Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Daí Galera!!

Retribuindo as informações que extrai aqui do mochileiros, vou relatar um pouco do que encontrei durante os 24 dias da trip que fiz em janeiro, saindo do BR, passando pela Bolívia, Chile e Peru. Como o rota que fiz é um pouco "manjada", vou apresentar aqui algumas aspectos que considero relevante.

Já começa na partida. Na época estava morando em Balneário Camboriú/SC e por questões de proximidade resolvi partir de Navegantes pra Guarulhos. Meu vôo em Navega estava previsto para as 14:45 hrs, mas por questões técnicas (acredito que de estrutura do aeroporto), só partiu às 17:30. A conexão em Guarulhos e o restante até Sta Cruz de la Sierra foi tranquilo.

 

Santa Cruz: Calor e o trânsito uma loucura. Se for partir para Sucre tem que ficar atento que o último ônibus parte as 16:30. Tente comprar a passagem com o máximo de antecedência. Estavamos em 10 pessoas, chegamos para comprar as passagens pela manhã e só conseguimos 09 tickets. A outra passagem foi negociada no balcão, não sendo dado nenhuma garantia, só a palavra da tia que vendia os bilhetes, pra falar com o motorista na hr da viagem. Td blz, tivemos que imporvisar um lugar no fundão do ônibus, mas era tudo ótimo. Início da viagem é tudo maravilhoso! hahaha

A viagem até Sucre durou aprox. 16 horas. A estrada pelo que pude perceber deve ser "um pouco perigosa", tem hora que passa por uns penhascos no meio noite e a estrada cabe um pouco mais de 1 veículo. É cansativa, perigosa, mas acho que se tiver tempo, tem que passar por essa experiência!! Só tome cuidado na parada que eles fazem. É em uma vilinha no meio do nada, aconselho comer algo industrializado. Um de nossos amigos comeu um lanche na parada e o resultado não foi dos melhores...

Pessoal deitado ou dormindo em pé no corredor é normal, não se assuste.

 

Sucre: Não passamos muito tempo por lá, mas foi a cidade mais limpa que encontrei na Bolívia. Não tem muita coisa pra fazer. Não vá no treco dos dinossauros. Encontramos um pessoal que tinha retornado de lá e disseram que é uma palhaçada, parece com os dinossauros do Beto Carreiro.

No mirador da pra ter uma boa vista panorâmica da cidade, da pra ir à pé do centro da cidade, é uma boa caminhada, mas se for pegar taxi para cada lugar que for visitar vai acabar gastando muito e deixando de conhecer algumas peculiaridades do local e pode perder algumas situações com os moradores locais.

Se quiser comprar algo típico ou lembrancinhas, Sucre não é o local mais recomendado. É um dos lugares mais caros. Deixe pra comprar em La Paz ou Cusco.

 

Potosí: Foi o local que mais senti a altitude, até subir uma escada é cansativo. É recomendado estar preparada, com a famosa folha de Coca a mãos...

Um local que gostei foi a Laguna Tarapaya, uma cratera vulcânica de agua termal. O difícil é sair daquela água quentinha pro gelo que faz do lado de fora.. hahaha.

 

Uyuni: A cidade não tem nada, é só ponto de partida pro salar e lagunas altiplânicas. Passamos um belo perrengue pra conseguir hostel, a cidade estava bem cheia e conseguimos 02 quartos pra 10 pessoas, um com 03 camas de casal divido em 07 pessoas e outro com um colchão de solteiro com os outros 03. Teeenso!!

Compramos o passeio pelo salar e laguna quando chegamos, para o mesmo dia. Pagamos um pouco mais caro devido a pouca disponibilidade de 4x4, mas mesmo assim sai mais barato que comprar em cidades anteriores.

Pra quem vai passar a fronteira pra San Pedro, fique esperto se for viajar com RG para não pagar uma taxa que eles cobram no local, que é só pelo carimbo no passaporte, 10 dólares acredito.

 

San Pedro do Atacama: O lugar é sensacional, da vontade de passar mais tempo. O que me desapontou um pouco é que a cidade parece um grande cenário de filme, um pouco fake, lugar pra turista europeu ver. Quando passa da bolívia para o Chile é um choque no financeiro, muito caro para os "padrões mochileiros".

 

Arica: Não tem muita coisa também. O centro é bonito, e tem o morro de arica, de onde se pode ter um bom panorama da cidade, vale a pena. Quem tiver afim de pegar praia ou balada vale a pena ir para Iquique ao invés de Arica. Uma dica: não tomem bebidas alcoólicas em lugares públicos, não é permitido o consumo em público.

 

Tacna: só passagem, a única coisa que da pra aproveitar no local é para comprar algo, pois é duty free.

 

Arequipa: Cidade muito bacana. Pra quem gosta de um pouco de história e arte vale a pena conhecer a Monastério de Sta Catalina, criado em 1538 e o museu da Juanita. O grande problema é que a atração principal do museu da juanita é que sua atração principal, a múmia de juanita, fica em restauração de janeira a março.

 

Cusco: A cidade é fantástica.

