mais importantes da cidade estão localizados.

 

http://www.youtube.com/watch?v=-7Gd-yc0rUo

 

Uma pena que o Parthenon estivesse parcialmente sendo reformado, mas deu pra aproveitar bastante a vista.

 

http://www.youtube.com/watch?v=rU4ecN__Yuc

 

É uma sensação muito interessante você estar em uma construção que tem mais de 2500 anos. Tentar imaginar como era na época, como viviam as pessoas que passavam diariamente justamente por onde eu estava.

 

20120907081009.jpg

 

Depois acabei saindo pelo outro lado da montanha, então decidi seguir para Parka, o bairro mais turístico da cidade, e deixei a Ágora Antiga para o dia seguinte.

 

Antes de seguir para Parka, passei pelo museu da Acrópole. Bem interessante, mas basicamente constituído de estátuas... então após uns 30 minutos eu já estava sem paciência de ver tanta pedra (gente ignorante é uma merda, né?).

 

Chegando em Parka, gravei o vídeo abaixo no bairro, dá pra notar a diferença absurda entre ele e o que eu estava.

 

http://www.youtube.com/watch?v=TtOhsrMvjrQ

 

Por um lado fiquei aliviado, pois estava meio decepcionado com o que eu tinha visto da cidade até o momento, mas por outro também achei aquilo muito artificial, totalmente diferente da realidade que eu havia visto alguns quilômetros mais ao norte.

 

Continuei passeando pelo bairro, até voltar para a rua Adrianou para provar um prato típico grego, a Moussaka, que lembra uma lasanha :)

 

20120907081042.jpg

 

Mais a noite segui para conhecer a vida noturna em Parka. Passando por um parque ouvi uma música alta e fui conferir. Estava rolando um festival de música grega. Muito interessante por sinal:

 

http://www.youtube.com/watch?v=KkW_o7LNEns

 

Tomei algumas geladas e voltei para o meu hotel cinco estrelas no bairro mais simpático da cidade...

 

No dia seguinte segui para conhecer o que não tinha visto na Àgora Antiga. Começando pelo templo de Hefesto:

 

http://www.youtube.com/watch?v=CoJtupTR-nw

 

Depois segui para o Templo de Zeus Olímpico... eu tava tão perdido que cheguei no templo mas achei que ele ficava em outro lugar. Pode ver no vídeo que eu falo: "Depois de ver esse sítio arqueológico (eu sei... uma besta...) vamos procurar o Templo de Zeus Olímpico...".

 

http://www.youtube.com/watch?v=lPrXtjkjDDs

 

Toda essa área costumava ser o templo, e o tamanho das colunas realmente é impressionante.

 

Segui para o Teatro de Dionísio, construído em 600 AC:

 

http://www.youtube.com/watch?v=JdZY9zZ1cGw

 

Lembro que ao chegar no topo da Acrópole eu avistei um morro próximo com um grande monumento. Lembro também de não ter visto nenhum turista lá... então depois do Teatro de Dionísio resolvi procurar o tal morro.

 

Fui andando meio que em zigue-zague até que acabei no monte das ninfas. Eu não fazia a mínima ideia do que havia lá, mas segundo meu GPS era caminho para o meu destino.

 

20120907081120.jpg

 

Foi quando acidentalmente descobri a chamada Prisão de Sócrates. Apesar de não haver confirmação de que o dito cujo realmente ficou preso ali, a estrutura é muito antiga e foi usada durante a segunda guerra mundial para esconder relíquias da acrópole dos nazistas.

 

http://www.youtube.com/watch?v=PJXiTVZAFj8

 

Seguindo pelo bosque vi uma placa indicando o caminho para o monumento de Philopappos. Como estava no caminho resolvi visitar e conforme fui subindo mais e mais me toquei que acidentalmente eu havia achado o monte que eu procurava!

 

Se eu não tivesse resolvido visitar esse monumento aleatório, provavelmente eu ficaria horas rodando pelo bosque sem achar nada!

 

http://www.youtube.com/watch?v=3MCy4fTSH68

 

Depois voltei para o hotel e deixei a mochila arrumada para o checkout do dia seguinte.

 

Com tudo arrumado resolvi comer alguma coisa na rua. Optei pela rua Adianou, que já estava com um número muito menor de turistas.

 

Quando entrei na rua vi um grupo grande de manifestantes pronto para começar uma passeata. Resolvi acompanhar a multidão e filmar o momento.

 

http://www.youtube.com/watch?v=ebrWWF9UGR8

 

Tudo estava indo numa boa, até que alguém sentado numa mesa de restaurante disse alguma coisas que os manifestantes não gostaram... aí já viu né?

 

http://www.youtube.com/watch?v=UExD0RiMSmE

 

Depois da confusão duas motos de polícia chegaram no local, mas ao ver o tamanho da multidão e que os ânimos já não estavam muito calmos, os policiais deram meia volta e foram embora.

 

Na hora pensei: "Puts, vão voltar com um batalhão inteiro e isso aqui vai ficar feio...".

 

Continuei a seguir a multidão, olhando para todos os lados esperando o momento que a polícia chegaria... mas acontece que não chegou.

 

Quando os manifestantes chegaram na praça Syntagma, a multidão aos poucos começou a se dispersar:

 

http://www.youtube.com/watch?v=7_v31l9vx9o

 

Eu achei que o motivo do protesto eram as medidas de austeridade adotadas pelo governo grego, mas na verdade era um protesto motivado pelo suicídio de um pensionista de 77 anos que ateou fogo no próprio corpo em plena praça Syntagma. Quando li essa notícia no hotel lembrei ter visto uma árvore cheia de flores na praça.

 

No dia seguinte fiz o checkout e antes de ir para o aeroporto, passei na praça para prestar respeito ao pobre senhor.

 

Por um momento pensei em tirar uma foto, mas ao pegar na máquina senti que seria uma grande falta de respeito, pois  o que estava na minha frente não era uma estátua, e nem algo banal... era o local onde um homem que deveria estar colhendo os frutos de uma vida inteira de trabalho optou por acabar com seu sofrimento de forma dolorosa.

 

E de quem é a culpa?

 

É muito comum ouvir aqui na Europa as pessoas dizendo que a Grécia viveu muitos anos acima de suas possibilidades... mas ao olhar ao meu redor eu só via gente simples, trabalhadores, ambulantes... quem gastou esse dinheiro? Eles certamente não foram.

 

Pois é, pessoal... pra quem acha que a Europa é um mar de rosas que tudo funciona... não e bem por aí.

 

Mas em geral foi uma ótima viagem, pois durante o pouco tempo que fiquei pude ver coisas lindas e ao mesmo tempo uma realidade não tão bonita.

 

Agora vou dar uma pausa nas viagens, pois estou exausto. Pra me recuperar dessa correria de viagens preciso de mais uns dois finais de semana em casa comendo pizza e vendo filmes velhos :D

 

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 11 meses depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...