Se quer curtir, fique hospedado no hostel Wild Rover ou Loki, tem galera do mundo todo, os quartos e banheiros são mto bons e sem falar no bar!!

Vale muito a pena fazer o passeio do vale sagrado antes de ir pra machu picchu, pra conhecer um pouco mais da cultura inca e sua forma de vida, podendo assim aproveitar mais machu picchu.

Pra quem vai para machu picchu de cusco por terra, o caminho dura cerca de 7 horas até a hidrelétrica, mas a estrada é sensacional!!! Depois mais umas 2 hrs de caminhada pelo linha de trêm ao lado do rio urubamba até Águas Calientes.

Na época pagamos pelo pacote para M.P. 105 doletas, mas n incluia o huayna picchu. Quem quiser visitar huayna tem que ficar esperto, a venda agora é só pela net e os acessos são bem limitados.

 

Puno: Sem muitas opções. É ponto de partida para o passeio nas islas de Uros, vale a pena conhecer.

 

Copacaba: De volta a Bolívia, paraíso para o bolso!! Aproveite para comer uma trutcha!

Conheça a isla del sol, mas o passeio de meio dia é furada, vai ter um pouco mais de 1 hora pra conhecer o local, não da pra conhecer praticamente nada. Fique atento no teu barco, o nosso nos deixou na ilha! Mas se a intenção é navegar no titicaca e tirar algumas fotos na ilha até vale..

 

La Paz: Faça o downhill La Paz - Coroico, é realmente sensacional!! Vá com uma bike full suspension, é mais caro, mas vale a pena!

Pra quem vai voltar de ônibus pra Santa Cruz prepare-se, você sai de la Paz com um temperatura amena e cai no forno na região de Sta. Cruz.

 

Santa Cruz de la Sierra: Não perca seu papel de entrada na Bolívia, se perder terá que pagar uma taxa de 300 Bolivianos no aeroporto.

Um outro detalhe interessante é a taxa do aeroporto, 25 dólares. Mesmo que já tenha pagado as taxas na compra do ticket, terá que pagar a taxa do aeroporto e não tem choro! Se não pagar poderá perder o vôo.

 

Procurei exaltar alguns pontos que não encontrei muitas referências, mas a viagem foi simplesmente sensacional!!! Pegamos neve em pontos que fazia um bom tempo que não ocorria!! Cheguei em casa com vontade de deixar a mochila feita e ir para o próximo destino!!

 

Qualquer dúvida, estou à disposição!!

 

Abraços!

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Valeu Maria Emilia!!

Não tenho mto contato com a ferramenta ainda, aí fico meio perdido.. hahaha

Segue algumas fotos:

 

20120428170103.jpg

Brazucas!! A maioria do pessoal se encontro no avião e continuou a viagem juntos.

 

20120428164450.JPG

Laguna Tarapaya, n ta mto boa a foto, mas o lugar é da hr!

 

20120428164938.JPG

Salar! Fica sensacional nesta época, pena que não conseguimos chegar a isla del pescado.

 

20120428165509.JPG

Cementerio de trenes.

 

20120428170433.JPG

Lagunas Altiplânicas - Laguna Hedionda.

 

20120428175147.JPG

No meio do deserto, próximo à divisa Bol/Chi.

 

20120428171651.JPG

Arequipa.

 

20120428172455.JPG

St. Catalina.

 

20120428173327.JPG

Ollantaytambo.

 

20120428173943.JPG

Isla del Sol e ovelhama (brincadeira.. hahaha).

 

20120428173523.JPG

Início do Downhill nevando.

 

20120428175627.JPG

MAPI.

  • Membros
Postado
Muito bacana.

Em relação ao que vc antecipou em custos,os valores estavam muito diferentes?

Poderia passar o valores?

 

Olá!!

Eu alterei o roteiro meio de ultima hora, aí acabou saindo um pouco mais caro.

A passagem ida e volta até Sta. Cruz saiu R$ 1.110. (comprei uma semana antes, entre o natal e ano novo, aí já viu.. hahaha).

Fora passagem, gastei uns R$ 2.200 (pq a gente fez bastante festa), mas era o que eu tinha planejado mais ou menos. Os preços não estavam muito diferentes do que vi na pesquisa aqui no site, só o Chile que é um pouco salgado para os bolsos, aí da uma desequilibrada... :P

Não sei tudo discriminadinho pq não fui anotando os gastos. Segue alguns que lembro e os mais pesados:

Passagem Sta. Cruz - Sucre: 94 Bolivianos;

Salar e lagunas altiplânicas, 3 dias com hospedagem e alimentação e até a divisa com o chile - 130 dólares;

Passagem São Pedro de Atacama - Arica - 23 dólares + -, o serviço é excelente, melhor viagem de ônibus da minha vida, n lembro a empresa, mas a cor do onibus era verde.. haha;

Machu Picchu - 105 dólares;

Downhill La Paz - Coroico - 450 bolivianos.

Passagem La Paz - Sta Cruz ônibus (leito cama) - 150 bolivianos;

Os hostels saem em média uns 6 dólares;

putz, que lembro certo é isso, mas se quiser saber algo específico que não apontei é só perguntar que tento lembrar.

Diogo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...